Rose Na Tempestade

Resenhas - Rose na Tempestade

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa Vieira 26/02/2014

Rose na Tempestade_Jon Katz
O livro Rose na Tempestade, do autor e colunista do The New York Times e da revista Rolling Stone, Jon Katz, nos traz uma história cativante de amor e lealdade, envolvendo uma border collie muito especial, Rose, e o seu esforço descomunal para salvar os animais de sua fazenda em meio a uma nevasca, e claro, sobreviver. A temática abordada é linda e tocante, mas poderia ter sido bem mais desenvolvida.

A border collie Rose é uma cachorrinha de pastoreio muito inteligente e esperta, e desempenha suas funções como ninguém, cuidando com afinco e desenvoltura das ovelhas, galinhas, da mula Carol e dos demais animais da fazenda de seu dono, Sam. Rose mora com Sam desde que era um filhotinho, e não conhece outro mundo além deste, além de ter pleno conhecimento de todos os perigos que a rondam, como os coiotes selvagens que circulam sempre pela região.

Rose é uma cadelinha bastante atenta e sempre está à espreita , cuidando para manter a tranquilidade do lugar onde cresceu e também para que nada machuque Sam. Além do perigo apresentado pelos coiotes, ela sabe o quanto as tempestades podem ser terríveis e fica um tanto desconfiada com a presença de Katie, uma moça que agora acompanha o seu dono pela fazenda e parece não temer a postura da cachorrinha. Apesar da implicância, logo elas se tornam boas companheiras, até que Katie some repentinamente, deixando Rose completamente confusa com a sua ausência...

Rose na Tempestade é um livro tocante e cativante, que nos relata com precisão todo o amor e lealdade de uma cachorrinha para com o seu dono. Apesar do autor ter uma vasta experiência no que concerne ao mundo animal, achei a sua escrita um pouco crua em comparação com outros livros do gênero, e senti a falta de um pouco mais de emoção e sensibilidade na história, visto que a essência da obra é bem vasta e poderia ter sido um pouco mais explorada. Narrado em terceira pessoa, de uma forma bem crível e que relata com precisão toda a dedicação de um animal para com o seu dono, conhecemos uma história de fidelidade, companheirismo e amor, que com certeza conquistará os apaixonados por cães, apesar de suas ressalvas.

Rose é uma cadelinha muito especial, além de se mostrar uma verdadeira guerreira e heroína. Todas as suasforças são colocadas à prova com uma forte nevasca que se aproxima, e ela fará de tudo para salvar os animais da fazenda, proteger o seu dono e se manter viva. Quem tem um animalzinho em casa, sabe o quanto eles são amorosos e se preocupam com o nosso bem-estar. O meu cachorrinho, Marley, por exemplo, sabe quando eu estou triste, doente, apreensiva, e dentro das suas limitações, faz de tudo para me animar e fazer com que eu me sinta amada. Rose não é diferente e como tem atribuições maiores do que um animal doméstico, já que é responsável pelo pastoreio da fazenda, é impulsiva e tem uma coragem descomunal.

Em suma, Rose na Tempestade nos traz uma história bonita, de companheirismo e dedicação, e que, se você tiver um animalzinho em casa, assim que concluir a leitura, te fará abraçá-lo apertado e demonstrar todo o seu carinho e gratidão. Não chega a ser um livro tão emocionante, e achei que faltou muitos elementos na escrita do autor para criar esse tipo de sensibilidade, mas é uma obra que consegue entreter e cativar, à sua medida. A capa é muito linda, com uma border collie fofíssima e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, ilustrações de cachorrinho no começo de cada capítulo e poucos erros de digitação. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2014/02/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Bia Rodrigues 13/02/2014

Rose na tempestade é um livro que pela sinopse faz você pensar que pegou para ler um livro com uma historia linda e emocionante, mas na verdade o que aconteceu não foi bem isso. O que aconteceu foi que o que parecia que seria uma historia emocionante se tornou uma das historias mais monótonas que já li.

O livro é narrado em terceira pessoa e os animais são animais mesmo sabe, não falam. Nele o que temos acesso são aos pensamentos da cachorrinha Rose. Uma cachorrinha muito inteligente e adorável, o grande motivo de não ter abandonado esse livro foi por que criei um carinho muito grande por ela.

Sam é um personagem bem chato, o autor não conseguiu trabalhar muito bem o personagem e ele acabou se tornando apenas um nome nas paginas. Não teve essência e muito menos foi um personagem com o qual você consegue se identificar.

O ponto alto do livro é quando Sam começa a perceber o quanto Rose é uma cachorrinha especial e começa a demonstrar mais afeto por ela. Mas esse acontecimento não torna o livro bom, apena faz com que em um único momento você sinta que a leitura valeu a pena.

Com relação ao trabalho da editora não tenho reclamação. A capa esta maravilhosa e não encontrei erros de revisão. Gosto da diagramação, como sempre nesse ponto a Novo Conceito fez um trabalho maravilhoso.

Em resumo a leitura de Rose na tempestade foi uma leitura bastante cansativa. O autor até tinha uma premissa interessante para a historia porem não a desenvolveu bem e no final acabou não colocando o elemento emoção que o livro parecia ter.

site: http://www.pepperlipstick.com/2014/02/resenha-rose-na-tempestade.html

Felipe Miranda 22/01/2014

Rose na tempestade - Jon Katz por Oh My Dog estol com Bigods
Talvez o ponto mais forte de toda a estória seja o fato da narrativa em terceira pessoa pertencer à uma cadela e um ser humano. É divertido, delicado e inusitado. Eu diria até que Jon Katz é um gênio por descrever tão convincentemente as reflexões e conclusões que a cadelinha pastora Rose chega a formular em sua cabecinha tão esperta. Não que ela entenda o que seu dono Sam fale, mas ela reage a tons de voz e gestos. Ela o compreende.

A característica mais notável em Rose é sua determinação, ela não tem tempo para carinhos, não gosta que ninguém a toque. Em sua mente ela constrói um mapa que permite saber onde cada coisa se localiza e funciona. Quando algo sai do lugar ou está errado ela é a primeira a perceber, e com ou sem a ajuda de Sam ela resolve à sua maneira. Rose é um misto de cão pastor com border collie e servir aos humanos é seu maior prazer, ela é leal, responsável e absurdamente corajosa. Admirada por fazendeiros da região, sempre é chamada para trabalhos extras que realiza com louvor demonstrando seu valor. Nunca fugira, recuara ou deixara de fazer seu trabalho. E acreditem, sempre há trabalho a ser feito na fazenda, a lista de dificuldades que já enfrentaram é enorme, gansos agressivos, carneiros reprodutores desenfreados, vacas em fuga, raposas e coiotes invasores, gatos selvagens ferozes, guaxinins raivosos... Rose sempre bolara um plano. Há animais que apenas a ignoram, são aqueles que não precisam de sua supervisão ou não estão sujeitas à sua autoridade, como as gatas Eve e Jane e o antigo galo Winston. Os demais a respeitam e funcionam aos seus olhares penetrantes e comandos latidos. Rose ajuda os animais no esforço de manter as delicadas tarefas internas da fazenda em andamento.

Seu dono Sam sente-se perdido e confuso. Após a morte de sua esposa Katie, um pedaço de si morrera junto, ele perdera a família que esperava ter e não sabia se encontraria isso novamente algum dia. Ele não dispõe da mesma energia que antes, não está seguro em recomeçar tudo novamente. Sem Katie, sem planos. As dificuldades da fazenda podem ser extenuantes, as responsabilidades de administrá-la sozinho são desgastantes e Sam precisar livrar-se dessa pena que sente de si mesmo. Dessa barreira que não o permite ir em frente.

E entre tantos problemas já comuns na rotina de uma fazenda, a tempestade não prevista até pelos meteorologistas vem para agravar ainda mais a situação. A nevasca longa e rigorosa testará instintos e trará perigos inéditos e outros já conhecidos se intensificarão. Os animais da fazenda estão entrando em pânico enclausurados em celeiros e galpões, mas sem dúvidas não resistiriam ao frio descampados lá fora. A água está congelada, a comida acabando e um covil de coiotes está prestes a invadir e atacar a fim de garantir sua sobrevivência. Rose tinha seu trabalho, mas comida era o trabalho dos demais ali. Sam e Rose correm perigo, eles não podem perder a fazenda mas precisam colocar suas vidas em primeiro plano... Vocês se surpreenderão com a quantidade de pequenos e grandes problemas que surgem em uma situação como essa.

É quase impossível não se cativar pela estória, caso você não goste de animais talvez ache enfadonho, mas é lindo ver a bravura de Rose e seus esforços para manter a fazenda funcionando e os animais vivos. O relacionamento da pastora com Sam é tocante, eles se respeitam e se amam de um modo único que apenas os animais podem proporcionar. Algo que me tocou bastante durante a trama foi o fato de Rose não ter visto Katie ser lavada após morrer, e como a cadela se guia por cheiros também, ela passa o enrendo todo a procura de sua dona, relembrando os momentos que passavam juntas e sentindo sua falta. É triste e deixa a estória mais emocionante. Rose não teme a morte, ela está acostumada a perdas e isso talvez explique a sua impulsividade em defender a qualquer custo os animais diante de qualquer perigo fatal. Um cachorro selvagem que se aproxima e passa a fazer parte da fazenda esconde segredos e laços com a destemida Rose... A leitura é mais que recomendada!

"O dono que ela conhecia, cuja rotina e cujos comandos definiam cada dia de sua vida, parecia ter sido soprado para longe pela tempestade, levando a vida previsível e definida que ela conhecia." Trecho da página 125

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/01/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Yasmin 17/01/2014

Uma bela história que vai agradar aos que amam os animais. Uma visão crível e bem narrada

Quando o livro apareceu na lista de lançamentos da Novo Conceito fiquei na dúvida entre solicitar ou não o livro, e no final pesou o amor por cachorros e a bela capa. Não conhecia as histórias do autor apesar de já ter ouvido muito bem de seus livros com animais na trama e logo nos primeiros capítulos me surpreendi com uma bela narração, um ponto de vista curioso, que poderia ter dado errado, mas que funcionou bem. Uma história leve e bela.

A história começa nos apresentando Rose, uma cachorrinha da raça border collie que trabalha na fazenda de Sam fazendo de tudo, cuidando de manter as ovelhas na linha, mantendo os animais calmos e acompanhando seu dono em todas as obrigações. Seu mapa consiste em manter a fazenda organizada e obedecer. Sam às vezes queria que Rose fosse mais parecida com um cachorro de estimação, ou que pelo menos separasse o trabalho do lazer, mas para Rose só existe o trabalho. Ela fica sem saber o que fazer quando o tom de Sam muda do já conhecido tom de trabalho e ordem para um tom mais sentimental. Tudo ia muito bem na fazenda e no mapa de Rose até a maior tempestade de neve que ela já viu chegar acabar com a ordem. A neve cai incessante no primeiro dia, e o cheiro do medo e o pavor dos animais chegam até ela. Sam não pode sair de casa, por isso enfrentando a neve Rose vai fazer sua ronda e o que vê a preocupa. Os coiotes estão chegando perto dos celeiros, a neve não para e quando Sam sai no meio da tempestade e quando tudo sai do controle Rose precisa tomar decisões que jamais sonhou, enfrentar desafios e no fim surpreender a todos.

Essa é a premissa da história de Rose e Sam, mas não quero falar muito para não deixar spoilers no ar. O autor entremeia pequenos trechos do ponto de vista de Sam a narração em primeira pessoa de Rose. A trama é simples, mas o desenrolar fluido e com um tom que tenta ao extremo soar realista. Katz se preocupa em levar ao leitor a verdade nas palavras de Rose, se preocupa em não deixar sua voz parecida com a de uma pessoa e a forma com que ele jogou com as palavras e as organizou através de impressões e memórias foi perfeita. As descrições também não ficam atrás, passando um ambiente vívido e que aliado ao jogo de impressões enriquece a história.

Sam e Rose são ótimos personagens e funcionaram bem juntos. O fim foi um tanto abrupto em alguns sentidos, talvez por uma coisa ter ficado em aberto ou por apenas ter sido insinuado. Pensando agora se o outro cachorro era o pai dela, o lobo poderia ser loba? Sinceramente não sei, mas não posso falar mais. O fim foi repleto de sentimentos, com uma mensagem ótima para todos, principalmente para os que amam os cães.

Leitura rápida e agradável, Jon Katz criou uma história única, e mostra que entende do mundo e dos sentimentos animais. Rose é crível e sua história muito bonita. A edição da (...)

Termine de ler o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/12/resenha-rose-na-tempestade.html

09/01/2014

Rose na Tempestade foi uma leitura bem diferente das que estou acostumada, tendo como personagem principal a cadela Rose, uma esperta e eficiente pastora que ajuda seu dono, Sam, na fazenda em que ambos moram. Apesar de, obviamente, não poder ser contada por um cachorro, o narrador preocupa-se em nos contar a forma como Rose percebe o mundo ao seu redor, dando um toque "Sessão da Tarde" à história.
Toda a percepção de Rose é cuidadosamente descrita e é quase como se fôssemos guiados através dos olhos da cachorra por tudo o que acontece na fazenda, desde os acontecimentos mais cotidianos, como o nascimento de algum animal, até outros mais interessantes, como o encontro com animais selvagens que costumam circunda a fazenda.
Quando uma terrível nevasca se aproxima, Sam precisa garantir que todos os seus animais tenham alimento e abrigo pelos dias horríveis que se seguirão. Rose está disposta a ajudá-lo e compreende muito bem quando há trabalho para se fazer. Mas a preocupação em manter o seu sustento deixa Sam vulnerável quando a tempestade chega, impiedosa.
Rose sente que tudo está mudando, mas não consegue lidar com o dono teimoso, restando-lhe apenas segui-lo e ajudá-lo no que puder. Até que um terrível acidente coloca suas vidas em risco. Isolados por metros e metros de neve, com nada além dos próprios animais de companhia e nenhum deles com habilidades médicas, Rose precisará de muita determinação, coragem e toda sua habilidade para salvar a ela e a Sam antes que seja tarde demais.
Essa cadelinha não medirá esforços para continuar tomando conta de sua fazenda, do seu dono e todos os animais que sente ser sua responsabilidade. Mesmo que isso custe a própria vida.
Rose na Tempestade foi uma leitura um tanto sem graça, principalmente por descrever com tanto afinco o que, teoricamente, se passaria na cabeça de um cachorro. A princípio, não me convenceu toda essa descrição de atitudes e pensamentos; não que eu duvide que cães são animais extremamente inteligentes, principalmente os de pastoreio, só fiquei um pouco incomodada por estar parecendo mais um daqueles filmes de animais que vemos na televisão.
No entanto, conforme avançamos na narrativa, percebemos que há muito mais do que a luta de um animal para manter tudo aquilo que o cerca. Mesmo cética, consegui entender o que o autor estava querendo passar. Os esforços de Rose e Sam para manterem não só a fazenda com o pouco que podiam fazer, como também um ao outro mostra o quanto o companheirismo entre cachorro e fazendeiro foi essencial para que o trabalho pudesse manter-se, mesmo quando o clima tornou-se intransitável.
Tornou-se uma leitura diferente e conseguiu minha atenção mais pelas ações e cuidados que Sam e Rose não mediram esforços para manter com a fazenda e os animais nela do que pela narrativa em si. Claro que ela foi o principal meio pelo qual fui inserida na história, mas esse ponto, particularmente não me impressionou.
Gostei bastante do exemplo de companheirismo, proteção, amor e perseverança. As circunstâncias eram extenuantes e cada vez mais perigosas por conta do mau tempo, o que forçava animais selvagens a procurar por abrigo e comida, mas, mesmo assim, Rose não desistiu de defender um só minuto seu lar e sua família. Se fosse uma pessoa, a superação do mau tempo, por si só, já seria uma grande história; mas sendo um cachorro, a sobrevivência e determinação destacam-se ainda mais.
A leitura foi meio lenta, mas a mensagem muito reconfortante. Rose na Tempestade é uma leitura indicada para os amantes de animas, principalmente, mas também para aqueles que estão em busca de uma leitura diferente e emocionante sobre até onde iria uma cadelinha para proteger o mundo que conhece.

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2014/01/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Paola 06/01/2014

Um livro cheio de emoção que relata a história da cadela boder collie Rose. O livro é narrado, na maior parte do tempo, pela cadela. O autor conseguiu, de forma ímpar, colocar a visão de um cachorro e deixar a leitura interessante e cheia emoção. Mas, o livro também tem partes narradas por Sam, dono de Rose.

O autor conseguiu traduzir sentimentos, como amor e lealdade, de um animal de forma única.

A história começa com Sam adotando a pequena Rosie. A mesma foi criada na fazenda e aprendeu por instinto a fazer suas funções. Ajudava Sam na fazenda e se tornou seu braço direito. Sempre leal e companheira.

Sam se casou com Katie, e Rosie passou a ser companhia para o casal. E quando Katie adoeceu a cadela se manteve por perto em todos os momentos. Cuidando e zelando "sua humana". No entanto, de uma hora pra outra Katie some do mapa mental de Rose... Mas, ela continua sentindo o cheiro dela em todos os cômodos da casa. No entanto, isso não impede Rose de prosseguir a vida com seus afazeres.

Uma tempestade é anunciada. No entanto, Sam não estava preparado para ela. As águas do celeiro foram congeladas, neve começou a cair rapidamente. E numa forma desesperada de dar solução a isso e proteger os animais, Sam sofre um acidente. E como Rose irá reagir? Como ela irá cuidar de tudo?

É realmente uma leitura cheia de emoção e de arrancar lágrimas. Rose deixa qualquer um apaixonado. E o livro só me fez gostar mais e mais desse animal que é tão leal.

"Em momentos assim, às vezes olhava para Rose, que sempre o observava, vigiava a fazenda, pronta para qualquer coisa, e agradecia a Deus por tê-la. Pensara a princípio que adquirira um cachorro. Agora entendia bem demais que ela se tornara outra coisa, mais alguma coisa. Nem sequer queria pensar em ficar nessa fazenda sozinho sem ela."

Lina DC 03/01/2014

O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de Rose, que vive há seis anos na fazenda de Sam, pois foi adotada aos dois meses de idade. Sam é um homem calado e taciturno, que perdeu alguém que amava muito e tornou-se introspectivo. Em alguns momentos, conversa com Rose ou às vezes sozinho, durante o trabalho na fazenda.
Rose é uma cadelinha com habilidades incríveis: seu talento nato de realizar um mapa na sua cabeça permite que saiba onde estão todos na fazenda: Blackface, o líder das ovelhas e seu rebanho, Brownie, o gigantesco touro, as gatas Eve e Jane, Winston, o velho galo com uma postura altiva, a mula Carol e tantos outros animais. Todos os dias Rose e Sam dirigem a fazenda com punhos e patas de ferro, até que uma grande tempestade acontece e muda completamente a situação dos moradores da fazenda.
O livro conta com descrições detalhadas da fazenda, seus habitantes e peculiaridades. A escrita do autor é surpreendente, pois consegue fazer o leitor entender os sentimentos dos animais, quase como se eles estivessem falando conosco. Até mesmo os animais "selvagens" tem uma história própria, como se fornecesse ao leitor explicações para os seus atos.
A trama é bem desenvolvida, mas graças ao detalhamento das cenas e personagens e por quase não ter quase diálogos, em alguns momentos se torna um pouco pesada. De qualquer maneira, é um livro gostoso de ler, principalmente para os fãs de obras que tem como protagonistas animais heroicos e carismáticos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa é lindíssima e está totalmente relacionada com a trama.

"Ela parecia ter um tipo de mapa da fazenda dentro da cabeça, uma imagem de como tudo tinha de ser. Sempre que algo estava errado ou fora do lugar, um animal doente, uma cerca derrubada, um intruso, ela sabia no mesmo instante, e chamava a atenção para o fato, farejando, latindo, andando em círculos. Parecia a Sam que Rose atualizava constantemente o mapa". (p. 10)

Geeh 18/12/2013

Acho que já contei para vocês que amo livros sobre animais na resenha de "Um gato de rua chamado Bob" né? Pois é, eu amo, mas principalmente quando o animalzinho não morre no final, porque essa é a deixa para eu me debulhar em lagrimas, e esse é um fator que me deixa sempre temerosa em ler algo do genero, o final imprevisivel.
Quando foi anunciado o lançamento de Rose na Tempestade, eu não pensei duas vezes, já fui logo solicitando ele, e a leitura não poderia ser mais prazerosa.
Este é um livro super especial, pois a maioria dos autores relata historias de animais, mas pelo ponto de vista de um humano, mas Jon Katz fez diferente, grande parte do livro é narrado pela propria Rose, a cadelinha, e alterando em alguns poucos capitulos para o ponto de vista de Sam, o seu dono.
A principio a leitura pode parecer um pouco estranha, já que Rose é um animal e vê o mundo de forma diferente, e apesar de ser extremamente esperta, não destingue palavras e sentimentos, tudo é separado por ela de forma sistematica, mas com um enorme sentimento de amor e lealdade, apesar de a propria não definir com essas palavras.
O mais incrivel neste livro, é a sensibilidade do autor de captar os sentimentos dos animais e os compreender tão bem. Jon traduziu os sentimentos de um animalzinho de forma fantastica, enfatizando o amor mutuo entre animais e humanos, até mesmo entre os proprios animais, sendo eles selvagens, domesticos ou de trabalho.
A historia começa contando o cotiano de Rose, uma cadelinha da raça Border Collie, que é adotada por Sam, um fazendeiro.
Quando Sam adotou o filhote, seu primeiro pensamento foi: "Não vou ter tempo para treina-lá, vai acabar se tornando um animal de estimação." Mas assim que deixou de ser um filhote, Rose aprendeu apenas por instinto qual era a sua função na fazenda, arebanhava as ovelhas e carneiros, protegia Sam das vacas quando ele ia alimenta-las. Aos poucos Rose se tornou o braço direito de seu dono, focada sempre no trabalho e na sua obrigação de manter os outros animais a salvo.
Mas Sam acabou se casando com Katie, e aos poucos Rose também se tornou um animal docil e companheiro. Quando Katie adoeceu, Rose era a sua mais presente companhia, passava dias e noites vigiando sua humana, mas de uma hora para a outra Katie sumio de seu mapa mental, apesar de sentir o seu cheiro em todos os comodos da casa. Mas o fato de não mais ter a companhia de sua dona, não impedia Rose de continuar a seguir a rotina que estava acostumada.

"Katie costumava esperá-la ali. Sentava-se no velho tronco de carvalho e sempre tinha um pedaço de pão para Rose.Mas hoje, nada de pão e nada de Katie."

Certo dia a meteriologia anunciou que embreve uma tempestade de neve cairia sobre a cidade, e que todos os fazendeiros da area deveriam ficar em alerta, pois a neve prometia cobrir tudo e todos que estivessem desavisados. Sam e nem Rose estavam preparados para o que estava por vir, a neve que começou a cair repentinamente logo cobriu tudo, a congelar a agua dos animais e a comprometer a sobrevivencia do rebanho. Em uma tentativa desesperada de evitar que o celeiro desabasse sob o peso neve, Sam sofre um grave acidente. O que será de Rose e da fazenda agora que seu humano não pode mais ajudar. Quem liderará esses animais famintos, sedentos e desesperados? Será que Rose conseguirá abandonar as suas funções de cão pastor para salvar a sí mesmo da violenta tempestade?

"Sempre acreditava que cachorros eram cachorros, e não se devia vê-los como algo mais, agora, contudo, não sabia o que pensar. Parecia-lhe que Rose de algum modo salvara a maioria dos animais, a fazenda, e tratava-se de uma ideia que simplesmente ia além de sua compreensão."

Ao iniciar a leitura eu fiquei um pouco intrigada com a forma como o autor coloca o ponto de vista de Rose, como se ela fosse um animal independente e com pouco sentimento, tanto com os animais e com o seu dono. Cães, assim como a maioria dos animais sabe expressar sentimento melhor do que muitos humanos, e o fato de ele colocar Rose apenas como um cão de trabalho me deixou um pouco brava e com vontade de desistir da leitura.Mas o autor corrigiu isso logo em seguida, e aos poucos Rose foi se tornando um personagem mais sensivel, e apesar de autor manter a ideia de que animais são apenas animais e não pessoas da familia, aos poucos podemos notar que o que ele escreve não condiz com a sua afirmação.
Rose na Tempestade é um livro sobre amor, confiança e acima de tudo, sobre lealdade, tanto de animais para animais, dos animais para com os humanos e dos humanos com os animais. Ou seja, amor mutuo entre todas as especies.
É estranho o fato de que ao terminar a leitura você vê Rose de uma forma mais humanizada do que o proprio Sam, e durante os capitulos nos quais ponto de vista do humano é colocado, o leitor torce para que a narrativa mude logo para a Rose.
Outro ponto crucial na historia, é a procura incessante de Rose por Katie, a mulher de Sam, que não chega a ser um personagem ativo na historia, mas que tem uma grande importancia no enredo e no desenvolvimento da trama, já que o leitor sabe o que aconteceu com ela, mas Rose não.
Este é um livro lindo e emocionante, é uma leitura leve e fluida, os fatos se desenvolvem de um modo tão intenso, que você só percebe o quanto a leitura mexeu com você no momento em que lê a ultima frase. Uma leitura indispensavel para quem gosta de animais, e até mesmo para quem não gosta (existe alguem que não goste? eu acho que não.), pois Rose é incrivelmente esperta, que em certos momentos poderia se passar por um protagonista humano. hahaha.
Apesar da minha implicancia inicial com o autor, e o fato de não concordar com a "tradução" dos sentimentos de um animal que ele faz, devo admitir que ele tem um completo entendimento com animais, e é visivel o seu amor por eles.
Este livro é uma obra completa, com uma revisão bem feita, uma capa maravilhosa, e uma diagramação super fofa, com capitulos separados por cãezinhos, paginas amareladas e uma fonte bem agradavel para a leitura.
Enfim, este livro é uma otima leitura, transmite o amor incondicional de um animal, e o quanto homem e animal se completam, de diferentes formas e situações.

site: http://www.guardiadameianoite.com.br/2013/12/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Poly 17/12/2013

Assim que eu vi essa capa fofinha e essa sinopse emocionante eu fiquei com vontade de ler o livro. Mas depois que eu o peguei em mãos e comecei a ler as primeiras linhas fiquei com medo de ter começado a ler um livro que iria me desidratar de tanto chorar. Livros com animais são sempre choráveis e com animais de espírito aventureiro como Rose essa chance aumenta, mas por sorte meu temor de derramar litros e litros de lágrimas não passou de um mero temor.
O livro conta a história de Rose, uma cadelinha mestiça de border collie com pastor alemão, que ama trabalhar na fazenda e é muito leal a seu dono, Sam. Rose aprendeu a pastorar, por instinto nato, e surpreende a todos com sua determinação. Ela e Sam são uma dupla perfeita no trabalho e fazem de tudo para manter a fazenda funcionando.
Com a aproximação de uma tempestade de neve o trabalho na fazenda aumenta e eles tem de manter os animais quentes e em segurança, o que acaba se tornando uma tarefa complicada, primeiro por causa do nível de neve e segundo porque os animais ficam assustados e menos obedientes.
Rose não liga nem para o frio, nem para a quantidade exorbitante de neve, ela sai todo dia, verifica todos os animais, faz seu trabalho e só volta para casa quando se certifica de que tudo está bem. A determinação da cachorrinha é impressionante e até mesmo motivante.

Em momentos assim, às vezes olhava para Rose, que sempre o observava, vigiava a fazenda, pronta para qualquer coisa, e agradecia a Deus por tê-la. Pensara a princípio que adquirira apenas um cachorro. Agora entendia bem demais que ela se tornara outra coisa, mais alguma coisa. Nem sequer queria pensar em ficar nessa fazenda sozinho sem ela.
P. 84

O livro é em terceira pessoa e os animais não tem fala. Os animais são animais mesmo. Eles não entendem a linguagem humana, apesar de conhecerem o tom de voz e os comandos indicados. Mas os pensamentos de Rose são bem evidenciados. Conseguimos entender bastante da mente da cã e compreender suas ações e sua lealdade. A narrativa é bem detalhada e nas partes onde tinha sangue eu precisei pular para não passar mal (tenho fobia a sangue).
Não sei se foi por causa do estilo da narrativa ou da história mesmo, mas eu tive vontade de entrar em uma tempestade como a que Rose viveu para eu hibernar. Tinha momentos que eu não aguentava mais ler o livro. Nunca pensei que um livro de 240 páginas pudesse ser tão tedioso e demorar tanto para terminar a leitura assim. Apesar disso, eu me inspirei em Rose e não desisti da leitura, apesar de querer dormir profundamente e deixar de lado toda história.

Rose não entendeu as palavras e Sam não soou como em geral fazia, quando lhe dava comandos. Mas, apesar disso, ela captou o chamado ao trabalho.
P. 108

Sam trata Rose como um mero animal de fazenda, sem dar muito carinho e afeto e não entendia quando sua mulher, Katie, a tratava como um bicho de estimação. Por causa desse tratamento, Rose apenas recebia e aceitava afeto de Katie. Elas tinham um ótimo relacionamento e Rose não deixou de procura-la mesmo quando Katie ficou doente e faleceu. Era só Sam tocar no nome de Katie que Rose saía procurando a dona.
A morte de Katie deixou Rose e seu mapa mental da fazenda bem confuso, pois ela não podia localizar a dona, apesar de sentir seu cheiro pela casa.

Mas a tristeza não foi embora. Um grande vazio instalou-se nela. Toda manhã, procurava Katie na casa, na trilha, na mata. Toda noite regressava para casa e corria até o quarto no andar de cima. Não encontrava a outra, não conseguia farejar um cheiro recente.
P. 135

Com a morte de Katie Sam fica mais apegado a Rose e parece que reconhece mais a sua lealdade, mas acredito que ele só foi se dar conta da verdadeira amizade da cadela quando ela o resgatou da neve. Após uma forte nevasca, Sam sobe no telhado para tirar um pouco da neve e acaba caindo da escada e ficando soterrado. Rose vê todo o acidente e começa a cavar para socorrer o dono. Ela só para quando o encontra embaixo de vários centímetros de neve. Rose machuca as patas no trabalho, mas mesmo assim só para quando vê o dono em segurança.
Foi a maior demonstração de afeto que Sam poderia receber e depois disso ele começou a ver Rose de outra forma.
Com o acidente Sam fraturou um braço e precisou chamar ajuda e ir ao hospital tratar dos ferimentos. Um helicóptero veio resgatar Sam, ele tentou levar Rose junto, mas ela se recusou a partir. Sam então deu o comando para ela ficar e cuidar da fazenda e dos animais e foi o que ela fez.
Só que durante a ausência de Sam apareceram coiotes selvagens na fazenda e um lobo, que feriram Rose. Felizmente Sam retornou a tempo de salvá-la e o livro não acabou em tragédia.
Além de Rose, outros animais também nos chamam a atenção na história como o cão selvagem Flash, que é da mesma raça de Rose, mas que passou a viver livremente pela mata depois que seu dono faleceu. Ele aparece na fazenda machucado e Rose convence Sam a deixa-lo ficar.
Temos também o touro Brownie (nome do meu gatinho!! Owwwwnnn!!!) e a velha mula Carol. Além deles, também tem o líder coiote que Rose salvou uma vez quando ele era filhote e depois disso eles passaram a ter uma relação diplomática.

Pela primeira vez, ela tinha certa sensação do drama da comida. A sua lhe era dada, mas os coiotes precisavam encontrar a deles, e isso, mais que qualquer outra coisa, era o que modelava a diferença entre eles. Rose tinha seu trabalho, mas comida era o trabalho dos demais ali.
P. 41

Apesar de parecer que Rose dominava e liderava todos esses bichos, o relacionamento entre eles é bem interessante e em vários momentos eles demonstram solidariedade com a cachorrinha.
Mesmo eu não gostando muito da leitura, o livro é bem interessante. O amor e a dedicação da cachorrinha é impressionante e o sentimento entre ela e Sam é lindo.

AGORA ROSE MANTINHA-SE vigilante por Sam naquela terrível noite de inverno.
P. 137

Mas mesmo com isso tudo não é um livro dramático e chorável. Não chorei e nem tive vontade de chorar em nenhum momento.

site: www.polypop.net

Gabi 16/12/2013

Rose na Tempestade é um livro com apenas dois personagens principais, sendo que um deles é a própria Rose, uma border collie muito inteligente e apegada ao trabalho na fazenda e ao seu dono, Sam; os personagens secundários que, em determinada parte do livro, ganham lugar na trama, são animais da fazenda. Sendo assim, o fato de o autor trabalhar com apenas um personagem “humano” e vários animais, deu, por vezes, um tom monótono à leitura, pois não houve muito movimento além dos desafios da fazenda e animais sobrevivendo às intempéries, fazendo uso apenas de seus instintos. Mas, antes de chegar a uma conclusão, vamos falar um pouco mais sobre a o que senti com esse livro – a história e sobre o que ela trata, em mais detalhes, pode ser conferida na sinopse, logo acima neste post.

A narração é feita em terceira pessoa e conta sentimentos de Rose e Sam. Eu adoro terceira pessoa, mas ler sobre os sentimentos de Rose foi um tanto esquisito, pois não estou habituada a ler pensamentos de um animal e não sabia em quem atribuir a voz narrativa. Além do mais, às vezes parecia que a própria cachorra contava a história, tamanha quantidade de detalhes na explicação, principalmente, dos pensamentos e raciocínios dela para sair de determinada situação.

Porém, todas as reflexões de Rose têm um pano de fundo realístico, no modo como sabemos que os cachorros percebem as coisas ao seu redor. Um exemplo é o mapa: Rose tinha uma espécie de mapa em sua cabeça, onde memorizava tudo o que havia na fazenda: animais, tratores, casas, objetos. Assim que um animal morria, por exemplo, ela atualizava esse mapa com um número a menos. Este mapa deu um nexo à história, ligando-a em pontos de acontecimentos que, para mim, foram ótimos para entender todo o livro. Apenas uma coisa confundia a cachorra: Katie era uma pessoa que ainda contava em seu mapa, mas Rose não sabia por que ela não voltava para casa…

Adoro histórias que envolvam neve, inverno e gelo, porém depois desse livro, talvez eu prefira o verão, sem as suas tempestades e temperaturas a -30 graus, que castigam tanto os animais e fazendas! A escrita é estranha em algumas partes. Não sei dizer se foi “culpa” do autor ou do tradutor, mas tive a sensação de que faltaram alguns conectores em algumas frases, entre as vírgulas. Isso não ocasionou problema de entendimento, apenas tornou a leitura de algumas frases um tanto mais complicada.

Para finalizar, essa é uma história de companheirismo, de ajudar o próximo, independente se ele seja um igual a você ou totalmente diferente. Rose mostra que o amor não tem limites e, mesmo em meio a tanto branco e gelo, sempre terá um coração bondoso e vermelho pulsando para lutar pela vida. Eu recomendo, pois a leitura é leve e, apesar de tudo o que eu disse, a história é linda e inspiradora.

site: Resenha publicada em: http://fluffy.com.br/2013/12/resenha-rose-na-tempestade/

Ana Carla 30/11/2013

Pra mim, foi um presente ler o livro Rose na Tempestade, pois o livro é uma graça, belíssimo.

Ler um livro onde a história é contada pelo ponto de vista de um cão é extraordinário, principalmente se o autor tiver a sensibilidade de fazer esse romance bem feito, como o Jon Katz o fez.

Só lendo para sentir a emoção que senti e se você gosta de animais, a experiência será única. Se você não gosta ou não teve oportunidade de ter um animal de estimação vai se imaginar e querer ter um, pois a emoção transmitida em cada página é impossível descrever.

A história de Rose é demais. A fazenda de Katie e Sam é tão bela que nos faz fazer parte dela, de sentir todas as emoções que o casal e a própria Rose sentiam.

Uma graça, belíssimo, a emoção é inenarrável. Sem contar que me apaixonei pela Rose. Só não contem para os meus cãezinhos, pois eles são ciumentos, tá? (risos).

Mari 19/11/2013

ROSE NA TEMPESTADE - JON KATZ
Já comentei aqui no blog que AMO livros com animais. Todos eles nos tocam de maneira profunda e de alguma forma faz com que nossos corações fiquem apertadinhos. Esse tipo de livro nos faz rir, chorar e sentir um envolvimento emocional que muitos livros não conseguem, afinal, quem nunca teve um bichinho de estimação e vê ele na história narrada?

Nunca havia ouvido falar de ROSE NA TEMPESTADE, mas depois que a NOVO CONCEITO lançou UM GATO DE RUA CHAMADO BOB, não podia deixar ROSE passar. Solicitei, li, e... *_*

A princípio achei a narrativa bem estranha. Estou acostumada com livros sobre animais contado por humanos e a relação que eles desenvolveram com seus bichos, sua devoção e amor a eles, mas ROSE NA TEMPESTADE tem uma singularidade muito grande nessa parte, o livro é narrado pela perspectiva da cachorra da raça boder collie. Demorei algumas páginas para me acostumar com isso, e por diversas vezes me vi implicando com o autor, fazendo perguntas do tipo: como você sabe que ela farejou isso? Como você sabe que ela está pensando isso? A verdade é que estava numa tremenda birra com JON KATZ, pois parecia que sua palavra era a lei para dar voz a ROSE, e convenhamos, nenhum humano, por mais especial que seja, tem o poder de saber o que se passa realmente dentro da cabeça dos animais.

Claro que como uma adoradora desse tipo de livro, em momento algum pensei em abandonar a leitura, mas demorou até que eu aceitasse que KATZ estava dando voz a ROSE. Quando enfim me acostumei ao fato, passei a ter mais uma linda experiência com a leitura.

ROSE é uma cadelinha linda e destemida. Sua função é proteger a fazenda e os animais, e é exatamente isso o que ela faz. Ela não é dada a afagos, não é dependente de humanos, apesar de conviver com eles, e tem uma energia contagiante.

A relação dela com Sam, seu dono, é linda e ao mesmo tempo triste, pois, em uma tempestade ela permanece na fazenda para cuidar dos animais, enquanto Sam some de cena, e aí, a leitura fica tensa. É possível sentirmos o aperto no peito que ROSE sentiu, seu desespero ao procurar o dono... Como disse, sempre vemos a relação com animais narrada do ponto de vista dos humanos, mas, quando deixamos nos envolver pela narrativa de ROSE, o resultado é exatamente o mesmo. Suas atitudes, pensamentos e sentimentos, conseguem entrar dentro de nós e penetrar em nossas almas, fazendo com que tenhamos empatia pela cachorrinha e passemos a lutar a luta dela, fazer a busca dela. Foi lindo!

Um ponto que chama bastante atenção é o fato de Katie não estar mais presente na fazenda. O leitor sabe o que aconteceu a ela, mas ROSE não, e é bastante belo acompanhá-la nessa busca.

ROSE NA TEMPESTADE ainda conta com dois animais que tornam a história ainda mais especial: uma mula e um cão selvagem. Personagens que pedem aquele lencinho básico na hora de ler. Mas, para mim, o ponto mais alto da leitura foi uma “luta” de ROSE. Meu coração ficou em frangalhos e meus nevos a flor da pele. Senti um total desespero e demorei muito até aquietar o coração.

ROSE NA TEMPESTADE foi lindo, exatamente como pensei que iria ser *_*

FICHA DO LIVRO

ROSE NA TEMPESTADE
JON KATZ
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013
Nº págs: 240
Gênero: Drama

site: http://s2ler.blogspot.com.br/2013/11/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz-ed.html
Kimmy 10/09/2014minha estante
Que lindo! Vou ler.

Marcela Pires 10/11/2013

Resenha
"Sabia que Katie não estava na casa da fazenda, mas não sabia aonde ela fora. Vigiava à procura de Katie todos os dias, mas esta não se encontrava ao alcance de sua visão nem audição. No entanto, farejava-a, sentia lhe o cheiro em toda parte da casa, nos pisos, nos armários e na cama, na cozinha, nas maçanetas de porta e nos puxadores de armário. Mas não conseguia colocá-la no mapa. Mesmo assim, ela estava ali."pág. 22
Mesmo que você não goste de cães, vai se apaixonar por Rose!
Ela é uma filha de um cão pasto com uma border collie que mora com Sam e Katie numa fazenda, desde filhote.
Ela é o anjo da guarda daquele lugar, ela protege os animais e avisa Sam de qualquer problema. É uma cadela mais que especial, ainda mais por ser totalmente leal ao seu dono.

No início do livro ficamos conhecendo um pouco das aventuras de Rose, como ela "trabalha" na fazenda e logo conhecemos os sentimentos dessa fofura. O narrador traz os pensamentos da cadela para o leitor, dessa forma sabemos como ela sente falta de Katie, como ela respeita Sam, e principalmente tudo o que ela faria por aqueles que ama.

No decorrer da trama, Rose vai sentindo que algo estranho esta por vir, ela começa sentir no ambiente, nos animais, que alguma coisa esta chegando e passado alguns dias, uma forte nevasca atinge a fazenda.
É nessa hora que Sam mais precisará dessa companheira!

"Sentia-se forte, cheia de vida.
E sentia-se, pela primeira vez na consciência, leve e livre.
E não solitária"
No início a narrativa pode parecer um pouco lenta, mas a cada página a estória vai ficando mais interessante e emocionante.
O livro é narrado em 3a pessoa, a capa é linda e a diagramação perfeita.

"Rose na Tempestade" é perfeito para quem gosta de uma leitura tranquila, com aventura e animais de estimação.

site: www.mulhericesecialtda.com

Janaina.Granado 09/11/2013

Rose na Tempestade
Quem acompanha o blog sabe do meu amor por animais, tenho dois gatos, pois moro em apartamento e achei mais fácil cuidar de gatos aqui, mas se morasse em uma casa com certeza teria cachorros também. Quando me deparo com um livro que tem como tema os animais eu não penso duas vezes para ler, muitos são tristes como Marley & Eu, Dewey, mas eu adoro ler e me emocionar com esses livros.

Com Rose na Tempestade não foi diferente, o livro começa nos mostrando como é a vida de Rose uma cachorra da raça Border Collie com seu dono Sam, eles vivem em uma fazenda junto com outros animais, entre eles uma mula, vacas, ovelhas, galinhas, galo, gatos, carneiros entre outros.

Sam é um fazendeiro que vive sozinho tendo como companhia seus animais e principalmente Rose. Katie era sua esposa e no decorrer do livro vamos descobrindo aos poucos o que aconteceu com ela, e o porque de Rose a procurar tanto.

Rose acaba exercendo a função de cachorro de pastoreio da fazenda cuida das ovelhas de uma maneira como se fosse a "mãe" delas, as ovelhas obedecem e a respeitam acima de tudo. Rose se preocupa com todos os animais da fazenda e não apenas com as ovelhas, ela sempre está atenta aos perigos e as dificuldades que possam ocorrer.

O livro é todo narrado na visão de Rose e são poucos personagens, Sam, Katie, Rose e os outros animais que são citados, achei o livro um tanto parado e sem ação em certos momentos, as coisas acontecem bem devagar tornando dessa maneira uma leitura lenta, mas é bom porque podemos nos aprofundar nos pensamentos de Rose.

A sinopse me enganou um pouco, eu achei que Sam tivesse desaparecido no meio da tempestade e Rose fosse atrás dele, mas não foi bem isso que aconteceu, eu que lia sabia o que tinha acontecido com Sam, mas Rose não, ela tentava a todo momento descobrir o que houve com ele, e isso para quem está lendo é emocionante, você percebe o amor que essa cachorra tem por seu dono, pela fazenda e pelos animais. Rose seguia sempre seus instintos, mesmo correndo riscos e riscos graves ela tentava ajudar a todos, é os animais são assim quando amam, não medem os perigos querem apenas salvar, ajudar aqueles que amam.

Eu me surpreendi com um fato que mesmo sendo spoilers preciso contar para vocês, o cachorro selvagem que é mencionado na sinopse no decorrer do livro descobrimos o nome dele, e para minha surpresa o nome é Flash, gente esse é o nome do meu gato, meu marido que escolheu e eu acho super diferente e ver um animal em um livro com o mesmo nome me deixou super feliz, e por conta do nome criei uma certa afeição pelo cachorro selvagem no livro, mas quem for ler saberá do que estou falando e também irá se apaixonar por ele assim como nos apaixonamos por Rose.

Rose na Tempestade foi um livro que me emocionou muito, se tratando de livros com animais é claro que no final eu iria chorar, quanto a isso eu não tinha dúvidas, mas foi um choro até que alegre e de emoção, era a lei da vida se manifestando entre os animais, foi linda e emocionante a cena que me fez chorar.

Eu indico o livro a todos, pois ele nos mostra como é o relacionamento entre Sam e Rose, um relacionamento onde existe amor, lealdade, companheirismo e afeto. Rose conquistou o coração de Sam e tenho certeza que irá conquistar o coração de todos que lerem esse livro surpreendentemente lindo, mas peço que tenham paciência ao iniciar a leitura e procurem absorver cada detalhe pois o livro vale muito a pena, cada página lida é uma lição de vida a todos nós, leiam e se emocionem com Rose e fiquem como eu fiquei na vontade de ter uma cachorrinha Border Collie.

site: http://www.livrospuradiversao.blogspot.com.br/2013/11/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Bruna 07/11/2013

Quando vi este livro pela primeira vez, sem nem ao menos ler a sinopse já pensei: "Eu necessito conhecer esta história". Sou apaixonada por cachorros e logo de cara pensei que seria uma história parecida com a do gato Bob, onde o gato ajuda seu dono problemático a superar obstáculos.
Mas se você pensa que a história se repete, assim como eu pensei, está enganado. Rose é uma cachorra muito incrível, que trabalha na fazenda junto com seu dono, que também é muito trabalhador e dedicado, e é muito amorosa com todos que estão a sua volta, o que inclui os animais. Quando chega a época de inverno rigoroso e uma nevasca muito forte assola a fazendo onde vive com seu dono Sam, Rose se torna mais do que uma fiel ajudante, se torna a peça principal para que todos na fazenda consigam sobreviver. Rose nos mostra que um cachorro é muito capaz de compreender tudo que está acontecendo a sua volta e agir para que nada de ruim aconteça.
No início do livro achei a história bem parada e, até um certo ponto, bastante maçante. Mas com o decorrer da leitura você vai entendo que tudo aquilo que foi descrito no início é importante para que você entenda Rose e suas atitudes. Do meio para o final a história fica bem conturbada e nas páginas finais você tem quase um ataque de nervos para saber o que houve com Rose.
Um livro muito gostoso de ler, principalmente para quem adora animais.
Quando a diagramação e a capa, nem sei como comentar... simplesmente perfeitos. Capa com um cachorro lindo na capa, diagramação muito bem cuidada com detalhes de arte em páginas amarelas... não tem como não se apaixonar.

1 | 2 | 3 | 4