Americanah

Americanah Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Americanah

Fe 19/10/2022

Acho que é um dos melhores livros que eu já li. Que delicia um romance que te faz torcer o tempo todo pelo casal ao mesmo tempo que nao é SÓ um romance e entra em diversas questoes extremamente importantes.

É o primeiro livro ambientado (em parte) no continente africano que eu leio e foi muito gostoso entender um pouco mais da cultura através dos olhos da protagonista.

Rafa 28/02/2022

Um livro que recomendo muito!
Americanah foi meu terceiro contato com livros de ficção da Chimamanda, demorei um pouco para tomar coragem para encarar as mais de 500 páginas de história e hoje só posso dizer que foi um erro demorar tanto para ler essa obra prima. É um livro em camadas, o centro da história é o romance entre Ifemelu e Obinze, mas o livro vai trabalhar questões como a compreensão do racismo e do que é ser negro.
A história se passa na Nigéria e nos EUA, durante uma crise na Nigéria que faz Ifemelu se mudar para outro continente para terminar os estudos. Ao chegar aos Estados Unidos, a personagem se depara com inúmeras questões não tão sutis assim de sua cor e da implicação que imigrantes sofrem. O livro vai abordar sobre a xenofobia, o preconceito, o machismo e o racismo intrincado em um país de primeiro mundo e que disfarça todos os preconceitos com alguma desculpa nada plausível.
A partir da vivência com essas situações, Ifemelu cria um blog e começa a discutir sobre essas questões, tornando-se uma aclamada blogueira. Muito além do que é publicado no blog, o que me conquistou foram as percepções de Ifemelu ao longo da história. A forma que um relacionamento abusivo é abordado, as reflexões dela sobre se diminuir para caber em alguma relação e as situações que muitas vezes as pessoas se submetem para serem aceitas.
Em alguns momentos a história se passa sobre o ponto de vista do Obinze e eu adorei ver as percepções dele sobre a vida, suas questões individuais e reflexões. Os momentos que ele contava a história e os momentos que era a Ifemelu tinham uma harmonia muito legal, apesar de cada um viver uma vida diferente, ele na Nigéria e ela nos EUA.
As 520 páginas do livro podem a princípio assustar, mas a história é muito fluida e eu leria muitas outras páginas, porque é envolvente demais. Foi o primeiro livro da Chimamanda que me envolveu do começo ao fim e se tornou um dos meus favoritos da vida. Apenas leiam.

Mais resenhas assim no insta @rafabetweenbooks

Mari 26/01/2022

Um levinho mara
Ótimo para quem está procurando um livro leve mas com assuntos relevantes e muito necessários.
Chimamanda é uma escritora incrível e insere a pauta racial muito presente na vida da protagonista Ifemelu de forma leve e clara mas com profundidade suficiente para fazer refletir. É bem interessante observar as diferentes abordagens de alguns topicos considerando onde ela está vivendo.
Fiquei um pouco frustada com o final, mas é só a opinião pessoal de alguém que esperava que as coisas fossem desenrolar melhor.

Obs: vale a recomendação para quem está procurando um livro tranquilo para ler em inglês. Acho que flui bem para quem se considera num nível intermediário +.

Gabi 01/01/2022

Amei a história mas não acho que tinha necessidade de tantos capítulos, depois de um tempo fica repetitivo e a leitura se torna extremamente cansativa.

lu ð¿ 26/11/2021

nossssssa como ela tá americana !!
Um livro completamente necessário, independente de ter conexão com os EUA ou não. Uma história incrível, numa narrativa pouquíssimo popularizado desde de sempre. Ifemelu é uma mulher foda para [*****] que sabe do seu valor e q já sofreu muito na vida por machismo e racismo tanto nos EUA quanto na Nigéria. O enredo é incrível mas a terceira parte vira uma história de amor de traição do NADA e você fica se perguntando: seria tão ruim uma mulher só não ter um relacionamento?

Lena 11/11/2021

Quebrando diversos tabus
O livro traz diversos aspectos importantes e mostra a perspectiva de vida de um estrangeiro nos Estados Unidos, além de abordar diversos tabus super importantes a serem discutidos. Super recomendo.

Juliana Amaro 09/06/2021

Bom livro
Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.

Cora Leopoldina 16/02/2021

Temática necessária
Chimamanda com certeza tem um lugar no meu coração, e claro que com esse livro n poderia ser diferente. A narrativa é necessária, com a abordagem de uma realidade que muitas pessoas têm receio em falar. O racismo velado e as questões de gênero são retratadas no livro de uma maneira muito orgânica, fazendo a narrativa ser racial-feminista sem dizer ser. Acho a autora muito inteligente em colocar os temas de forma tão natural dentro de uma linha mais banal-- o romance. Dito isso, acho que algumas partes do livro poderiam ser mais longas e outras nem tanto. Enquanto lia me peguei tendo algumas lacunas não preenchidas e outras super preenchidas sem nenhuma necessidade. Gostaria que alguns aspectos da vida de Obinze fossem mais claras já que a autora decide retratá-lo em grande parte do livro.

Ana Luiza 04/02/2021

Recomendação para todes que queiram sair da zona de conforto
Esse livro é lindo de uma forma crua. Acho que a escrita poética e fácil dele é o ponto chave. Ele me emocionou mostrando percepções de uma realidade distante mas que ainda pode conversar perfeitamente com a minha. Essencial para quem quer entender mais sobre questões raciais e sobre feminismo. São ideias que andam de mãos dadas durante o percurso deste romance. Já havia lido os ensaios da autora. Mas na área da ficção, acho que me apaixonei de vez.
Maury 16/02/2021minha estante
Concordo com vc eu também amei ler

Amanda.Ramos 26/02/2024minha estante
Esse livro é incrível! Ifemelu é super autêntica, tal qual a voz que narra toda a trama. As sacadas que ela tem sobre a questão racial nos Estados Unidos são de um olhar super apurado para o cotidiano, algo que talvez nem mesmo os intelectuais seriam capazes de fazer.
Só achei um pouco caricata a forma como ela fala das mulheres nigerianas ao final da história, quando ela finalmente já está de volta à Nigéria. E essa forma caricata contrasta com a forma como as meninas, suas amigas da época da escola, são descritas no início do enredo. Enfim, deixei aqui só alguns devaneios...

Paula A. C. 15/01/2021

O nascimento de um clássico?
Americanah é um romance de formação com todos os requisitos para se tornar um clássico. Nele, acompanhamos as história de Ifemelu e Obinze, desde seu romance adolescente na Nigéria, passando pela ruptura do relacionamento na vida adulta, até chegarmos ao esperado reencontro, anos depois, na cidade de Lagos. O problema é que, em meio a tudo isso, questões maiores ocupam a vida dos personagens: imigração, xenofobia, adaptação a um novo país, racismo, sexismo e depressão são apenas alguns dos temas tratados no livro de Chimamanda Adichie. Tudo isso com uma escrita leve, envolvente e sensível. Recomendo a leitura!

Cricia.Ramos 06/12/2020

Americanah
Romance vencedor do National Book Critics Circle Award e eleito um dos 10 melhores livros do ano pela New York Times Book Review, aborda muitos assuntos sociais ligados à contemporaneidade. A escritora explora temas ligados ao feminismo, relações abusivas, racismo, religião, exploração de mão de obra de imigrantes negros nos EUA e na Europa, suicídio, e o sonho de dois jovens nigerianos em estudar fora da África (Inglaterra e EUA), construir uma carreira profissional sólida, mudar suas realidades sociais, e se unirem pela paixão que sentem um pelo outro. Ifemelu, uma menina que é obrigada a amadurecer diante de tantas dificuldades pra estudar. Seu sonho de cursar uma universidade inglesa não foi possível. Ela consegue ser aprovada em uma universidade americana, enquanto que Obinze, seu namorado na adolescência, nutri um desejo apaixonante pelos EUA, mas só consegue aprovação em uma universidade inglesa. A partir de suas saídas da Nigéria, um turbilhão de coisas acontecem, em que eles se distanciam, perdem o contato, se envolvem emocionalmente com outras pessoas, e enfim, retormam à Nigéria.
Metamorfoseados pelos anos e pelas situações vividas fora de sua pátria, agora estão cada um em seu lar. E muitas outras coisas podem acontecer, inclusive um re-encontro!

*Crítica Pessoal*
É claramente nitida a capacidade criativa em que Chimamanda N Adchie possui ao criar uma narrativa amarradinha com tantos detalhes. Achei o livro interessante porém cansativo, por abordar tantos assuntos, que caberiam em uma coleção ou trilogia. Mas foi uma boa experiência, nos oportuniza a reflexão sobre questões sociais que nos passam dispercebidos e por vezes ate naturalizamos por fazer parte de nossa cultura. Um livro inteligente para pessoas que see dispõem a desenvolver a empatia!

Sofia 17/11/2020

Me apaixonei demais pela escrita da Chimamanda e a forma ironica como ela aborda diversas críticas tanto aos EUA como a Nigéria .Foi muito interessante descobrir mais sobre a Nigéria sobre a qual não sabia absolutamente nada e ver os EUA pelos olhos de uma imigrante africana. Além disso me apeguei muito a Ifemelu e ao seu relacionamento com Obinze, não consegui parar de ler ?

J 15/11/2020

Muito bom! Fala sobre muitas coisas importantes e que não tinha dado muita atenção antes! Te faz pensar! Quase chorei quando ela descreveu a sensação dela quando o Obama foi eleito! Recomendo muitoooooo!