Esquerda Caviar

Esquerda Caviar Rodrigo Constantino

Resenhas - Esquerda Caviar

Anselmo Corrêa 04/01/2014

Fundamental!
Leitura obrigatória para todos os universitários marxistas e paulo freirianos que são pseudointelectuais metidos a cultos que canonizam ícones esquerdopatas como: Hugo Chavez, Stalin, Che Guevara e companhia. Falo isso pois já fiz parte da esquerda, fui militante voluntário do PSOL em 2012 na campanha de Marcelo Freixo aqui no RJ. Bastou ler e estudar por iniciativa própria para ver quanta hipocrisia há no lado de lá! Parabéns Rodrigo Constantino!
Lycos 16/01/2014minha estante
Demostração de força sua meu caro. Assumir que mudou de ideia, que analisou e tomou outra direção é coisa para os sábios.
Se não leu, Indico o Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano. Abraço!

Fati 07/05/2014minha estante
Parabéns pela sua postura diante dos fatos.

Doctor David 21/09/2014minha estante
Parabéns Anselmo !!! Não se preocupe, eu também já votei no PT. É sempre tempo de abrir os olhos e deixar de ser um IDIOTA (como eu fui).
Abraço sincero !

Flávia Rocha 28/01/2021minha estante
????????

Maurício 14/04/2014

Puro ódio!
Me assustei um pouco com tamanho ódio mostrado pelo autor, mas é justificável, pois o mesmo deve saber de muito mais podres do que apresentou no livro (se escrevesse tudo partiríamos provavelmente para um livro de 3000 páginas... ou mais). Ao terminar a leitura ou ignora-se os fatos ou fica-se puto no sentido literal da palavra já que somos os fodidos da história toda.

A parte inicial onde Constantino cita as causas da esquerda caviar deve ser a mais polêmica, pois não deixa de ser algo subjetivo, mesmo assim elucida bem as possíveis causas e sugere uma auto reflexão forte já que ataca muitos pontos ignorados pela maioria. Lembrando que apesar de aparente radicalismo o autor se mostra bastante sensato e os relativistas, como eu mesmo costumava ser, são os que criam o arcabouço perfeito para a proliferação da esquerda caviar fantasiada de boas intenções, mas que só quer saber é de manter um status quo de celebridade do bem estar social.

Já a parte onde cita nomes e os descasca é a melhor. Não temos o que contra-argumentar. Eu que padeço de vergonha alheia sofro muito quando vejo algum pobre alienado tentando defender esses outros pobres alienados, mas que são formadores de opinião ou simplesmente famosos metidos no que não tem a menor ideia do que seja (economia principalmente).

Claro que o livro é um tanto quanto resumido, não entrando no mérito das questões que aponta, o que pode servir de argumento para algum crítico mais cético, porém há uma extensa bibliografia que merece atenção e que justificam os pontos levantados pelo autor (aparentemente).

Infelizmente é um tipo de livro que despertará poucos da hipnose utópica e nefasta do socialismo, já que pelo seu teor ácido levantara antes a pressão sanguínea do que a oxigenação no cérebro de um eventual leitor de esquerda. Eu sei bem, já fui um, retratando bem o que é dito no livro: "...quem não é socialista na juventude não tem coração, e quem é socialista na idade adulta não possui cérebro."

Se você gostou do livro e está sedento por dá-lo de presente a algum esquerda caviar sugiro uma abordagem mais inteligente. Talvez algum livro sobre ceticismo. Foi por ai que consegui desenlear-me desta patota.
Davi.Rezende 16/07/2018minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk....de fato não é um livro para os esquerdopatas, estão enfeitiçados!

Felipe González 07/06/2020

Hipocrisia: o mantra dos vigaristas!!
Uma radiografia da "geração Imagine". Aquela, cujo profeta e deus é John Lennon, com as idiossincrasias típicas de uma elite que vive na sua "caixinha", que pratica o oposto do que prega e vive de imagem, sem qualquer compromisso com resultados e mudanças que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Uma crítica mordaz a uma horda de revisionistas reacionários, prepotentes, de ignorantes e canalhas narcisistas que pregam o humanismo e o igualitarismo, mas que têm como ferramenta de persuasão as angústias e as demandas justas das minorias, que são utilizadas como "crias de estimação" - termo do autor - para a obtenção de dividendos políticos e econômicos. É o triste e atual retrato das nossas elites política, econômica, artística e intelectual maniqueístas, que não contribuem para a solução das desigualdades, mas para a perpetuação e o aprofundamento delas.
Niájera 07/06/2020minha estante
Até estranhei ver alguém do Skoob lendo um livro que não fosse justamente o contrário rssss ufa!! Não me sinto mais numa ilha rsss

Felipe González 08/06/2020minha estante
Estamos juntos.... rsrs

Revisionistas ahhaahahahahahahahahhahahahaa

Chegou o adorador de autoritarismo disfarçados de liberdade falando q liberdade é explorar pessoas, animais e meio ambiente
Parabéns, inútil

Revisionistas reacionários*
Pior ainda ahhahahahahagagaahahaha

Ainda bem q só meia dúzia aqui lé essas merdas de autores autoritários

Felipe González 02/01/2022minha estante
Bruno, minhas adjetivações restringem-se ao assunto e às personagens do livro. Se a sua régua para medir bons leitores e exímios intérpretes da nossa quadra atual for a mesma que põe em boa conta a sua deplorável postura em uma rede social que promove a PLURALIDADE de ideias, ótimo, pois felizmente concluo que estamos em prateleiras distintas, meu caro.

Sugiro um especialista para tratar o fígado e outro para tratar o déficit cognitivo, que o faz enxergar o mundo preto e branco.
Quanto à preguiça, pois certamente não deve conseguir ler - e interpretar - uma orelha de livro, a vergonha na cara resolve.

Feliz ano novo, querido!!

Diversidade ahahahhaaha
Cara, vc não sabe oq tá falando, perdao
Feliz ano novo seria qd NINGUÉM desse espaço pra um merda autoritário, antivax e que defende miséria, fome baseado no Papinho furado de liberdade. Oq ele não é libertario, jamais o sera, tudo jogo de fumaça pra inúteis q acha q ler ele é diversidade

Felipe González 02/01/2022minha estante
Vai se tratar, amigo. Estude mais, não leia somente aqueles que corroborem as suas premissas e seja mais cordial e educado. Um bom final de domingo!! rsrs

Bruno Palmeiras 02/01/2022minha estante
Diversidade em ler livro de facho travestido de liberaleco?
Eu não li isso em pleno 2022
E pior q o otario acha q eu q tenho q me tratar
Cordial com quem defende facho? JAMAIS fui e jamais serei. Quem defende est@ escória genocida, autoritária, tem q ser exposto e voltar pro obscurantismo.
Ain, vamos ser cordiais com defende fascistas. 1938, Alemanha: por obséquio senhor nazi, não agrida este membro do partido comunista
Por obséquio soldadinho da SS, não espanque este deficiente físico
Por favor soldadinho nazi, não estupre esta judia
E podemos repetir as mesmas frases em QQ ditadura q existiu da América latina no século passado. E veja só: TODAS patrocinadas pelo ideal q o facho q escreveu este panfleto de merda, defende

Bruno Palmeiras 02/01/2022minha estante
E não sou seu amigo, pare de pagar de cordial, vc tá defendendo ideias escritos por um fascista.
Ain leia quem não corrobora com oq pensa. Blz, mas jamais livros de quem compactua com fascistas, JAMAIS

Ideais*

Felipe González 02/01/2022minha estante
Óh céus...????. Não se esquece de tomar o remedinho.

Graciano 09/02/2014

Pouca novidade
O livro não traz muitas novidades, é ousado pela iniciativa e em apontar as hipocrisias.
Por vezes me enjoei do estilo criticar as pessoas, contar seus podres, cansa. Parece enquadrar tudo que lhe desagrada como "esquerda caviar".
Os argumentos no geral não são extraordinários. Vale lembrar que muitas técnicas de dissimulação utilizadas pela esquerda também podem ser utilizadas pela direita ou até sem partido, por religiões, etc.
Em alguns capítulos discordei totalmente, em especial quando ele tenta defender (sem argumentos) uma postura de conservador dos valores tradicionais da família. Me pareceu algo totalmente desnecessário.
Pra mim o melhor capitulo é o do Multiculturalismo, pois aponta para varias aberrações que não costumam ser divulgadas.
Doctor David 21/09/2014minha estante
Graciano, não entendi uma coisa: você é a favor ou contra a esquerda?

Graciano 21/09/2014minha estante
David, eu respeito todas opiniões e pontos de vista sensatos. Não acho que ser contra ajude de alguma maneira. O que precisamos é de educação, um povo mais educado tem menos chances de cair na ladainha dos pré-ditadores. E uma boa educação também torna esse livro pouco atrativo...
E você? Leu o livro? Qual a sua opinião a respeito? Posta uma resenha também...

Davi.Rezende 16/07/2018minha estante
Eu acho que o livro te ofendeu por vc ser ou ter sido um esquerdopata, Graciano. Pois, o livro é tão bom, que deveria ser leitura obrigatória no ensino médio.

Amanda.Gomes 11/09/2019

Minhas palavras sobre as palavras deste livro
Caramba!
Essa leitura foi uma aula de história. Li como se não houvesse o amanhã. Vibrei com 90% das afirmações do autor e concordei com muita coisa. Não concordo com 100% das afirmações neste livro, justamente porque desconsidero opiniões radicais demais - oi, esquerda caviar :) - e algumas informações me soaram muito extremistas.
Veja bem, entendo e respeito o pensamento do autor, mas, por poucas vezes, acabei discordando.
Nos frigir dos ovos, o livro me acrescentou muito conhecimento e me fez vibrar, salvar, fotografar e grifas inúmeras partes.
Vale muito a pena!

Boa leitura :)

Rafael 15/02/2014

O mais importante é a aparência.
O livro desnuda, passo a passo, a hipocrisia “politicamente correta” a qual a esquerda prega e não faz. O livro disseca as causas, as bandeiras, os “ícones” que legitimam esse tipo de mentalidade. Esfrega na cara do leitor de que, portanto, o mais importante é a aparência e não os fatos concretos.

Uma das causas é a “elite culpada”, cuja pessoa nasce num lar abastado de riqueza e, assim, começa a se culpar pela desigualdade social: “Que a pobreza da África é culpa dele ser rico”. Assim uma indagação paira na mente, de modo que, adere-se a um possível viés socialista como forma de “purificação moral”, mesmo não tendo conexão alguma com a realidade da pessoa. E não percebe, portanto, que a pobreza do continente é mais fruto das práticas culturais e políticas da região. E não somente na África como em muitos países pelo mundo, a má gestão, a corrupção é muitas vezes a causa da pobreza.

Michael Moore outro “esquerdinha caviar” ganhou milhões com seus livros e seus filmes criticando o capitalismo americano. O capitalismo é tão maldoso, mesmo que os seus críticos o detratem, eles ganham milhões ao criticá-lo. No entanto, ele costuma fazer a pós-produção de seus filmes no Canadá para pagar menos impostos, e, portanto, ficar com mais capital em mãos. Defende um estado inchado, mas na prática, não quer contribuir do próprio bolso para com o estado, cuja solução o mesmo propagandeia como meio para a redução das desigualdades sociais.

Há também muitas celebridades americanas, milionárias, que defendem o regime cubano, um deles é o diretor norte-americano Oliver Stone, admirador do ditador Fidel Castro, e o considera “uma das pessoas mais sábias do mundo”. Stone com seus milhões no bolso goza de todos os privilégios que o capital pode comprar, e a América pode oferecer, todavia ainda insiste em defender a pobreza, a falta de de perspectivas de que o povo cubano sofre; muito diferente do seu estilo de vida: de milionário norte-americano.

O que sobra é apenas a aparência, o auto-engano, ao invés da defesa da verdade. Artistas, celebridades e idiotas úteis ainda continuam a defender esse viés ideológico pois é facilmente aceitável na grande imprensa. A defesa dos oprimidos é um bom marketing pessoal. Assim, esse discurso é legitimado, mesmo que não haja conexão com a realidade. Portanto, a propaganda é o que prevalece – pois a imagem pública dessas pessoas dependem da mentira.

Lucas 10/06/2014

um livro que todo brasileiro deveria ler.
Gostei muito. O autor faz uma crítica ao comportamento cínico e hipócrita da esmagadora maioria dos esquerdistas de plantão. Ele também denuncia o quão maléfico tem sido para o mundo a adesão cega e destituida de crítica ao movimento esquerdista que prolifera por toda a parte.
Recomendo.

Hildeberto 31/12/2015

Existem algumas ironias na vida. O primeiro livro que li em 2015 foi "A História Politicamente Incorreta do Brasil". O último, "Esquerda Caviar". Ironia pois ambos possuem duas semelhanças importantes: o teor discursivo desconstrutor de "verdades" e, em termos mais pessoais, a contribuição intelectual para que eu repensa-se minhas posições.

Alguns comentários do Rodrigo Constantino são meio sem nexo (mais de uma vez ele menciona que as lâmpadas brancas são feias; e daí?). Mas em um ambiente que tende, principalmente nas universidades públicas e nos cursos de humanas, a reproduzir sempre o mesmo discurso, uma obra como a "Esquerda Caviar" é importante para lembrar-nos da existência de outros argumentos.

Este é o grande mérito deste livro: o ataque direito às verdades estabelecidas, ao tido como politicamente correto em uma escrita acessível (embora eu não tenha me identificado muito com o estilo).

Isso inclui, por exemplo, usar o maniqueísmo de que tudo o que for contrário ao socialismo é, por isso mesmo, melhor. Não necessariamente. Tenho certeza que se um Estado paternalista é insuportável, mas o mundo de livre mercado absoluto (o que nunca existiu de fato) poderia ser um outro tipo de pesadelo.

Em resumo: na prática, é um livro bastante útil, principalmente em vista da realidade brasileira, onde o politicamente correto impede debates reais e o Estado ocupa um espaço muito maior do que deveria. Nesse sentido, como obra de desconstrução, é uma ótima leitura. Na parte propositiva, na qual o autor exalta as virtudes do livre mercado, tenho minhas dúvidas.

Davi.Rezende 16/07/2018minha estante
"mais de uma vez ele menciona que as lâmpadas brancas são feias; e daí?" ????!

"em uma escrita acessível (embora eu não tenha me identificado muito com o estilo)" Então vc prefere uma escrita rebuscada? Se for, vc leu o livro errado mesmo = o próprio autor critica isso. Aliás, qualquer pessoa deveria criticar um texto rebuscado.

"E, embora concorde com a essência do livro, devo admiti que o li com um certo sinal de alerta. Vivencio, atualmente, o fortalecimento de um movimento "libertário", de defesa dos valores individuais e do livre mercado. Tenho simpatias por todo pensamento que respeita o livre arbítrio e a liberdade individual. Mas a questão é que esse movimento ideológico, como todos os outros, se baseia em premissas. Ora, um dos aspectos mais importantes do individualismo é reconhecer a capacidade individual de fazer análises críticas. E o "libertarianismo", "liberalismo" ou "conservadorismo" são corpos de ideias, ou melhor, formas de pensamento, que pretendem dar resposta a tudo. Acho que tudo que pretende anular a necessidade de pensamento autônomo um erro." Nesse ponto vc tem razão, mas o livro não é uma reportagem. É óbvio que mostra a visão do autor. Ele tbm não faz uma defesa absoluta da direita, apenas mostra como a esquerda é completamente hipócrita e mal-intencionada, e faz isso perfeitamente. Mas sim, qualquer ideologia é um erro, pois todas elas formatam o pensamento e induzem a erro.

Provérbios 2 17/10/2020

Leitura essencial e prazerosa
Ao contrário do que eu pensava, a abordagem dos ícones da Esquerda Caviar só se dá a partir da página 327. Portanto, tudo que se sucede são lições inestimáveis que abordam de tudo um muito. Valiosíssimo para compreender o fenômeno, suas origens, suas bandeiras, hipocrisias e táticas de perpetuação.
O autor surpreende ao demonstrar vasto repertório cultural e intelectual, citando inúmeros pensadores, filósofos e personalidades com profundidade e até mesmo demonstrando que conhece os pensadores da esquerda (e que de fato leu suas obras) muito mais do que as grandes massas esquerdistas. Tamanho era meu contentamento ao iniciar a leitura, que não parava de comentar com amigos o quanto o livro era bom, e que mesmo antes de chegar às 100 páginas o livro já tinha se pagado.
Como ponto negativo, obviamente não poderia deixar de citar que há sim várias passagens em que discordo do autor, seja por forçar a barra ou seja por errar mesmo - o que nem de longe retira o brilho do obra, vez que inefável mesmo só existe a Palavra que sai da boca de Deus.

Laís 12/11/2015

super recomendo!
Rodrigo Constantino está de parabéns! Este é aquele livro que você lê e fala: o mundo precisa ler isso. Aborda uma forma de fácil entendimento, até para as pessoas leigas no assunto, coisas que muitas pessoas ainda têm medo de falar.
Davi.Rezende 16/07/2018minha estante
O medo do POLITICAMENTE CORRETO.

santanalimal 18/08/2014

Essencial
Uma leitura essencial para a vida. Leva à reflexão de que não devemos nos contentar em nos manter encerrados nas estreitas fronteiras do pós-modernismo e do relativismo cultural.
Do contrário, estaremos permitindo o gradativo processo que a imprensa, a política, a indústria do entretenimento e alguns teóricos cegos estão tentando empreender: transformar nossos cérebros em lama.
O grande problema denunciado é a hipocrisia ideológica (ressalta outros como Orwell). A grande lição é que não tem como dar crédito a celebridades que (apesar de atuarem bem) são movidas a manobras midiáticas e tem parco conhecimento científico.
Duplipensar só vai ser aplicado à força aos passivos que preferirem apenas receber notícias e ensaios sem, contudo, investigar sobre as complexas questões que nos cercam.

Davi.Rezende 14/07/2018

TODOS OS BRASILEIROS DEVERIAM LER!
Por que todo brasileiro deveria ler Esquerda Caviar? Por um motivo talvez mais estarrecedor do que o próprio livro (que também deixa isso claro): provavelmente não existe no mundo país onde a esquerda tenha obtido tanto êxito através do POLITICAMENTE CORRETO (teoria e tática de Gramsci) do que no Brasil. Inclusive (agravado) por nossa dimensão demográfica e territorial (continental). Como essa verdadeira tragédia se deu na prática, em detalhes, o livro não explica e nem se destina a isso - o que daria margem a uma profunda discussão. O objetivo principal foi na verdade desmascarar toda a HIPOCRISIA das SEITAS esquerdistas - ou A SEITA, se entendermos como um organismo ou quadrilha INTERNACIONAL, que de fato são. E isso o autor Rodrigo Constantino faz com maestria de quem observa e estuda essa imundice há um bom tempo.

O livro é extremamente revelador para o Brasil. É daquelas obras que, verdadeiramente, te tiram de uma espécie de MATRIX real! É como se tirassem seu óculos de realidade virtual que lhe "obrigaram" a usar desde o nascimento. Aquela realidade totalmente desvirtuada que o politicamente correto DEFORMA. O curioso disso tudo é que, ao mesmo tempo que "saímos" da Matrix, não é com a sensação de que estávamos em sono profundo ou em uma espécie de outra dimensão. A sensação é de que a realidade esteve ali na sua frente o TEMPO TODO (como de fato esteve!), mas alguma coisa - no caso, o veneno do politicamente correto - distorcia sua visão da realidade! E então você percebe que essa "doença" é uma EPIDEMIA MUNDIAL! Sim, no Brasil o politicamente correto mais do que vingou, TRIUNFOU! Mas em boa parte do mundo também - senão no mundo inteiro! O autor foca os temas na realidade brasileira, mas que muitas vezes têm uma abrangência mundial, pois como já me referi, as ideologias de esquerda, ou o COMUNISMO de modo geral, nasceu e se desenvolveu tomando a forma de uma grandiosa e - aparentemente - incontrolável SEITA, ou seja, uma poderosíssima IDEOLOGIA, no mesmo patamar das religiões (que, não à toa, condenam, pois sabem que rivalizam).

Constantino, com fina ironia e notável clareza, explica as origens de como as pessoas são fisgadas pelo politicamente correto, que na prática eu defino como UM ESCUDO DA MALDADE. Que vai desde, por exemplo, o oportunismo hipócrita, passando pela alienação, e chegando até o EGO, que os artistas adoram usar como ópio.

Explora bem o que chama de "duplipensar", que é mais uma tática sórdida dos esquerdopatas de confundirem o pensamento do interlocutor e terem razão.

Na terra do PT, Lulas e afins, um livro importantíssimo como esse deveria ser leitura obrigatória. Uma corajosa tentativa de fazer entrar alguns raios de luz arrastando um pouco a pedra da entrada da caverna onde aprisionaram o povo brasileiro - assim como muitos idiotas úteis espalhados até pelos países mais desenvolvidos - como também as FANTÁSTICAS INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS que nos trazem um mundo de VERDADES no meio de tantas armadilhas do pensamento.

Merece ser relido várias vezes, até como forma de antídoto contra essa doença que se apossa da alma.

Nota: 9, ÓTIMO!

Término em 18-12-2017
Ribeirão Preto-SP.

Biblioteca do Sesc (quem diria encontrar essa obra lá, risos).
Leticia 29/12/2018minha estante
Lendo e amando cada pagina dessa obra prima! Deveria ser leitura obrigatória nas escolas e instituições de ensino sérias. Mas sei que preciso colocar os pés no chão. Enfim, cada pagina desse livro é uma verdade ácida lentamente derramada.

Claudia.livros 02/10/2020minha estante
Estou louca pra ler!! Adoro Constantino. Ele lançou agora um curso sobre os pensadores. Você viu?

Davi.Rezende 11/11/2020minha estante
Sim, eu sigo ele desde que li o livro.

Maron Ramos 10/09/2015

Leitura essencial
Indispensável para quem busca entender mais sobre as falácias da esquerda e a hipocrisia que compõe suas ideologias.