Os Guardiões do Tempo

Os Guardiões do Tempo Nelson Magrini

Resenhas - Os Guardiões do Tempo

Mari 23/02/2023

Guardiões...?
A história tinha tudo para me agradar, e embora pegar o livro esse ano parecesse fora de época, ainda assim eu poderia me entreter bastante. Só que não foi o que aconteceu. Mesmo se eu tivesse lido anos atrás, teria desgostado.

Não vou entrar nos pontos que me desagradaram seriamente, pois seria uma discussão gigantesca. Mas um sinal bem evidente dos problemas da edição que li são erros de escrita e polimento. Outro fator é a trama ser inteiramente de diálogos expositivos e pouquíssima narração. E quando a tem, não é tão elaborada.

Eiden 17/01/2022

Relendo essa obra que tanto amo e me encantando mais uma vez com uma história tão bem escrita, eu percebo o quanto ainda desvalorizamos tanto a literatura brasileira. Esse livro é digno de uma adaptação no cinema, tem alguns erros da editora na escrita, mas nada que atrapalhe e o único ( mas nem tão incômodo) defeito é o fato de Duda, Ciça e Rogério brigarem o tempo inteiro ( e que criança não é assim?).
Eu me encanto toda vez que me proponho reler a história e mesmo já sabendo de tudo que vai acontecer, eu me encontro admirando cada detalhe que o autor pensou pra agregar em casa cenário.
É muito gostoso de ler esse livro, mas é muito triste saber que poucas pessoas o conhecem.
É uma ficção científica que de inicio você pensa ser algo mais infanto juvenil, mas a riqueza de detalhes é o que torna tudo especial.
Livro perfeito para todas as idades, sonho em um dia poder assistir um filme, série, curta, qualquer coisa inspirado na obra ? valorizemos os escritores nacionais!!!!

Acad. Literária 22/04/2015

RESENHA - Os Guardiões do Tempo
Ano 4612.
O Império Galáctico, símbolo do poder da humanidade sobre todas as galáxias conhecidas, se encontra em grande perigo. Os inimigos da raça humana tramam e a cada dia que passa, o Império enfraquece, ameaçando assim o futuro da raça humana.
A única esperança se encontra nas mãos de um jovem chamado Eduardo. Em seu DNA está a chave para a salvação da humanidade. Porém, Eduardo é um garoto de apenas 13 anos que nasceu no ano de 1995.
Uma aventura no tempo e espaço está prestes a se desencadear, onde mil perigos espreitam nos confins da galáxia, em uma busca desesperada para encontrar a salvação de todo o Império Galáctico e, consequentemente, da raça humana.
“Guardiões do Tempo”, obra do autor Nelson Magrini, conta a história de Eduardo (Duda), um garoto comum de apenas 13 anos que de uma hora para outra se viu envolvido em uma trama futurista que determinaria a sobrevivência da humanidade. Ao lado de Maria Cecília (Ciça), sua irmã um ano mais nova e seu melhor amigo Rogério, Duda embarca em uma aventura através do tempo, viajando ao futuro para resolver um problema que mesmo os mais engenhosos seres daquela época não sabiam como solucionar.
O trio estava passando as férias na casa do tio de Duda e estavam prontos para começarem um dia de pescaria quando uma gigantesca nave espacial surge para o espanto geral. Um homem saiu de dentro da espaçonave e sem formalidades perguntou se Duda atendia pelo nome de Eduardo Junqueira da Silva. Ao responder positivamente, o homem se identifica como Tenente Vus, representante do Alto Comando do Império Galáctico, do ano de 4612 e revela que precisa da ajuda do garoto. Ao serem convencidos a entrar na nave, o trio é apresentado a Dig e Dreg, dois alienígenas auxiliares do tenente.
Vus relata um breve resumo para os garotos do que aconteceu até o ano em questão e explica por que precisa de Eduardo. Um cientista chamado Leidor havia criado uma máquina que resolveria a terrível situação em que se encontrava o Império da Terra, mas por um motivo desconhecido, ele desapareceu junto com seu invento e deixou para trás pequenas pistas, para que o Comando pudesse encontrar sua invenção. A missão de Vus era encontrar a máquina. Porém, havia um problema: a máquina só funcionaria com a sequência de DNA do criador, ou seja, sem Leidor (que não havia deixado qualquer pista do seu paradeiro), a máquina era inútil. É aí que entra a figura de Duda. Através de uma vasta pesquisa, o Comando identificou uma sequência de DNA idêntica à de Leidor. E esse era Duda. De acordo com as pesquisas, Leidor era praticamente um clone natural do garoto, fato que ocorre raríssimas vezes na natureza.
Então, alguém pode sabiamente indagar: Se é possível viajar no tempo, porque não voltaram um dia, ou uma semana antes do cientista desaparecer? Bastava pegá-lo e levá-lo para a data no futuro e ele mesmo poderia acionar a máquina. E também: porque escolheram uma criança de 13 anos para a missão? Não seria mais prudente pedir a um Eduardo adulto? Para essas respostas, leitores, vocês vão ter de ler a obra.
Sempre gostei muito de histórias de ficção científica. Viajar pelo espaço, conhecer outros povos, batalhas intergalácticas, transição no hiperespaço e tudo o mais que a imaginação nos permite criar a partir desse ponto. “Guardiões do Tempo” foi uma surpresa para mim, pois sua sinopse pouco revelava a respeito da trama. Na obra, os humanos são a raça mais poderosa tecnologicamente em todo o Império (o Império, por sinal, foi fundado pelos humanos). Isso é muito raro, pois sempre vemos histórias onde a humanidade tem de fazer milagre para conseguir superar as tecnologias alienígenas (Independence Day que o diga). Um fato curioso na obra é que graças à influência da Terra, a grande maioria dos povos usa o idioma universal para se comunicarem, que nada mais é do que uma mistura natural das línguas faladas na Terra que se fundiram em uma só. Então, os humanos não têm de se adaptar às regras de outros povos, as outras raças é que tinham de se adaptar às regras da Terra por conta do avanço tecnológico superior dos humanos. Um invento bem útil mostrado na obra é o aprendizado mental. Uma máquina que, como o nome diz, faz qualquer um aprender quase qualquer coisa. Basta programar. É bem parecido com o que acontece com o Neo em Matrix: “Eu sei lutar Kung Fu”.
Os personagens são bem construídos, mas acabam tornando-se secundários em meio ao cenário da obra. As explicações sobre o universo e tudo mais (trocadilho nerd) são bem mais detalhadas do que as dos personagens. Pouco se sabe a respeito do passado do Tenente Vus, seus assistentes e mesmo das três crianças, pois a trama se concentra em avançar e não retroceder na história. Porém, um personagem secundário roubou a cena em várias partes do livro e se mostrou o meu favorito: Fyshgsfrtiikjmaverersgs Catreiujjhfytrgdb, mas para os amigos: “Fyscat”. O alienígena é um mercador de armas do planeta Combus e se torna o alívio cômico da obra. Assim como C3PO em Star Wars, Fyscat é um cara resmungão, medroso, exagerado e como ele mesmo diz: “azarado por estar próximo àquelas crianças”. E o mais engraçado é que a abreviação de seu nome nunca é a mesma para os ouvidos do trio. Toda vez que ele a pronuncia, sai algo diferente da boca de um dos garotos.
Merecem destaque também as características de alguns planetas criados pelo autor, como o planeta escola Saber. Imagine um planeta inteiro dedicado à educação. Uma escola gigantesca que recebe estudantes de todas as partes do Império. Uma honraria para qualquer família ter um filho formado em Saber. Outro planeta que se destaca é Tiffan, o planeta verde que se parece muito com a floresta amazônica do nosso tempo e é preservado por lei anticolonização, já que ele é o único do tipo em toda a galáxia. O planeta Combus era muito próximo de um Sol vermelho e por isso se mantinha fervente em qualquer época do ano a mais de 40 graus e mesmo à noite a temperatura só caía 5 graus em média. E Varlam III, o oposto de Combus, onde as temperaturas poderiam alcançar menos 30 graus nos invernos mais rigorosos.

"Titan: Depois da Terra"
Não pude deixar de comparar certas partes do enredo da obra com a animação chamada “Titan: Depois da Terra”. Na história a terra é destruída por uma raça chamada Drej, humanoides feitos de energia pura, que quase levam os humanos à extinção. Pouco antes do ataque, centenas de naves de fuga conseguem escapar do planeta, incluindo uma nave chamada Titan, que carrega um mecanismo em seu interior criado por brilhantes cientistas, sendo esta a última esperança da humanidade. Uma ótima animação, que por sinal recomendo.
O que para mim não ficou muito bom foram às motivações do vilão da obra. Existe sim, um motivo, mas ele não é bem estruturado e muito menos explorado ao longo da narrativa. Além de não possuir um histórico mais denso que explicasse com mais detalhes suas motivações, ele poucas vezes é citado na trama e em sua grande maioria é retratado como uma “ameaça oculta”, ou seja, ninguém sabe quem é. Creio que o autor poderia ter dado mais participação ativa ao vilão e a seus comandados (que só aparecem para meter bala nos mocinhos), mesmo que o enredo principal da história apontasse apenas para o encontro e a ativação da máquina de Leidor.
A obra é narrada em terceira pessoa. A fluidez é tranquila no que diz respeito às palavras usadas (o autor não utiliza muitos sinônimos), porém será complicado para os leitores entenderem certas explicações como:

- O Campo modulativo requerido para desbloquear as comunicações está muito acima da capacidade de refração induônica que este aparelho alcança, mas creio que posso enviar um vetor posição através de uma quantização unitária de frequências alternadas.
- Ahn... quê? – perguntou Mérius, sem entender nada.
- Nossa, Ciça, isso parece um palavrão! – disse Rogério, também não compreendendo o que Ciça havia dito.
Pág 195

Por ser um livro futurista, obviamente, termos de física quântica, cosmologia, engenharia, e outros campos da ciência são muito explorados pelo autor, podendo dar um nó cerebral em leitores que não tenham contato com obras ou conhecimentos de ficção científica. E isso pode acabar por travar a leitura.
A relação de tempo é linear, com algumas exceções onde o autor narra acontecimentos que já aconteceram ou que estão acontecendo, mas em outro ponto da galáxia. O ponto fraco vai para a revisão. Do meio para o fim, os erros são muitos e alguns graves. Faltou uma leitura final de revisão por parte dos responsáveis por essa tarefa. Uma segunda edição poderia facilmente corrigir esses problemas. Já a formatação está ótima. Cada capítulo conta com uma imagem em preto e branco de um relógio antigo, juntamente com o título. A capa contém uma bela ilustração de um relógio solar com o universo ao fundo.
Nelson Magrini é engenheiro mecânico, estudioso e pesquisador em Física, com ênfase em Mecânica Quântica e Cosmologia, escritor, professor e consultor de Gestão Empresarial e Cadeira Logística, além de Agente Cultural e de Cidadania, com os projetos Novos Autores Literários e Mobilidade Automotiva para portadores de necessidades especiais. Elaborador e colaborador do Fontes da Ficção.
O livro é uma boa pedida para quem quer conhecer um conteúdo nacional de ficção científica, área ainda pouco explorada no território nacional. Para os fãs de Star Wars, Star Trek e afins, vocês podem encontrar elementos bem legais que todo bom fã de ficção científica gosta de apreciar. Aos que não são familiarizados com esse tipo de leitura, tenham uma boa fonte de consulta do lado, pois algumas explicações podem fugir (e muito) ao conhecimento comum.
Guardiões do Tempo é uma ótima leitura e vale muito a pena conhecer o universo criado pelo autor.
E eu adoraria ter uma máquina de aprendizado mental.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/04/resenha-guardioes-do-tempo-nelson.html

Thamires Amorim 14/05/2014

Engraçadissímo
Esse livro é uma obra de ficção cientifica infanto-juvenil, mas que pode muito bem ser onde Duda, Ciça e Rogério são chamados para fazer uma viagem no tempo e procurarem uma máquina, pertencente ao Dr. Leidor que ajudaria o planeta no futuro. Passam por uma espécie de ‘treinamento mental’ e aprendem tudo que deveriam para ter um bom desempenho.

Tenente Vus, o responsável pela missão, Dig e Dreg, os robôs mais engraçados do universo e Fyscat um mercador medroso passam a ter muita participação no enredo. Todos passam a ir a diversos planetas, vivendo várias aventuras procurando por pistas para achar a máquina. A todo o momento tem alguma novidade para nos surpreender e também para fazer a história ficar mais interessante.

Um fato que achei incrivelmente ótimo no livro foram os detalhes riquíssimos sobre o espaço, as viagens no tempo, às máquinas e até mesmo os planetas que foram completamente diferentes do que estamos acostumados a ver. Também não vou esquecer-me da criação de certos personagens, como Duda e Leidor, pois foram muito bem estruturados. Porém como nem tudo é perfeito, o livro teve muitas falhas na revisão da metade ao final do livro e alguns personagens são de fácil esquecimento, pois não tem uma boa estrutura e só aparecem uma ou duas vezes.

Guardiões do Tempo é um livro que mesmo sendo infanto-juvenil, pode ser voltado para todos os públicos, pois trata de diversos assuntos como a cultura, história, política e até a economia. É um livro que te faz dar muitas gargalhadas e que transmite a todo momento muita diversão.

Esta resenha pertence ao blog Marca Provisória. Encontre-a aqui:

Vincent Law 11/09/2012

De fato, é uma ótima história.. Preparado para a aventura?
A trama envolve três crianças - Duda, sua irmã mais nova Ciça e Rogério -, todas levadas para o ano 4.612 por um estranho personagem. Para a surpresa geral, em poucos minutos elas aprendem a manusear a tecnologia daquele mundo com uma máquina neural e, em uma corrida pela galáxia, têm de desvendar um mistério através de pistas e enigmas que são decifrados no decorrer do enredo.

Ao longo do livro, outros personagens também ganham a chance de brilhar, como o Tenente Vus e Fyscat, ambos tão importantes que poderiam inclusive ser chamados de protagonistas. Em sua escrita, o autor é extremamente hábil em explorar a emoção na obra sem ser piegas, além de deter uma narrativa bastante ágil, de modo que o leitor esteja sempre imerso no desenrolar da história.

A temática de viagem no tempo poderia dar a impressão de que Os Guardiões do Tempo é uma obra muito derivativa, mas a realidade é bem diferente. Seu enredo é intrigante, a combinação de suspense com humor é ótima, os personagens são simpáticos e o característico clima de suspense só se faz somar a tudo isso. Como resultado, a obra é divertida do começo ao fim.

Um ponto interessante a se destacar é o esclarecedor tratamento de temas quânticos. Com uma densidade notável, a história demonstra e explica certo fenômenos da física quântica, mas sem nunca confundir a mente do leitor. Tudo flui com uma agradável naturalidade, sem embromação. Outras questões dignas de ressalva são as abordagens sobre política e economia.

Nesse momento, é importante salientar que, mesmo tocando em diferentes assuntos, o livro em si não é de teor filosófico ou educacional, e sim de entretenimento, função que realiza com exemplar maestria. A história se desenvolve sem buracos no roteiro e praticamente todo pequeno detalhe ao longo da obra terá reflexos importantes no final.

Portanto, Os Guardiões do Tempo é uma obra voltada para todas as idades. Com uma mistura eficiente de aventura, mistério e humor, este livro é capaz de agradar qualquer tipo de leitor, principalmente os que estão à procura de uma história que transborde diversão.

---
Resenha por Vincent Law
autor de O Mundo de Avalon
julia 11/09/2012minha estante
gostei da resenha e dos comentarios ao longo de sua leitura.
vou acrescentar esse livro em minhas leituras!
abraços...*_*

Vincent Law 14/09/2012minha estante
Que bom, julia.
Abs.

patyalgayer 29/05/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-os-guardioes-do-tempo-de-nelson-magrini/

Comecei a ler este livro pensando que seria apenas mais uma história juvenil simples, um livro bem leve com o intuito de distrair e divertir o leitor. No entanto, o que descobri foi uma história muito bem elaborada, com direito a viagens no espaço-tempo, tecnologias extremamente avançadas e uma verdadeira aula de física quântica! É um livro juvenil sim, porém com muito conteúdo, e interessante para leitores de todas as idades…

Em Os Guardiões do Tempo, acompanhamos as aventuras de três jovens – Duda, Ciça e Rogério – que, em uma pescaria, acabam recebendo um visitante muito estranho. Trata-se do Tenente Vus, que veio do futuro para levar Duda e seus amigos a uma missão de salvamento, já que apenas Duda seria capaz de ativar a máquina que procuravam. Os garotos, então, viajam ao futuro, seguindo as pistas para encontrar este estranho aprelho, que ajudará a salvar o planeta Terra no ano 4612!

Como eu disse antes, a história deste livro é muito bem elaborada, e te conduz a um universo cheio de oportunidades e situações inusitadas.Os personagens criados por Nelson Magrini se adaptam muito bem à trama, e conduzem com maestria a aventura proposta no livro. Apenas senti falta de um pouco mais de descrição dos personagens, que me pareceram um tanto “vagos”… no entanto, nada que prejudique demais a leitura! Além do mais, os aspectos futurísticos criados por Nelson ficaram muito bons, com tecnologias bem verossímeis e em ambientes muito bem trabalhados; quem gosta de uma boa aventura, bem divertida e com algumas passagens muito engraçadas, vai adorar este livro!

A Giz Editorial caprichou na edição da obra, com uma capa muito bonita, folhas amareladas e de excelente qualidade, e uma diagramação bem feita. Os inícios de capítulo tem uma arte bem legal, com detalhes de um relógio no plano de fundo… a única coisa que deixou um pouco a desejar foi a revisão do texto, já que encontrei alguns erros, sobretudo de digitação; no entanto, este detalhe não chega a comprometer a leitura, e é fácil relevar estes errinhos face a qualidade da história! Os Guardiões do Tempo tem 336 páginas, e é uma aventura excelente… Nota 9, altamente recomendado!!

Mi Cherubim 30/12/2011

Os Guardiões do Tempo
Rogério e os irmãos Duda e Ciça são os protagonistas desta emocionante história. Garotos com apenas 13 anos que estavam passando férias na fazenda do tio Benê. Com isso muitas atividades como pesca, gostosuras que Maria fazia para as crianças e algo que eles não esperavam uma aventura intergaláctica.
Quem vocês imaginariam capaz de salvar o mundo? Clark Kent? Batman? Harry Potter? Não.... Duda tem uma obrigação com o mundo que iremos conhecer. Para isso um tenente do Alto Comando do Império Galáctico do ano de 4612, Vus Rans, veio pedir ajuda. Ele precisa que Duda os ajude a achar um equipamento que mudará o futuro.
Como fazer para que crianças acreditem nisso? Não foi muito fácil, contudo para a turminha era uma aventura, achavam que estavam sonhando. O tenente Vus acabou ganhando a confiança dos três e começou o retorno para o futuro. Porém antes era necessário que eles começassem a conhecer algumas coisas que seriam super importantes.
Duda é perito em Engenharia e Ciências além de piloto, Rogério em armamento e Ciça em engenharia e logística. Só que nada é muito fácil para os garotos, eles precisam achar a máquina, todavia outras pessoas estão atrás dela também. Muitos que matariam por ela.
Planetas são destruídos, algumas pessoas ajudam os garotos, outras os traem.... um mistério ronda a missão do tenente Vus. Será que Duda, Rogério, Ciça e Vus conseguirão trazer a máquina e fazê-la funcionar? O futuro depende disso.

Nota da Milena: Comprei esse livro na Bienal de São Paulo em 2010. Conheci o Nelson pela internet, no Orkut mais precisamente, e adorei o trabalho dele. Como havia falado antes, fui nesta Bienal com minha prima Priscila. Ela comprou Anjos a Face do Mal, resenha aqui. E eu Os Guardiões do Tempo. Não me arrependi em nada. O primeiro livro lido foi Anjos, uma pegada mais adulta. Guardiões é infanto e uma delícia. A diagramação é simples, as páginas são amarelas. O Nelson sendo Engenheiro Mecânico, pesquisador em Física com ênfase em Mecânica Quântica e Cosmologia coloca no livro alguns conceitos que deixam a leitura muito divertida, você fica pensando “Será que realmente é assim???” e sim, é assim mesmo rsrs O fim do livro é meio aberto, pode ser que tenhamos uma continuação =) Esse livro foi um dos melhores que eu li esse ano! Super recomendo.

Cristal 18/07/2011

Não tem como não rir .....
É um livro com uma história bem galatica rsrs ,nunca devemos julgar um livro pela capa mais essa capa chama atenção e faz vc viajar junto com o livro, nas aventuras das crianças.Eu não era muito fã de livros de fantasias mais esse é agradável recomendo esse livro para quem fã de fisica e para os pré adolescente e adolescente tem momentos que o leitor se depara com boas risadas.

Luz 22/03/2011

Anos luz depois, muitos anos luz depois
.... Com os Guardiães do Tempo aprendemos que para vivenciarmos o futuro, de acordo com tudo que puder ser possível de ser realizado, concretizado, alcançado e imaginado, é preciso, acima de tudo, a cada instante, cuidarmos de todas as ações do presente que vivemos.
Diante disso, preservando cuidadosamente cada momento, vivenciado cada instante, faremos de nosso presente, um futuro palpável e sem riscos, e quando olharmos o que ficou para trás, o que foi presente um dia e acabou se tornando passado, as raízes que foram fincadas de modo sólido serão o sustentáculo de todas as outras futuras ocorrências e daí, paulatina e sucessivamente, sempre teremos a importância de cuidarmos cada vêz mais de atos do dia à dia, para que se tornem acontecimentos à longo tempo.
Diante de tudo isso, e apresentando a possibilidade de convergir passado ao presente e intermediando o futuro longíncuo, o autor, de forma brilhante e muito concisa, nos mostra o quanto será possível viagens e traslados no espaço-tempo e nos mostra com imensa clareza de raciocínio, que a mobilidade do tempo é de fácil compreensão, como se o passar de uma época retroativa à outra nada mais fôsse do que algo maleável e elástico, podendo avançar ou regredir, de acordo com as premências necessárias.
Nesse caso, diante dessa física móvel, que pode oscilar as variações do espaço-tempo ficou bem claro de ser entendido que um dia, quem sabe, o homem terá condições de moldar o que faz de acordo com o que foi feito e o que ainda fará, indo e vindo ao seu bel prazer e conveniência, sem no entanto modificar de modo radical os liames que sustentam uma existência inteira, quer seja intergaláctica ou não.
George Facundo 11/04/2011minha estante
Tenho que ler esse livro pra ontem!!! Valew pela esclarecedora resenha... Não é à toa que vc se chama Luz! :-)

Vincent Law 04/02/2012minha estante
Ótima resenha, Luz!

Amanda Taísa 10/03/2011

Incrível é pouco!
O livro me surpreendeu, aventura, humor e muito mistério cercam a história de três jovens que viajam no tempo e... bom acho melhor deixar que vcs mesmos descubram.
A escrita é muito simples mais devo admitir que todas aquelas explicações sobre quântica, espaço-tempo e etc, me deixaram um pouquinho confusa, mais nada que prejudicasse a leitura.
Gostaria que o livro tivesse uma continuação.

Adriana F. 30/08/2010

Tatu é seu nariz!
Comecei dando boas risadas, terminei dando boas risadas. Mas este não é um livro de humor.

A história de ficção científica infanto-juvenil proposta pelo Nelson Magrini amarra aventura, ação e humor com uma dose de mistério e terror. Algumas passagens são realmente tensas. Toda a passagem por Tiffan é apavorante! E deixa um excelente gancho para uma continuação, quem sabe?

A narrativa é simples, dinâmica, flui com facilidade e descontração. O autor não perde tempo em descrições cansativas, ao passo que explica com autoridade os fenômenos da Física Quântica e as viagens pelo espaço-tempo. Pelo menos para mim, que sou leiga no assunto.

A criatividade quanto aos nomes é incrível. Cada um melhor que outro. E a confusão das línguas, as pronúncias que as crianças terrestres não conseguiam acertar, a História das Línguas, Dig e Dreg cada hora voltando com um jeito de falar diferente... realmente, toda essa parte é de uma criatividade muito grande. E muito engraçada! Sem contar o xingamento "tatu". Ficou tão verossímil, tão pertinente às crianças... por isso, muito engraçado também!

Porém, os erros de revisão ficaram acentuados da metade para o final do livro. Senti como se o revisor tivesse cansado de corrigir e falou "Ah, deixa pra lá! Ninguém vai perceber!". Estou realmente muito chateada com as editoras brasileiras. É como se nosso idioma não precisasse mais ser escrito da maneira correta, uma vez que a demanda por livros é baixa e a maioria do povo é classificada como sendo de analfabetos funcionais. Lamentável! E esse erro de revisão acaba gerando uma culpa para o autor, o que acaba sendo injusto, pois por mais que o próprio autor revise, muita coisa passa despercebida. Por isso o serviço de revisão é necessário!

Outro ponto "negativo" do livro é que senti falta de desenvolver mais alguns personagens. As cenas de ação eram tantas e tão intensas que acabou "faltando espaço" para falar mais de um ou outro personagem. Os protagonistas estão ok, mas um personagem específico ficou meio que jogado no meio da história. Quando li sobre ele, mais para o final do livro, pensei "quem mesmo é esse personagem?". Ele poderia ter aparecido mais, na minha opinião. E uma outra passagem ficou sem explicação, mas como acredito na continuação, vamos ver como será resolvida!

Uma cena impagável é a do Abelhudo. Espero sinceramente que ele reapareça.

Por fim, Os Guardiões do Tempo daria um excelente filme de ficção científica com humor, no melhor estilo O Guia do Mochileiro das Galáxias, porém, voltado ao público infanto-juvenil. Ficaria realmente muito bom!

Só tatu não gostaria de ver isso acontecer!

Heidi Gisele Borges 05/03/2010minha estante
Gostei bastante da sua resenha, Dri. Você pegou os pontos que gostou ou não e os descreveu sem soltar Spoiler! Quero muito ler este livro. ^.^

Fabius 06/03/2010minha estante
Sua evolução, enquanto resenhista, é notável. Percebe-se claramente a grande facilidade em destacar pontos positivos e negativos, sem que, no entanto, venha a estragar a surpresa dos eventuais leitores. Não se faz de rogada em "descer a lenha" na obra, em suas análises, mas também, e sobretudo, é generosa nos elogios quando esses se fazem necessários.

Aguardamos ansiosamente as próximas resenhas!

Felipe 03/04/2010minha estante
Excelente resenha! Me deu muita vontade de ler esse livro. Parece ser ótimo!

Thais 20/07/2010

Duda, Ciça e Rogério são três nomes que eu não vou esquecer tão cedo! o livro tem bastante aventura e humor por causa desses três personagens, impossível não rir de algumas partes e não desgrudar os olhos de outras!

Claro que existem outros personagens legais como o seu chiclete e o tenente Vus, mas os melhores mesmo são esses três!

O único problema na minha humilde opinião é que o autor às vezes coloca frazes meio formais demais pra personagens de 12/13 anos e as explicações do início do livro são rápidas demais, mas isso não atrapalha em nada a leitura e o carisma dos personagens.

Ah, e antes que eu me esqueça: "Tatu é o seu nariz!"

Tsuyuri 22/06/2010

Uma simples pescaria nas férias, amigos brigando como todo bom adolescente e de repente... Uma nave?
Futuro? Salvar o futuro? Como assim?

Somos levados para o futuro nesse livro do Nelson, tudo isso para salvar a humanidade, muitos desastres, encontros e desencontros estão nesse livro.
Um novo mundo nos é apresentado, uma humanidade intergaláctica inteira.

E o que posso dizer? Fui tragada para o livro tal como eles pelo futuro.
E com certeza, esse não deixou um gostinho de quero mais.
Mas um gosto de PRECISO de mais.

Simplesmente excelente!

castrinho 20/05/2010

Os Guardiões do Tempo ... excelente ... eu recomendo!
Os Guardiões do Tempo foi escrito e amplamente divulgado como uma obra infanto-juvenil, mas com certeza vai agradar leitores de todas as idades. O próprio autor não a classifica como infanto-juvenil, recomendando-a a todos que querem ler uma história empolgante e divertida.

Começamos com os três personagens principais, Duda, sua irmã Ciça e Rogério, um grupo de jovens que durante uma simples pescaria são abordados por uma nave espacial e um viajante do tempo chamado Vus. O tenente Vus “recruta” os três amigos para uma viagem pelo tempo, direto para o futuro, para ajudar em uma missão muito importante, encontrar um cientista desaparecido e sua invenção maluca. Os garotos descobrem que são a esperança de todo o Império Galático e apenas eles podem ter sucesso nessa missão.

Por diversas páginas do livro, Nelson Magrini descreve tudo o que aconteceu no período entre a época dos jovens e o futuro para onde eles vão. Como se formou o Império Galático, como aprenderam a lingua do império, etc.

Ao longo do livro vamos encontrando personagens muito interessantes, como os alienígenas gêmeos Dig e Dreg, que em sua maneira muito peculiar de falar, chegam a irritar os protagonistas do livro e divertir o leitor com ótimas passagens.

Outro personagem bastante interessante do livro é o comerciante Fyscat … não, eu disse Fyscat e não Fyscat … isso, agora está certo. É exatamente assim que Nelson Magrini diverte o leitor apresentando esse personagem aos três jovens enquanto eles estão em um planeta que parece uma grande feira livre , onde dão início a missão de encontrar o cientista Leidor .

A trama ainda conta com muitas reviravoltas, passagens divertidas e outras mais apreensivas. Durante todo o livro, Nelson procura manter a narrativa rápida e focando no perfil dos personagens, o que vai atraindo cada vez mais o leitor.

O livro é excelente, mais do que recomendado!

Magda Attié 06/04/2010

Belissima aventura
Adooorei, nosso amigo escritor Nelson Magrini tem uma imaginação ...

não sei de onde ele tira tantos detalhes de uma aventura de ficção! São engraçados os personagens, a aventura é muito boa, tem suspense, emoção.

Parabéns ao Nelson, muito bem escrito, gostei!!!