William James

William James William James




Resenhas - OS PENSADORES


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Potingatu 02/04/2017

Pouco mais de 100 anos depois, no reino da psicologia...
Fala-se de W. James, fala-se da sua amizade com A. Comte - de certo modo - e de sua aproximação cedo com C. S. Pierce - e posterior rompimento - mas, decerto, as indagações, no geral, compiladas por esta coleção, se tratam de algumas questões de origem mais fenomênicas. Para quem teve suscitadas as questões aqui com acuidade, irá se lembrar do que, posteriormente, fora trabalhado por M. Heidegger - este último, no campo da ontologia.
De fato, as oito conferências selecionadas para o início dos trabalhos tratam de posicionar o pragmatismo frente a outras escolas de pensamento, inclusive díspares. Verdade, consciência e fluxo de pensamento permeiam os trabalhos seguintes selecionados, mas para quem procura algum aspecto prático da ordem da psicologia tal como conhecemos hoje, considere esta leitura apenas como um documento histórico do estado de pesquisa, haja vista que os trabalhos mais tardios datam de 1912 - portanto, antes das questões pertinentes às grandes guerras do século XX, e num momento em que ciência e artes ainda desfrutavam do conceito de belle époque - e, portanto, não se debruçam numa dimensão mais social acerca das consciências. Ressalvada essa nota, a leitura não causa tanto prejuízo, desde que se conheça, panoramicamente, questões advindas de Aristóteles, perpassando por R. Descartes, Locke, Berkeley e Hume.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR