spoiler visualizarPaola.Rezende 24/05/2018
Essencial! Livro de cabeceira para professores
Esse livro é maravilhoso. Já o li duas vezes e estou relendo. Creio que é muito importante para nós professores repensarmos nossas práticas e escolas. Na introdução, Viviane Mosé traz um panorama na maneira ocidental de ensinar. Cita o modelo de pirâmide e hierárquico que aprendemos com os egípcios. Ainda trazemos a ideia de pirâmide em nossas escolas: há sempre um saber acima do saber dos alunos? Ou podemos construir juntos?
A escola não está alheia à sociedade e suas mudanças, porém, às vezes, parece estar. Ainda reproduzimos em nossas escolas um modelo fabril e não um modelo de nossa realidade: ampla, complexa, com inúmeras conexões e inteligências. Hoje a escola é a escola de incertezas, como a nossa vida: há transformações muito rápidas e se dissolvem. E, Mosé, comenta sobre o objetivo maior da educação: uma ampla formação do ser humano, e não mais decorar inúmeros conhecimentos inúteis, mas se utilizar de conhecimentos interligados para resolver problemas. A autora, como filósofa, preocupa‐se com o incentivo à pesquisa e à criticidade que auxiliamos (ou não) os nossos alunos. Na segunda parte do livro a autora escreve entrevistas que realizou com diferentes educadores e experiências inovadoras, que veem a educação de uma maneira diferenciada, crítica e que tenta buscar soluções com os alunos para os problemas de nosso contexto. Recomendo essa leitura!