Uma Obsessão Sombria

Uma Obsessão Sombria Kenneth Oppel

Resenhas - Uma Obsessão Sombria

Desiree 18/02/2024

Achei interessante essa nova pegada do Frankenstein, bem interessante colocar uma história anterior a verdadeira e por motivo.

Hanna169 02/11/2023

Esse livro é MUITO BOM. Achei que por estar na biblioteca da escola ele seria ruim, mas é o melhor "spin off" de Frankenstein que eu já li. O desenvolvimento é incrível, você fica na espectativa de "será que ele vai morrer?", se pergunta "qual dos gêmeos ela vai escolher?", o desenvolvimento é ótimo, tem muitas aventuras e reviravoltas.

Larissa.Avila 24/08/2022

Ruth e Raquel da alquimia
Victor é nada mais nada menos que um PÉ NO SACO EGOÍSTA O TEMPO INTEIRO, não dá pra passar pano pra nenhum pensamento e ação dele nesse livro, não entendo como uma família aparentemente tão boa como eram os Frankenstein (pelo menos aparentemente) puderam criar uma criaturinha tão mesquinha, mas é a velha história dos gêmeos, um incrível e o outro um troço, nada de novo na noite. Elizabeth sofreu mais q Jesus, o melhor personagem dessa história é Henry.

Jaque 20/09/2014

Cuidado onde você enfia a mão
Fechei o olhos e sem querer peguei o livro de aventura mais legal de todos os tempos, fala do jovem Victor Frankenstein o futuro criador do monstro, Frankenstein. Só digo uma coisa Obsessão é para jovens fortes e corajosos.

gleicepcouto 11/06/2014

Mesmo após ler alguns livros de Kenneth Oppel não consigo me acostumar com o modo genial que ele conduz uma história. Ainda fico surpresa e maravilhada e sem fôlego. Em Uma Obsessão Sombria (Editora iD) ele solidifica o espaço cativo que ganhou no meu coração.

House of Chick 22/05/2014

Quando vi que este livro seria lançado pela Editora iD, não sabia muito bem o que pensar do título, já que eu nunca tinha ouvido falar nele, e nem sabia do que a história se tratava. Claro que pela capa eu já tinha ficado com certo interesse, mas foi após ler a sinopse que eu realmente me encantei pela história. Agora, depois de terminada a leitura, venho contar para vocês todas as minhas opiniões a respeito desta obra.

Neste volume conhecemos Victor Frankenstein (sim, o personagem do famoso clássico de Mary Shelley) quando ele tinha apenas dezesseis anos e era um garoto cheio de curiosidades, que tinha um certo ciúme do irmão gêmeo Konrad, já que para ele tudo parecia ser muito fácil, enquanto para o nosso protagonista as coisas já não eram bem assim, e que ao mesmo tempo conseguia ser forte e determinado. Na medida em que vamos lendo este volume, ficamos sabemos um pouco mais sobre a história do garoto que mais tarde vem a se tornar o grande cientista criador do monstro.

A família Frankenstein morava em um castelo em Genebra e neste castelo tinha uma biblioteca escura com livros ilegais, já que estavam cheios de conhecimento proibido, que nesta época eram considerados bruxaria, e este local logo fascinou bastante nosso jovem protagonista. Mas seu pai o proibiu de voltar neste ambiente por conta dos conteúdos dos livros.

Victor e Konrad são bem diferentes entre si, e mesmo assim vemos uma bela relação de amizade entre os dois, e que o amor de Victor pelo irmão é grandioso. Mais tarde Konrad acaba adoecendo e nenhum médico consegue achar uma cura para ele, fazendo com que cada dia ele parecesse estar ficando pior. Mesmo Victor tendo certo ressentimento do irmão, já que este aparentemente é o preferido de todo mundo, ele não quer ver seu gêmeo ficar pior, fazendo com que o Victor volte à biblioteca para procurar uma cura na alquimia, onde ninguém ainda procurou.

Achei a narrativa ótima, já que assim podemos conhecer um pouco mais da história do nosso protagonista antes do seu famoso ato e do motivo dele ser tão obcecado com tudo que diz respeito à criação. Por conta de o livro ter sido narrado pelo ponto de vista de Victor, conseguimos ver um protagonista forte, independente, inteligente, que não fica se lamuriando pelos cantos, mesmo percebendo que ele é a segunda opção para tudo, e que, além de muito curioso, tem um desejo de ser conhecido por alguém além do irmão Konrad.

Como não li o clássico romance gótico de Mary Shelley não posso dizer com certeza quais características o personagem daqui, ainda jovem, se assemelha ou vem a se modificar do seu futuro eu adulto, criado por Shelley, mas acredito que sua obsessão tenha sido uma delas.

Este é um daquele tipo de livro que consegue prender a gente do início ao fim com uma narrativa rápida, fluida e interessante, que nos conquista com seu jeito gostoso e despretensioso, e que nos deixa com um gostinho de quero mais quando chega ao fim. E por falar no final, este acabou daquele tipo que precisamos muito ler o próximo livro volume (até onde sei esta é uma duologia), por isso espero que a Editora iD publique a continuação logo aqui no Brasil, que por sinal também tem uma capa linda!

A capa deste exemplar está bem bonita e a diagramação está ótima, com letras e espaçamento em um tamanho confortável para a leitura fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista, além de contar com páginas amarelas.

Recomendo este livro para todas as pessoas que gostem do clássico Frankenstein e/ou que gostariam de saber como era o cientista Victor em sua juventude. Tudo isso com uma história bem escrita e desenvolvida, com aventura, momentos tensos, uma atmosfera sombria, personagens cativantes e ainda uma narrativa deliciosa.

site: Confira esta e outras resenhas no blog: www.houseofchick.com
goncalveswan74 13/03/2017minha estante
Bom dia, você saberia me dizer qual o 2 livro, estou lendo o primeiro e amando

Karini.Couto 30/04/2014

- "Por quê? Por que foi só a mim que você atacou?

- Porquê você - ela murmurou - é o verdadeiro monstro.

E então ela morreu, me deixando em choque."

A história tem inicio com Victor, seu irmão Konrad, sua prima Elizabeth e Henri interpretando uma peça no salão de baile, onde Victor interpreta o gêmeo mal que mata seu próprio irmão em busca de ganância e poder! Querendo tornar-se único e poderoso sem ter de dividir o brilho com mais ninguém!

Bom isso é apenas uma peça que eles estão interpretando, porém não é tão diferente da vida real de Victor, pois ele sente-se ofuscado pelo seu gêmeo Konrad e sonha em se tornar melhor que ele. Quem pensa que por conta disso Victor seja obscuro e incapaz de amor engana-se, pois ele ama seu gêmeo apesar de invejá-lo!

Este livro nos conta como Victor Frankenstein tornou-se fascinado e ao mesmo tempo obcecado pela alquimia e por tudo que diz respeito à criação!

Enquanto Konrad é mais centrado e suave, Victor é extremamente curioso como mencionado diversas vezes no decorrer da leitura e apaixonado por aventura.. Tem sonhos de grandeza e deseja de todo o seu coração tornar-se conhecido. Ele é daqueles tipos de personagem que não mede consequências de seus atos, apenas vê algo e vai atrás.

Em dado momento Konrad, Elizabeth e Victor encontra a biblioteca escura, que contém livros proibidos que envolvem alquimia e sugere magia.. Isso simplesmente fascina Victor, por mais que ele não seja grande fã de leitura vê-se extremamente interessado pelo conteúdo da biblioteca. Seu pai os proíbe de ir até ela, porém Victor quebra a promessa quando seu irmão adoece.. Ele almeja encontrar o Elixir da vida para curar seu irmão cuja enfermidade vai ceifando sua vida pouco a pouco.. Em busca de tal Elixir, Victor se envolve em grandes aventuras juntamente com Elizabeth e Henri e acabam por se envolver com um antigo alquimista proibido de praticar tal ato.. Polidori os ajuda na empreitada pela criação do Elixir. Mas será que suas ações são de todo honestas?

Por mais que existam boas intenções por detrás das ações de Victor, a ganância e ânsia por ultrapassar seu irmão são visíveis.. Inclusive após perceber que seu irmão e Elizabeth estão envolvidos, Victor descobre que também ama Elizabeth.

A história é muito bem escrita e descrita, Victor jura a todo instante que fará algo grandioso e será conhecido!

"Cobri meu rosto com as mãos e me fiz uma gélida promessa.

Prometi que voltaria a ver meu irmão. Ainda que eu precisasse

violar todas as leis secretas deste mundo."

pág.352

Tielle | @raposaleitora 27/02/2014

Resenha Livromaníaca
Uma Obsessão Sombria conta a história de Victor Frankenstein e de como ele veio a se tornar obcecado com a criação da vida e de tudo o que envolvia a alquimia. Publicado pela editora iD e escrito por Kenneth Oppel, contém 352 páginas.

Victor Frankenstein e seu irmão gêmeo Konrad sempre fazem tudo juntos, descobrem novas maneiras de se distrair todos os dias ao lado de seus amigos. Enquanto Konrad é mais maduro e gentil,Victor é o mais curioso e com uma inteligência invejável, é aquele de quem todos aguardam uma nova encrenca. Sua vida poderia ser considerada perfeita até que um dia tudo vira de cabeça para baixo.

"A mais pura das intenções pode despertar a mais sombria das obsessões."

Seu irmão pega uma misteriosa e terrível doença da qual nenhum médico consegue achar uma cura, nem mesmo o mais avançado nas técnicas consegue produzir algo que o faça melhorar. Temendo pela morte do irmão, Victor procura na alquimia uma solução e acaba se maravilhando com esse mundo.

Ao lado de seus dois amigos e de um alquimista ele tenta com afinco encontrar todos os ingredientes necessários para criar o Elixir da Vida, mas essa busca da cura pode custar muito caro.

Os personagens foram desenvolvidos com maestria e a personalidade de Victor nos faz acreditar que esse jovem rapaz irá se tornar o cientista maluco criador do monstro de Frankenstein. A narrativa do autor é fascinante, do tipo que prende o leitor num misterioso enredo que nos leva à um final previsível mas com uma jornada surpreendente.

*****

O livro terá uma versão no cinema e já está em produção pela Summit Entertainment (mesma da série Twilight) agora é só aguardar mais informações sobre essa adaptação.

Adriano 05/02/2014

Uma Obsessão Sombria pela continuação desse Livro Perfeito
O livro consiste numa adaptação do clássico Frankenstein, criado e imortalizado pela Mary Shelley. Diferentemente das outras adaptações em que exploram o que era o monstro Frankenstein, nesse livro nós vamos embarcar na personalidade do Victor, o médico que criou o monstro. Vamos entender o que se passa na cabeça de um psicopata e quais foram as motivações que resultaram na criação do monstro.

A narrativa é ambientada numa Genebra do século XIX, em que acompanhamos tudo que se passa no castelo da família Frankenstein. Nessa reinvenção do conto, Victor possui um irmão gêmeo e idêntico de nome Konrad Frankenstein. Victor e Konrad possuem uma amizade fortíssima e muito amor. Juntos, eles planejam aventuras para o futuro e novas descobertas.

Uma Obsessão Sombria aborda a adolescência dos gêmeos e suas relações com a "prima" Elizabeth Lavenza e o amigo, Henry. Os quatro são educados pelo Sr. Frankenstein, grande representante da elite europeia. Certo dia, eles acabam descobrindo a existência misteriosa de uma Biblioteca Escura, dentro do castelo, onde estão escondidos livros proibidos, por conterem ensinamentos da Alquimia. A Alquimia era considerada bruxaria na época, por utilizar ingredientes nada convencionais e condenados cientificamente.

É válido mencionar o conflito constante entre o Victor e Konrad. Como gêmeos idênticos fisicamente, mas absurdamente opostos psicologicamente, é fácil perceber que há um embate de quem é superior. Mesmo que involuntariamente, todos sempre tentam moldar o Victor para ser como o Konrad.

Konrad seria o filho perfeito, carinhoso, apaixonante, mais amado por todos, o preferido. Enquanto o Victor, seria sempre a segunda opção de todos. Apesar de ser narrado pelo Victor, ele não fica se colocando como vítima o tempo todo. Ele sabe que sua personalidade é forte e difícil de aturar, mas tudo que ele quer é ser conhecido como Victor Frankenstein e não como o irmão gêmeo do Konrad.

É impossível não escolher um lado entre os gêmeos. O Victor sempre se achando inferior e o Konrad sempre sendo ele mesmo. O meu lado é o lado do Victor. Reconheço que ele não é bonzinho o tempo todo, mas ele foi machucado demais pelas pessoas. Imagino que deve ser muito difícil a pessoa tentar ser vista e reconhecida e por mais que se esforce, sempre permanece ofuscada pelo brilho de outrem.

Sobre essa preterição, deixo um quote de uma crônica da Sálvia Haddad, do livro: Mel e Fel - retalhos de vida:
"Isso revolta, desune, magoa. Sem perceber, pessoas já amadurecidas pela passagem do tempo e pela própria vida, plantam a semente da desarmonia e a regam todos os dias. É preciso que assumam o seu cultivo e os amargos frutos que daí advirão. Depois de certa idade, não há mais espaço para plantios irresponsáveis." (p. 40)

Apesar de existir essa preterição, é inegável que entre eles há uma relação de amor imensa. E esse fato se prova quando, misteriosamente o Konrad adoece. Abalado por uma doença misteriosa e incurável no seu irmão, Victor com a ajuda de Elizabeth e Henry partem em busca de sua única chance de salvar a vida do irmão: os conhecimentos proibidos da Alquimia.

Essa prática era proibida e repudiada por todos, mas a medicina da época não apresentava tratamento que solucionasse e curasse a enfermidade de Konrad. Victor se agarra na ideia de que ao produzir o Elixir da Vida com a ajuda de Polidori, mago-alquímico, seu irmão ficará vivo.

Ele acredita veemente nisso. Ele quer salvar a vida de seu irmão acima de tudo, mas ele também vê nisso, a possibilidade de ser reconhecido por algo exclusivamente dele, no qual o mérito seria dele e somente dele, sem mais estar a sombra do irmão.

No meio do caminho, em busca dos ingredientes para o Elixir da Vida, Victor, Henry e Elizabeth enfrentarão muitos desafios. Enfrentarão seus medos, conviverão com (des)confiança e mentiras. Até que ponto podem confiar na ajuda que lhes parecesse fiel?!
No decorrer dos fatos, percebemos que houve muitas coisas que contribuíram para Victor ser como é. E na continuação do livro saberemos mais coisas que lhe ocorreu, até ele criar o monstro Frankenstein.

Já deu pra perceber que eu amei demais esse livro, não é?! Pois é, li em um dia e eu estou surtando de ansiedade pela continuação.
Recomendo a leitura! Avaliei com 5 estrelas e favoritei. É um livro de leitura simples e agradável.
A iD caprichou na capa e diagramação.

Me empolguei um pouquinho na resenha, mas espero que tenham gostado

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/01/resenha-uma-obsessao-sombria-kenneth.html
Esdras 06/02/2014minha estante
Desde já com vontade de ler. :D

Adriano 06/02/2014minha estante
Livro excelente, meu amigo :)