A Princesa Flutuante

A Princesa Flutuante George MacDonald

Resenhas - A princesa flutuante

Blimblim 29/01/2024

É pequeno, mas bem feito.
O título resume o que pode se esperar deste pequeno conto de fadas, não há nada de mirabolante, algo que irá fazer sua cabeça explodir, ele é sucinto, breve, e deixa bem claro desde o começo o que provavelmente acontecerá no fim, porém o valor da história é o peso de realidade que ela traz consigo, a vida em si deve conter - e há, não importa que vida você viva - os ingredientes que ali se encontram. Certamente é um conto de fadas, destinado ao público infantil, com certeza eles farão melhor proveito deste livro, porém não perca a oportunidade de se impressionar ou refletir com as pequenas sementes que ele lhe apresenta. A sabedoria não tem idade.

Bizzy 20/11/2023

Princesa Peixinho
Um dos contos mais lindos que já li, ele é bem tranquilinho como qualquer outro conto, fofo e cativante da maneira certa, facilmente me apeguei aos personagens, leitura fácil até demais, não dá vontade de parar até saber de tudo, uma leitura que te deixa de coração quentinho.

Lua nova 03/10/2023

Que livro lindo.... A história é marcante e com toda a certeza feita para os mais velho que ainda não cresceram.
É PERFEITO para os românticos a moda antiga nos trás um misto de felicidade, raiva e tristeza pela vida da princesa.
Também nos trás gritinhos internos pelo relacionamento dela com o príncipe que com toda a certeza é um pau mandado sksksk, perfeitoooo
Só liam

Carolina1264 18/03/2023

Nheee
Eu não tenho muito uma opinião, por mais aí eu tenha gostado do casalzinho e tals, não sei não gostei e nem desgostei, só fiquei impressionada por tudo que a bruxa fez, então dei três estrelas????

nanda 17/02/2023

Conto fofinho
Achei um conto de fadas legal e fofinho, apenas isso. A história acaba sendo um pouco diferente dos contos de fadas que estamos acostumados. Mas é legal ver o desenrolar da história e da princesa.

Sophia 05/01/2023

A princesa Flutuante
Amo o jeito que e retratada no final com tanta beleza e leveza ???
E simplesmente perfeito no começo achava que não ia gostar, mas, no meio me prendi na leitura e o final aaaa precisam ler.

kamaral 29/12/2022

Simples demais
Estamos falando de um livro de cem páginas mas os personagens são mal desenvolvidos e n tem nada de impactante fora o final.
Mas talvez seja uma boa opção pra quem ainda não tem costume de ler ou está começando...

Liriel 28/08/2022

A história é bem legal, o livro é envolvente, daqueles livros que você só larga quando termina de ler. Embora seja uma narrativa infantil, trás valores para todas as idades

Marina 13/04/2022

Princesa flutuante
Bem legal
Eu achei um pouco macabro pra criança
E a escrita é um pouco difícil.
Mas no geral é um livro bem curtinho
Recomendo

@jaquepoesia 26/01/2022

Original!
• A princesa flutuante
• George Macdonald
• Ilustração por Mercê López
• Editora: Pulo do gato @editorapulodogato

Quando uma princesa-bruxa não é convidada para o batismo da sobrinha algo ruim pode acontecer, foi assim que uma pequena princesa acabou sendo enfeitiçada por sua tia.

Amaldiçoada por Makemnoit a mais esperta das bruxas, a princesa passa a não ter mais gravidade e vive a flutuar com seu corpo leve e sua cabeça de vento nunca levando nada à sério e consequentemente prejudicando seus pais e o reino.
Ao crescer a jovem princesa descobre que na água sua falta de gravidade não faz diferença e pode ser como qualquer outra pessoa. Mas não demora muito para que sua tia ao saber disso trate de secar o lago onde a princesa encontra equilíbrio e só o amor poderá resgatar sua humanidade. Só a alegria do amor verdadeiro a fará levar a vida a sério e consequentemente chorar pela primeira vez diante da sua magnitude.

Gostei principalmente da ambiguidade presente na escrita de George Macdonald que com bom humor e sacadas inteligentes agrega valor ao seu conto de fadas.
Esse livro pode tanto ser lido por crianças quanto por adultos e embora para nós adultos tenha maior significado a fantasia de uma princesa flutuante pode e provavelmente vai atrair a atenção dos pequenos leitores.

Trechos:

"(...) no momento decisivo em que as almas procuram as moradias que lhe foram destinadas, duas almas ansiosas podem se encontrar, chocar-se, perder o rumo e terminar no lugar errado. A alma da princesa é uma dessas, e foi parar muito distante do lugar que lhe está reservado. (...) Nada aqui lhe interessa. Não existe relação entre ela e o nosso mundo."

"Um dia, estando só numa grande floresta, o jovem perdeu seu séquito de vista. Essas florestas são muito úteis para livrar os príncipes de seus cortesãos, como uma peneira que retém o farelo. É dessa forma que os príncipes se libertam e partem sozinhos para as suas aventuras. Sem dúvida eles estão em situação maus vantajosa que as princesas, obrigadas a casar antes de terem tempo de se divertir um pouco. Bom seria se nossas princesas algum dia se perdessem numa floresta."

Ester 28/12/2021

Conto de fadas perfeitinho ?
É uma leitura super rápida e fofa, em mais ou menos 1 hora lê, já perdi a conta de quantas vezes li, só posso dizer que amo ??

Gab 11/12/2021

Um dos melhores que já li
Comecei a ler sem esperar muita coisa do da história. O título da a ideia de uma narrativa bem infantil, mas quando você começa a ler e se envolver com o enredo e os personagens fica muito difícil de largar o livro. É uma fofura de história, vale muito a pena!

Karen 10/12/2021

Delicadeza
Conto de fadas delicado e lindamente ilustrado.
Leve e recheado de pequenas lições de moral do bem.
Sabedoria em pequenas doces doses.
"Mono-Tono era materialista, Imita-Tong era espiritualista. O primeiro era moroso e de poucas palavras; o segundo era vivaz e imaginativo. O segundo em geral abria a discussão; o primeiro tinha a última palavra.".

Ingrid 15/11/2021

Fofo de mais ??
Da um quentinho no coração um dos meus contos de fadas favoritos eu nunca vou esquecer esse livro
É bem curtinho e rápido de ler ?

Tiny. 04/11/2021

Não gostei tanto quanto pensei.
É um conto infantil que me fez lembrar de Bela Adormecida pela bruxa que não foi convidada para o batizado, não tem um enredo emocionante para cativar mas vale a pena a leitura recomendo para crianças em desenvolvimento meu primo com seis e meu sobrinho com sete amaram e quero tentar convencer a minha irmã de 11 anos há também ler mas nada previsto ainda.
Esse livro funciona bastante quando você não tem mais nada para ler e quero fazer uma leitura rápida. Mas é bem chato também, porque pode tanto te colocar numa ressaca literária quanto de tirar dela.
Então corra o risco, se quiser. Porque honestamente eu não gostei nada. Ele é interessante fluido e qualquer outro sinônimo da palavra porém não foi pra mim.