Betty Faria

Betty Faria Tania Carvalho

Resenhas - Betty Faria

Charleees 27/03/2023

BETTY FARIA: REBELDE POR NATUREZA - Tania Carvalho | Coleção Aplauso Perfil
A Coleção Aplauso, concebida pela Imprensa Oficial é um prato cheio para os amantes da teledramaturgia (assim como eu) e do cinema nacional. Por meio dela resgata-se a memória de atrizes, atores, diretores que compõe o cinema, o teatro e a televisão.

A apresentação dos livros abre sempre com a frase de Guimarães Rosa "O que lembro, tenho." Em um país que pouco se preocupa com as artes, com cinema, com seus artistas é importante que alguém resgate essa memória. A única coisa que podemos levar conosco por toda vida é nossa memória, e é esse um dos papéis das artes. A gente sempre acaba lembrando com carinho daquele filme que vimos com uma pessoa especial, aquela peça de teatro que nos tocou de uma forma única, aquele livro que tanto conversou conosco ou aquela música que sempre que toca nos faz bem... Não importa quanto tempo passe ou o que passemos, nos lembraremos sempre com carinho disso. Por isso é tão importante resgatarmos a memória de nossos artistas principalmente.

Betty Faria foi a Lucinha de #PecadoCapital, a primeira Viúva Porcina de #RoqueSanteiro (versão de 1975 proibida pela Ditadura Militar) ou a estonteante #Tieta, personagem título de um romance de #JorgeAmado que fez sucesso na versão escrita por Aguinaldo Silva para a tv e tantas outras que poderia falar aqui.

Acho que Tieta é minha novela favorita de todos os tempos, mesmo sendo exibida originalmente antes mesmo de eu ter nascido e muito disso se dá pela atuação de Betty no papel título da novela e também #JoanaFomm como Perpétua (inclusive a biografia de Joana Fomm pela Coleção Aplauso já tem resenha aqui neste perfil).

Mas além da atriz é bonito conhecermos mais de perto essas pessoas que abrilhantam o nosso imaginário. Betty foi uma mulher que revolucionou muitas áreas de sua vida, desde a virgindade, o casamento sem estar 'casada no papel' dentre outras, seus personagens quase sempre tem a mesma vibe libertadora de sua interprete, quem não lembra da cena de Tieta falando sobre sua amiga Ninete (#Rogéria) para seu sobrinho Ricardo (#CassioGabusMendes)? É um cena linda e de um brilhantismo poucas vezes visto na tv.

"A vida não tem rascunho, nem ensaio." - Betty Faria

Se você assim como eu é um amante da teledramaturgia, do cinema ou do teatro fica aqui meu convite para conhecer mais de perto essa coleção tão linda e importante da Imprensa Oficial.

Betty Faria: rebelde por natureza
Livro 11 de 2022