Americanah

Americanah Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Americanah

Mayne 29/03/2024

Livrão!!
Comprei este livro há muito tempo, quando um colega ficou literalmente maravilhado com o que havia lido e só falava sobre isso. Lendo agora tantos anos depois, sei exatamente o que ele encontrou aqui, mesmo não sendo nada do que eu esperava. Marquei tanto esse livro que nem sei, Chimamanda é uma autora excelente e os insights raciais que estão aqui são coisas que dificilmente veria em outro contexto. A questão da imigração e da cultura trazem um ponto de vista único sobre a questão racial. E apesar de toda a carga política, o livro consegue ser super tranquilo e gostoso de ler; a protagonista é uma personagem excelente, cheia de qualidades e defeitos que dão todo um charme para o conjunto.

Isa 28/03/2024

O único defeito desse livro é a extensão. É muito longo e se torna um pouco massante, cansativa a leitura, as vezes. Se fosse um livro de 350 páginas, retirando um pouco das repetições, dando uma resumida aqui e ali, seria 5 estrelas pra mim. O conteúdo é extremamente relevante e nunca é chover no molhado, parece que infelizmente devemos falar falar e falar sobre racismo até evoluir, o que percebemos no livro através da experiência de Obinze na Inglaterra e da Ifemelu nos EUA que o mundo parece estar longe disso, pois é bem real e bem atual tudo que é relatado no livro. Além de racismo, fala tbm da vida de imigrante no geral, xenofobia, machismo, entre outras coisas. E claro, aquela pitada de romance, mostrando o sentimento do casal que nunca morreu mesmo após anos de vidas separadas. Muito bom, li num clube do livro com minhas amigas, recomendo, mas fica o alerta de que é meio cansativo e arrastado as vezes.

Larissa3681 27/03/2024

O óbvio também precisa ser dito
Americanah é um livro para poucos, mas para todos, com a sua escrita Chimamanda nos chama atenção para a questão do racismo através do olhar de uma construção do preconceito atrelada ao colonialismo e o lugar do negro dentro da visão mundial
Ifemelu é uma personagem corajosa que traz consigo toda a carga de ter que se descobrir com a pessoa que precisa entender a sua raça em um país e continente aonde entender esse conceito se torna quase uma questão de sobrevivência, é interessante perceber que a personagem ao criar o seu blog para ensinar negros não americanos entender a negritude em um país ocidental e extremamente racista como o EUA, nos mostra como a percepção ocidental da inferioridade de pessoas negras é o reflexo e resquício do colonialismo europeu, vemos através das situações relatadas pela personagem no seu blog e vividas pela mesma ao longo do livro essa visão europeia totalmente presente até no racismo de negros americanos com pessoas negras dos países Africanos.
Chimamada também aborda ainda a triste distorção da beleza branca dentro da própria Nigéria ao relatar os elogios feitos a Kosi por sua pele mais clara e ao enaltecer os filhos de mestiços, e a procura das nigerianos por mega-hair chineses e cremes clareadores de pele.
Durante todo o livro vamos vendo o preconceito em suas diversas facetas, como: as visões da África pobre e ignorante na fala das pessoas que Ifemelu conhece, da hipocrisia do povo europeu nos capítulos relatados sobre toda humilhação sofrida por Obinze quando morou na Inglaterra, trazendo a tona o óbvio do europeu após saquear e violentar o continente Africano, tentar séculos depois de todas as formas expulsar imigrantes invertendo os papéis entre vítima e carrasco
Os acontecimentos com Dike também traz a tona as questões de que o racismo também é um assunto de saúde mental e educação
Vemos também o poder da manipulação seja ela religiosa representada pela mãe de Ifemelu, política relatada pela situação do governo na primeira parte do livro
O livro também aborda o machismo e como ele está presente no dia a dia sendo também um preconceito, o abuso sofrido por Ifemelu, a descrição das mulheres pelos homens ao longo do livro e a relação abusiva de tua Uju com o general
Por mais que o livro tenha o romance como ponto de partida é nas histórias de Ifemelu e Obinze quando estão separados que vemos os pontos de reflexão centrais da história, como os próprios relacionamentos de Ifemelu com Curt e Blaine mostrando o olhar de uma relação interracial e uma relação com alguém de cultura diferente, e de Obinze com Kosi mostrando os questionamentos do que é uma real felicidade amorosa
Chimamada consegue em uma única história trazer a luz inúmeras questões sociais que muitas vezes são camufladas em uma sociedade moderna que prefere as vezes fingir a inexistência de tais temas vestido a falsa capa do evoluímos com frases prontas como desculpa, como a clássica brasileira "O Brasil não é racista" "Tenho um amigo negro" entre outras
Americanah é um livro que diz que o Óbvio precisa ser dito, gritado, reafirmado e defendido até que não precise mais ser. Uma história que é um soco no estômago para no final você recuperar o fôlego da consciência, mudança e reflexão

Mylena.Esteves 11/03/2024

Esse livro foi viciante para mim, não conseguia parar de ler ou pensar nele. Ele tem um romance como pano de fundo, mas vai muito além disso. Efemelu tem um senso crítico enorme e uma visão de mundo bem diferenciada e isso, muitas vezes, acho que a tornava inquieta, como se estivesse sempre em busca de uma identidade em um país que ela não considerava sua casa. Eu confesso que algumas atitudes da Efemelu me confundiram, mas acho que não tenho condição de julgar também.
Muito legal ver todas as questões que a Chimamanda trouxe, principalmente das diferenças entre o negro americano com várias gerações anteriores nos EUA e dos negros de origem africana.
Amei o livro.

Adriana791 10/02/2024

O romance conta a história de Ifemelu e Obinze, que foram namorados na faculdade nos anos 90 na Nigéria.

Com o governo militar na época e as constantes greves nas universidades, Ifemelu vai estudar nos Estados Unidos com uma bolsa parcial.

Diante de um acontecimento traumático, ela se afasta de Obinze e segue sua vida na América.

Nessa época, ele vai para Londres para fugir dos problemas da Nigéria. Volta três anos depois e acaba tendo sucesso como empresário.

Enquanto isso, Ifemelu se torna uma blogueira reconhecida por seus textos sobre a vida de uma negra não americana nos EUA.

Chimamanda conta uma história de amor permeada de crítica social e questões raciais de forma clara e honesta.

O livro me mostrou como é difícil se colocar no lugar de outras pessoas.

Uma leitura rica e necessária. Amei o livro!

bibia 08/11/2023

Americanah
Esse livro vai muito além de uma história de amor. Em cada página existem muitos tópicos importantes que podem virar discussões. Esse livro é muito importante, fala sobre racismo, americanização, preconceito, machismo, saúde mental, família, ?terceiro mundo?, crescimento pessoal? é realmente um livro do qual você pode aprender muito e que pode gerar tópicos muito interessantes de discussão.
Pessoalmente, eu adorei o livro principalmente por toda essa bagagem que ele traz e por tudo o que ele me fez refletir. Mas na questão do romance em si, eu não gostei tanto? não sei explicar muito bem, mas a forma como a Ifemelu e o Obinze ignoraram todo o resto (não explicarei para não dar Spoiler) me incomodou.

CSK 06/11/2023

Livro bem escrito, mas que não me ‘pegou’. Achei o livro interessante, mas cansativo.
Mostra diversas perspectivas e reflexões sobre questões raciais e feminismo em situações envolvendo o casal de nigerianos, Ifemelu e Obinzé.
Um ótimo livro para reflexões.

vic ð 25/07/2023

Razoável, mas indicaria pra ninguém.
A escrita é chata e arrastada e os capítulos são enormes, ou seja, nos dá impressão que estamos lendo mais do que achávamos que iríamos ler. Trás muito da cultura da Nigeria e tópicos importante, só isso salva o livro.

Sanchez 14/03/2023

Complexo
Um problema estrutural gigantesco. Ótimas reflexões e análises sob pontos de vistas que jogam um pouco de luz sobre o a importância da racialidade e seu alcance na vida pessoal dos personagens e na das sociedades. Temos nessa obra racismo, colorismo, xenofobia, gordofobia, feminismo, machismo, diferenças sociais, econômicas, culturais... Informação e um olhar de quem vive e observa todas essas questões, e de pano de fundo um romance. Acho que tem tudo pra ser um clássico moderno. É uma história pra quem quer abrir seus horizontes. Minha única ressalva é que eu achei uma narrativa lenta.

InfinitaTBR- Jana 25/02/2023

Um história inesquecível.
Este era o último livro que faltava para eu concluir a leitura da obra de Chimamanda. ?

Para mim, ?Americanah? é sem dúvida o melhor de todos eles. Gostei dos personagens e me identifiquei com muitas dias situações vividas por Ifemelu, principalmente envolvendo raça e identidade.
Embora o livro seja um pouco grande, é também muito envolvente e bem escrito. É uma história forte e bonita.

Anapsilva 25/02/2023

Este foi o meu segundo contato com a escrita de Adichie. A história de Ifemelu é tão verossímil, os relatos sobre as condições de migração me fizeram refletir bastante. A forma como as questões raciais foram abordadas é genial. Recomendo a leitura!

NotCrazyLimitedEdition 28/01/2023

Impressionante. Emocional, interessante, diferente, o que quiser de bom aqui tem. Realmente uma experiência literária única que entra pra minha lista de favoritos

amanda 09/01/2023

Mais do que um romance
Comecei a ler o livro com grandes expectativas por conta do peso do nome da Chimamanda e foi uma leitura muito agradável e reflexiva. Muito mais do que uma ?simples? história de amor, o livro aborda questões importantes acerca de etnia, raça, cultura, senso de pertencimento, imigração, dentre outros temas que não são necessariamente confortáveis para o leitor, ao mesmo tempo que conta uma história interessantíssima. Apesar de ter achado um livro desnecessariamente longo em alguns momentos, recomendo a leitura.

Laura 30/12/2022

americanah
esse livro foi uma grande surpresa pra mim, já imaginava que iria ser bom mas não tanto quanto foi, todos os aspectos foram impecáveis: o blog, o romance, conhecimento geral sobre a cultura da nigéria, as várias opiniões dos amigos e ifemelu, uma protagonista incrível mostrando sua experiência de mulher negra nigeriana nos estados unidos e todo o ?american dream? idealizado por seus familiares e conhecidos, que na realidade não é tão mágico assim

Isabela 04/12/2022

Romance inspirador
Ai gente o que falar da queridissima Chimamanda?? Segundo livro q leio dela, depois de The thing around your neck, e só me apaixonei ainda mais pela escrita dela. Esse livro definitivamente entrou pro hall de livros favoritos. Incrível como ela consegue abordar TANTOS assuntos dentro de um único romance sem parecer uma coisa forçada, tipo"vou lacrar colocando isso aqui", tudo é bastante natural e se encaixa perfeitamente na história.

Muito bonita a história entre Ifemelu e Obinze, eles são daqueles casais que fazem a gente acreditar no amor, em reencontros após tantos anos separados. Gosto como a Chimamanda fala sobre imigração, pois ela aborda as nuances de cada vivência de uma forma muito verdadeira e tocante, e ela desafia essa noção de que ir pros Estados Unidos ou pra Europa vai ser uma guinada na vida da pessoa. Tanto a Ifemelu quanto o Obinze passam por situações muito difíceis durante a imigração deles e quando retornam para Lagos a readaptação é outro desafio. Gosto como os dois não se tornam pessoas afetadas, que desprezam as próprias origens, mas buscam transformar a sua realidade de forma pequena, como o blog, e buscam a felicidade pessoal nesse processo.

Enfim, é um livro MUITO bonito, recomendo demais essa leitura, acho que foi minha favorita de 2022.