Batman: Arquivo De Casos Inexplicáveis

Batman: Arquivo De Casos Inexplicáveis Grant Morrison

Resenhas - Batman: Arquivo De Casos Inexplicáveis

half gate 03/03/2023

Divertido. na maior parte, é absurdo e aleatório. muita coisa inicia e termina em lugar nenhum - podendo frustar quem espere algo de pegada minimamente investigativa. confesso que grande parte da minha curiosidade veio da motivação do morrison em reunir o material, e em como eles poderiam se conectar ao seu trabalho. no mais, valeu a pena a leitura

Alair R 10/11/2013

Merecia adaptação
Apesar de serem histórias da década de 50 e 60 mostram um Batman mais amigão da vizinhança similar ao que era representado nos Super Amigos, ainda acho que essas histórias poderiam ter sido adaptadas em animação seja para a TV ou DVD, de qualquer forma é bom ver a fonte de inspiração de Grant Morrison para Batman Descanse em Paz.

Mauricio186 10/04/2016

Interessante mas datado
O encadernado em si é muito bom, é um compilado de algumas histórias, salvo engano, o Grant Morrison que selecionou e disse ter se inspirado para o Batman Descanse em Paz.
Eu não achei tão bom pois são muito antigas as histórias, algumas histórias são muito infantis, como por exemplo o Robin com medo de ser substituído. Apesar de tudo recomendo para quem gosta de Batman e quer saber mais de suas primeiras histórias.

Rinaldo 17/10/2020

Arquivo Batman
Um apanhado de história inacreditáveis do BATMAN e Robin...na época da inocência... histórias surreais.

AmadosLivros 28/12/2016

Resenha do blog Amados Livros
Olá lindos!! Tudo bem com vocês? Eu sinceramente espero que sim! Santo VEDA Batman!!! Hoje nós temos a presença do ilustre homem morcego (na na na na na Batmaaaan) para abrilhantar mais o nosso mês!
A HQ em questão tratá-se de nada mais, nada menos, que uma coletânea de casos bizarros e por vezes inexplicáveis do Batman. Um caso em particular me chamou a atenção, onde o Bats foi para um outro planeta onde ele tornou-se praticamente o Superman (podia voar, era super forte e invulnerável)!

Lucas Muzel 19/12/2023

Era de prata
Serve como um tipo de material de pesquisa. Com base nele, podemos ver algumas histórias que serviram de base para o "miolo" da fase do Morrison. E ainda colocaram algumas histórias que apresentam capas peculiares, como o Batman monstro e o monstro de arco-íris.
As histórias são da dita Era de Prata dos quadrinhos norte-americanos. Época em que eram moda as histórias com tema de ficção científica. Então jogavam o Batman vez ou outra em um planeta alienígena. Ou criavam um monstro que alterava as moléculas e coisa e tal.
Morrison viu nisso tudo um tipo de delírio. Que pode ocorrer quando se está em uma câmara de isolamento. E juntou uma figura do cientista maligno, e a ampliou. Igual ao que ele fez com o mito das fadas e da queda de Camelot em Sete Soldados da Vitória. Sem ter o contexto da fase do Morrison, são apenas histórias irreais, coloridas e leves. Com o contexto, são a base do encadernado "Descanse em Paz".

Rafa Malvezi 24/04/2024

Pouco atrativo para o leitor casual
Apesar do título chamativo, as histórias reunidas nesse volume são, na realidade, um pouco absurdas, com construções rasas e ritmos majoritariamente entediantes. Mas vale ressaltar que o sentimento de ?falta de sofisticação?, tal como entendemos e apreciamos storytelling atualmente, pode ser causado pela época da publicação das histórias, que remontam às décadas de 50 e 60.

Os diálogos soam muito simplórios; por vezes explicativos demais, porém pouco profundos ou característicos. Os enredos são bem extraordinários ? para não dizer ?sem pé nem cabeça? na maioria das vezes. No entanto, vale relembrar que o título já dá uma indicação do que o leitor vai encontrar: casos inexplicáveis (ou histórias malucas).

É claro que, por trás de algumas tramas fantasiosas demais, é possível identificar traços de discussões ou reflexões interessantes. Por exemplo, algumas histórias exploram as fraquezas humanas do herói, inerentes a qualquer um de nós, como medo, solidão, o próprio passado, etc.

Outras indicam que, assim como qualquer pessoa, o Batman também precisa de uma equipe ou de pessoas que cuidem dele (seja o Robin, a Batwoman, outros heróis, os policiais de Gotham, etc).

Em algumas aventuras, ainda fica claro o pensamento estadunidense da época em relação ao resto do mundo (quando o homem-morcego se envolve com povos indígenas, repúblicas sul-americanas e até mesmo quando tem que ?treinar? heróis internacionais).

De qualquer maneira, para o amante de HQs e especialmente do Batman, esse compilado tem seu valor por reunir as histórias que inspiraram ?Batman ? Descanse em Paz?, de Grant Morrison. No entanto, para o leitor casual, a leitura pode ser um tanto quanto frustrante.