Nunca Desista de seus Sonhos

Nunca Desista de seus Sonhos Augusto Cury

Resenhas - Nunca Desista de seus Sonhos

Carla 11/10/2009

Não é resenha.
Revi as idéias de Cury neste livro, porque não posso dizer que não faz bem. Há algumas semanas atrás fui detonada aqui por ler o gênero que chamado por Auto-Ajuda, acho que Augusto Cury não se colocaria nesta categoria, mas ele não fez as regras. A MTV Brasil disse que Renato Russo fazia músicas de auto-ajuda por ele ter dito que - 'É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.', e disse outras coisas parecidas. Não colocaria Renato Russo nesta categoria também, mas não diria que auto-ajuda é mal ou feio, ou sequer ruim porque alguém lá no inicio quando o título veio a público, deve ter dito que era uma grande bosta. Eu gosto de ler, e não faço descriminação pelo o que os outros pensam, algo dificil de aceitar nos dias de hoje.

Nunca desista dos seus sonhos foi um dos livros que me trouxe paz, me fez ver que faço parte dessa sociedade, embora minhas crenças e sonhos sejam bem diferentes do que eu vejo nos outros. Comecei o texto contando que fui criticada aqui no skoob, porque escrevi uma resenha (embora não considere nenhuma das minhas resenhas como resenhas, estão mais pra minha opnião sobre o livro), tudo porque critiquei uma dessas autoras que não é lá grande escritora mas conhece nomes de marcar e grifes como só os especialistas poderiam falar com tanta propriedade. Livros de meninas podem ser muito bons e divertidos, mas não gosto do consumismo por consumismo nem da apologia a doenças como anorexia e bulimia, ou consumo de drogas. Os livros podem tratar de todos esses assuntos sem tentar denegrir a imagem das mulheres que tem sido construida de forma tão bonita por verdadeiras pensadoras. Sou favoravel a liberdade de expressão, não entro em páginas de autores que não gosto pra falar mal, não critico quem não gosta dos livros que eu gosto.

Cury fala disso, fala dos problemas na educação mundial, algo que esta deixando o Brasil em pior estado. O imediatismo, a falta de sonhos, e a falta de consideração, são algumas das visões para tentar tratar essa sociedade doente. E uma das ideias dele que me facinam discorre sobre um assunto tabu, e creio que ele não poderia estar mais certo, o suicidio, o suicida são pessoas que não gostariam de acabar com suas vidas, mas sim acabar com a dor. Gosto dele e dos livros dele por coisas assim, simples, meio obvias as vezes, mas que precisam ser vistas, debatidas, pois ainda temos jeito.
Cely 25/06/2011minha estante
Eu até respeito quem não gosta de livros de auto-ajuda, porém acredito que eles podem sim mudar, o rumo de uma vida desgarrada, triste, depressiva e acima de tudo sem esperança. Adorei o seu comentário, é de pessoas assim que o nosso Brasil precisa. Bjs

Sara Felippi 10/09/2012minha estante
Concordo com a Cely.Sao livros de pura reflexa de vida!Adoro!

NessaJacomoLira 24/09/2013minha estante
Concordo com vc leecharao ;)

Duda 13/12/2013minha estante
Também me detonaram quando disse que li um dele e queria ler todos

Marquinhos 07/01/2014minha estante
E se fosse de auto ajuda? O importante é se sentir bem, como poetizou o Chorão, "importa é fazer o bem". Se fôssemos fazer somente o que os outros acham certo, estaríamos na roça, concordam?

Jessy 27/03/2016minha estante
Eu não entendo por que tem gente que critica quem lê livros de auto ajuda. Tem gente que tem verdadeiro preconceito por esse gênero, por não terem a mente aberta, perdem de encontrar bons livros listados nessa categoria, que eu prefiro chamar livros de crescimento pessoal. Pois é pra isso que esses livros servem, te ajudar a crescer. Sim tem livros nessa categoria bem clichês e "ruinzinhos" como em qualquer outro gênero, mas também há muitos interessantes.Esses livros te fazem refletir, eu li dois do Augusto Cury e digo, como me fizeram pensar um pouco mais a cerca do meu comportamento e como eu sou, eu li o Código da Inteligência e Revolucione sua qualidade de vida dele, e eu tive muito o que pensar e refletir a cerca de mim e das pessoas a minha volta. Gostei bastante. Hoje eu vi um conhecido comentar no facebook, que esse livros de auto ajuda viraram best seller por que as pessoas não entendem a filosofia da vida e estão em busca de encontrar uma receita para serem felizes através desse livros. Não comentei nada, mas ele realmente falou foi muita besteira, o preconceito com gênero auto ajuda por parte de muitos é grande (tem gente que acha que é livro pra gente deprimida, e se um deprimido ler, ótimo! por que pelo menos ele é forte o suficiente para se ajudar e buscar ajuda de algum jeito, ao invés de sofrer calado, achando que isso é ser forte, sendo que reconhecer sua fraqueza é um ato de coragem tremendo). Só digo, dentro da categoria auto ajuda existem livros que discutem diversos assuntos sobre o comportamento humano, são livros de crescimento pessoal e reflexão, pra quem souber aproveitar claro.

Laysa.Miranda 28/07/2017minha estante
gostaria de saber aonde está o problema com os livros de auto-ajuda, caraca será que as pessoas nao sabem abrir a mente e ver o quanto é bom ler coisas que vão abrir nossa mente , fazer enxergar as coisas mais belas da vida que são as mais simples. como ele sempre diz , Sábio não é aquele que sabe tudo,Mais aquele que reconhece os erros e assumi e tenta fazer diferente. eu nao fiz Resenha por medo, as pessoas ali criticam demais auto ajuda que da medo de postar, eu amo Augusto Cury, ajuda a ter paz em meu interior , e nos faz entender que a vida e uma luta diária com nosso interior , temos que aprender administrar e lidar para nos tonarmos esperto e reagir a certos momentos da vida .

Suellen.Rosa 03/04/2020minha estante
??????
???

Resumiu tudo que penso, também não entendo o preconceito com auto ajuda, Augusto Cury não é um charlatão que usa gatilhos mentais para prender os leitores ele tem propriedade para escrever os livros dele, trabalha na área da psicologia há anos e tudo que escreve tem por base experiências ?

Jubspeixoto 29/04/2020minha estante
??????? adorei sua percepção, amo esse gênero pois traz muita reflexão

Ceilinha 02/11/2020minha estante
Edcelia Cândido já li não vejo nada de mais em ler livros desse perfil.
Mas não devemos esquecer do Livro dos Livros.

Como é que faz pra ler

Me ajudem por favor

Lauri 03/04/2021minha estante
Também gostaria de saber tô tendo dificuldades doida pra ler mas não consigo ninguém da informação e difícil mexer no App

Luz 18/04/2021minha estante
Como faz pra ler o livro

Luz 18/04/2021minha estante
Sou novo aqui no app

Thalya.Morais 23/10/2021minha estante
Me convenceu a ler o livro! ! Obrigada.

William LGZ 01/05/2022

Grandes ensinamentos através de formidáveis figuras
Uma leitura essencial para aqueles que buscam motivação para finalmente correr atrás dos seus sonhos, passando a partir de biografias romanceadas importante valores como paciência, perseverança, disciplina e outros, não menos significativos!

A maneira como o autor abordou a história das 4 pessoas aqui inseridas foi fenomenal, entretanto, durante parte da reta final achei que sua linguagem destoou muito do que havia sido anteriormente. Acredito que ele poderia ter deixado certos complicados conceitos que apresentou para seus livros mais específicos sobre o assunto.

De qualquer forma, eu simplesmente amei a maior parte desse livro e sem dúvidas o recomendo à todos que leram essa resenha até aqui. Deem uma chance aos seus sonhos, eles não são tão inalcançáveis quanto o seu medo faz parecer.

Elis 26/03/2009

Sabia que me emocionaria novamente com um livro de Augusto Cury.Como foi bom descobrir o quanto as pessoas lutam para conseguirem o que sonham, o que me deixa triste é que algumas acham que não tem mais sonhos. Logo depois de terminar de ler o livro pedi a minha mãe quais eram os sonhos dela, ela me disse que achava que não tinha mais. Quando escutei a palavra "achava" pensei em estimular ela dizendo que uma pessoa sem sonhos é praticamente uma pessoa sem vida,morta; ela disse que ela provavelmente já morreu. Nossa isso me deixou muito trsite.Pensei num modo de insentiva-la como sempre faço com as pessoas ao meu redor e elas normalmente me escutam, mas não consegui dizer nada, pois as vezes uma palavra errada dita a ela, mata um pedaço do meu coração, pois ela desencadeia um monte de coisas ruins, em vez de erguer e ser feliz, então ela disse que era hora de nós filhos sonharem, e eu falei espero chegar a sua idade e continuar sonhando.
Queria muito ajudá-la a ser feliz e encontrar seus sonhos, mas é tão dificil. Sei que o autor diria para eu não desistir afinal é um dos meus sonhos ve-la feliz. E eu não desisto, mas as vezes o caminho é mesmo muito dificil.
Sempre achei que tivesse o dom de falar, porque na escola eu era a pessoa que quando abria a boca todos ficavam quietos, me parecia tão respeitoso e amigo, e na verdade era,eles prestavam a atenção como se minha voz captasse eles, mas hoje chego a duvidar, de repente eles ficavam quietos para ver se eu errava, espero que não, pois pra mim sempre foi dificil falar em publico e desejava que eles conversassem durante minhas apresentações, mas eles se calavam.
Bem quero muito ajudar as pessoas, queria gritar para o mundo e dizer que não desistam de seus sonhos, pois sonhar é ter fé em si mesmo, com esperança no futuro. Admiro muito o Cury porque penso que nem ele e aprendo muito com ele.
E agora vou contar a parte que chorei nesse livro, pois ela pode não parecer importante, mas pra mim foi extremamente marcante.
Foi quando ele disse: "Meus livros serão publicados no Oriente Médio.", nossa chorei mesmo, porque me lembrei de todas aquelas pessoas sofrendo e do rosto de sofrimento delas, jamais esquecerei a fisionomia delas por perderem um ente querido.
Mas saibam que como os sonhos dele não morrem, oe meus também não morrerão, pois jamais desistirei de meus sonhos.

Livro nota 10. Recomendo a toda Humanidade.

Bjus Elis!!!
Morfheu 26/05/2009minha estante
Que belas palavras, a sua! Me emocionou!

Ingrid 23/06/2011minha estante
Me emocionei com suas palavras. Nós, sonhadores, podemos mudar o mundo.

Vanessa 02/08/2014minha estante
Que resenha mais linda! parabéns!

Elis 03/08/2014minha estante
Obrigada as curtidas no gostei e aos comentários, realmente esse livro é lindo. Bjus Elis

Hudson Fernande 22/06/2015minha estante
caramba .. não vejo a hora de ler esse segundo livro dele... e Elis não desisti de seu sonho mesmo não (ver sua mãe feliz), principalmente se envolve alguém muito querido como ela. Saiba que não está sozinha nesse desejo, como disse a ingrid aqui em cima "nós, sonhadores, podemos mudar o mundo." ( será que ela pegou esse trecho de algum livro ?? *-*) abrcs

Luiz 16/11/2015minha estante
Ótima resenha.
Em relação à sua mãe: dê o livro para ela ler, apresente o Cury à ela. Ou leia livros do autor para ela.
Sempre que eu posso, eu leio para minha bisavó. ^^
Abraços.

Juliana Rodrigues 21/02/2020

"Todo ser humano tem esperança!"

É incrível como alguns livros têm o poder de despertar o nosso interesse para questões tão importantes relacionadas à vida. Precisei ler aos poucos, porque cada trecho traz uma carga gigantesca de ensinamentos e reflexões. Um livro que pretendo reler de tempos em tempos, pois como qualquer ser humano, é muito fácil esquecer os verdadeiros motivos por trás da luta constante pela realização dos nossos sonhos.

"Os sonhos são como o vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem."
Adriane120 21/02/2020minha estante
Lindo demais!! Amo muito esse livro!!

Sensacional ?

Sensacional! ?

Sensacional ?

Esse livro me surpreendeu muito!

#Caju 20/11/2021

Muitos motivos para sonhar
Cury em seu último capítulo descreve dezenas de motivos por sonhar por meio de suas bem boladas metáforas onde separei 2 delas:
Os sonhos librificam os olhos do coração.
Os sonhos abrem a janela da mente, arejamento emoções e produzem um agradável romance com a vida.
Por fim, é um livro de 4 personagens, inclusive um deles é ele mesmo, onde ele descreve trajetórias de quase intermináveis frustrações mas que alcançam arduamente seus sonhos.

Gaby 20/11/2022

Bom! Porém nada surpreendente
Comecei a ler esse livro por indicação de alguém muito especial, e no final do livro, resume o que a pessoa quis dizer pra mim! E amei.
Mas no contexto geral, achei um pouco vago, como se o autor tivesse enrolando para falar algo simples, que é a teoria da inteligência Multifocal e alguns "conselhos?" Para não desistir dos "sonhos" ( coloquei em aspas, porque a palavra sonhos usada pelo autor é uma forma, que eu entendi de não desistir de nada de modo geral, então metas e etc), bom... É um livro de 2004, então acredito que naquela época a Teoria da inteligência Multifocal de Augusto Cury, foi uma marco pra psicologia e outras áreas.
Resumindo, gostei, mas poderia ser um livro mais objetivo e não focar tanto nessa parte de auto-ajuda.

thomas132 01/11/2022

RESENHA: Nunca Desista de Seus Sonhos - Augusto Cury
"Você pode admitir que as pessoas não o conheçam, mas jamais deve ser um estranho para si mesmo."

Recentemente, decidi me desafiar a ler obras de gêneros um pouco diferentes dos quais estou habituada a ler. Para quem vivia de romances fofos e livros de fantasia, ‘Nunca Desista de Seus Sonhos’ foi uma bola fora da curva. Não sou muito fã de livros de auto ajuda, e os poucos que li focados na divulgação científica eram sobre o universo e a astronomia. Uma obra sobre psicologia e a mente humana era novidade para mim, mas eu confesso que Augusto Cury conseguiu ser a minha melhor primeira-experiência.

SOBRE A OBRA:

‘Nunca Desista de Seus Sonhos’, como o próprio autor afirma, é um livro com o propósito de ser uma divulgação científica. Augusto Cury é um psiquiatra, professor e escritor brasileiro bastante influente no meio da ciência, conhecido principalmente pela sua teoria da Inteligência Multifocal (vamos ouvir falar bastante sobre ela neste livro). Por essa razão, alguns capítulos – em específico as conclusões finais – vão se basear nos trabalhos de Augusto Cury, trazendo os tipos de abordagens que ele faz com seus pacientes e as teorias em que tem trabalhado.
É um pouco maçante, não vou negar. Seus escritos são a sua “auto-propaganda”, o que deixa bem óbvio os motivos de ele falar tanto sobre os seus feitos para a psicologia; é chato e, no fim das contas, a gente fica sem entender exatamente como ser o “protagonista de nossa história” ou seguir as outras dicas dadas por ele. Quem quiser saber, bem, que pague uma consulta ou leia todas as suas publicações, talvez ele explique melhor em outras obras. Pretendo ler para descobrir.

DESENVOLVIMENTO E ESCRITA:

Ainda que a escrita não seja o seu trabalho principal, Augusto Cury sabe bem como passar as suas ideias para o papel. Apesar de ser um livro curto (a minha edição conta com cerca de 130 páginas) a narrativa se desenvolve de uma maneira tão gostosinha de ler que a gente não tem vontade de parar.

Aqui, nos vamos conhecer a história de 4 personagens bastante influentes na história da humanidade e como eles não desistiram de seus sonhos mesmo com todas as dificuldades e fracassos que enfrentaram durante a vida. É um livro que busca te fazer enxergar as cores na vida e continuar seguindo em frente baseado em tudo de ruim que pode acontecer, não somente nas coisas boas e futuras conquistas; afinal, momentos difíceis sempre existirão enquanto vivermos.
Claro que Augustinho se deu a liberdade de fazer algumas alterações nas histórias para impactar a gente um pouquinho mais, mas isso só melhora a nossa experiência como leitor!

“Quando nossos sonhos incluem os outros, quando procuram de alguma forma contribuir para o bem da humanidade, eles suportam mais facilmente os temores da vida. Quando temos sonhos individualistas, eles são tímidos, não resistem aos acidentes do caminho.” Pág. 64

Ainda que seja, originalmente, um projeto de divulgação científica, o autor consegue defender as suas ideias de uma maneira simples que auxilia em nosso processo de leitura. O autoconhecimento, o autocontrole e a humanidade são tópicos bastante abordados neste livro – não são somente frases legais e aleatórias de filósofos e outros influentes que mais parecem uma palestra coach. Em ‘Nunca Desista de Seus Sonhos’, através de fortes bases científicas, nós conseguimos nos reconhecer na história de cada um dos personagens e refletir sobre as nossas próprias posturas diante dos problemas da vida. Tudo é puramente realidade.

Cury também não deixa de fazer as suas críticas a sociedade! Seja nos métodos relativamente ultrapassados de alguns psicólogos, a vida acelerada baseada no imediatismo que a maioria de nós temos e como o fato de não estar bem virou uma característica comum entre as pessoas.

“Nas sociedades modernas, o normal é ser doente e estressado, o anormal é ser saudável, ter tempo para amar, sonhar, contemplar as coisas simples.” Pág.99

CONCLUSÕES GERAIS:

Como eu havia dito antes, estou bem longe de ser uma das maiores fãs de livros de auto ajuda; na verdade, Augusto Cury é o primeiro autor do gênero que leio. Sim, eu tinha preconceito velado sem sequer ter lido algo do tipo haha, acho que a maioria deve ter pensado ou pensa o mesmo que eu. Achei este livro bem antiguinho aqui na prateleira de casa e resolvi dar uma oportunidade; também estou no meu processo de auto conhecimento.
É um livro ótimo para ambas as propostas que oferece e eu super recomendo para quem quiser dar um ‘up’ nas suas visões de vida ou tem um pouco de curiosidade sobre o funcionamento da mente humana e os trabalhos de Cury. Porém, se você, assim como eu, decidiu ler em busca de um futuro desenvolvimento pessoal, pode achar entediante o excesso das falas científicas. Durante a narrativa é bastante interessante, mas no final acaba sendo um pouquinho demais (eu achei).

Sendo a primeira obra que leio do autor, curti bastante. Fiquei interessada em ler seus outros trabalhos e entender um pouco melhor as suas teorias. Caso você tenha lido essa e/ou, comenta aqui embaixo o que achou e se quiser, deixe umas sugestões. Vou adorar saber.

Nota: 4,5 estrelas
Data de Leitura: 01/11/2022

site: https://kinseinet.wordpress.com/2022/11/01/resenha-nunca-desista-de-seus-sonhos-augusto-cury/

leo.sabino.7 05/02/2022

Maravilhoso e encorajador.
Começar o ano de 2022 com o pé direito. Ler "Nunca Desiste dos Seus Sonhos" é um refrigerio para a alma.
Dr.Augusto Cury nos leva a fazer uma terapia, autoanálise ao citar 4 exemplos reais de que não desistir dos sonhos e sim trabalharmos em cima deles com disciplina e foco é questão de tempo para que eles se realizem.

eula.paulaa 05/06/2021

Ótimo para quem está pensando em desistir de seus sonhos!
Mostra grandes histórias incríveis de superação e a grande importância de se ter um sonho.
Sonho é um projeto de vida!

July 07/05/2009

Perda de tempo
Insuportável.. assim como os outros livros desse autor...
Acho que são todos iguais e repetitivos, sem nada de original e que valha a pena.
RaphaellaKaoana 14/11/2011minha estante
Li metade desse apenas, não vou ler os outros. Que autor chato, que história brochante, tudo insuportável mesmo. ¬¬

Clara 24/07/2013minha estante
E eu achando que era a única pessoa na face da terra que achava os livros dele repetitivos.

Marquinhos 07/01/2014minha estante
Li duas vezes, achei excelente, penso em reler em breve. Já alguns livros do autor, gostei e tenho alguns que pretendo ler.

Questão gosto, deve ser respeitada.
Existem pessoas que gostam de Funk!!!!!

July 07/01/2014minha estante
Exato, tem gosto pra tudo.
Alguém aqui não respeitou? Foi uma resenha, minha opinião apenas.

Claudio.Costa 19/02/2016minha estante
"Insuportável..assim como os outros livros desse autor"
Não sou fã do autor mas fico me perguntando como alguém que faz uma afirmação dessa continua lendo obras dele. Essa questão de valer a pena é algo relativo. Enfim..esse é meu ponto de vista mas respeito o seu. ;)

fabianom 08/01/2009

Um dos piores livros que eu li. O autor após falar de 9 pessoas q mudaram o mundo porque não desistiram dos seus sonhos, se coloca como o 10º a fazer isso. Muito egoísta e egocêntrico.
Everton 20/01/2009minha estante
Eu li faz muito tempo, mas acho que quando o autor se coloca como a 10 pessoa, ele quis de alguma forma quebrar um mito, mostrando que não só grandes pessoas reconhecidas na história podem realizar seus sonhos, e até mudar o mundo como muitos explos visto nos livro. E eu acredito que de uma forma ou de outra quando realizamos os nossos sonhos mudamos sim o mundo, ou melhor dizendo o "nosso" mundo.

RaphaellaKaoana 14/11/2011minha estante
Eu odiei o livro, que chato!!! Não consegui terminar de ler.. Que bom! ¬¬

Anne 15/12/2013minha estante
Nem da pra acreditar que ele resolveu no meio do livro começar a falar de si mesmo.

Lelouch_ph 28/11/2020

O livro dos desmotivados.
O livro é bom de se ler quando se precisa de motivos pra continuar a perseguir seus objetivos e mostra dificuldades que outras pessoas importantes possuíram na história na busca para realizar; ou pelo menos, tentar; realizar seus sonhos.

Michele9 03/12/2023

Nunca desista de seus sonhos é fantastico
Esse foi um dos melhores livros que li do autor. Ele realmente aborda o tema sobre várias óticas mas sem perder a essência. Ele fala de Jesus, fala dos apóstolos, fala de Abraham Lincon, Martin Luther king e de dele mesmo Augusto Cury. Faz com que todas essas histórias tenham similaridade. E de fato, se algum deles tivesse desistido do seu sonho, não estaríamos aqui.
Ruhamah. 03/12/2023minha estante
Simmmm! Penso da mesma forma, já li ele duas vezes, é muito lindo. ????

Felipe G. | @Felipee_gomees 31/12/2020

É PRECISO SONHAR NESSA VIDA
Precisamos sonhar. Precisamos acreditar em nossos sonhos. Precisamos contemplar o que é belo. Precisamos urgentemente olhar os orvalhos lindos da vida, com um olhar de esperança. É isso é dentre outras coisas, que o Dr. Augusto Cury nos traz nesse pequeno livro.

O livro é tão esclarecedor, que chega até ser simples demais a leitura; as parte do livro são divididos em 4 partes. Ele dentro no livro, nos mostrará exemplos de pessoas que não desistiram de seus sonhos, mesmo quando a vida os obrigou a desistir.

Com essas 4 estórias, ele vai nos aplicando ensinamentos preciosíssimos por meio da ciência e psicologia que precisamos para nunca desistirmos de nossos sonhos. O livro não é de auto ajuda; é um tanto esclarecedor demais para um título de um livro que chama tanto a atenção.

Devemos contemplar o belo da vida, com olhos de esperança e sonhos. Somos nós que devemos acreditar que tudo é possível, quando se tem sonhos. E que os sonhos; jamais podem deixar de fazer falta em nossas vidas. Um pequeno lembrete para você: NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS.

Nome: Felipe Gomes.
Instagram: Felipee_Gomees
Data da resenha: 31/12/2020

Karina Paidosz 15/08/2020

Eu tenho um sonho, eu tenho muitos sonhos!
"aprendi que a disciplina sem sonhos produz servos que fazem tudo automaticamente. E os sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas que não transformam os sonhos em realidade".
Confesso que não era muito fã dos livros do Augusto Cury, porém, gostei muito desse.
Tive a impressão que algumas frases são muito previsíveis, parecem aquelas frases prontas; fez isso e aquilo e é assim que fica, quando a gente sabe na maioria das vezes nem sempre é assim. As coisas não acontecem premeditadamente.
Claro que ele como, psiquiatra, professor, palestrante, escritor... com todo o seu mérito, prestígio, estudos não se resumiria a isso.
Recomendo a leitura, em especial, professores, educadores e à todos os sonhadores.