A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Isabel 24/04/2024

Sensacional!
?Certa manhã, ao acordar após sonhos agitados, Gregor Samsa viu-se na sua cama, metamorfoseado num monstruoso inseto. ?
Esse livro me prendeu do início ao fim.
As coisas que ficam martelando na minha cabeça depois de ler é como a família dele foi parando de se importar com ele aos poucos, deixando de levar comida, parando de limpar o quarto, ele se tornando um peso pra família até decidirem se livrar do coitado, no começo ele era filho, no final já o chamavam de ?traste?
E o que me deixou pensando também é que ele acordou transformado em um animal asqueroso e estava preocupado em se atrasar pro trabalho, pq precisava sustentar a família.
Enfim, livro incrível, aberto a várias interpretações.

Raeder 27/01/2024

Me dêem um minutinho pra chorar
Eu tenho muita coisa a dizer e muitas interpretações a fazer, mas eu odeio discorrer nesse site. Queria chorar muito agora.
LiWeber 27/01/2024minha estante
É um livro completamente desesperador, no fim nós sentimos apenas uma enorme tristeza. Se você gosta deste estilo e quer outro livro transformador, recomendo Bartleby, o escrivão.

luana 06/12/2022

sim estou lendo CLASSICOS eu achei mt divertido terminei ele dentro do onibus e chorei q capa feia essa do skoob meu deus enfim mt bom iconico atemporal

di aninha 02/09/2020

Desconforto...
Desconforto é a palavra pra definir minha leitura. E mesmo com esse sentimento é praticamente impossível você parar de ler. Uma metáfora irreal e absurda mas com capacidade de nos fazer sentir tão próximo da realidade; sem utilidade na sociedade - descartado. Tapa na cara.

vempramimedicina 12/03/2021

Eu não sabia que precisava ler Kafka até ler Kafka.
Agora consigo entender o porquê desse livro ser tão bem falado e tão recomendado, Kafka é um autor genial que consegue causar Catarse no leitor da primeira à última página do livro.

A descrição detalhada ao longo da história nos transporta para o cenário no qual ela se passa e nos coloca no lugar de um espectador oniciente.

Acabei rindo de algumas situações pelas quais o Gregor passou, no início da sua transformação, porque tem um pouco de comicidade. Mas, depois, a graça dá lugar ao incômodo e a bola presa na garganta que deixa até deglutição dolorosa.

Sabemos que Gregor passa por uma transformação um tanto quanto inusitada na história, transformando-se em um inseto - o qual não é especificado pelo autor, mas, pela sua descrição, podemos imaginar sendo uma Barata (inseto geralmente odiado pelas pessoas) -, e isso seria um pouco impossível de acontecer na realidade. Contudo, fazendo uma analogia, Gregor representa um público que durante muito tempo foi considerado útil à sociedade, mas, depois de um tempo, passou a ser um estorvo quando passou a precisar de cuidados, como os idosos e as pessoas com psicopatologias ou com algum tipo de necessidade especial, por exemplo.

Kafka, em sua obra, aborda a exploração do indivíduo - podendo até mesmo fazer um paralelo com a filosofia da Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han -, as relações tóxicas familiares, o estigma às doenças psicopatológicas e a sociedade da aparência.

Terminei a obra soluçando de chorar e extremamente revoltada com a família de Gregor. Apesar disso, é válido não só apontar o dedo para os outros e julgar as suas atitudes, mas também olhar para nós mesmos e refletir se somos ou se já fomos Grete ou o Sr e a Sra Samsa.

Lexicia 17/03/2022

A Metamorfose- Franz Kafka
"Quando Gregor Samsa acordou uma manhã de sonhos inquietos, ele se viu em sua cama, metamorfoseado em um assombroso inseto"

Incrível a reflexão que está por trás desse livro e que nos faz pensar sobre a sociedade em que vivemos... Uma leitura que causa incômodo e surpresa ao mesmo tempo!

Maria 16/12/2020

?Ao despertar de um sonho inquieto, certa manha?, Gregor descobriu que havia se transformado num gigantesco inseto.? - E e? isso. Um cla?ssico lido de uma vez so?. A histo?ria do autor se mistura a?s situac?o?es do livro, que versa sobre a ansiedade e a alienac?a?o das pessoas do se?culo XX, sem contar com os dramas da modificac?a?o da vida familiar a? partir de processos de mudanc?a - o que traz um certo desconforto da perspectiva da impote?ncia do personagem. Uma cri?tica tambe?m a? sociedade da produtividade extrema (bem no ini?cio). Muito ra?pido e fa?cil. Indico! #AMetamorfose #FranzKafka #Books #ClubeLeitura #Instabooks #Bookstagram #Livros

bela15 13/11/2023

?a burguesia rasgou o véu da emoção e sentimentalidade das relações familiares e reduziu-as a mera relação monetária?.
meu mano karl marx sempre soube das coisas
Dani Veiga 13/11/2023minha estante
Tô doida pra ler

Giovanna Arcanjo 02/01/2024

Bem bom
Começa de uma maneira bem cativante, o desenvolvimento da história é bom mas falhou no final, na minha opinião. Mesmo assim, 4,5.

Hellen.Biehl 25/08/2023

Pode acontecer com qualquer um
Senti um estranho desconforto lendo esse livro, parece que ficamos tensos o livro todo. É sofrido do início ao fim, principalmente por parecer que uma situação tão impossível te faz questionar "e se fosse comigo?", pior, pensei "Será que me abandonariam como abandonaram Gregor?". É um livro sobre sentido de vida e tempo útil, produtividade, amor conveniente e esquecimento.
É muito triste e angustiante.
Só tirei 1 estrela porque por vezes achei prolixo, mas irei reler daqui um tempo, pode ser que só tenha pego o livro em uma semana apressada.

ashb 05/09/2023

Metamorfose
A leitura para mim foi difícil no começo, logo fui entendendo ao decorrer da narrativa.
O autor conseguiu escrever uma história em que um cara vira inseto, e isso é muito daora

Theo 04/02/2021

O começo
Uma das primeiras obras, a primeira notável, de Kafka já dava amostras do que estava por vir.

A figura da autoridade representada pelo chefe de Gregor também é presente em "O processo" e "Na colônia penal".

A figura do pai, aqui o pai de Gregor tenta pisar nele e depois o agride, mais tarde encontramos esse trecho semelhante em "Carta ao pai": "poderia supor que tu simplesmente me esmagarias sob os pés, a ponto de não sobrar nada de mim".

O desprezo por outra pessoa pelo fato de estar uma condição inferior também aparece em "O artista da fome".

Um bom livro pra começar a conhecer o genial Kafka.

Jéssica | @jehbreda 12/05/2022

Simples e complexo
Li esse livro bem rápido e apesar de estranho e mórbido terminei com aquele vago sentimento de: ué?

Não sei se a metáfora foi bem absorvida por mim no primeiro momento, mas agora, em retrospecto, fico pensando quantas pessoas são ?diferentes e estranhas? para nós e como fica muito mais fácil quando elas não estão ?a mostra? ou ?por perto?.

Fora o quanto uma coisa que te acontece daqui pra ali e muda tudo? você, uma pessoa amada e produtiva, se torna um estorvo.

Enfim, acredito que seja uma leitura rápida, mas de absorção a longo prazo?

Rafa 04/01/2022minha estante
Como assim edição bilíngue?

Alice.Mandaj 04/01/2022minha estante
A primeira parte da edição é o livro em português e a segunda metade vem em inglês (tem as duas línguas no livro - ele é bem curtinho)

Rafa 04/01/2022minha estante
Que legal, obrigado Alice