Libertinagem

Libertinagem Manuel Bandeira

Resenhas - Libertinagem

MatheusPetris 14/05/2023

Bandeira “nos desconcerta com uma simplicidade difícil de entender”. Quem afirma isso é Davi Arrigucci Jr, falando de sua poética. Difícil definir Libertinagem de outra forma, é o que ele causa, provoca. Um desconcerto

Nat 07/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Poemas com certa brasilidade, normas nas métricas, porém soam livres por não terem rimas (modernista), também certa ironia. Não Sei Dançar: “Uns tomam éter, outros cocaína. / Eu tomo alegria! / Eis aí por que vim assistir a este baile de terça-feira gorda.”; e o mais famoso de todos, Vou-me Embora para Pasárgada.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Sarah 28/03/2023

Lírico e derrubador
Meu primeiro contato com Manoel Bandeira. Eu gosto muito dessa jogada com o cotidiano velado, e essa quebra das regras da poesia e dos versos, apesar de não ter sentido alguns poemas.

skuser02844 20/05/2023

"LIBE-RTIN-AGEM".
Coro aos críticos. Magnus opus.

O que fez desse homem atormentado um grande poeta. O grande poeta.

Obcecado pela forma. Ele trai a forma. Ele dança. ?Não acredito num Deus que não dance?.
Ouço a música. Está tocando. É um tango argentino.
Uma vida inteira acossado pela doença, pela dor, pela morte. O que poderia ter sido. Os medos atávicos do humano. Um pobre diabo.
Lírico. Coração tísico. Agora está dormindo profundamente e nem precisou pedir licença.
Melancólico. Claro, melancólico. Mas sem alardes. Perdeu o jeito de sofrer.

Manuel é minha Teresa. ?O meu amor porém não tem bondade alguma?. É um impossível carinho.

Vou contigo pra Pasárgada.
Ricardo.Borges 20/05/2023minha estante
Você voltou!!!!

skuser02844 20/05/2023minha estante
Voltei! ??

Nicole.Coelho 03/11/2020

sensação nova
A poesia de Manuel Bandeira é verdadeiramente fascinante, li esse livro como paradidático do colégio e não me arrependo nenhum pouco. Cada poema era de uma beleza e significado dignos de Bandeira.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Não tinha nada melhor para ler comecei a ler isto, eu não curti tanto que parei na página 20 foi um tédio ler isto

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

ane 05/08/2023

Amei ?
Muito melhor do que eu esperava, as poesias do Manuel Bandeira são lindas e tocam a alma.
A linguagem é muito compreensível. Caso queria ler e não estiver acostumado com poesia, pode ir sem medo.
Enfim, amei muito, não esperava ser tão bom assim.

? 20 clássicos brasileiros antes dos 20 anos:
livro 4/20

juliajunq 11/03/2021

Modernismo ao extremo
De forma sublime, Mário de Andrade aborda temas do cotidiano com seu olhar sensível, poetizando cenas rotineiras.
Anthony Almeida 28/05/2022minha estante
Mario de Andrade?

Mr. Jonas 06/02/2018

Libertinagem
Libertinagem é um manifesto pela liberdade na poesia. Liberdade tanto na forma quanto no conteúdo. Bandeira viveu intensamente o período de transição entre os séculos XIX e XX, da passagem do tradicionalismo formal, parnasiano e simbolista, para o despojamento modernista. Em seu quarto livro, que é Libertinagem, a opção modernista se consolida.
Alguns dos poemas do livro são muito conhecidos e fazem parte de qualquer coletânea da poesia brasileira de todos os tempos. Isso porque Bandeira consegue unir o lirismo e o dia a dia de forma nunca vista. Os poemas têm desde recordações da infância, nas quais a idealização das origens apresenta certa evocação romântica, até o erotismo. Tudo muito bem dosado, em poemas curtos e precisos.
Nenhuma fase da vida humana é esquecida, a autor fala da infância, da descoberta do amor, da velhice e da morte. Tudo é tratado com lirismo e também com certo humor, muitas vezes. É possível acompanhar a trajetória do autor por meio de seus poemas, que, apesar de adquirirem com isso um tom biográfico, intimista e confessional, não resvalam para o sentimentalismo vulgar.
Podemos dizer que o livro transita de forma inteligente entre a vontade de ser livre, de pertencer ao mundo e um ideal cada vez mais intimista, que traz recordações de pessoas e paisagens da infância de forma muito explícita. É o mundo de um artista que queria viver muito, mas que, por motivos de saúde, teve a ameaça da morte sempre muito próxima.
A simplicidade, aliada à sutileza no uso da linguagem, faz com que Libertinagem nos apresente poemas eternos, já incorporados ao imaginário cultural e popular do brasileiro. Tais elementos fazem dele, senão o mais importante, um dos mais importantes livros de poesia do século XX.

a n a 04/05/2022

l-i-b-e-r-t-i-n-a-g-e-m
"Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
? Não quero mais saber do lirismo que não é libertação."

creio que o que esse livro significa na literatura brasileira não é pouca coisa e dispensa comentários, mas estou oficialmente apaixonada no lirismo de Manuel Bandeira... que coisa linda de se ler.

Afegc 03/02/2021

O livro possui certo tom de manifesto, já que é possível observar na leitura, o ideal proposto por Bandeira de lirismo de libertação. Isso corresponde ao ato de abandonar a forma dos autores europeus para criar uma literatura genuinamente brasileira. Sem falar que, em libertinagem, o autor explora o sentido de brasilidade, valorizando costumes antigos, a língua popular e as tradições da terra onde nasceu, Pernambuco.

Ju 28/02/2022

Interessante
Sabe, nunca fui super chegada nos poemas, mas ?Libertinagem? foi um livro que gostei bastante, com uma leitura fácil, rápida e gostosa. Recomendo pra quem gosta de poemas tranquilos de ler. E, olha, esse livro é muito aquela vibe de fim de tarde de domingo, com um café na mão, lendo e vendo o pôr do sol!

Day 31/03/2023

Relação de proximidade de Bandeira com a morte, como um prenúncio. Os poemas metrificados são tão sutis que podem passar despercebidos. Saudade da nostalgia e da poesia positiva, que o levava pra pasárgada. Desejo sobre o último poema que encerra o livro.

lice :)) 29/06/2021

odiei, só li pq fui obrigada pela escola, uma perda de tempo, só nn, gastei meu tempo a toa, pior livro q já li