O Cavalo Amarelo

Agatha Christie

Resenhas - O Cavalo Amarelo

Bookster Pedro Pacifico 01/06/2020

Verificado “O cavalo amarelo”, de Agatha Christie
Minha primeira obra da rainha do crime, finalmente! E terminei com um arrependimento: por que demorei tanto para conhecer o seu trabalho? Acho que eu tinha um “preconceito” inconsciente com as suas obras, devia achar que seriam livros mais simples, com o único objetivo de despertar no leitor a curiosidade para chegar no final da trama.

Como sempre, quem sai perdendo é quem tem preconceito! Ainda que você não curta a leitura, só lendo para ter alguma opinião... E nesse caso, eu li e gostei muito! Diferentemente do que eu imaginava, a trama de Agatha Christie é profunda e vai muito além de meras cenas de crime e busca pelo assassino responsável. O enredo consegue revelar críticas sociais, uma análise profunda da relação entre os personagens e, lógico, um suspense complexo, que te envolve na história.

Em “O cavalo amarelo”, temos um mistério coberto por uma penumbra sobrenatural. Um padre é morto após escutar uma confissão de uma mulher à beira da morte. Com ele, é encontrado uma lista de nomes de pessoas que não parecem ter muito em comum. Pessoas adoecem e morrem de forma repentina. Há a suspeita de que rituais celebrados por bruxas com poderes podem ser a causa disso… mas como acreditar no sobrenatural? Confesso que no início demorei um pouco para me acostumar com a forma da narrativa, mas logo fui absorvido pelo ritmo da autora.

Na verdade, acho que fiz bem em começar por “O cavalo amarelo”, que nem é uma das obras mais comentadas de Agatha Christie. Se já tive uma experiência tão boa nessa leitura, fico com a certeza que ainda tem muita coisa boa para descobrir em conjunto com essa autora de respeito! E fica uma lição que não falha: desconfie dos seus preconceitos, eles só te impedem de conhecer coisas novas!

site: https://www.instagram.com/book.ster
Thárin 01/06/2020minha estante
Adorei a resenha!! Li vários livros dela quando adolescente, depois li a obra completa de Sherlock Holmes, e posso dizer que esses livros foram responsáveis pelo meu detalhismo e capacidade de análise de situações de forma muito rápida, porque fui aprendendo um tipo de raciocínio diferente, maravilhoso!!

Estante da Mila 22/06/2020minha estante
Leia também É não sobrou nenhum

vanessamf 07/02/2021minha estante
Assista a minissérie recente que fizeram. Gostei bastante.

jessicazanella 13/03/2021minha estante
Foi minha primeira leitura da Rainha do Crime também, terminei hoje. Como posso ter demorado tanto para começar?

Michela Wakami 09/08/2022

Enganada de novo
Que história bem construída e que desfecho maravilhoso.
Enquanto estou indo, Agatha já está voltando.
Que mulher genial.
Karol Alencar 17/08/2022minha estante
Opaaaaaa

Michela Wakami 17/08/2022minha estante
??????????

Murilo 23/02/2022

O que foi esse final?
Mais uma vez Agatha Christie me enganou. Uma história muito intrigante com personagens geniais, e com um final surpreendente.
Débora 23/02/2022minha estante
Agatha Christie e seus finais ???

Murilo 23/02/2022minha estante
Amoooo??

mafe 02/03/2022

o cavalo amarelo
que livro perfeitooooo, no começo fiquei muito confusa, mas no decorrer da história comecei a entender as coisas e o plot do final confesso que me pegou de jeito

Zé Paulo 25/02/2023

Bruxaria e Rituais?
A história já começa com um padre que foi atender uma mulher que queria realizar uma confissão com ele.

Após a confissão a moça lhe entrega um papel com alguns nomes que de início o padre não entende muito bem.

Após a saída da casa da mulher, o padre foi brutalmente atacado por alguém misterioso.
O padre foi encontrado pela polícia e, dentro do sapato foi encontrado a tal folha que a mulher tinha entregado a ele.

Então surge a pergunta: o que estes nomes tem a ver com a morte do Padre? Quem teria interesse em matar o padre Gordon?

Neste eletrizante livro da rainha do crime, não temos nenhum dos seus detetives famosos, mas temos o Mark e Ariadne Oliver (alter ego da autora) correndo contra o tempo para descobrir o que aconteceu e investigando uma suposta casa intitulado de cavalo amarelo onde ocorrem "sessões sobrenaturais" com três mulheres que se dizem bruxas locais. O final é surpreendente.

Thauany 21/10/2022

Ever rest ?
Este foi o típico romance da gata triste que quando tudo é revelado (nas últimas páginas) a reação é sempre um ?Queeeeee??
Mais uma vez fui feita de trouxa por ela? E adorei ???

Pavozzo 17/02/2022

Escolha bem em qual cavalo vais apostar...
Uma boa história envolvendo uma lista de nomes aparentemente sem conexão, uma organização criminosa e um historiador que se vê envolvido "sem querer" em uma intrincada trama policial.

O que me incomodou um pouco aqui foram 3 pontos:

? A caracterização da personagem principal (achei fraco);
? A falta de um detalhamento maior do "esquema" criminoso;
? O interesse, a dedicação (e até entusiasmo!) de alguns para se envolverem na investigação - arriscando assim as suas vidas - me pareceu um pouco inverossímel.

Apesar disso, o crime é engenhoso e a reviravolta aprazível.

edsonfrsjr 02/07/2023

Diferente
Até então esse foi o mistério mais diferente que li da agatha e olha que nenhum deles repete o enredo

Ique 04/05/2021

Premissa muito boa, o livro chega a dar medo, mas peca no desenvolvimento...
O Cavalo Amarelo é uma obra menos conhecida da Agatha Christie que despertou a curiosidade de muitos leitores (como eu) após o lançamento pela Harper Collins na nova coleção de livros da autora. Nesta história, que é narrada em primeira e terceira pessoa, nos deparamos com um ar sobrenatural que rodeia algumas mortes que vêm acontecendo num vilarejo.

Tudo começa quando um padre, muito querido por todos, acaba sendo brutalmente assassinado após uma mulher ter confessado seus pecados lhe dando uma lista de nomes. Apesar do assassino ter roubado todos os pertences, ele não contava que o religioso estivesse com a lista guardada em seus sapatos parando posteriormente nas mãos da polícia, que passa a investigar o caso.

De maneira análoga, conhecemos o narrador protagonista Mark Easterbrook que acaba sendo envolvido na história e começa a buscar por quem está por trás de tudo aquilo. Com o apoio da polícia, Mark acaba descobrindo uma casa apelidada de Cavalo Amarelo (o livro explica o motivo do nome) que é habitada por três bruxas que aparentemente utilizam magia negra para assassinar as pessoas.

Seriam as bruxas as responsáveis pelas mortes? Quem de fato está por trás de tudo isso? As pessoas do bilhete recebido pelo padre estão envolvidas e vão morrer? A resposta para essas e outras perguntas podem ser bem perigosas, custando até mesmo a vida de pessoas próximas de Mark. Além disso, o tempo neste caso é um inimigo.

Sem trazer nenhum de seus detetives principais, Agatha se aventura em trazer uma história um pouco diferente e um tanto sombria que funciona muito bem. A ambientação é boa assim os seus personagens. Há uma descrição de uma suposta magia negra, por exemplo, que chega a dar um pouco de medo de tão bem detalhada e escrita. Ou seja, o(a) leitor(a) acaba emergindo na narrativa e ficando com muita curiosidade para saber seu desfecho.

Falando em desfecho, posso citar que o achei bastante previsível fazendo com que a história acabasse sendo bem linear, resultando em poucas reviravoltas e vários momentos de tédio. Não foi uma leitura rápida pelo menos até a metade, mas que se compensou bastante conforme ganhava o ritmo.

O livro é bom, divertido e até ganhou uma adaptação pela BBC. Não considero como uns dos melhores da autora por isso classifico-o como mediano uma vez que é fácil encontrar histórias mais instigantes. Por fim, termino com uma curiosidade: temos a aparição de Ariadne Oliver, uma personagem que aparece em muitos livros de Agatha Christie. No entanto, embora ela foi importante para que a charada fosse desvendada, nos momentos em que apareceu foi como se fosse uma planta mesmo, uma pena.

Kath 28/04/2021

Acabei descobrindo o Assassino
Embora esse livro da nossa querida rainha do crime seja uma história bem fluida, não consegui me prender tanto na história. Gostei dos elementos diferentes usados nesse livro que eu não tinha visto em outros que li da Agatha. Amei a Ginger. Já desconfiava do Assassino desde o início e no fim acabou sendo quem eu pensava mesmo. Mas isso não anula o fato de ser um ótimo livro.

Mi Rubin 03/04/2022

Sigo sendo trouxa até última página!!

Assim como Noite sem fim, achei a escrita muito atual e fluída. Mas dessa vez, com aquela quantidade de personagem que deixa a gente meio perdida rs

Mas adorei, pois mesmo sendo meio clichê, consegui me surpreender no final.
Valeu à pena!
Vanusa 03/04/2022minha estante
Eu amo ?

Thais Freitas 06/04/2022minha estante
sempre mts personagens kkk

Pedro Schabarum 13/02/2022

O Cavalo Amarelo
Comprei esse edição e resolvi reler ele, não me lembrava de algumas coisas e tals. Gostei dele de novo.
Jeff.Jammer 28/03/2022minha estante
Me surpeendi com Cavalo Amarelo. Adorei!

Carol.Alves 06/11/2021

Como explicar essa história... sensacional
Um padre é chamado por uma mulher a beira da morte é que quer se confessar. Logo depois de ouvir sua confissão, o padre é brutalmente assassinado. Quem poderia ter feito isso?
Dentro do sapato do padre morto tem uma lista de sobrenomes, mas o que isso quer dizer? Qual é a relação com a morte do padre?
Será que a morte do padre e da mulher que se confessou estão interrelacionadas?

Neste romance, a Agatha Christie esbanja criatividade e traça uma trama sem defeitos.