Uma Escuridão Bonita

Uma Escuridão Bonita Ondjaki

Resenhas - Uma escuridão bonita

Teu 10/02/2022

Feito pra viajar.
Vai por mim, se for ler, leia no período noturno.
É uma viagem muito Boa.
Poético, simples, encantador e relaxante.

Nessa 10/02/2022

De deixar o coração quentinho.
Que livro mais fofo, trás as memórias de infância, e coisas simples que são tão bonitas quando observadas com tranquilidade e leveza.

Mirella_Hellen 05/02/2021

Uma Escuridão Bonita
Um livro bonito e poético, contando a história de um simples beijo.

"É bom dividir uma escuridão com outra pessoa, em concha e aconchego, como se dois mundos, nessas gotas de negrume, fossem um só."

Miguel 04/12/2020

Um livro bonito
Esse livro de Ondjaki é curtinho. Poucas palavras por página... mas elas são mais q o suficiente para inundar nossa imaginação - e corações - com belas emoções e sentimentos. As ilustrações também são muito belas. A editora caprichou mt na edição!

Rony 05/01/2023

Escuro
As páginas pretas e os desenhos de traços simples em brancos te emergem na história. De uma escrita simples e poética, vai seguindo o diálogo de dois jovens que perderam pessoas importantes para a guerra, mas conseguem ver beleza em uma noite escura, mesmo sem conseguir enxergar quase nada.

Paula.Crivelini 25/01/2022

Bonito mesmo
Li rapidinho em 30 minutos, mas valeu cada palavra pois é muito bonito. Fala daquele comichão de quando vc ta perto do crush, ele conta de um jeito muito poético e da visão de uma criança. Tão gostoso quanto comer uma sobremesa.

marcellinha 07/11/2022

uma escuridão bonita
uma leitura rápida, é bem bonita

a linguagem eh diferente da que estou acostumada, e a ambientação eh mto perfeita. as poucas frases por página constroem a atmosfera apropriada pra essa leitura poética

gostei bastante!! 4??

evaeseumundo 03/08/2022

A estória é um romance infanto-juvenil do autor, prosador e poeta ONDJAKI. A história se passa num apagão que faz com que algumas pessoas sejam obrigadas a sair de suas casas e ficarem na área da mesma, onde precisam acender suas velas para terem luz.

Em meio à escuridão um garoto e uma garota conversam sobre seu bairro, contam parte de suas vidas, seus pensamentos íntimos, além de simples acontecimentos que ali se manifestava, mas não era percebida, e com isso surge uma paixão repentina, que da mesma velocidade que veio, se foi.

Particularmente, a leitura se mostrou, aos olhos, bastante poética a ponto de interligar os textos e falas, o que te faz se sentir confortável. É rápida e apaixonante, visto que ele nós faz refletir um pouco, um tanto que clichê. A ilustração em preto e branco não se limita só a capa, mas também as paginas, o que realmente dá um toque especial ao livro.

Paula 28/11/2013

Lindo.
A história doce e delicada de um beijo.

Ilustrações e história se casaram perfeitamente.

A linguagem bonita e poética de Ondjaki.

"O escuro às vezes não é falta de luz,
mas a presença de um sonho..."

evelynmariah 11/04/2020

Esse livro é uma simplicidade... as palavras usadas, as ilustrações incríveis fazem com que esse livro seja muito especial

Rafael Mussolini 17/12/2019

Uma escuridão bonita
"Uma escuridão bonita" do Ondjaki (Pallas Editora, 2015) é um livro que transborda poesia. Já sabemos que essa é uma forte característica desse escritor angolano que nesse trabalho fez uma dobradinha incrível com o ilustrador de Portugal António Jorge Gonçalves. Esses dois artistas acumulam os mais importantes prêmios da área de literatura e "Uma escuridão bonita" mostra o porque disso.

O livro parte da narrativa de uma noite em uma cidade sem luz. Aqueles momentos onde a luz acaba de repente. "A falta de luz também inventava mais tempo para as pessoas estarem juntas, devagar." e devagar uma escrita delicada e com olhos de ver, mesmo na escuridão, vai desnudando as intenções das personagens, as estratégias das histórias que contamos no escuro, o se dedicar a uma conversa, a descoberta de novos sentidos quando não se tem luz e precisamos sentar na espera.

As formas como Ondjaki brinca com as palavras é o toque que nos faz entrar nessa escuridão bonita de cabeça e relembrar muitas histórias de quando faltava luz, pois, "quando somos crianças, o mundo fica bonito de repente."

As ilustrações de António Jorge são um deleite a cada página. A estratégia que ele encontrou para representar o escuro se faz tão poética quanto a escrita para esse projeto gráfico. Temos muitos fragmentos em branco sob papel totalmente preto, como representações do que é possível enxergar no escuro e páginas onde apenas o preto já é a própria ilustração. É um livro que fala sobre escuridão como aprimoramento do ver, do enxergar. É um livro sobre conquista, descoberta do amor e um beijo.

Jacquegalaxy 28/02/2024

Comecei a ler sem muita expectativa, mas me apaixonei! A mistura de narrativa com poesia é linda, as Ilustrações tornam a leitura uma experiência ainda melhor.

sofia136 01/10/2022

A simples estória de um beijo
E um livro incrivelmente curto de um beijo

Você nunca vai sentir o cheiro de abacate igual kkkk

Mais ele engloba sentimentos esse livro?

Anna Medeiros 31/12/2022

Lindo e Belo
Sério, que livro maravilhoso. O modo como ele foi estruturado de forma meiga, gentil e delicado me deixou apaixonada pela história.

É incrível como pequenas coisas em nossas vidas podem ser incrivelmente belas, e nós acabamos não dando o valor merecido porque esperamos somente por coisas absurdamente grandiosas.

Luisa 11/01/2023

Uma escuridão bonita
Eu peguei pra ler puramente descrente de q seria algo bom, mas digo e repito com todas as letras q é uma livro q me surpreendeu muito! Curto, os desenhos nas folhas, arte, tudo nele é algo encantador.
É um dos livros pra se ler e ficar com o coração quentinho por assim dizer ksskk