A Metamorfose

rai_chelsy 12/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito

Camila 10/09/2023

Um livro esquisito
?Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso?

Não sei se eu li ele numa situação muito inapropriada (tinha muito barulho ao redor) ou se eu sou muito lerda, mas eu não consegui pegar muito bem a mensagem do livro e precisei ler análises.

No começo, quando Gregor narra em primeira pessoa a sua experiência como inseto, tudo é muito nojento. E foi genial da parte dele colocar esse sentimento de nojo, repulsa e aversão no leitor.

Kafka passa o livro inteiro nos relembrando que Gregor se transformou num "bicho nojento", quando começamos a sentir empatia e nos sensibilizar com a situação do homem, Kafka coloca uma descrição nojenta, algo como uma pergunta: "você sente empatia por ISSO?"

Concluí que a espécie do inseto em que o homem se transformou não é revelada justamente porque o inseto em si não é o ponto principal do livro. Você só precisa saber que ele é um inseto, dos mais nojentos.

Enfim, não vou conseguir fazer uma análise aprofundada desse livro que, apesar de grotesco e bizarro, é muito viciante. Fiquei curiosa para saber o que iria acontecer e confesso que torci pelo melhor.

Preciso reler algum dia para uma nova interpretação.
Miriamarela 10/09/2023minha estante
Eu também achei o livro bem confuso. Me disseram que a crítica é justamente essa: um fenômeno sobrenatural aconteceu com o cara e todos só se preocupam com o trabalho e a produtividade dele. De toda forma, eu não gostei da narrativa, achei uns diálogos bem desnecessários

Camila 10/09/2023minha estante
Miriam, eu até que gostei da narrativa! O que me pegou mesmo é que eu não entendi muito bem o propósito do livro, acho que fiquei focada demais no homem barata e esqueci de pensar de forma crítica ahahaha acontece

laxxal 22/04/2022

O que acontece com Gregor quando, ao acordar de seus sonhos intranquilos, percebe que se transformou em um inseto monstruoso?
Espero que essa pergunta te deixe tão curioso quanto eu, que só consegui descansar depois que ela foi respondida.

A metamorfose de Gregor Samsa pode ser interpretada das mais diversas formas, o que faz esse livro ser ainda mais precioso. A depender da situação, da realidade ou da percepção do leitor, a história pode ser vista como um texto literal, uma metáfora ou até mesmo uma forma de gerar identificação íntima com a situação.

Durante a leitura tive sensações parecidas com as que tive ao ler "O processo", livro do mesmo autor, com diversos momentos de aprisionamento e limitações excessivas. Uma situação ou outra também me fizeram lembrar bem de "Ensaio sobre a cegueira".

Recomendo muito! ainda mais se for nessa edição da Antofágica.

João 15/04/2024

O que nos torna nós mesmos?
Em um primeiro momento a premissa desse livro, por mais que seja uma obra clássica e de um autor renomado, parece pouco significante, mas ao decorrer das páginas começa a se criar uma obra muito crítica e, surpreendentemente, atual.
O livro não desenvolve os sentimento dos personagens, nem expões uma opinião do narrador. Apenas expõe o que se acontece e dá ao leitor a dever de tomar suas conclusões. Mas isso não torna a obra vazia ou pouco desenvolvida, na realidade o autor, atravéz de uma metáfora muito bem desenvolvida, usa da nossa empatia para provocar a nossa consciência.
A metamorfose crítica uma sociedade de aparências e a validade entre as relações. É um livro doloroso.

emanuelppolar 02/05/2023minha estante
um dos livros que mais me fizeram refletir, ótima resenha man

Caian.Gabriel 02/05/2023minha estante
Sim, esse livro é realmente muito bom

Aleckssandra0 03/05/2023minha estante
Gosto muito desse livro

aIfeu 03/05/2023minha estante
Ótima resenha e interpretação!

Malu 05/08/2020

No início me pareceu um pouco estranho e talvez por isso tenha demorado um pouco na leitura. Apesar de serem poucas páginas, é um livro com bastante reflexões.
Assisti alguns vídeos e li resenhas antes de iniciar a leitura. Talvez sem essa ?introdução? eu não teria compreendido a obra.
Eu devo fazer uma releitura do livro e quem sabe até capitar alguns detalhes que podem ter passado despercebidos. Recomendo a leitura.
Vanessa Lima 11/08/2020minha estante
Indico o conto - Um artista da fome, tb dele.

Vanessa Lima 11/08/2020minha estante
E sim, cada vez que vc for ler vai conseguir captar novas formas da história. De fato, Kafka tem uma escrita mais 'arrastada' nas histórias em Cartas ao Pai, apesar de ser curto, demorei pois as vezes não fluía e cansava um pouco, mas o conteúdo faz você ficar OOOH!

.emii ;) 26/06/2023

A metamorfose
Precisei refletir muito ao terminar a leitura já que não entendi o que eu senti sobre ela. A escrita é bem estimulante e dinâmica, já que é tudo muito direto e sem rodeios e por isso consegui desfrutar do livro e terminar bem rapidinho.

Sobre a história, não sei se consegui entender completamente a proposta, mas a minha interpretação é que o livro é uma metáfora sobre a saúde mental. A metamorfose ao meu ver, é o Gregor se transformando em algo que ele não se reconhece e nem mesmo sua família, podemos interpretar por exemplo como o aflorar da sua depressão. Ao se tornar totalmente dependente de seus familiares e não podendo mais ser a fonte de renda da casa, ele é descartado e excluído.

Achei bem profundo e enigmático, uma obra que fala sobre familia e o papel de cada um na sociedade, do trabalho que é sempre necessário para se manter vivo e as relações sociais.
Euborgesleticia 26/06/2023minha estante
Profundo!

leticiathan 11/12/2022

Achei um tanto difícil acompanhar as construções do Kafka, a escrita dele é realmente única, nunca tinha lido nada nem ao menos similar.

Bem como dizem, ele é direto e frio, a voz que narra o livro não emite opiniões nem impressões, mas permite que o leitor desenvolva suas teorias e construa compreensões - o que me pareceu essencial nessa obra.

Infelizmente não consegui aproveitar o processo de leitura de A Metamorfose tanto quanto poderia. Mas deixo em aberto pra uma futura releitura.
Matheus656 11/12/2022minha estante
Na minha opinião quando mais você buscar informações sobre os livros e a vida de kafka mais vc vai se encantar

Matheus656 11/12/2022minha estante
Ele foi um autor q teve uma carreira literária mt curta por causa de uma doença e mesmo ele próprio não achando seus textos grande coisa ele conseguiu deixar sua marca

Fabianne 04/08/2023

Mil e uma formas de interpretar...
A Metamorfose foi escrita por Franz Kafka em 1912 e conta a história do caixeiro-viajante Gregor, um trabalhador bem sucedido, que um dia acorda metamorfoseado em um enorme inseto. Passando assim de uma pessoa padrão para um ser diferente e vulnerável.
Então tudo na história é metamorfoseado junto com ele, a família, a casa, a vida.
Depois de metamorfoseado o ser diferente não tem mais voz, não tem mais importância. Por um lado o inseto de Kafka também representa as minorias desumanizadas pela sociedade. Vulneráveis, sozinhas e abandonadas ao destino.
Por outro pode também representar o efeito do capitalismo selvagem no condição humana. Precisamos ganhar dinheiro, fazemos coisas que não gostamos, e quando assustamos somos alguém que não se idêntica, não se sente pertencente a nenhum lugar, e consequentemente não somos reconhecidos.
psraissafreire 04/08/2023minha estante
esse livro é fantástico

Graziele.Dobrovols 28/01/2024

Uma leitura reflexiva
Sempre tive medo de ler esse livro por pensar que era uma leitura muito difícil, mas me surpreendi muito, porque a leitura é extremamente fluida. A metamorfose conta a história de Gregor, um caixeiro-viajante, muito dedicado ao trabalho, que destina a sua vida à cuidar financeiramente da família. Em uma certa manhã ele se transforma em um inseto nojento. A partir desse acontecimento, o livro evidencia as responsabilidades recaídas sobre o personagem principal, a culpa em não poder ajudar a família e, ainda mais, a ingratidão e repulsa que os familiares demonstravam por ele.
bela91 28/01/2024minha estante
sou simplesmente apaixonada por esse livro

Jackie! 30/05/2023

Sobre Valores!
Essa é uma daquelas histórias que mesmo você nunca tendo lido ou assistido, é de senso comum se ter um certo grau de conhecimento sobre o que se trata! "O cara que se transforma em um inseto gigante!", era só o que eu sabia. E isso por se só já é bem interessante... E um pouco nojento também!

Mas a história tem tantas camadas e apesar de ser um livro curto, abre porta para tantas interpretações e reflexões, que eu sinto que transcendi um pouco enquanto lia!

Uma história que te faz pensar sobre o valor que uma pessoa tem, para si mesma, para a família, os colegas de trabalho, etc. Sobre liberdade e a falta dela, sobre os limites do nosso corpo e muito mais!
Crisvity 30/05/2023minha estante
Ótima resenha! Achei esse livro fantástico.

Jackie! 30/05/2023minha estante
Ah, que bom que gostou! Também curti bastante essa leitura.

Gabi 15/06/2020

As metamorfoses da vida.
Aposto que você já ouviu sobre a premissa deste livro, um homem que acorda um dia e percebe que se transformou numa barata gigante. A metamorfose física.
Conquanto, a leitura indica que a metamorfose não se resume a um, mas inúmeros acontecimentos que na sua forma intrínseca se espelham nas atitudes e consequências humanas.
Apesar da escrita e escolha de vocabulários serem ultrapassados (fato facilmente justificado pela idade deste livro), a leitura pode ser facilmente entendida.
A questão principal não é a história, o que quer dizer que a mensagem e filosofia transmitidas transcendem de tão modo que tudo se resumem a elas.
A mensagem não posso dizer, não porque seria spoiler, mas porque a obra é singular para cada indivíduo.
Basicamente, tudo o que quero transmitir com esta resenha é: leiam e tirem suas próprias conclusões sobre as metamorfoses da vida.
Álef 18/10/2020minha estante
Deus, eu amo tanto esse livro

Gabi 20/10/2020minha estante
Quero ler de novo no futuro pra ver como vou interpretar .

raissz 07/12/2023

Como nos veem quando não prestamos mais serviço?
Esse livro é curtinho e super fácil de ler, conta com ilustrações lindas que fazem toda diferença.... E então, vamos acompanhar Gregor que era o responsável pelo sustento de sua família e um dia acorda transformado em um inseto gigante, e daqui para frente é só para trás!
Gregor é esquecido, maltratado e um fardo para sua família. Ele não conseguir se comunicar com eles torna a atmosfera ainda mais densa quando vemos o pobre Gregor contando sua trajetória.
Uma bela reflexão sobre o que somos e como o trabalho nos consome.
abelha6 07/12/2023minha estante
uau, reflexivo

Marcelodmr 13/02/2021

Até onde nos orgulhamos daqueles que são diferentes de nós?
É uma pena não poder dar 10 estrelas à esse livro. Que leitura complexa e tristemente gostosa de se ler.

Não encontrar empatia no mundo é muito triste, mas não a encontrar dentro de casa é dilacelador. Parta dessa premissa ao ler a história.

A metamorfose ao meu ver é uma infinitudes de histórias que estão fora do padrão imposto pela sociedade. Seja um travesti, homossexual, alguma mutilação, aparência não tradicional, crenças diversas... são tantas formas de se metamorfosear.

O ponto central é a forma bizarra que a família de Gregor o trata quando se deparam com a metamorfose dele. A família sente repulsa, vergonha, nojo, descrédito... literalmente o desumanizam.

Senti um incômodo muito grande ao ler a história. Todos sofrem com a metamorfose de Gregor, mas muito sofre ele próprio, pois não queria aquela metamorfose para si. Quando se percebeu, ele era exatamente o que estava se apresentando e não tinha mais como mudar aquilo que era de verdade.

Um tapa de solidariedade, empatia e humildade com a história do próximo. Não torne pior aquilo que já está ruim. Não desumanize ou critique de maneira impiedosa aquele que é diferente de você. Seja humano, seja alguém acolhedor.

É sobre isso o livro!!!
Fabrício 13/02/2021minha estante
Um livro curto mas que te faz refletir por horas, dias... É espetacular

Marcelodmr 13/02/2021minha estante
Cara, tô nesse nipe. Tava meio angustiado e peguei outro pra ler, mas direto me vem a mente alguma coisa desse livro

@bibliotecafelina 14/02/2021minha estante
Um livro necessário!

Acho tbm importante ressalvar a crítica do autor aos relacionamentos em que abdicamos da nossa vida e sonhos em prol de outras pessoas por excesso de zelo e acha-los incapaz, acabamos fazendo eles se acomodarem e assumindo mais responsabilidades. Além de claro no caso do Gregor ele se tornar desnecessário quado deixou de ser provedor!

Marcelodmr 14/02/2021minha estante
Importantíssimo. Abre a questão de que a utilidade trás consigo não só um valor, mas o amor tb. Quando ele deixa de ser útil sequer a coisa mais genuína que é o amor ele recebe mais. Triste demais

Marcelo 03/03/2021minha estante
Kafka é um dos meus autores favoritos ?

Marcelodmr 03/03/2021minha estante
Foi primeiro livro que li dele e gostei bastante, Marcelo