Thief

Thief's Magic Trudi Canavan

Resenhas - Thief's Magic

Rafa - @espaco_dos_livros 05/08/2020

Um livro super bem construído
Thief's Magic é o primeiro volume da série Millennium's Rule e nele vamos conhecer o Tyen, um estudante de arqueologia que busca objetos mágicos e em uma de suas expedições encontra um livro que já foi uma PESSOA de carne e osso, chamada Vella, transformada para acumular e compartilhar conhecimentos só de você tocar nela. Todos os objetos encontrados em expedições devem ser entregues para a Academia mas alguma coisa dentro de Tyen o impede de fazer isso e uma série de desventuras vão acontecer, inclusive ele vai descobrir que existem vários outros universos com sistemas de magia totalmente diferentes.

Rielle é uma jovem que mora em um país onde a magia vem dos Anjos e só é permitida ser utilizada pelos sacerdotes. Só que ela tem a habilidade de ver os vestígios de magia que são deixados e alguns eventos a faz questionar sobre as regras e coisas que não são exatamente como lhe foi ensinada.

Aqui temos dois universos distintos; o de Tyen tem uma pegada meio steampunk e máquinas que funcionam através de magia e o de Rielle é um mundo inspirado no oriente médio extremamente religioso, rígido e repressivo.

A construção dos universos e personagens é um pouco lenta para alguns perfis de leitores mas EXTREMAMENTE bem feita. Apesar de ser um livro narrado em terceira pessoa acompanhamos todos os pensamentos e conseguimos entender as motivações e decisões dos protagonistas.

Cada detalhe da história foi super bem pensado e esse cenário de máquinas e magia, foi com certeza, o que mais o torna diferente das outras fantasias que estamos acostumados a ler.

Eu gostei bastante dos protagonistas, eles são personagens mais centrados e ponderam bastante sobre cada decisão que tomam e embora não tenha EFETIVAMENTE me apegado a nenhum deles foi bem gostoso acompanhar suas jornadas.

Thief's Magic é um livro mais "introdutório", sem grandes reviravoltas ou ação, mas conhecendo a Trudi, acredito que as coisas vão começar a esquentar mesmo nos próximo volumes e a premissa que ela deixou no final foi bem interessante mal posso esperar para pegar o segundo volume, Angel of Storms.

Thief's Magic está longe de ser um livro ruim, mas eu admito que ele não é o tipo de história que agrada todo mundo, tem que ter um pouco de paciência e estar 100% investido, senão o negócio não anda.
Flôr 15/11/2021minha estante
Deveria ter notificado que há spoiler

Ivy (De repente, no último livro) 27/08/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
Deixa eu te contar desde já que Trudi Canavan construiu um mundo (ou melhor, mundos) onde tudo é muito mágico e místico, e a maneira como ela vai narrando e inserindo o leitor em seu universo deixa tudo bem novo e bem original. Fiquei com a sensação de nunca ter lido nada em um ambiente parecido (embora eu acho que já li universos parecidos, mas como disse é o jeito da autora narrar que torna tudo com jeito de novo) e com certeza o ponto mais alto da obra é justamente a construção das socidades que Canavan nos apresenta, dois reinos bem autoritários e extremistas chamados Leracia (onde vive o protagonista masculino) e Fogo (onde conheceremos a protagonista feminina). Ambos os reinos convivem com a presença da magia e de pessoas que possuem a faculdade de dominá-la. Leracia possuí uma Academia, onde magos podem se tornar professores, e exercer prestígio. Já Fogo, condena o uso da magia e através da religião o sacerdócio local busca amedrontar a população, de maneira que ninguém se arrisque a se tornar um impuro.

A autora aos poucos vai tornando a leitura mais tensa, e vai optando por caminhos inesperados na vida dos dois personagens. O leitor fica deduzindo uma solução mas Canavan acaba optando por outra bem ao oposto e esse elemento surpresa da trama foi o que me manteve ali, firme e forte sem desistir do livro, apesar de ter sentido pouca ou pra dizer a verdade quase nenhuma empatia pelos personagens.

A narração se dá na terceira pessoa e a história se divide em partes, ora centrada em Rielle e ora centrada em Tyen. O curioso é que os protagonistas vivem em mundos diferentes, não vão se encontrar e seus caminhos parecem ter nada em comum, mas ainda assim Canavan consegue desenvolver a trama de uma maneira que tudo se torna harmonioso e parece concluir ambos os destinos rumo à um mesmo conflito, que faz eco nos dois mundos diferentes, habitados por Rielle e por Tyen. É tudo muito incerto, e esta primeira parte, por ser bem introdutória, acaba deixando o leitor curioso mas também em dúvidas sobre o que virá e se os caminhos dos dois protagonistas finalmente se encontram em algum momento ou não.

Trudi Canavan escreve de uma maneira bem pausada, ela toma seu tempo pra nos contar uma história e a trama só vai ganhando sentido e ritmo com o passar dos capítulos, por isso mesmo o começo pode ser chatinho e enfadonho, o que me frustrou bastante já que fiquei com a sensação de que alguns muitos detalhes largamente expostos poderiam ter sido mais resumidos ou contados com um pouco mais de agilidade.

Se trata de uma fantasia mais madura das que estou acostumada em ler. A narrativa da autora é mais complexa, seus personagens são mais centrados (muito diferentes dos adolescentes imprudentes a que estamos acostumados), mas algo ali não funcionou pra mim. A história me pareceu cansativa, eu não consegui ficar com vontade de seguir lendo a trilogia (mesmo com o desfecho interessante) e não consegui vibrar, sofrer ou me envolver por completo como geralmente acontece quando estamos encantados por uma história.

Indiferença foi o que senti do começo ao final, infelizmente. Thief´s Magic não foi um livro ruim, porém, considero que não era o livro pra mim.

Os personagens e seus conflitos não me empolgaram e mesmo com as reviravoltas da trama, minha atenção vacilava e eu só pensava em terminar logo e dar a leitura como concluída. Enfim, há certos tipos de livros que não são para todos os leitores e considero que Trudi Canavan, uma autora tão elogiada, talvez não fosse o tipo de escrita que eu necessitasse justamente neste momento.

Não me arrependo e nem lamento ter lido o livro, mas certamente não será uma trilogia que eu seguirei lendo.

site: www.derepentenoultimolivro.com