Do Outro Lado do Muro

Do Outro Lado do Muro Marisa Rezende

Resenhas - Do Outro Lado do Muro

Anne 06/01/2022

Do outro lado do muro ?
O livro em si é bom, as questões tratadas nele, como: preconceito, perdão ao próximo e a si mesmo, a necessidade de se abrir e de se libertar do passado para viver o presente são importantes e realmente necessárias em algum momento da vida.
Porém, algo que me incomodou muito é a diferença de idade dos personagens...

Simeia Silva 07/05/2014

Resenha

Alyna é uma jornalista brasileira muito dedicada e bem sucedida, que mora em Londres e vive apenas para o trabalho, sem tempo nem mesmo para sua vida amorosa, que aliás é um livro fechado e lacrado por ela.

Apesar de ter uma vida bem bacana, de ser bem sucedida na sua vida profissional, é uma pessoa fechada, triste, e que não consegue falar do seu misteriosos passado nem para seus fieis e inseparáveis amigos: Barak, Greg, Aiden ( seu ex namorado que é apaixonado por ela ) e Manu, deixando-os bastante curiosos quanto ao misterioso passado da amiga.

Os amigos no intuito de ajudá-la decidem voltar com ela para o Brasil, para se divertirem um pouco, longe do trabalho e de compromissos.

Chegando no Brasil com o passar do tempo, os amigos vão percebendo que alguma coisa terrível aconteceu com Alyna no seu passado e que a volta para sua terra natal, lhe trazia tudo a tona, fazendo-a sofrer com um passado que ela tentou enterrar por anos e que nunca conseguira, ainda era tudo muito forte para ela.

Depois de muita curiosidade e de muito insistirem, Alyna resolveu em uma tarde contar um pouco da história para seus amigos, começa contando o seu passado, a sua infância.

E é aí que o livro começa com os feedback´s. A cada capítulo, um feedback para lhe fazer entender um pouco da história de Alyna, o porque, como a história triste dela começou, em como ela conheceu o Christian, seu amor, sua paixão da vida inteira...

Alyna, uma garotinha simples, pobre, comum, mas que tinha sonhos de adulto, sonhos grandes, que aprendeu a tocar piano com revistas velhas doadas pelo vizinho e em um papel em que ela desenhou as teclas do piano, enchendo todos de admiração.

Chris, um garoto rico, de uma família alemã poderosa, porém muito sensível, que partilhava dos mesmos sonhos de liberdade de Alyne.

A vida dos dois se cruzam quando a mãe de ambos se conhecem na casa de Alyna, e apartir dai a história segue com enigmas que você fica ávido para saber logo, mas que terá que ler com paciência cada capítulo e fedback´s para saber.

Vidas que se encontram por acaso, ou pelo destino? Vidas passadas, amores que voltam, será que isso tudo existe? Tive a leve impressão que sim.

Minha impressão sobre o livro

Durante a leitura notei vários trechos de ensinamentos que adorei e me vi em muitos deles, a história me lembrou um pouco Romeu e Julieta, não sei porque, mas pensei nisso na hora que peguei o embalo da leitura.

Ensinamentos sobre a dádiva do amor, sentimentos humanos, recompensas lá na frente depois de sofrimentos sem fim...

Muito bom o livro e super recomendo.

O que me incomodou realmente, além das letras pequenas, foram os vários feedback´s que a autora colocou no livro, sei que eram precisos, mas achei que a leitura por causa disso ficou um pouco cansativa, ficou um pouco parada, e aí demorei mais que o costumeiro tempo para terminar o livro.

Mas claro que isso não tirará o mérito da linda história que a autora nos escreveu.

Deixo vocês com um trecho do livro que achei lindo:

" A vida é a soma de momentos efêmeros, mas alguns são tão intensos que parecem durar uma eternidade e a magia deles, se transmitida depois, torna-se lenda numa roupagem nova; a essência, no entanto, jamais se extingue.Então, chegar ao topo dos sonhos e privar de compartilhar este ponto sublime é negar-se como ser eterno e impedir aos outros de acreditar nos dons celestiais a embalar a existência."

E é isso ai meus lindos... boa leitura.

Beijokas

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Catharina.Mattavel 14/04/2014

Do Outro Lado do Muro - Marisa Rezende
O livro conta a historia de Alyna, desde que era apenas uma garota de 11 anos até os dias atuais onde já tem seu emprego como Jornalista, muito bem sucedida e mora em Londres, apesar de ter nascido e morado no Brasil.
Seus amigos querem fazer uma viagem para o Brasil, mas Aly não está muita á vontade, pois lá passou por muitas coisas, é o lugar onde tem diversos segredos de sua vida, mas acaba que Aly vai com eles. E lá seus amigos percebem o quanto Aly foi marcada pelo seu passado, o porque hoje é uma pessoa que não se entrega de verdade para nenhum homem.

"O tempo é algo estranho: se passa lentamente, conduz-nos a expectativas, por vezes, exageradas; se passa rápido, vai deixando para trás até mesmo coisas que consideramos importantes. As lembranças cada vez mais distantes abrandam sensações de toda natureza, sejam elas fortes ou não."

Quando criança, Scarlett, uma cliente de sua mãe, apresenta suas filhas e logo Aly e elas se tornam amigas inseparáveis. Até que conhece Christian - irmão das meninas e filho de Scarlett - um garoto lindo, simpático e atraente. Logo no primeiro momento os dois sabem que foram feitos um para o outro, mas a diferença de idade, a classe social e diversos fatores tentaram impedir esse amor.
Do Outro Lado do Muro é um livro simplesmente lindo. A história que a autora nos trás é maravilhosa e incrivelmente triste, apesar de, o final, na minha opinião, bastante realista.
Não sei nem por onde começar...
A narrativa é escrita em terceira pessoa, ficando sempre em Aly, a protagonista da história, é leve e fácil de acompanhar. Todos sabem que sou meio chata para narrativas em terceira pessoa, sempre prefiro o livro em primeira pessoa. Mas algumas pessoas simplesmente nasceram com o dom da escrita e conseguem me conquistar com sua narrativa, e foi isso que aconteceu.

"A partir desse instante, o passado só tem duas finalidades: fazer-me sorrir ou consertar o presente."

Marisa soube escrever de uma forma praticas, porém, quase poética, bem diferente do que leio, mas, calma pessoal, nada difícil como os clássicos que vemos por aí, é simplesmente apaixonante.
O enredo da história é um romance muito lindo, não esperem nada além de romance e um pouco de drama, se querem uma leitura ROMÂNTICA, acharam o livro certo. Eu particularmente amo romance, é meu gênero favorito, então, sou suspeita.
Não imaginava gostar tanto do livro, pensava que seria somente mais uma leitura, mas me enganei, e fico muito orgulhosa de ver como a literatura nacional, hoje em dia, está simplesmente maravilhosa, a cada livro que leio, tenho mais orgulho de nossos livros. É muito bom honrar e ter o prazer de apoiar a leitura nacional.
Os personagens são cativantes e bem escritos, única coisa que achei meio desnecessário é a quantidade de personagens, apesar de que todos tiveram sua função, mas em alguns momentos me perdi, confundindo um com o outro, talvez porque alguns tinham os nomes muito parecido, mas, nada que afete a leitura.

"Muitas escolhas você terá que realizar em sua vida e nem todas serão as que te deixaram feliz."

Adorei também as referências de músicas que a autora fez, principalmente quando citou que Aly era fã de Green Day, fiquei muito feliz, adoro quantos é citado no livro algum artista, música, filmes ou banda que gosto. Legião Urbana também foi citado e amei ver o nome deles nesse livro.

O final do livro é super agradável e bonito, e o que acontece em um ponto da história é muito triste, apesar de que, como já citei, achei realista, uma coisa que pode acontecer com todos, se pararmos para pensar, e eu sempre penso nisso, mas enfim, o final compensou e me agradou.
É uma leitura com bastante reflexão, sobre família, conceitos, namoro, futuro, presente, amizades e diversos outros assuntos, muitas frases bonitas.

Bom, preciso nem dizer que recomendo o livro, só leiam. Não irão se arrepender. Parabéns a autora pela maravilhosa obra, foi um prazer fechar a parceria.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-do-outro-lado-do-muro-marisa.html

Thaís Santos 26/03/2014

Um encontro de dois mundos...
Quando eu comecei a leitura de Do Outro Lado do Muro, eu já imaginava que seria um romance lindo. O que eu não imaginava é que me tocaria tanto a ponto de me fazer chorar e favoritar tantos quotes de uma única vez. Um livro não apenas para ser lido, mas para se refletir sobre a vida e sobre o amor...

Alyna é uma jornalista que batalhou bastante para chegar aonde sempre quis. Vinda de uma família humilde, uma coisa que nunca lhe faltou na vida foi paixão, seja ela literal ou platônica. Depois de anos morando em Londres e trabalhando no melhor emprego que jamais sonhou ter, ela decide passar as férias com alguns amigos (Greg, Aiden, Barak e Manu) na sua terra natal, o Brasil, mais precisamente em Itaúna, lar de praias lindas, que esconde mais do seu passado do que ela se permite lembrar. Naquele cenário tão familiar, ela vê algumas de suas antigas emoções virem à tona novamente, e os amigos desejam que ela compartilhe com eles sua inquietação. Então, todas as noites os cinco passam a esperar pelas histórias de Alyna, especialmente daquele verão de 78, onde tudo começou a mudar.

Durante a narração de Aly sobre as melhores férias de sua vida, conhecemos seus amigos de infância: Alesha, Emma, Mike... e Chris. Crianças aparentemente normais, a não ser pelo fato de serem filhos de um rico diplomata alemão. A realidade deles está bem distante de Alyna, mas alguma coisa os une. A música, algo que tem em comum, é apenas um dos fatores. Chris e Alyna sentem como se já se conhecessem há muito tempo e, inesperadamente, algo a mais pode florescer à partir desse encontro de dois mundos.

Como nem tudo são flores, Chris e Alyna precisam lutar contra a desaprovação de dona Scarlet, mãe de Christian. Para ela, o filho merece alguém que esteja à sua altura e Alyna está longe disso. Muitos sãos os impecilhos para que os dois fiquem juntos e o destino não está nem um pouco propenso a ajudar. Um romance triste, emocionante e surpreendentemente lindo e encantador, que me levou aos sorrisos e às lágrimas com a mesma intensidade.

A forma poética como a Marisa escreveu esse livro é sensacional! Até as partes mais tristes pareciam poesia, e foi o que me encantou como um todo durante a leitura. O livro é dividido entre o passado e o presente, e a única coisa que me impediu de dar 5 estrelas, foi o fato de que eu fiquei curiosa em relação ao presente dela, que não foi tão desenvolvido quanto o passado. Os personagens são muito bem construídos e eu amei o fato como a autora inseriu a "brasilidade" dos fatos no decorrer do livro. Foi delicioso passear com eles pelas praias e locais mágicos do passado de Alyna.

A história entre Aly e Chris é gradativa, tanto na amizade quanto no amor que sentiam um pelo outro, e é impossível não se apegar aos dois e não torcer para que os acontecimentos ruins sejam apenas devaneios e não realidade. Um livro encantadoramente sensível e doloroso, mesclando melancolia e amor... Apaixonante!

Participe do sorteio em:

site: http://www.missthay.com/2014/03/resenha-premiada-do-outro-lado-do-muro.html

lazarorenatinho 21/03/2014

Do outro lado do muro
Caramba! Eu não esperava que esse livro fosse "o livro"! Sinceramente, me senti muito bem lendo a novela literária criada pela Marisa Rezende.

No início do livro somos apresentados à Alyna, uma garota super cativante e muito inteligente na sua fase um pouco mais adulta, e ela nos mostra um pouco sobre o que aconteceu com ela durante todo esse tempo de uma forma tão doce e angelical, que parece ser até real. A Alyna sempre foi uma pessoa comum, com muitos sonhos como qualquer outra pessoa, mas seus sonhos nem sempre eram tão adequados a sua idade; eram sonhos grandes e realistas para uma pessoa tão pequena. Eu não ache que eu não achei isso um ponto negativo, pelo contrário, achei que a Marisa quis tirar aquele protótipo que a sociedade faz de uma criança ser tão inocente a ponto de ser idiota. Ela quis mostrar que ainda há pessoas realmente inteligentes!

A Marisa também nos apresenta o Chris, um garoto muito especial para a Alyna. Eles tiveram a oportunidade de dividiram momento incríveis entre si, momentos que poucos podem aproveitar. Desde crianças eles sempre tinham uma certa afeição pelo outro até que depois de uma fase difícil para os dois eles finalmente começam a namorar sem medo do que as pessoas irão pensar/falar, a vida só fazia sentido para eles se um estivesse com o outro. Esse amor que os dois tinham era tão grande que durou muitos e muitos anos. Acontecem várias descobertas, conflitos, sentimentos verdadeiros sem medo de expressá-lo... Ah! É incrível. Mas é claro que não quer dizer que eles irão ficar juntos para sempre. Se você quiser conhecer mais sobre o romance entre os dois você terá que ler o livro.

Eu pude sentir durante a leitura que a Marisa quis passar várias lições filosóficas, e achei super legal da parte dele querer investir nos sentimentos humanos, mas se nós analisarmos direitinho há vários autores que fazem isso, mas após essa leitura percebi que das leituras que fiz a Marisa foi a que mais subestação trabalhar os sentimentos humanos e encaixá-los corretamente na estória, fazendo o que ela quer passar ser para o personagem, mas na verdade é para nós, leitores.

Então, Do Outro Lado do Muro irá retratar a passagem da vida de uma pessoa, mostrando todas as dificuldades que passamos e que lá na frente tudo é recompensado, e que nem sempre o que achamos que é certo é certo, porque os verdadeiros resultados nós só veremos lá na frente.

Gostei muito da Alyna, a personagem é muito cativante, na verdade quase todos são inspiradores. Quando estava lendo percebi que estava gostando muito da mãe da Alyna, o que é um pouco estranho, porque ela nem é tão falada na estória, mas as vezes que ela é citada pela Alyna é sempre cheia de elogios e coisas positivas. Minha conclusão, é que no livro a "Mãe da Alyna" é a minha personagem favorita.

Então, eu amei a leitura. Sério mesmo, ela foi muito - surpreendente principalmente no final. Houve algumas partes que foram bem piegas - principalmente no início - mas ao todo o livro foi ótimo. Não me lembro de pontos negativos da estória e nem sobre a escrita da autora, na verdade eu só tenho elogios, mas sabe quando falta alguma coisa e você não sabe o que? Então, é isso que aconteceu comigo e o livro. Como já disse, achei o livro maravilhoso, mas faltou algo para ficar espetacular. Mesmo assim super indico a leitura!

A edição está linda. Achei a capa maravilhosa, de uma qualidade boa; têm orelhas; as folhas têm uma qualidade muito boa; o espaçamento é normal, não é muito grande, mas não é muito curto. Então, eu só posso dar parabéns a editora Giostri, porque fez um ótimo trabalho e, a Marisa que fez um trabalho melhor ainda. Criou essa maravilhosa novela literária! Estou super ansioso para ler outras obras da Marisa e da editora Giostri, já que esse foi o primeiro livro que li tanto de um quanto do outro.

Bom, espero que tenham gostado da resenha e que leiam o livro. Qualquer coisa é só falar nos comentários assim que puder responderei.

Att,
Lazaro.

A Garota do Livro 14/03/2014

Otimo
Bem, esse livro veio para me levar de volta para a fase romântica das leituras, depois de inúmeras aventuras vividas em Ilhas Distantes ou coisas do tipo venho viver uma historia de amor, de superação de distancias, distancias muitas vezes tão fortes quanto a morte.
É um livro ótimo mesmo, é um livro que não se apresenta de forma de leitura simplória, sim cheio de metáforas e filosofias da vida, questões sobre harmonia social e mazelas da realidade.
Já no começo da historia a autora nos mostra o final (parcial) do enredo, então ja passamos o livro todo preparados para o final dramático, mas ainda assim o final consegue ser emocionante e surpreendente.
So achei que a Alyna tinha que ser mais velha do que na historia, onde ela começa com 9 anos. Esse é o único questionamento, porque quando nos envolvemos na historia nem mesmo as filosofias nos momentos cruciais importam (rs).
Em geral, o livro nos ensina aquilo de mais importante, o amor, o amor que deve ser sempre revivido. E com esse amor sabermos que ele não é limitador e sim libertados, um amor que busca alimentar uma alma, ou melhor duas almas unidas para sempre. Dizem que os adolescentes não sabem o que é o amor, mas talvez sejam eles que mais conhecem o amor puro, com a inocência de uma criança e preocupações de adultos, são os jovens quem vão decidir qual a real relevância que o amor terá para sua vida.
Dizem que a adolescência é o momento de tomar decisões, e eu concordo, os adultos podem dar o guiamento mas a decisão deve ser tomada individualmente, ter uma razão para acordar todos os dias felizes e com vontade viver
Viver por viver e não somente para sobreviver.

Nota: 9.8 (só a idade mesmo)

Biografia da Autora / Sinopse do Livro

site: a-meninadolivro.blogspot.com.br

AmantesporLivro 09/03/2014

Alyna é uma jornalista muito bem sucedida que vive em Londres, apesar do sucesso profissional ela é uma pessoa muito fechada e cheia de segredos.
Em um esforço dos amigos para ajudá-la, todos decidem viajar para o Brasil, terra da protagonista. Chegando aqui, os amigos percebem algo diferente na amiga e aos poucos vão descobrindo que a vida dela foi cheia de traumas que marcaram profundamente sua alma.
Depois de muita insistência deles, Alyna resolve contar sua história. O livro é dividido no presente e passado, onde ela já adulta narra a história de sua infância e adolescência para os amigos.
Quando criança, Alyna era excepcional. Dotada de uma super inteligência, aprendeu a tocar piano através de revistas especializadas que ganhava dos seus vizinhos e em um papel de seda, ela desenhava as teclas e treinava todos os dias no seu piano imaginário.
A vida da pequena começa a mudar quando ela conhece uma família que vem da Alemanha, formada pelos pais o Sr. Mitchell e a Sra. Scarlet e os filhos Emma, Alecha, Chris e o primo das crianças, Mike. Alyna cria laços de amizades com as meninas e com o Mike, porém com o Chris, os laços ultrapassam a amizade tornando-se amor.
Os jovens amigos passam por diversas experiências, solidificando ainda mais a amizade que existe entre eles. As vivências são marcadas pelo primeiro beijo, pelas paixões, pelas primeiras descobertas sexuais e também, das vontades e sonhos dos jovens, que são impedidos por diferenças sociais ou pela superproteção dos pais.
Vamos agora para a minha opinião sobre o romance. A Marisa soube contar uma história marcante e forte. Quantas vezes nos deparamos com os questionamentos sobre a vida e as nossas escolhas? Com certeza, a autora nos faz refletir sobre estas perguntas que, em grande parte das vezes, não damos importância.

A paixão da Alyna com o Chris, passa por diversas dificuldades que não são difíceis de serem vistas hoje em dia. Primeiro, existe a diferença de idade entre os dois que quando jovens, fica mais evidente. A medida que crescem, percebe-se que esta diferença não é tão gritante. Outro ponto abordado é a questão da diferença social entre as famílias, sendo que Alyna veio de uma família humilde, enquanto que Chris é de família mais abastada. Essa diferença não é sentida pelo casal nem pelos amigos, a única que implica sobre este aspecto é a Sra Scarlet.
O livro também possui um forte apelo espiritual, principalmente, quando retrata as fases de evolução dos seres humanos e as missões que cada um dos personagens têm que seguir. Nesse aspecto, a autora coloca questões belíssimas para responder muitos questionamentos que nós temos e, é claro, para explicar toda a história dos personagens, tornando-se uma verdadeira lição de vida.

O título do livro está inserido em todas as linhas da narrativa, sendo que apenas descobrimos seu verdadeiro significado no epílogo. Em muitas passagens me identifiquei, a exemplo, de como somos marcados pela ansiedade e pela incerteza, além de estarmos destinados aos erros e acertos que nosso consciente não é capaz de discernir.

Os capítulos são bem divididos, separando a história de forma organizada e a descrição sobre as passagens de tempo, possuem perfeita sintonia para o entendimento da obra. A narrativa é envolvente e de fácil compreensão, dando vontade de não parar de ler nunca.

Em relação às partes técnicas, achei a capa muito linda e com tudo haver com a história. Sobre a diagramação e a qualidade dos livros, a Editora Giostri está deixando a desejar, com letras muito pequenas e, a capa, solta das páginas com facilidade, mesmo que o leitor não abra muito o livro. Só reforçando, a culpa não é do autor mas sim da Editora, pois esta, fica responsável por todas as questões técnicas a exemplo da diagramação, criação de capa, etc.

Finalizando, gostaria muito de agradecer a autora Marisa Rezende por proporcionar aos leitores uma história belíssima. Na dedicatória no exemplar enviado a mim, ela coloca o seguinte: “Desejo que essa história alimente os seus sonhos...”, e eu só tenho a responder o seguinte: esse livro não só reacendeu alguns sonhos que eu tinha, como alimentou minha alma, me fazendo valorizar pontos em minha vida que eu estava deixando passar.
Este livro vai ficar na minha estante não apenas como um romance, mas como um livro cheio de sabedoria, que farei questão de reler quando estiver precisando de paz. Recomendo muito. Ele é um forte candidato para entrar no meu Top 10 deste ano e com certeza, foi a melhor leitura do mês de janeiro

Fernanda 03/03/2014

RESENHA: DO OUTRO LADO DO MURO.
Alyna finalmente consegue férias de seu trabalho na agitada Londres, e seu destino é o Rio de Janeiro para relaxar e se divertir com seus melhores amigos: Manuele, Barak, Gregory e Aiden; mas aparentemente essa volta tem trazido á tona não só o passado no qual Aly não compartilhou com eles, mas sentimentos ainda não morreram totalmente, por sorte os dias tem sido bondosos e tem dado um descanso a todos.

Os amigos se divertem com os costumes, comidas e a música do país. O clima entre eles é restaurado e talvez esteja na hora de dividir aqueles segredos que estão guardados para reuniões como estas, mas como todos sabemos, se você decidi compartilhar, se você decidi falar tais palavras em voz alta, tudo irá se concretizar e seu passado de maneira inevitável dará as caras, mas talvez a jovem porém forte Aly não esteja preparada para compartilhar.

Está na hora de conhecer o romance proibido entre dois jovens. Um amor que se aflorou ainda quando eram crianças, enfrentando a dura realidade por serem de classes sociais totalmente diferentes. Christian vem de uma família muito rica e com muitas posses e Alyna de uma família humilde e batalhadora, mas o destino foi bondoso e conseguiu unir ambas as famílias, tornando todos amigos e confidentes.

O jovem casal está disposto a tudo para que essa união aconteça, entre despedidas e reencontros constantes e em meio a toda a felicidade e luz, uma estranha sensação com um objetivo obscuro os ronda. O tanto que se "ganha" do Destino é o tanto que pode se perde, até muitas vezes mais. Mas o amor e a amizade fortalece os laços ao ponto em que estarão unidos em qualquer dimensão. Libertação e perdão, só assim se pode viver o agora e o passado finalmente encontrar o seu devido lugar. É hora de dar o primeiro sem carregar qualquer tipo de peso nos ombros.

Eu ainda estou com o maxilar travado, depois de chorar tanto. Eu sabia desde o início que a história traria uma realidade dura, mas não esperava tudo isso. Acho que é a primeira vez que me sinto tocada dessa maneira por uma história e por um amor, que nem ao menos fui eu que vivenciei. O livro é dividido entre passado e o presente, com palavras poéticas e reflexões profundas e necessárias, e toda vez que entrava no passado eu preparava meu coração. A autora foi capaz de criar uma história, uma vivencia que desejamos de maneira inconsciente. É uma história que mistura um final trágico com um final feliz. E cinco estrelas é pouco para este livro.

site: http://www.percepcoes.blog.br/

Leitor Sagaz 01/02/2014

"Dentro de mim, sempre fomos um casal e não é uma sensação... é uma certeza... como se o brilho dos seus olhos me pertencesse."
Gostaria de dizer primeiramente que ainda estou em estado de encantamento pelo livro, então por isso, e só por isso peço que perdoem qualquer forma de devaneio ou incoerência por parte desta leitora que ficou sem palavras diante de uma obra primorosa como essa.

Iremos conhecer a jovem Alyna uma jornalista brasileira renomada que atualmente mora em Londres, em sua jornada para esquecer o passado e continuar vivendo, mesmo depois de ter seus sonhos e projetos destruídos pelo tempo e pela vida. Intimada a voltar para o Brasil ao lado dos seus melhores amigos para umas férias, Aly se vê obrigada a reviver o passado e tudo o que ele representa. Nessa viagem todos sabem que a amiga precisa contar sua história e se libertar de uma vez por todas de suas amarras, possibilitando a ela ter um futuro feliz.

Que bom que tudo passa e as dores são esquecidas ou adormecidas, assim é possível continuar vivendo.

Todos reunidos é chegada à hora de Aly contar sua história, por mais dolorosa que seja. É quando somos embalados pelas lembranças de Aly, de uma forma tão intensa que podemos até nos imaginar sentados no chão ao redor de seus amigos a ouvindo falar, viajando em sua própria mente.

Aly era uma jovenzinha de apenas nove anos quando conheceu a Sra. Scarlett, uma mulher Alemã casada com um diplomata americano que veio ao Brasil a trabalho e encontrou um lar para ele e seus filhos em 1978 e nunca imaginou que essa senhora seria sua ponte para o paraíso e tão pouco aquela que a enviaria direto ao inferno. Aly fora apresentada as filhas da jovem senhora e logo ficaram amigas, como estavam de férias na casa de praia a convidaram para passar o dia com elas, D. Laura depois de conversar com o marido decidiu que não haveria problema na filha ir, afinal ela era muito educada e seria bom para ela conhecer pessoas de outra cultura e país. Aly logo que chegou encantou a todos com seu jeito de falar e sua genialidade, pelos olhos de uma pessoa sensível e observadora via-se que Aly era dotada de um dom extraordinário para a música, era também uma pessoa que não levava desaforo para casa.

Esta oportunidade veio na medida da minha necessidade; bem que vovó sempre diz: Deus nos dá aquilo que precisamos no momento certo.

Enquanto Aly conta sua história podemos ver os laços de amizade que se formam naquele verão, mesmo depois que as amigas vão embora ainda continuam se comunicando por cartas e cada vez mais ansiavam por outro encontro e nesse trariam o irmão e o primo para completar o grupo.
E quando chegaram novamente as férias essa turminha se reuniu e o prometido foi cumprido, o irmão Christian e o primo Mike de Alesha e Emma se reúnem a elas formando assim o grupo mais animado e divertido que andou por Itaúna.

" Ele é como uma música suave ou a brisa que me toca, mas não pertence ao meu mundo, está só de passagem para me encantar como em um conto de fadas."

Do Outro Lado do Muro é um livro sobre almas gêmeas, sobre o amor, amizade, cumplicidade, lealdade, sensibilidade, música, infância, preconceito social e sobre o livre arbítrio. Todos nós escolhemos nossos caminhos, por quem nos apaixonamos e nesse livro iremos testemunhar um desses amores que foram destinados a habitarem o mesmo plano mas que não deveriam ter se reconhecido, mas o amor é divino e sempre tem seu propósito mesmo quando não temos a sabedoria para reconhecê-lo. Eles se reencontraram e viveram esse amor...

Não quero me precipitar e dar muitos detalhes sobre o livro, até porque não teria graça e lhe tiraria a maravilhosa sensação de preenchimento que esse romance lhe proporciona, gostaria apenas de poder descrever minhas emoções ao lê-lo, creio que isso bastará para que você ai... o leia.

"Não acredito que caí nessa. Jogou verde e colheu madurinho... É, menina, você me tem em suas mãos. Desisto."

A Marisa nos deu um presente inestimável quando escreveu essa obra, porque não só testemunhamos o amor em sua forma mais sublime como também vemos os laços de amizades sendo formados e que jamais desaparecerão. O livro é tão rico em sentimentos e emoções que somos tragados e nos sentimos ouvintes da própria Aly e de tudo que ela viveu, isso é bom e ruim ao mesmo tempo porque quando ela chegar ao fim dessa jornada você irá sentir uma avalanche de sentimentos que eu não fui capaz de controlar e cai ao prantos. Em parte porque me identifiquei com a história dela e outra porque é inevitável.
O que posso falar? Também vivi uma história de amor parecida e creio que até hoje eu a viva, e ela me ensinou dar mais valor ao que temos AGORA por que ele é tudo o que temos.

"Nas noites vazias
Procurava abrigo
No aconchego dos sonhos encontrava você
Que um dia
Disse que a mim pertencia"

Não me entendam mal, talvez esteja passando uma imagem de ser um livro melancólico, em um todo ele é sim, mas também é recheado de risadas, festas, luaus, praia, namoro, sexo e muita música, fora que é iluminado por uma sabedoria e igualmente belo por ser tão inteligente. Nossa vida é feita de ciclos e sempre um precisa terminar para se dar inicio a outro e nesse livro não é diferente. Aly precisa encerra um ciclo da sua vida para poder se entregar plenamente a outro que se inicia tão belo quanto ao outro.

Não queria ter me estendido tanto assim, mas como viram eu fiquei extremamente apaixonada por esse livro e arrisco em dizer que foi o MELHOR livro que li em minha vida... até hoje claro hehehe. E gostaria de alguma forma contagiar outras pessoas a lerem, porque são livros assim que dão sentido a tudo que fazemos em nossas vidas.

"Não se preocupem. Não sou nenhum gênio. Como certa vez declarou Johann Sebastian Bach: "qualquer um que se esforçasse como ele se esforçou, atingiria os mesmos resultados".Sou normal. Vamos nos divertir."

Espero que tenham gostado! Sei que nem de longe consegui expressar todos os meus sentimentos quanto ao livro, mas torço que seja o suficiente para fazer você se sentir interessado.

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/01/resenha-do-outro-lado-do-muro-marisa.html

Ray 25/01/2014

Resenha - Do outro lado do muro
16:36 da tarde de sábado (25/01/14)

Acabei esse livro maravilhoso, meu Deus que perfeição. Sorri, sofri, chorei, me animei, foram tantos os sentimentos ao ler essa obra.
O livro fala sobre a vida de Alyna e toda sua trajetória para poder se libertar. Quando criança ela se apaixona pelo Christian e eles vivem um amor pleno e invejável, porém nem tudo e perfeito e existem muitas coisas para atrapalhar o amor dos dois, diferenças sociais (que para eles não significa nada) , grande diferença de idade, preconceito, eles conseguem vencer tudo isso mais algo surpreendente acontece devastando a todos. Alyna passa anos da sua vida guardando sentimentos e não deixando que ninguém a conheça de verdade, até que em umas férias entre amigos consegue se libertar e falar sobre os sentimentos que lhe assombram. Com um final lindo e necessário.
Esse livro me encantou em todos os aspectos e se tornou o meu preferido. Existe sentimento em cada palavra descrita e isso ó torna perfeito.

OBS: Queria deixar minha opinião sobre a editora Giostri. Creio que exista livros maravilhosos assim como esse que acabo de ler. Porém a algo que me decepciona e a forma da montagem dos livros e o segundo livro que possuo dessa editora e o segundo que descola a lombada. A capa sai e a lombada também por vezes ficando colado somente pela parte traseira. Isso me deixa chateada porque cuido muito bem dos meus livros. Espero que minha crítica seja aceita pela editora como uma forma de melhorar o trabalho.

@marisaderezende muito obrigada por me proporcionar essa leitura.

Nota: 10 (tem como dar nota 1 milhão?!)

Ráyca de Oliveira

site: http://quaseumabiblioteca.blogspot.com.br/