Com Clarice

Affonso Romano de Sant'Anna

Resenhas - Com Clarice

Michel 28/08/2019

OBRA SINGULAR E RELEVANTE
Autores que deixaram um legado literário extraordinário despertam um inevitável interesse nos leitores em conhecer um pouco melhor sobre como funcionava suas mentes sublimes, e Clarice Lispector faz parte desse restrito grupo de gênios que enriqueceram o mundo com inesquecíveis obras-primas.

COM CLARICE é uma obra singular cujo propósito é nos permitir exatamente isso: a possibilidade de darmos mais um passinho em direção ao universo de nossa rainha. Trata-se não somente de um livro sobre Clarice, mas um aglomerado de documentos, análises técnicas de alguns de seus trabalhos e opiniões de gente que conviveu muito perto dela.

Portanto, para os viciados no universo clariciano, como é o meu caso, eis aqui uma obra indispensável e atualmente não muito fácil de encontrar (a minha edição eu achei por acaso num Sebo na cidade de Uberlândia, uma sorte).

Autora plural, Clarice sempre se despiu de conceitos lineares para ir fundo nas agruras da alma humana. Sua literatura de prosa investe muito além dos sentidos e, sobretudo, atiça o pensamento do leitor. Talvez esta seja a autora que melhor me insere na condição de insatisfeito; que me faz querer pensar para além da superfície.

Minha inserção ao universo de Clarice se deu por suas crônicas, caminho que considero ótimo como porta de entrada, pela leveza e praticidade linguística. E desde quando passei a explorar sua literatura, principalmente ao inserir-me nos romances, uma certeza sempre esteve incutida ao longo das leituras: a obra de Clarice Lispector é inesgotável e evolutiva; inesgotável porque nunca se consegue alcançar saciedade; e evolutiva porque nosso discernimento costuma transitar por diferentes formas interpretativas a cada releitura.

E esta opinião parece ser comungada pelos autores desta crítica literária COM CLARICE: o constante sentimento de universo inexplorado e progressivo. Affonso Romano de Sant’anna e Marina Colassanti reuniram aqui parte do legado manancial e intelectual de Clarice, num gesto fragmentado de admiradores que conseguiram nos aproximar um pouco mais da icônica autora.

O livro divide-se em três partes, sendo que a primeira leva o título da obra e talvez seja o momento mais delicioso da leitura: dois textos em que os autores e amigos de Clarice rememoram alguns instantes passados ao lado da escritora. A segunda parte chama-se De Marina para Clarice, em que a narradora nos trás um conto e uma crônica carinhosa de teor clariciano. Finalmente temos a terceira parte, De Affonso para Clarice, momento da leitura em que o autor segue na árdua empreitada de analisar alguns dos trabalhos de Clarice (esta é a parte mais técnica e, por isso, pode incomodar um pouco), e encerra-se com algumas crônicas divertidas e pertinentes.

Há ainda um apêndice em que acompanhamos uma entrevista que Clarice forneceu para os dois autores, realizada no Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro em 1976.
Por essa razão COM CLARICE é uma obra singular e necessária para quem é fã. Uma viagem analítica e apaixonada de amigos que se encantaram e se intrigaram por essa mulher extraordinária; que igualmente a nós, singelos leitores, buscam preencher incessantemente suas constantes insuficiências existenciais.

site: Outras resenhas no blog: http://dimensaoreluzente.blogspot.com/