A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Maquiavel

Resenhas - A Arte da Guerra

George.Mariniello 07/03/2023

Antes era tudo milícia
Você sabia que até 1500 não existiam exércitos como conhecemos hoje. As repúblicas e principados contratavam milícias e mercenários para proteger seu território. Maquiavel com seu livro não influenciou somente, e ironicamente, Napoleão, mas também toda ordenação moderna dos exércitos do mundo

cfsardinha 14/07/2011

Gênio da ciência política, Maquiavel montou métodos peculiares à conquista e ao exercício do poder. É um texto de leitura obrigatória, pois é estratégia pura e facilmente aplicada ao nosso dia-a-dia. uma mente lógica / racional fora do comum, Maquiavel entrou para a história com esses conceitos. Em Escritos Políticos temos uma coleção de seus principais textos sobre o assunto, já mundialmente comentados. Já em A Arte da Guerra, o autor preconiza a extinção de forças armadas permanentes, por ameaçarem a República, e a criação de milícias populares.

Dany genari 03/11/2022

Formas de vencer as guerras
Cansativo pois como intitula A arte da Guerra! Literalmente sobre armamentos e formas de guerrear de vários exércitos e nações de seu tempo.
Um país deve ter armamento e treinamento com armas para se proteger. Mas acima de tudo o que realmente importa é ter um capitão para o exército com virtü (qualidades variáveis de acordo com as circunstâncias e a ocasião)
Mas como Maquiavel mesmo cita: Acima de tudo, o que mantém o exército unido e a reputação de seu capitão?

Ramon 30/12/2022

...
"Uma oportunidade pode surgir da falta de consciência do inimigo, que frequentemente fica obscurecido após uma vitória, e dá a você a oportunidade de atacá-lo [...]"

Matheus_Lago 24/01/2023

Nada tem a ver com o clássico de Sun Tzu
O livro concentra reais estratégias de combate do sec XV, apresentando estratégias de cerco, campo aberto, etc.
O livro é escrito em forma de diálogo.

paulo.h.moura 17/01/2024

Um livro rico em detalhes, o que torna a leitura cansativa. Entretanto, vale a pena se esforçar e ler até o fim, traz várias reflexões que, apesar da época e do contexto no qual foi escrito, podem ser úteis ainda nos dias de hoje.