Americanah

Americanah Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Americanah

Ana Luiza 04/02/2021

Recomendação para todes que queiram sair da zona de conforto
Esse livro é lindo de uma forma crua. Acho que a escrita poética e fácil dele é o ponto chave. Ele me emocionou mostrando percepções de uma realidade distante mas que ainda pode conversar perfeitamente com a minha. Essencial para quem quer entender mais sobre questões raciais e sobre feminismo. São ideias que andam de mãos dadas durante o percurso deste romance. Já havia lido os ensaios da autora. Mas na área da ficção, acho que me apaixonei de vez.
Maury 16/02/2021minha estante
Concordo com vc eu também amei ler

Amanda.Ramos 26/02/2024minha estante
Esse livro é incrível! Ifemelu é super autêntica, tal qual a voz que narra toda a trama. As sacadas que ela tem sobre a questão racial nos Estados Unidos são de um olhar super apurado para o cotidiano, algo que talvez nem mesmo os intelectuais seriam capazes de fazer.
Só achei um pouco caricata a forma como ela fala das mulheres nigerianas ao final da história, quando ela finalmente já está de volta à Nigéria. E essa forma caricata contrasta com a forma como as meninas, suas amigas da época da escola, são descritas no início do enredo. Enfim, deixei aqui só alguns devaneios...

InfinitaTBR- Jana 25/02/2023

Um história inesquecível.
Este era o último livro que faltava para eu concluir a leitura da obra de Chimamanda. ?

Para mim, ?Americanah? é sem dúvida o melhor de todos eles. Gostei dos personagens e me identifiquei com muitas dias situações vividas por Ifemelu, principalmente envolvendo raça e identidade.
Embora o livro seja um pouco grande, é também muito envolvente e bem escrito. É uma história forte e bonita.

Juliana Amaro 09/06/2021

Bom livro
Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.

Adriana791 10/02/2024

O romance conta a história de Ifemelu e Obinze, que foram namorados na faculdade nos anos 90 na Nigéria.

Com o governo militar na época e as constantes greves nas universidades, Ifemelu vai estudar nos Estados Unidos com uma bolsa parcial.

Diante de um acontecimento traumático, ela se afasta de Obinze e segue sua vida na América.

Nessa época, ele vai para Londres para fugir dos problemas da Nigéria. Volta três anos depois e acaba tendo sucesso como empresário.

Enquanto isso, Ifemelu se torna uma blogueira reconhecida por seus textos sobre a vida de uma negra não americana nos EUA.

Chimamanda conta uma história de amor permeada de crítica social e questões raciais de forma clara e honesta.

O livro me mostrou como é difícil se colocar no lugar de outras pessoas.

Uma leitura rica e necessária. Amei o livro!

Paula A. C. 15/01/2021

O nascimento de um clássico?
Americanah é um romance de formação com todos os requisitos para se tornar um clássico. Nele, acompanhamos as história de Ifemelu e Obinze, desde seu romance adolescente na Nigéria, passando pela ruptura do relacionamento na vida adulta, até chegarmos ao esperado reencontro, anos depois, na cidade de Lagos. O problema é que, em meio a tudo isso, questões maiores ocupam a vida dos personagens: imigração, xenofobia, adaptação a um novo país, racismo, sexismo e depressão são apenas alguns dos temas tratados no livro de Chimamanda Adichie. Tudo isso com uma escrita leve, envolvente e sensível. Recomendo a leitura!

Gabi 01/01/2022

Amei a história mas não acho que tinha necessidade de tantos capítulos, depois de um tempo fica repetitivo e a leitura se torna extremamente cansativa.

Ci.Bonatto 23/03/2020

Uma estória incrível muito além de um romance.
Adorei o meu primeiro romance da autora, sua escrita é muito fluida, com sutileza e profundidade tão equilibrados que a leitura é muito boa e prazerosa nem se percebe que são mais de 500 páginas.
Um romance sensível com leveza e paixão, e personagens bem construídos e a autora vai trabalhando e moldando suas personalidades e desafios com sinceridade realista tão bem amarrados que é impossível não ter empatia.
E sua personagem Ifemelu é sensacional tão rica e cheia de camadas, que mesmo falando de problemas profundos como racismo e preconceito, para uma mulher, negra e imigrante Chimamanda consegue dar leveza a uma estória cheia de drama.

Suzana.Basilio 05/05/2020

Americanah foi um soco no estômago.
Chimamanda escreve sobre o que muita gente guarda pra si mesma, em silêncio, sofrendo em uma sociedade racista. Ifemelu é uma mulher negra, mas só se descobriu negra quando colocou os pés em um pais aonde a negritude é visto como algo estranho e algumas vezes até nocivo.
Impossível uma mulher negra não se indentificar com as situações que a protagonista tem que enfrentar.

Mylena.Esteves 11/03/2024

Esse livro foi viciante para mim, não conseguia parar de ler ou pensar nele. Ele tem um romance como pano de fundo, mas vai muito além disso. Efemelu tem um senso crítico enorme e uma visão de mundo bem diferenciada e isso, muitas vezes, acho que a tornava inquieta, como se estivesse sempre em busca de uma identidade em um país que ela não considerava sua casa. Eu confesso que algumas atitudes da Efemelu me confundiram, mas acho que não tenho condição de julgar também.
Muito legal ver todas as questões que a Chimamanda trouxe, principalmente das diferenças entre o negro americano com várias gerações anteriores nos EUA e dos negros de origem africana.
Amei o livro.

Giulianna.Bonadio 18/06/2020

Americanah: Uma Leitura Necessária
Americanah é um romance ambientado entre a Nigéria, os Estados Unidos e a Inglaterra. Em meio a um enredo em que a protagonista se vê obrigada a mudar-se da Nigéria para os Estados Unidos, como uma garantia de um futuro melhor, Chimamanda constrói o pano de fundo de: o que é ser negra, mulher e imigrante em meio ao ?American Dream?.

Questões como:

- o que é ser negro em um país de extrema desigualdade racial (?descobri que as raças existiam nos Estados Unidos e isso me fascinou?);

- quem são os racistas nos dias de hoje (?alguém tem de poder dizer que racistas não são monstros. São pessoas com famílias que as amam. Pessoas normais que pagam impostos?);

- a recorrência do racismo velado (?Kemi disse que não devo usar tranças na entrevista. Eles acham que você não é profissional se tem o cabelo trançado?); e

- os encargos de ser mulher (?a natureza é injusta com as mulheres. Um ato é cometido por duas pessoas, mas, se há consequências, apenas uma sofre?)

são apenas alguns dos temas abordados por Chimamanda, e que tornam a leitura fascinante e enriquecedora.

Em um contexto de racismo estrutural, à nível nacional e internacional, esta obra extremamente atual aprofunda a discussão acerca de comentários e pensamentos recorrentes no nosso cotidiano: ?mas eu tenho amigos negros?, ?eu não enxergo cores, enxergo seres humanos?, ?mas eu sou branco e sofro racismo?, ?vocês [negros] tem de ser menos agressivos para serem respeitados?, e por aí vai. Além de elucidar a problemática acerca de sermos constantemente influenciados a olhar para o continente africano como um lugar que ?precisa de ajuda?. O famoso estereótipo do ?branco salvador?.

Por este e outros motivos, este não é apenas um romance incrível, mas uma leitura urgentemente necessária.
Giulianna.Bonadio 18/06/2020minha estante
Para quem não conhece a autora, vale assistir ao seu Ted Talk, um dos mais assistidos do mundo:

Giulia.Lupion 22/06/2020minha estante
Amei a resenha!! Muito legal, quero ler esse livro

Ana Carla Longo 01/10/2020

Em Americanah, acompanhamos a trajetória de Ifemelu. Uma nigeriana que, após anos morando nos Estados Unidos, resolve voltar ao seu país de origem. Uma história envolvente que aborda de forma profunda temas como imigração, racismo, machismo e cultura.

Eu já admirava a Chimamanda antes de ler esse livro, mas de fato achei a história muito bem construída. Nos sentimos acompanhando de perto todos os passos de Ifemelu e também de outros personagens muito bem construídos. O livro vai muito além do romance de Ifemelu e Obinze, uma história extremamente real que me cativou muito, e traz tantos pontos importantes que se faz uma leitura muito necessária. Recomendo!

vic ð 25/07/2023

Razoável, mas indicaria pra ninguém.
A escrita é chata e arrastada e os capítulos são enormes, ou seja, nos dá impressão que estamos lendo mais do que achávamos que iríamos ler. Trás muito da cultura da Nigeria e tópicos importante, só isso salva o livro.

Sofia 17/11/2020

Me apaixonei demais pela escrita da Chimamanda e a forma ironica como ela aborda diversas críticas tanto aos EUA como a Nigéria .Foi muito interessante descobrir mais sobre a Nigéria sobre a qual não sabia absolutamente nada e ver os EUA pelos olhos de uma imigrante africana. Além disso me apeguei muito a Ifemelu e ao seu relacionamento com Obinze, não consegui parar de ler ?

Cricia.Ramos 06/12/2020

Americanah
Romance vencedor do National Book Critics Circle Award e eleito um dos 10 melhores livros do ano pela New York Times Book Review, aborda muitos assuntos sociais ligados à contemporaneidade. A escritora explora temas ligados ao feminismo, relações abusivas, racismo, religião, exploração de mão de obra de imigrantes negros nos EUA e na Europa, suicídio, e o sonho de dois jovens nigerianos em estudar fora da África (Inglaterra e EUA), construir uma carreira profissional sólida, mudar suas realidades sociais, e se unirem pela paixão que sentem um pelo outro. Ifemelu, uma menina que é obrigada a amadurecer diante de tantas dificuldades pra estudar. Seu sonho de cursar uma universidade inglesa não foi possível. Ela consegue ser aprovada em uma universidade americana, enquanto que Obinze, seu namorado na adolescência, nutri um desejo apaixonante pelos EUA, mas só consegue aprovação em uma universidade inglesa. A partir de suas saídas da Nigéria, um turbilhão de coisas acontecem, em que eles se distanciam, perdem o contato, se envolvem emocionalmente com outras pessoas, e enfim, retormam à Nigéria.
Metamorfoseados pelos anos e pelas situações vividas fora de sua pátria, agora estão cada um em seu lar. E muitas outras coisas podem acontecer, inclusive um re-encontro!

*Crítica Pessoal*
É claramente nitida a capacidade criativa em que Chimamanda N Adchie possui ao criar uma narrativa amarradinha com tantos detalhes. Achei o livro interessante porém cansativo, por abordar tantos assuntos, que caberiam em uma coleção ou trilogia. Mas foi uma boa experiência, nos oportuniza a reflexão sobre questões sociais que nos passam dispercebidos e por vezes ate naturalizamos por fazer parte de nossa cultura. Um livro inteligente para pessoas que see dispõem a desenvolver a empatia!