O Buraco da Agulha

O Buraco da Agulha Ken Follett...

Resenhas - O Buraco da Agulha

Gustavo Rodrigues 21/09/2021

Eu já tinha visto diversos elogios a Ken Follett, mas nunca tinha lido nada dele. Decidi começar pelo seu primeiro livro e não me arrependo, foi uma escolha certa.

Sei que o autor é muito elogiado por tratar de tramas políticas/históricas em praticamente todas as suas histórias e aqui não foi diferente. Porém, ao meu ver, nesse livro isso ficou em segundo plano, já que no primeiro há uma caçada bem estilo "gato e rato", onde agentes aliados tentam capturar um espião alemão.

A escrita dele é muito boa, envolvente e fluida. Já deu pra ter uma boa noção da qualidade das suas obras, e se levar em consideração que esse foi seu primeiro livro, creio que os próximos serão ainda melhores.

Bom de verdade, recomendo. ??
Dani 21/09/2021minha estante
Também morro de curiosidade de ler os livros dele!

Roberta 21/09/2021minha estante
Ganhei esse livro e vou tentar começar em breve ?

Gustavo Rodrigues 22/09/2021minha estante
Leiam, vale a pena. Espero que gostem!

Mara Islanne 24/09/2021minha estante
Eu ainda não li esse, mas já li uns 5, são incríveis de verdade. Quando puder tente outros, vale a pena demais.

Adriana 24/02/2022minha estante
Gostei! Leitura envolvente e tudo amarradinho. Fora a parte histórica que não é escrita de qualquer jeito.

Heliton 28/04/2020

Detalhes mudam uma guerra, fortes determinações decidem ela.
O Buraco da Agulha foi o primeiro best seller publicado de Ken Follett, um clássico de espionagem, tendo ganho o prêmio de melhor romance daquele ano (1978) e uma adaptação cinematográfica 3 anos depois. Ambientado durante a Segunda Grande Guerra Mundial, o autor faz o uso de tramas entre os personagens que nos envolve real, e claro, sem alterar o rumo dos fatos históricos.

A leitura desse livro me fez viajar no tempo, a partir do ano de 1940, passando por França e Inglaterra, até os dias que antecederam o Dia D, marco do fim do domínio dos nazistas sobre os franceses. Assim como a presença de figuras importantes que marcaram esse período.

A escrita de Follett é muito boa, mas o que chamou a minha atenção foram os personagens, eles são muito bem construídos. Henry Faber, um espião alemão extremamente calculista e frio em suas decisões para se proteger e chegar ao seu objetivo, é um personagem que tem em mãos a missão de encontrar maneiras que favoreçam aos seus aliados de guerra uma vantagem sobre os inimigos que o guiem para a vitória. Porém, a contra partida, do outro lado, há também pessoas muito perspicazes, sério, principalmente Percival Godliman, a sua resolução de casos e percepção de ambiente e de recordações são incríveis, e por fim Lucy, que no meio disso tudo só queria uma vida sossegada com seu marido e filho longe de tudo, mas acaba se envolvendo nessa tempestade.

A sensação de ler este livro, com a possibilidade de vários personagens podendo decidir o rumo da história, é muito boa, todos são muito atentos aos acontecimentos que se passam em torno de si. Isso deu ao enredo, do início ao fim, ações e conflitos que te faz ficar preso na trama.

Ken Follet me fez descobir um gosto pela ficção histórica que nem eu sabia que tinha, agora me resta ler os outros best sellers dele, o que não é por acaso que tenham sido.
Vivi.Montarde 28/04/2020minha estante
Leia A chave de Rebecca. É no mesmo estilo desse, então provavelmente vc tb vai gostar.

Heliton 30/04/2020minha estante
Eu vou sim, ta na minha lista de compras, obg. :)

deca 07/07/2021minha estante
eu amei esse resumo

Aline MSS 17/01/2022

Um ótimo livro pra se apaixonar pelo autor logo de cara!
Nossa, amei demais! Esse livro reúne quase tudo q gosto em uma narrativa rápida e apaixonante. Tem espionagem, plot twist, boa ambientação, personagens reais e o clima de conflito da 2GM.

Sempre li muitos elogios sobre o autor, mas nunca tinha lido nada escrito por ele. Confiei no meu feeling e comprei quase toda a bibliografia dele, e depois desse livro vejo q não irei me arrepender.
A escrita é rápida, as descrições não são cansativas e o leitor se sente envolvido com a historia desde as primeiras páginas. Difícil torcer por alguém na história, é mais simples apenas apreciar a leitura!
Super recomendo, me apaixonei pelo autor!
Spy Books Brasil 27/01/2022minha estante
É um dos meus preferidos dele. Gosto muito também de A Chave de Rebeca e As espiãs do Dia D, que resenhei outro dia.

Aline MSS 03/02/2022minha estante
Me apaixonei pelo autor, já adquiri esses títulos citados por ti e mal posso esperar pra ler. ?

Spy Books Brasil 03/02/2022minha estante
Tenho certeza de que você vai gostar. Depois me conte!

Aline MSS 04/02/2022minha estante
Simmm! ?

eduardo.ferreira.2192 11/02/2022minha estante
Livro sensacional! Ken Follett é meu autor preferido!

Núbia Cortinhas 14/05/2022minha estante
Muito amor pelo Ken Follett!!! ??????

Rodrigo 02/03/2022

Uma agulha no palheiro
O Buraco da Agulha foi o primeiro livro do mestre da ficção histórica Ken Follett, quando tinha apenas 27 anos. Em 2018, a Ed. Arqueiro resolveu lançar uma edição comemorativa de 40 anos, com uma capa lindíssima... só lamentei o tamanho da letra ter me forçado a ler no kindle, da primeira a última página.

A obra é uma clássica trama de espionagem ambientada na 2GM, que coloca em lados opostos um super espião alemão, codinome "Agulha" - um misto de assassino frio e solteirão solitário, perseguido por um professor inglês de história bonachão de 50 anos, Sr. Godliman, recrutado pela Scotland Yard por ter uma mente aguçada, capaz de pensar como o próprio alvo. O que está em jogo - o plano dos aliados em desembarcar na Normandia, sem que os alemães descubram, o que significaria adiar o fim da guerra indefinidamente.

Para tal, montam na Inglaterra o maior engodo de guerra já elaborado: uma cidade cenográfica com milhares de aviões e tanques de mentira, forçando os alemães ao entendimento de que a invasão se daria pelo norte da França. O problema é que o espião descobre tudo, e consegue tirar fotos desses aviões de madeira, a fim de enviá-las diretamente para a mesa de Hitler. A partir daí, começa o jogo de gato e rato, o alemão tentando chegar na Alemanha e o inglês no seu encalço.

Até a metade do livro, tudo se resumia à caça ao alemão, que, enquanto fugia, deixava um rastro de mortos pra trás. Até que, lá pelas tantas, um acontecimento fora do controle muda tudo e ele vai parar num lugar ermo, na casa de uma mulher casada, maravilhosa e mal amada, com quem se envolve sexualmente, fazendo-o repensar o seu modus operandi depois de tantos anos sozinho e tão próximo de concluir sua missão. As cenas quentes são bem escritas, não há quem não fique com os sentidos à flor da pele.

No ápice do livro, a gama de possibilidades aumenta de forma exponencial e na mesma proporção que a ansiedade do leitor. Até que vem o final hollywoodiano, que, para a minha frustração, deixou um pouco a desejar... achei que as escolhas feitas pelo autor não estavam à altura do enredo tão bem construído até ali.

Apesar de ser um ótimo thriller com cenas de ação de tirar o fôlego, não dava pro jovem Follett competir com os autores consagrados, numa época em que pipocavam romances de espionagem no meio editorial; mas ainda bem que ele então incluiu na sua linha literária os romances da época medieval, e eis que a humanidade ganhou a série "Os Pilares da Terra".
Alessander.Oliveira 12/06/2022minha estante
Excelente resenha! ????????

Andre.Vieira 13/02/2022

Estréia de alta qualidade
E lá vamos falar de Follet de novo ?.
Sou totalmente suspeito. Nessa brincadeira já é o quarto livro dele que eu leio. As Espiãs do Dia D, Tripla Espionagem,O Homem de São Petesburgo e agora O Buraco da Agulha ??????????
Uma estréia do melhor escritor do mundo com muita qualidade! Nesse admirável livro tem muito conteúdo de espionagem. Follet é tão bom que ele consegue fazer que eu admire todos os vilões que ele constrói, em certos pontos até fico torcendo para que eles tenham sucesso ???. No mais super recomendo.
Nota 10.
Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

Bastos 30/11/2021

O buraco da agulha
O livro é muito bom, cheio de suspenso e ação. Os capítulos finais são frenéticos e você não consegue largar por nada.

Um ponto negativo é que parece que os personagens não foram muito bem trabalhados, acabei não sentindo apego por nenhum personagem, fora isso é uma leitura muito boa e rápida.

Sah 19/01/2021

Leitura de sentar e devorar
Gente... Primeira obra de sucesso do grande Ken Follet e agora entendi como ele surgiu. Essa obra me pegou de jeito. Incrível a narrativa, os personagens, a forma que ele foi enredando um no outro. Mas destaco a história que era para ser secundária, mas que pra mim se tornou a mais importante: personagem Lucy. Mulher surpreendente, que na sua fragilidade fez crescer uma força sulreal. Leiam por favor!!!!!!

Daiana 22/12/2023

O buraco da agulha
O livro trata de uma estratégia da segunda guerra mundial para vencer Hitler.
Uma estratégia falsa.
Onde os inimigos da Alemanha precisavam que uma mensagem falsa chegasse até a Alemanha para confundi-los e assim fazer com que eles perdessem a guerra.
Porém um espião alemão, um dos melhores, por sinal, descobre a trama e tenta avisar o Fuhrer.
Daí se inicia todo uma trama de caça ao espião com muitas mortes.
O livro é bem confuso no início, mas quando se pega o jeito, do meio pra frente, ele fica bem interessante.
Gostei bastante, o final é show.

Fabi 28/10/2021

Primeiro contato que tenho com o autor e esse foi o primeiro livro que ele escreveu, essa é uma edição comemorativa.
A história se passa em 1944, começando na Inglaterra, em um período de guerra contra o nazismo. Os agentes ingleses estão à procura de um espião talentoso, o Agulha, que é muito habilidoso em descobrir segredos e se esconder. Ele faz uma descoberta importantíssima que, se ele conseguir transmitir ao governo alemão, Hitler ganha a guerra. Ao descobrirem que ele tem provas físicas desse segredo, os agentes passam a persegui-lo e Agulha foge em direção à Escócia, numa rota de fuga planejada, deixando um rastro de mortes pelo caminho.
A história é dividida em partes para que o leitor tenha a visão do espião alemão, dos agentes ingleses e de outros personagens que aparecem, causando uma junção perfeita ao enredo.
Minha humilde opinião: gostei da narrativa do autor, o enredo é cativante, vc até se pega gostando do espião em muitos momentos. Uma boa leitura ?

@tigloko 17/01/2022

Um baita livro de espionagem!
Gostei dos personagens, principalmente do espião alemão Die Nadel(A Agulha), muito bem escrito. O autor soube passar todas as engrenagens na cabeça dele, a todo momento tramando um plano para ficar a frente dos seus captores,o sangue frio em diversas situações.

Além disso, a mistura de pessoas reais com elementos fictícios funcionou bem. As estratégias de guerra dos dois lados, todas girando em torno da informação do espião para o desfecho da guerra, é algo fundamental durante o livro e que foi a melhor coisa dele. E imagine, naquela época, a demora para uma informação chegar a certo lugar. Dando mais importante ainda a qualquer coisa que mudasse os rumos da guerra.

Algo que gostei também foi a ambientação, com os costumes da época, os veículos, as vestimentas, tudo enriquecendo a experiência. Falo isso pois o autor foca bastante nessas coisas, acredito que para melhorar a experiência de leitura.

Tiro meia estrela por que, assim como o outro livro que li dele, sinto certo atropelo no final. Na resolução do desfecho dos personagens, algo que me incomodou. Mas de resto, gostei muito do livro. Quero ler mais coisas dele.

Dai_tck 08/12/2020

Sensacional
O livro retrata o início da segunda guerra mundial, onde a Alemanha está planejando o ataque a Gran-betanha.
Tem romance, assassinato, espiões e muito mais.
O titulo faz todo o sentido levando em consideração a arma do crime, rsrs
Me tornei muito fã de Lucy, merece o mundo garota.

Eduar 24/05/2021

Excelente!
Magnífica história! Meu primeiro contato com o autor. E acertei em cheio. Me prendeu do início ao fim, nossa, e que fim.

leticris 19/10/2020

Além das expectativas
Tirei este ano para ler livros fora da minha caixa. No começo não sabia aonde a história queria chegar, mas como a escrita era gostosa e envolvente me deixei levar e bum o livro me ganhou....eu super recomendo.

Ronaldo 04/04/2020

Tensão até as últimas páginas
O livro que alavancou a carreira de Ken Follet como escritor se passa em um dos momentos mais conturbados da história da humanidade. Misturando personagens e momentos reais com fictícios, o autor quase te convence acreditar que os capítulos do livro são verdadeiros de tão bem entrelaçados eles são com os acontecimentos reais da guerra.
Uma das características que se destacam das obras de Follet é a criação de personagens femininas marcantes, que desempenham funções de extrema importância em seus romances. Aqui temos Lucy Rose que, mesmo sem saber, acabará sendo decisiva para os rumos da Segunda Guerra Mundial.
Excelente ficção histórica.
Camila.Stolte 04/04/2020minha estante
Deu até vontade de ler ?

Ronaldo 04/04/2020minha estante
Pode ler sem medo, se não gostar, pode me culpar. Kkkk

Toshiko.Pri 02/07/2023

Muito bom!
Uau, que leituraa..

Confesso que em certos momentos achei bem parado, quase dormia..kkk
Mas quando tinha alguma ação, maravilhosas cenas!

E chegando quase ao final, aquela adrenalina de querer saber o que ia acontecer, não deixou a desejar.

Ah, eu não vou negar que torci um pouco pelo Faber, Deus, me perdoe por isso?.
E a Lucy, que mulher fantástica! Odiei o David, amei o Bloggs.

Um ótimo livro. Foi meu primeiro contato com o autor e já quero ler outros dele.