Crocodilo sonhador

Crocodilo sonhador Vanda Amorim

Resenhas - Crocodilo Sonhador

Amanda3913 17/01/2024

Boa ideia, não muito boa execução.
O livro é nacional, é uma boa leitura, o plot é bom, mas, as coisas nas quais a autora deveria se aprofundar, ela deixa no raso, e as coisas nas quais ela deveria encurtar, alonga.
O livro é bom, mas o problema é o desenvolvimento: os acontecimentos são narrados de uma forma seca e direta demais, e não romanciada (é um romance).
Mas, um ponto ótimo sobre esse livro é a naração das agreções físicas, pscicológicas e morais do Eduardo com a Eugênia, essa parte é bem desenvolvida, te deixa realmente preocupada com a Eugênia, e com raiva de Eduardo.
Outro ponto positivo é que os personagens são carismáticos (só não o Eduardo, todo mundo odeia o Eduardo).
Eu já havia lido e amado o livro em 2022 (foi o primeiro livro "sério" que li) mas, quando reli agora em 2024 (depois de ter lido 42 livros em 2023), percebi que não é digno de 5 estrelas, porém, ainda valeu a pena a leitura.

(Se você for ler este livro, não leia a sinópse, pois a autora colocou o plot na sinópse, eu tive sorte de ter lido o livro antes da sinópse).

laulau 01/01/2023

A história é bastante envolvente ! No começo ataca um pouco a ansiedade de saber o que vai acontecer, mas o final emocionante vale a pena! Ótimo para ler em uma sentada.

laviss 22/10/2022

vanda amorim - crocodilo sonhador
vei?
acho q nunca li um livro tão dboa cara, eh uma leitura mtoo gostosa, o livro fala sobre abuso domiciliar (acho q eh assim q fala), e tipo assim, incrível cara! recomendo mto ler

Sid 11/05/2022

??
Eu li em dois dias, a leitura é rápida e fluída.
Uma história de amor que me prendeu do início ao fim, fala principalmente sobre as reviravoltas da vida, sobre os resultados de nossas escolhas e sobre o amor que sobrevive a tudo.

Aborda temas fortes como HIV e violência doméstica.

Enfim ? na minha opinião é um bom livro pra se perder e boa trazer algumas boas reflexões.

neia 16/09/2013

então....
A historia do livro até que é boa, mas a impressão é que tudo passa muito rápido, não sei explicar,li em um dia, mas não conseguir me apaixonar exatamente pelo livro

Juliana Tomazoni 13/04/2012

A lenda do crocodilo
Eu me interessei em ler este livro depois que soube que foi prefaciado pelo brilhante Desembargador José Renato Nalini.

A obra trata das escolhas que fazemos na vida e suas consequências. A leitura flui, os capítulos são curtos, concisos. A estória é interessante, prende atenção e faz refletir. Para ler de uma assentada.*

*Significado de Assentada
loc. adv. De uma assentada, de uma só vez.

LissBella 01/11/2010

Profundas reflexões em um livro super simples...

Ao iniciar a leitura confesso que achei que seria apenas mais um livro... uma história como muitas outras. Mas, embora Vanda Amorim faça uso de uma linguagem simples e pouco culta, consegue surpreender-nos em seu primeiro livro.

Uma leitura rápida, devido aos capítulos curtos e uma história resumida, porém capaz de nos levar a grandes reflexões sobre a vida, nossas escolhas, erros, acertos e sobre o perdão.

A narrativa gira em torno de Eugênia, que foi deixada por seu primeiro amor, Júlio, grande amigo de infância e único namorado durante toda a adolescencia. Com o término da relação, Eugênia embora muito machucada, segue a vida e conhece Gabriel, com quem inicia então uma relação de planos, sonhos e esperanças.

Será Gabriel seu grande amor?

Novos acontecimentos e o aparecimento de Eduardo vai trazer grandes dúvidas e a vida mais uma vez, e outra vez, vai deixar Eugenia em uma bifurcação... a escolha do caminho certo pode não ser tão óbvia quanto parece.

Nos deparamos com Eugenia várias vezes perdida na vida, sem saber o rumo certo a seguir... "Conhecia o risco que qualquer pessoa corre quando ama, todavia se penitenciava pelas oprtunidades que deixou escapar".

Sentimos as dores de Gabriel ao desabafar: "em questão de minutos despenquei do mais alto do céu ao mais fundo do inferno".

Um livro que envolve o leitor com acontecimentos rápidos e muitas vezes angustiantes, gerando uma expectativa tensa do porvir e as consequencias de cada passo.

Vanda Amorim ainda presenteia o leitor com parte do poema de Camões:

"Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo mundo é composto de mudança,
tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
diferentes em tudo da esperança.
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
e, do bem, se algum houve, as saudades".

Recomendo!

Juliana_alvernaz 31/07/2010

Envolvente, mas com final normal
O crocodilo Sonhador prende o leitor de uma tal forma que quando você se dá conta o livro já terminou. Gostei do livro, ele não é perfeito(na verdade não existe livro perfeito, se o ser humano é imperfeito, logo seus escritos também o serão), mas tem suas qualidades.
A protagonista do livro, Eugênia, é uma simples mulher que se apaixona como qualquer outra, e o que tem de diferente nela? Ela faz escolhas equivocadas em sua vida, o que leva a ter consequências(onde chega a ser agredida fisica e moralmente). Eugênia sofre merecidamente no livro, por conta de suas escolhas.
Gabriel o seu grande amor, sofre também(não tanto quanto ela) por causa dela. A propósito o título do livro é inspirado em uma lenda do timor leste, "Crocodilo Voador". Gabriel(médico de bom coração) ao ouvir essa lenda a relaciona com sua própria vida.
Crocodilo Sonhador é um romance com um enredo interessante e com um final típico de livros que falam de amor.

Dani Rodrigues 12/06/2010

Ganhei esse livro em um sorteio no blog Menina da Bahia. À primeira vista, pensei ser um livro infantil. Mas depois vi que era um romance de estréia de Vanda Amorim, uma advogada e com filhos. Fiquei imaginando como uma pessoa, cheia de processos, e tendo que dar conta de 5 filhos (salvo engano), ainda consegue inspiração para escrever um livro... mas hoje, ao término do livro, eu descobri: foi o crocodilo quem a inspirou!!!

Pois bem, o livro narra a história de Eugênia, uma mulher que nem sempre fez as melhores escolhas na vida. Por vezes, peguei-me com raiva dela, o que demonstra que a autora conseguiu mexer com os meus sentimentos. O livro aborda temas como vírus do HIV, paralisia cerebral, homossexualismo, maus tratos, etc.

E, o livro começa justamente com Eugênia fazendo uma retrospectiva de sua vida, avaliando seus acertos e erros. Vários capítulos curtos são apresentados, revelando os fatos e outros personagens, que se entrelaçam na história.

Depois desse grande retrospecto, voltamos ao ponto do início do livro. Eugênia, após avaliar seu passado, começa a viver seu presente. A partir daí a história fica mais romântica.

O significado do título do livro diz respeito a uma lenda do Timor Leste, que fala sobre sonhos, sobre felicidade. Mas isso a autora só apresenta para o leitor no momento certo.

Por fim, vale dizer que, no início do livro, não o achei tão interessante; mas após algumas páginas, fui ficando curiosa, pelo que consegui ler o livro todo em poucos dias. E, valeu a pena: o livro passa uma mensagem muito bonita!

E, "que o Crocodilo leve a você inspiração para a felicidade eterna!" (palavras de Vanda Amorim, na dedicatória que veio no meu exemplar)

ThaisTuresso 19/02/2010

Confesso que me surpreendi com este romance ,uma história que nos faz refletir as escolhas que fazemos na nossa existência,nos faz repensar essas escolhas e admitir que escolher o caminho errado faz parte da vida de muitas pessoas,mas aceitar independe dos sentimentos,mera coincidência? Talvez.
Crocodilo Sonhador conta a história de Eugênia que teve uma linda história de amor com Júlio,amigo desde a infância,namorado em sua adolescência com quem teve seu primeiro relacionamento amoroso ,mas ,ele resolve fazer um intercâmbio fora do país e quando retorna o relacionamento termina.
Eugênia já melhor e decidida jurou jamais derramar uma lágrima sequer por quem não a merecesse.Mas o destino parece lhe reservar tristes surpresas e dura realidade.Já refeita do amor que sentia por Júlio ,ela conhece Gabriel,que cursava o último ano de medicina,rapaz educado,gentil e muito lindo.
Se apaixonam instantâneamente um pelo outro e começa um relacionamento cheio de sonhos,planos e data marcada para se casarem,mas uma notícia um tanto desesperadora chega para trazer a Eugênia dúvidas,mágoas e muita tristeza,mas um amigo misterioso parece ocupar-lhe todo o seu tempo e atenção,resistirá seu amor verdadeiro a Gabriel?Quem será Eduardo?O que lhe reserva a vida?
Vanda Amorim com este romance de estréia nos encanta com tanta histórias que se enlaçam ,e envolve o leitor a uma expectativa dos acontecimentos que seguem nos trazendo verdadeiras lições de vida,um romance muito lindo e maravilhoso.Mais do que recomendado!

Angel* 22/01/2010

A história de Crocodilo sonhador é envolvente, causa expectativa, leva à especulação, tem coerência e emociona.

Há passagens muito marcantes como aquela em que Eugênia, a protagonista, e seu marido, Eduardo, chegam à hora da verdade. Achei tocante! Essa passagem amarra vários pontos da história que estavam soltos.

Algo que me chama muito a atenção ao ler um livro é como o escritor desenvolve seus personagens e a Vanda fez isso muito bem, principalmente com a Eugênia, que do início ao fim da história manteve o mesmo nível de comportamento, nada demais e nada de menos, simplesmente, no ponto.

A leitura flui sem o menor esforço. É um livro que leva às lágrimas os emotivos. Muito bom.

bj da angel ;)

Ligia 17/12/2009

Não me agradou muito.
Não sei explicar exatamente porque, mas achei a história pouco convincente, personagens próximos a pessoas reais, sim, mas sem vida própria.
A leitura é agradável e leve, mas faltou um aprofundamento maior nos sentimentos dos personagens, achei que ficou com um tom de biografia, uma narração dos vários fatos das vidas deles e só.

Harryson 25/11/2009

Muito bom!!!
A estória é fascinante e em analogia ao conto do crocodilo voador (originário do Timor Leste) que permite uma reflexão imaginária dos sonhos que podemos verdadeiramente viver, conhecemos personagens que experimentam experiências decepcionantes entre si, separam-se e distanciam-se de forma traumatizante, até encontrarem um elo de ligação que os fazem vivenciar o que o destino os preparou.

Com o perdão e o recomeço de um sentimento verdadeiro, os dois personagens principais se reencontram em uma circunstância surpreendente e aprendem o quanto é maravilhoso retomar um amor que nasceu para ser vivido intensamente.

Recomendo... para qualquer coração!

Parabéns Vanda!! Sucesso pra ti.

Q-Quel®... 04/01/2010minha estante
Adorei sua resenha! Despertou-me interesse sem nem se quer ler a sinopse. Tenho certeza que vou apreciar a leitura.

Lili 25/11/2009

Recomendo...
Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. Muitas vezes a felicidade bate a nossa porta, mas nem sempre deixamos ela entrar... Assim, com tantas possibilidades na vida, fazemos escolhas certas e algumas erradas em determinadas ocasiões. Esta é a vida. E é isso que o livro de Vanda Amorim retrata: As escolhas que fazemos na vida, permitindo a aproximação de pessoas que, quando em busca de oportunidades, apresentam-se quase como anjos, e que depois mostram sua verdadeira face, provocando sempre duras decepções...E que é através dos erros é que nós verdadeiramente aprendemos e só assim valorizamos a vida e as pessoas que nos amam...

O livro Crocodilo Sonhador é um livro denso, mas com uma escrita bastante singela e até mesmo coloquial, que nos faz realmente vivenciar o mundo de Eugênia. Uma moça que tinha já a sua vida totalmente arranjada com Gabriel, mas que de um dia para o outro larga tudo para viver uma paixão desenfreada com Eduardo, que como a própria sinopse descreve acima, procurou, à sua maneira, amar Eugênia...

Para ver a resenha completa: http://nossosromances.blogspot.com/2009/11/crocodilo-sonhador.html