Íris

Íris Gudrun Mebs




Resenhas - Íris


15 encontrados | exibindo 1 a 15


_ilymalfoy 04/03/2023

SE VOCÊ QUER DESIDRATAR:
Foi traumático pra um criança de 10 anos ler (idade que eu tinha), esse livro me trouxe TANTA reflexão, sobre muitas coisas, mas principalmente: como uma criança lida com esse tipo de coisa. Esse livro faz você definitivamente ficar no lugar da protagonista, a todo momento eu pensava "E se fosse eu no lugar dela?".
Uma escrita totalmente fácil de entender, muitos sentimentos ao ler cada página, ilustrações lindas e o principal, você em algum momento VAI chorar.
comentários(0)comente



Fabby 19/10/2023

Muito muito triste e emocionante!! A edição é maravilhosa, ilustrada, e leva o leitor a uma interpretação da história que independe da leitura textual. Chorei muito mas recomendo para jovens leitores pois retrata uma experiência de luto.
comentários(0)comente



Dani 24/06/2018

Triste
Pela capa, eu já imaginava um livro triste. Ao iniciar a leitura, isso ficou comprovado. Achei as ilustrações são lindíssimas, mas, em minha opinião, igualmente assustadoras. É um livro para crianças, mas também para adultos. Uma curiosidade: no original, o título é "Íris: história de uma morte".
comentários(0)comente



Evi mähŠ28/08/2023

Que livro aconchegante de ler. ? Retrata a perda de um ente querido para o câncer e o amor, conexão, a inocência de uma criança, eu achei uma verdadeira fofura.
comentários(0)comente



izzy11 25/11/2023

O menor e mais triste livro que já li
Peguei esse livro pra ler apenas por querer sair de uma ressaca literária e pq Íris também é meu nome. Bom, eu saí da ressaca literária mas não paro de falar sobre esse bendito livro em nenhum momento sequer.
Eu chorei TANTO mais TANTO que, tive que parar um pouco e respirar pra poder continuar lendo cada página.
Desde às primeiras frases, já adotei a escrita como minha favorita, sinceramente, parece que estou vivendo o mesmo que a irmãzinha da Íris, além de que senti como se conhecia ambas de verdade, fiquei até em luto juro.
Enfim, eu vou reler e chorar quantas vezes forem possíveis, é imperdoável que eu nunca tenha visto nada sobre ele pela internet inteira.
comentários(0)comente



Sanoli 19/06/2014

Infância em páginas
Tal como uma criança, o livro é simples, curto e objetivo, mas nem por isso, menos profundo, tocante e singular.
comentários(0)comente



Luana 18/07/2022

É de longe a coisa mais triste, bonita e sensível que já li.
Tenho esse livrinho a muito tempo e de tempos em tempos sempre releio e não tem uma vez sequer que eu não chore lendo.
comentários(0)comente



Amanda 02/08/2023

Ahhh
É uma ótima história, uma leitura leve que sinto que não consegui aproveitar totalmente por receber spoiler, mas eu indico d+, tem uma reflexão por trás que achei muito interessante, gostei também de como a história é narrada. Enfim indico com certeza li ele em menos de uma hora, e olha que não sou muito de ler. Parabéns a autora ...
comentários(0)comente



Daniela Dos Santos 12/12/2023

Muitas emoções
Esse livro é pequeno. Mas possui muitas emoções, eu fiquei na esperança de ver a Iris ficar bem, mas a vida não é apenas de coisas boas, há coisas ruins, que precisamos saber como lidar.
comentários(0)comente



Min 04/01/2024

?
Chorei muito com esse livro, recomendo. Fala sobre o ponto de vista de uma criança que tem que conviver com a sua irmã que descobre que está com um tumor.
comentários(0)comente



Maria Luiza Miranda 13/06/2020

Nem tudo na vida de uma criança é belo. As vezes temos que conviver com a perda e a dor muito cedo.
comentários(0)comente



Luciana 06/02/2021

Sobre luto infantil
16/2021
Outro livro sobre luto infantil (ajuda os adultos a compreenderem como pode ser esse processo) emprestado também pela @erika.psicologia.

Me fez lembrar de quando participei de um grupo para mães enlutadas e ouvia seus relatos sobre ficar no hospital, cuidando de um filho, enquanto os outros ficavam em casa, às vezes, até mesmo em Estados diferentes. Como esses irmãos compreendiam essa situação?
E, às vezes, a criança não tem muito espaço para falar sobre o que pensa e sente ...

Livro delicado e emocionante.

Sinopse: "Íris adoece gravemente e logo é internada em um hospital. O medo, a esperança e a tristeza transformam a vida de toda a família, especialmente a de sua irmã mais nova, que narra uma história cujos acontecimentos ela não compreende muito bem, mas que tenta, de todas as maneiras, elaborar".

"Então o papai começou a falar muito depressa. Ele disse que a Íris ficou no hospital e que a mamãe estava com ela. [...] E que a Íris podia morrer" (p. 07-08).

"Então eu fui pro nosso quarto. Agora o quarto é só meu. Pelo menos por uns dias. [...] Mas eu não estou feliz com o quarto só pra mim. Faz tanto silêncio ... Eu olho toda hora pra cama da Íris. [...] E queria que a mamãe voltasse para casa" (p. 35).

"Então a gente chegou no quarto da Íris, e o papai me levantou e a primeira pessoa que eu vi foi a mamãe [...]. Então eu vi a Íris. A Íris não tem mais cabelo! Isso ninguém tinha me contado" (p. 44).

"A Íris estava vida ontem. [...] Se uma pessoa não pode respirar, então ela também não pode mais viver" (p. 64).

"Quando uma pessoa morre, ela fica deitada num caixão. [...] A Íris não está mais dentro do corpo dela. A alma dela voou para o céu" (p. 65-66).

"A Íris morreu pra sempre, e ela só continua viva se a gente pensar bastante nela e nunca se esquecer dela e sempre se lembrar dela. Das coisas que ela dizia, das coisas que ela gostava e das coisas de que ela não gostava. A mamãe disse que assim a Íris estará sempre com a gente. Mesmo que a gente não possa ver a Íris, a gente vai sentir a presença dela. Eu acho bom. Eu quero sentir a presença da Íris, sempre" (p. 70-72).

#livros #luto #câncer
comentários(0)comente



Sabrina_bibina 08/09/2023

Adeus Íris
Que livro triste, o livro retrata simplesmente a luta contra uma doença que na maioria das vezes é terminal,o (câncer).
Mostra como o luto é difícil e como é a vida de alguém que perde um parente próximo, de como é o processo/acompanhar a luta de outra pessoa
Os dias no hospital ,as quimioterapias os exames,os altos e baixos.... Íris tem uma irmã mais nova,ela que conta a história da luta da Íris contra o câncer, na história não diz qual é o nome dela mas diz que ela é um ano e dois meses mais nova do que a íris (?), a pessoa que mais foi forte nessa situação foi a sua irmã mais nova, que sempre viu o lado positivo tentando alegrar o seu lar, o mais afetado, foi o Pai.
A irmã de íris sempre diz que não ficou muito legal ter os brinquedos só pra ela, de ficar com o quarto só pra ela, e de como ela pode ficar com todos as roupas da Íris, no decorrer ela sempre fala, "Agora não tem mais graça". E é verídico não vejo minha vida sem a gritaria, a bagunça e os brinquedos jogados da minha irmã, comer bolacha de baixo das cobertas escondido não vai ter mais graça sem ela. Simplesmente TRISTE esse livro indico pra todas as idades literalmente fácil de entender.

"- ao enterro é o sempre. Não tem nós de nascimento ou embaraços de morte. E o pensamento, este é terreno demais para decifrar intensos mistérios."
comentários(0)comente



Ju1410 25/01/2024

Depressão...
Livro muito triste... a história sendo contada por uma criança q não sabe oq tá acontecendo...
Muito triste e bom
comentários(0)comente



Teté 22/04/2024

Li esse livro em 2019 quando eu estava no 6°ano , daquele dia em diante eu nunca consegui esquecer desse livro e o quanto eu chorei lendo.
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR