Jardins da Lua

Jardins da Lua Steven Erikson

Resenhas - Os Jardins da Lua

Lit.em Pauta 22/05/2014

Literatura em Pauta: seu primeiro site de críticas e notícias literárias!

"Uma das mais recorrentes dificuldades de autores de literatura fantástica concerne à apresentação do universo criado por eles. Ora essa exposição é vangloriada demais na narrativa em detrimento dos personagens e da fluidez da leitura, ora é posta de lado, falhando em captar o interesse do leitor. Em Gardens of the Moon, a maior conquista do arqueólogo Steve Rune Ludin (que escreve sob o pseudônimo Steven Erikson) é conseguir se manter no meio termo ideal, oferecendo as informações de maneira comedida, mas ainda assim envolvente."

Prestigiem o site e confiram a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/gardens-of-the-moon-jardins-da-lua-critica/
Lélio Pendragon 09/11/2015minha estante
Este livro já foi lançado ?

M@g@ 19/05/2020

Perfeito
Não sou o tipo de pessoa que relê um livro pelo simples fato de me lembrar de todo o enredo ao ler a primeira linha, más este livro é incrível, acabei de ler querendo voltar ao início e descobrir todos os detalhes novamente.
Quer emoção e muitos acontecimentos importantes acontecendo ao mesmo tempo sendo ligados de uma forma impressionante? Leia este livro, ele vale a pena.

Ginete Negro 2.0 09/04/2024

Conquista num continente em ebulição
Sim, somos atirados na história como num trem em movimento, numa conspiração de políticos e magos, num mundo de magos e seus labirintos de poder, seus deuses e exércitos - mas isso não importa tanto, pois ela é muito, muito boa.

São vários personagens. Temos aqui os Queimadores de Pontes, top de linha do Império Malazano, que é governado pela Imperatriz Lasseen - que antes era a terceira pessoa na "linha de comando" mas resolveu matar as duas primeiras, sendo uma delas o imperador. Assim Lasseen, com a ajuda de seus conselheiros - principalmente Lorn - e chefes militares, quer conquistar as cidades livres do continente de Genabackis.

Sua campanha é bem sucedida. Conquista 10 das 12 cidades, depois Pale - que foi massacrada - e se volta à última cidade livre do continente, uma espécie de cereja do bolo: a grande cidade de Darujhistan. Mas aí surgem problemas. Há seres antigos que moram na Cria da Lua - algo como uma imensa montanha que flutua sobre as cidades -, sendo comandada por Anomander Rake, um tiste andii de milhares de anos. A ele se aliou Caladan Brood, um antigo comandante Malazano que se voltou contra o Império.

Mas não é só isso. Vamos também em companhia de Ganoes Paran, filho de uma antiga família influente pré-malazano mas que está decadente. Ganoes se torna um comandante Malazano transferido para a a campanha que visa conquistar Darujhistan junto com os. Queimadores de Ponte. Mas também há traições. Teria Lasseen armado para destruir possíveis soldados ambíguos seus?

E temos deuses. Um tirano jaghut. Dragões de Rake. E personagens ótimos como Kruppe, uma espécie de Falstaff desse mundo Malazano.

Só não dei 5 estrelas por conta da forma como o autor escreve alguns diálogos. Mas isso é meio do que se esperar de um livro de fantasia, que precisa ser movimentado e ágil.

E vamos para o livro 2 dos Malazanos recomendando com força este primeiro livro.