Rose Na Tempestade

Resenhas - Rose na Tempestade

1 | 2 | 3 | 4

Joe Silva 07/11/2013

Rose na tempestade
Sabe aquele receio que você sente antes de ler um livro por não saber o que esperar dele? Pois é, minha leitura de "Rose na tempestade" de Jon Katz foi exatamente assim. Fiquei com muito medo de ler esse livro por ter como personagem principal uma cachorra e d o que poderia acontecer a ela, tendo em vista um outro livro onde um cachorro também é protagonista. Em livros, nunca me comovo com mortes humanas, torturas etc, mas se descreverem alguém pisando na pata de um cachorro eu já abro o bocão para chorar, já que os peludinhos são minha paixão. Mas arrisquei mesmo assim e li o livro.

Rose é uma cão pastora que vive em uma fazenda com o seu dono Sam desde filhote. Adotando aquele lugar como lar ela começou a mapear cada pedacinho da fazenda em sua mente e também todas suas obrigações. Rose sempre tinha tudo sobre controle e sabia resolver qualquer problema que estivesse ao seu alcance, como trazer de volta uma ovelha desgarrada, alertar seu dono sobre o nascimento de algum animal ou proteger os outros animais das raposas e coiotes que espreitavam o lugar em busca de alimentos fáceis.

Mas quando seu dono traz para casa outra pessoa a qual ela não está acostumada, seu mapa mental fica confuso com as novas coisas que acontecem dentro da fazenda e assim ela precisará se acostumar a esse novo humano para reorganizar as coisas para não fugirem de seu controle. Então, quando tudo parece se ajeitar, misteriosamente aquela pessoa desaparece deixando Rose ainda mais confusa, já que ela havia se tornado uma grande companheira de Katie.

Algum tempo depois, quando uma tempestade se aproxima, seus instintos ficam alertas e mesmo se esforçando para fazer seu trabalho da maneira mais perfeita possível, já que era isso que lhe dava prazer, existem coisas que vão além da capacidade de uma simples cadela para resolver. Mesmo assim ela vai até as últimas consequências para tentar encontrar uma saída e assim superar o impossível, demonstrando sua lealdade e amor ao seu dono.

Rose na tempestade é um livro delicado, cheio de emoções e com uma perspectiva bem original, já que na maior parte da história vemos tudo pelo ponto de vista da cadelinha e nos divertimos com seu pensamento lógico e muitas vezes mais organizados que o de muitos humanos por aí. Leitura recomendada :).

site: http://www.escrevendoaospouquinhos.com.br/2013/11/rose-na-tempestade.html

Sabrina Castro 06/11/2013

Encantador!
"Devagar, deitou-se no celeiro sobre estacas perto das ovelhas, que se agitaram nervosas. Tornou a fechar os olhos e tentou sonhar seu sonho preferido, aquele com as ovelhas a mastigar ao ar livre no prado, a relva ondular ao vendo, brilhar ao sol."

Rose é uma Border Collie e, como o nome do livro sugere, é a figura central da história. A narração em terceira pessoa é através de seus olhos, alternando vez ou outra para seu dono, o fazendeiro Sam, ou muito esporadicamente para uma outra personagem. Ela é uma cadelinha inteligente e dedicada, que foi adotada por Sam quando ainda era um indefeso filhotinho. Desde então, Rose se tornou a companheira de trabalho inseparável do fazendeiro e está sempre alerta, com seu mapa mental da fazenda periodicamente atualizado e capaz de perceber qualquer que seja a mudança no local. Seja uma ovelha parindo, ou uma tempestade de neve terrível que se aproxima. Além de Rose, Sam tem outros animais na fazenda com nomes um tanto peculiares: A mula Carol, o galo Winston, o líder do rebanho de ovelhas, Blackface e Flash, o cachorro do mato que se torna membro da família após a nevasca.

Jon Katz nos apresenta a uma história cativante e intensa, na qual uma cadela demonstra toda sua coragem, confiança e amor para com a raça humana e as demais espécies. Mesmo sabendo que a tempestade de neve se aproximava, Rose recusou-se a ir com seu dono para longe da fazenda e ficou para proteger os animais. Ela sabia que os coiotes estavam à espreita e atacariam logo que eles estivessem fracos e debilitados por causa do frio intenso e da fome. Mesmo Sam tendo criado abrigos, ela sabia também que não eram suficientes, já que nunca vira uma tempestade de neve tão violenta. Determinada, Rose luta com todas as suas forças para mantê-los vivos, mesmo que custasse sua própria vida.

Este livro é uma verdadeira aventura, mas bem diferente do que estamos acostumados a ler. O autor coloca todo o seu conhecimento animal nas palavras e faz parecer que realmente estamos vendo através dos olhos de Rose. É uma perspectiva interessante, já que não é comum termos um animalzinho como o “contador” da história. A experiência foi bem positiva, fiquei comovida e emocionada com a jornada da cadelinha e todos os outros animais. Sentia a dor deles no meu coração e enchi os olhos de lágrimas pela perda de alguns. Na verdade, se tratando de animais sou uma manteiga derretida. Seja ele qual for. E como defensora da causa, me emociono facilmente com histórias relacionadas a eles.

Rose na Tempestade não é um livro que nos consome, que nos deixa sem fôlego, ou que nos faz devorar cada página, mas é uma leitura tranquila, daquelas de fim de tarde, ou de um dia frio que você fica debaixo das cobertas e pega um bom livro para ler. É surpreendente em certos aspectos, mas não do tipo que vai mudar sua vida. Porém, cada palavrinha cheia de afeto, amor e companheirismo entre Rose e Sam, ou Rose e os demais animais é encantador. Principalmente quando Sam se dá conta de que seus sentimentos por Rose não são apenas de alfa x membro da matilha.

"Sempre acreditava que cachorros eram cachorros, e não se devia vê-los como algo mais, agora, contudo, não sabia o que pensar. Parecia-lhe que Rose de algum modo salvara a maioria dos animais, a fazenda, e tratava-se de uma ideia que simplesmente ia além de sua compreensão."

A morte e a dificuldade eram rotina e uma parte inerente da vida agrícola. Porém, após ESTA tempestade Sam sabia que tudo seria diferente. Assim como a cadelinha. Rose na Tempestade é um livro leve, gostosinho e daqueles que se lê após uma bela de uma ressaca literária. Por essa razão, escolhi este livro após a leitura de Corações Feridos. Espero que estejam preparados para a neve. Agasalhem-se bem e boa leitura!

Blog PL 04/11/2013

Assim que terminei a leitura, percebi o quanto gostei dessa obra.
A vida na fazendo não foi a mesma depois da partida de Katie, companheira de Sam e da cadelinha Rose. E a existência solitária em uma propriedade grande e longe da cidade não era segura, muito menos quando a tempestade vinha.
Até mesmo Sam se assustou com a proporção e a intensidade do temporal que estava por vi. Logo, instruiu Rose a cuidar dos rebanhos e colocá-los em lugares seguros e mais aquecidos. No entanto, mesmo com o trabalho terminado, Rose ainda insistia em se aproximar da floresta, onde os coiotes aguardavam o vendaval, onde procuravam por comida.
A boder Collie precisava ter a certeza de que seu território estava seguro, e, mesmo quando a tempestade perigosa veio, continuou a cuidar dos animais.
Um cachorro selvagem – também de mesma raça – aparecera e praticamente suplicara abrigo à cadelinha, que concordou em deixá-lo entrar na estalagem. O cão, anteriormente chamado Flash, vivera por anos na floresta, pois seus donos haviam morrido e ele ficara abandonado. Agora se encontrava doente e frágil. Jamais sobreviveria àquela borrasca.
Mas nessa nevasca muitos imprevistos estavam prestes a acontecer. Várias ovelhas deram a luz aos filhotes, porém, poucas delas sobreviveram, ou, seus filhotes foram roubados pela matilha observadora. A comida estava ficando escassa, a água congelada e a neve pesava sobre o teto das edificações. Sam finalmente saíra para retirá-la, e quando menos esperava, despencara do telhado e caíra no chão, soterrado por uma montanha de neve. Rose também fora enterrada, mas logo se livrara do sufoco. Confusa, só descobriu mais tarde que seu dono estava em apuros.
Depois de escavar com a ajuda de Flash, por quase uma hora, Sam foi salvo, contudo, seus machucados eram preocupantes. O fazendeiro teve que se arrastar até a sede, e então cuidou de si. Dias vieram depois, e Sam notou que seus ferimentos infeccionaram. Estava na hora de pedir ajuda.
Sam soltou um sinalizador, e o helicóptero veio com rapidez. Ele foi resgatado, mas queria levar Rose consigo para cidade. A cadela não aceitou, mostrando que precisava cuidar da fazenda e esperar a Katie, já falecida. Agora Rose teria que alimentar todos os animais, e pior, defendê-los dos caçadores famintos da floresta. Será que ela conseguiria sobreviver nesse meio hostil? Todos só rezavam para que esse tormento passasse.

Sabe quando você termina um livro e fica encarando-o, refletindo sobre tudo que leu? Rose na Tempestade tem esse poder.
Iniciei a leitura hesitante, sem saber o que esperar de um livro onda a narração focava em um cachorro, mas fui surpreendida em todos os quesitos. Primeiramente por sua narração distinta e completa. O narrador era em terceira pessoa, bem conectado a nossa protagonista canina, que apresentava sua lógica e seus entendimentos inteiramente diferentes do que estamos acostumados. Sem dúvidas, o autor parecia entender muito sobre como funcionava o pensamento de cachorros para apresentar com tanta firmeza e êxito esse desafio.
A própria descrição de cenários e acontecimentos se mostrou muito mais do que o esperado. Sendo a protagonista um animal com sentidos muito mais desenvolvidos que os nossos, os barulhos, os cheiros e os movimentos precisavam ser trabalhados com mais minuciosidade e cuidado. E, logo de inicio, a obra se mostrou de um nível alto.
Entretanto, por mais que a apresentação da história fosse um ponto forte nesse livro, a complicação do enredo parecia ser insuficiente e questionável. Eu não conseguia imaginar como poderia haver um clímax sendo que a história se mostrava fácil demais.
Mais uma vez fui surpreendida. A complicação não só fora suficiente, como me deixara intrigada e indignada com tantos perigos que uma tempestade poderia arquitetar. A trama fora construída com muito sucesso e equilíbrio.
Talvez todos os livros que envolvem animais são extremamente sentimentais; esse não foi diferente. Inúmeras vezes sofri com Sam e Rose a morte de Katie. A própria Rose me comovia com sua esperança inesgotável de encontrar sua companheira de caminhada. Nossa boder Collie vivia sonhando com a presença de Katie e isso parecia quebrar meu coração, até porque essa dor de saudade nunca acabou para Rose.
Flash, o cachorro abandonado também me comoveu bastante. Ao saber que estava doente e velho na neve, e que ficara por anos, sozinho na floresta porque seus donos haviam morrido, fiquei com grande compaixão. Esse personagem importante teve bastante espaço na história, até seu término.
Rose era uma cadelinha inteiramente inteligente. Claro que não raciocinava como um humano, mas com associação de imagem, sons e cheiros. A partir do que já se fora aprendido, conseguia se virar com grande sucesso. Foi uma experiência ótima e inteiramente inovadora ter como protagonista uma cachorra.
Só creio que o livro não foi perfeito, porque o inicio foi trabalho com certa lentidão, e, por muitas vezes, isso faz o leitor desistir de uma leitura que, na realidade, é extremamente boa. Foi por esse inicio que o livro pareceu prometer muito pouco.
O final foi tocante e agridoce. Quando terminei a leitura percebi o quanto gostei dessa obra. Com certeza, Rose na Tempestade significou muito para mim porque minha primeira cadela havia morrido alguns dias antes de começar a lê-la. O autor também comentou sobre o que há além da morte de um cachorro e, de alguma forma, isso acalmou meu coração.
A estética do livro é linda e perfeita. A capa foi bem construída e é muito melhor que a norte-americana. A fonte da letra é bem satisfatória e o livro é bem decorado. A Editora Novo Conceito caprichou muito no design.
Indico a leitura a todos que gostam de livros tocantes, gostam de animais e não têm receio de apostar em leituras diferentes. Rose na Tempestade se tornou minha paixão.

Primeiro Parágrafo:
“Dentro da casa da fazenda, Rose ergueu a cabeça e inclinou as orelhas. Ouviu a respiração ruidosa de uma ovelha.”
Melhor Quote:
“Também sentiu paz, ao aceitar que talvez houvesse, afinal, concluído seu trabalho, que encontraria descanso na terra das luzes azuis com a qual sonhara.”

Resenha por Letícia Lançanova
Palácio de Livros - palaciodelivros.blogspot.com

site: http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Lelê 04/11/2013

Resenha:
"Katie costumava esperá-la ali. Sentava-se
no velho tronco de carvalho e sempre
tinha um pedaço de pão para Rose.
Mas hoje, nada de pão e nada de Katie."
Pag. 47

Em tempos de tantas manifestações e lutas contra os maus tratos aos animais, ler um livro narrado por uma border collie é bem tocante.

"Ela entendia melhor as ovelhas do que
as pessoas, mesmo Sam. Este a confundia
com frequência, mas as ovelhas jamais."
Pag. 99

Rose, a border collie, uma cadelinha que cresceu na fazenda de Sam, era uma grande trabalhadora. Ela era feita para a lida, uma pastora de primeira, atendia a todas as ordens de seu dono.
Ela entendia pouca coisa do que Sam dizia, mas quando ouvia a palavra "trabalho", ela sabia muito bem o que fazer.

Um belo dia Sam trouxe Katie para a fazenda. A primeira reação de Rose é atacar a convidada. Rose não está acostumada com carinho, muito menos com visitas. Porém Katie não se sente intimidada pela cadela, e decide então conquistá-la.
O mundo de Rose é mudado aos poucos. As visitas de Katie se tornam constantes. Todo o mapa da cabeça de Rose começa a ser alterado, e apesar de não gostar, ela decide que não tem o que fazer, e acaba deixando Katie ficar por perto.
Ela estranha muito a presença de Katie na sala ao lado de Sam, e não entende por que os dois ficam no quarto e ela não pode mais circular pela casa como antes.
Até que em um dia de trabalho na fazenda, um acontecimento inesperado muda totalmente a opinião de Rose, e ela se rende ao carinho de Katie.

" - Ora, ora - disse Katie. - Então Sam
acertou. Assim que alguém trabalha com
você passa a ter um propósito neste
mundo, heim?"
Pag. 52

Passado algum tempo de certa tranquilidade, Katie não fará mais parte da vida de Rose, e ela não consegue entender isso. Passa muito tempo à procura dela. É de cortar o coração.

" "Acho que você ama mais essa cachorra que
a mim", Katie às vezes brincava. Sam enrubescia
e gaguejava. "Ela não passa de uma cachorra",
ele retrucava, porque não sabia dizer o que
Rose realmente significava para ele."
Pag. 11

Em pleno inverno, uma grande tempestade de neve chega e transforma o cenário da fazenda. Os animais sofrem com o frio, a água congela, os canos que levavam água se quebram com o frio, o desespero toma conta.

Sam fica preso nessa nevasca, e sua única chance de sobrevivência é a inteligência de Rose.

"Ouvira dizer que a morte por congelamento
era uma das formas mais agradáveis de morrer,
na qual você ironicamente se sentia
aquecido e apenas adormecia."
Pag. 118

Rose então precisa salvar seu dono, os animais, a fazenda toda, e tudo isso numa área totalmente devastada.

"Rose sentia-se confusa. Sam era essencial
para o trabalho dela, mas nesse
momento estava sozinha."
Pag. 106

É narrado em terceira pessoa. A maior parte do tempo acompanhamos o ponto de vista de Rose, porém, como ela não entende tudo que se passa na vida de seu dono, o ponto de vista de Sam se torna imprescindível. Acompanhar Sam nesta jornada foi emocionante.

"Afinal chegou o dia, embora não o
sol. A tempestade golpeava mais
forte que nunca, a casa da fazenda
gemia no vento, e espessa
neve nova caía."
Pag. 82

Rose é doce, forte e corajosa. Eu acredito sim que os animais não são tão irracionais quanto dizem. Sofri muito com o sofrimento dela.

A capa é bonita e a diagramação é simples, com páginas amareladas e fonte bem agradável.

É um drama leve e gostoso de ler!!

Recomendo principalmente para quem gosta de animais, mais precisamente de cachorros e de suas histórias!!

RUDY 03/11/2013

FEITA POR ELIS
Rose trabalha na fazendo com o Sam. Ela ajuda a cuidar dos animais. Seu sentido aguçado e o mapa decorado de cada canto que percorre ajuda a avisá-la quando algum animal estranho se aproxima ou quando algum dos da fazendo está em risco. Após a partida de Katie ela passa a esperar todos os dias por seu retorno, o que nos mostra quanto sentimento ela tem por quem marcou sua vida. Conforme vamos avançando na leitura tentamos entender o ponto de vista que o autor quer nos apresentar, mas mesmo gostando e apreciando a leitura, houve partes em que não conseguia ligar as ações e pensamentos de Rose a um cão.

No entanto quem já teve um cão de qualquer raça sabe do que eles são capazes, como memorizar aromas, momentos, pessoas e lugares. Eles parecem sentir nossos sentimentos e ler nossos pensamentos. Além de serem totalmente leais se tratados com dignidade e afeto. Um dos pontos que não concordo com o autor é que cães de trabalho não devem ser mimados. Eu amo paparicar qualquer animalzinho que vejo, e pra mim eles me entendem, se eu pudesse queria ter todos pra mim. Com o avançar dos capítulos vemos que ele começa a ter um pensamento diferente em relação a afeto com animais de trabalho e isso me animou.

A confiança que Rose passa as ovelhas e aos outros animais me encantou, acredito que ela possa ter pensado assim e até agido como agiu, mas daí há atos heroicos, foi algo que minha mente não aceitou totalmente. Porém admito que me emocionei em certos momentos. No início o leitura pode parecer um pouco densa para alguns, mas para mim que tinha curiosidade em conhecer como era a vida dela na fazenda foi bem elaborada e fundamental para o compreendimento do enredo.

Como notaram os personagens são bons e nos passam uma boa carga de emoção. A história nos mostra o quão um cão é importante para o ser humano, o quanto eles nos tornam humanizados. E que a fé, a fidelidade e o amor que eles nos dão não tem preço. Recomendo a leitura, pois passei boas horas mergulhada nessas páginas.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/11/resenha-47-rose-tempestade-jon-katz.html
Michelle 31/10/2022minha estante
que legal, gostei!!!

Ju 02/11/2013

Rose na Tempestade
Rose é uma mistura de cão pastor com border collie. Ainda filhote, foi levada para a fazenda de Sam, e descobriu instintivamente como deveria desempenhar seu trabalho como pastora. Ela só tinha dois meses, mas parecia ansiosa para mostrar seu valor.

Agora, com seis anos, tornou-se uma cadela incrível. Os vizinhos a admiram, e ela é chamada eventualmente para realizar algum trabalho para eles. Cuida principalmente das ovelhas, que são os animais da fazenda que mais se submetem à sua vontade. Mas, na verdade, acabou se transformando numa espécie de "administradora" do lugar. E se ligou de forma irreversível a ele e a todos os seus habitantes, principalmente ao seu humano, Sam.

"Sabia que algumas partes da vida dela eram só suas, e ele jamais saberia a respeito. E também que jamais veria ou captaria coisas que se passavam no mundo de Rose o tempo todo."

Em Rose na Tempestade, os animais têm que enfrentar uma nevasca longa e rigorosa, e até que conseguem conviver bem. Claro que às vezes passam dos limites, como quando aparece uma oportunidade de matar sua fome, mas isso é completamente compreensível. Afinal, têm seus instintos. E não, eles não saem matando uns aos outros (com exceção dos animais selvagens que vivem na mata). Conseguem conviver em um espaço bem menor do que estão acostumados por dias. É impressionante tudo o que eles suportam durante esse tempo.

"Talvez pela primeira vez na vida, Rose sentia uma medida de verdadeiro descanso e tranquilidade. Jamais imaginara nada além de trabalho ou responsabilidade, jamais pensara em paz."

A narrativa do livro é em terceira pessoa, mas o narrador dá destaque aos pensamentos da Rose. Os animais, nesse livro, não falam, e não entendem o que os humanos dizem, mas Rose reage a tons de voz, como todo cachorro. Tem um raciocínio fantástico, cria planos e os executa muito bem. E é leal, completamente leal. Está sempre pronta para arriscar sua vida se alguém precisar dela.

O relacionamento entre ela e Sam é mágico. Eles se entendem com muita facilidade, e se amam mais do que imaginam. Se tornaram essenciais na vida um do outro. Terão que demonstrar toda a sua força e coragem para conseguir superar o maior obstáculo que já enfrentaram. Mas os limites dos dois são diferentes...

"Rose jamais o vira daquele jeito, tão derrotado, destituído de comandos e direção. Isso criava um vazio, um espaço escuro. Quanto menos ele fazia, mais ela sentia que tinha de fazer. (...) A cachorra tinha, quase pela primeira vez, uma ideia de si mesma separada de Sam."

É emocionante ver a dedicação de Rose. Ela é a heroína da história. Temi muitas vezes por ela, mas ela me surpreendeu. Esperava mais drama, mas gostei do livro mesmo assim. Só não deu para me apaixonar, para isso seria necessária uma lágrima... rs...

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-novo-conceito-rose-na-tempestade.html
Lore 03/11/2013minha estante
Livros com cachorros normalmente me bate um clima nostálgico, e uma certa melancolia até. Assim, achei meio clichê talvez, pois já existem diversas histórias parecidas com essa, e não percebi um grande diferencial das outras através de sua resenha. Achei o tema do livro fofinho, e um pouco triste, mas apenas isso, tenho dúvidas se leria ou não.

Jess 03/11/2013minha estante
Esse livro parece com um filme da sessão da tarde que eu assisti, só que diferente o "cachorro" era um porco kkkk era bem legalzinho, vivia passando

Cris 04/11/2013minha estante
A impressão que dá é de que é a cachorrinha que narra... mas pela sua resenha, parece que não é bem assim .

Leilane 04/11/2013minha estante
Acho fofa a ideia da perspectiva de uma cadela tão dedicada ao dono e a todos a sua volta, mas não é uma história que buscaria num livro, um filme talvez...
Adorei a resenha!
Beijos

Juh 08/11/2013minha estante
EU compraria esse livro pela capa sem pensar duas vezes. rsrsrs, mas pela sua resenha parece que ele não é MARAVILHOSO, é apenas um livro pra gente se deliciar e conhecer mais um pouquinho do mundo animal, mas achei bem interessante e espero ter um tempinho pra lê-lo!! Beijos!

Thaís 09/11/2013minha estante
Histórias com qualquer tipo de animais incluíveis me encantam.. Toda minha vida eu fui rodeada de cães eu sou louca por eles! E é incrível como eu não tenho medo até dos grandes, eu acho que com uma pouco de carinho - e colaboração do cão, é lógico - eles podem sim ser muito amigos! Eu acho que esse livro se parece com aqueles filmes que passam na sessão da tarde, de vez em quando sobre cães realmente heróis, e eu também gostei do fato deles não falarem, pois eu acho que isso foge da realidade e deixa o livro muito surreal, fiquei curiosa de como seria essa narrativa, adorei o livro!

Ademar Jr 01/11/2013

Rose na tempestade
Rose na Tempestade, do escritor norte-americano Jon Katz, é um romance de ficção que narra a história de uma cachorrinha de pastoreio, uma border collie, de personalidade segura e tenaz, cuja lealdade ao dono e responsabilidade de manter os animais da fazenda em ordem são postas à prova durante uma forte nevasca na região. Apesar de todos os perigos provocados por essa tempestade, a corajosa cachorra permanece inabalável em sua função de protetora de cada habitante daquele lugar e luta contra todos os infortúnios, mesmo que implique arriscar a própria vida.

A escrita eficiente de Jon Katz, que não entrega o enredo de forma óbvia para o leitor, tanto consegue captar a atenção do mesmo quanto incitar a curiosidade deste sobre o desenrolar da história, além de promover um ar de mistério sobre o desfecho da trama. O próprio autor tem um border collie, mesma raça da protagonista do romance, e já escreveu diversos livros sobre animais, vida campestre e cultura geek.

Continue lendo a resenha em:

site: http://coolturalblog.wordpress.com/2013/10/27/rose-na-tempestade-de-jon-katz/

Elis 01/11/2013

Quando vi a capa de Rose na Tempestade fiquei encantada, amo cães e gatos, por isso não poderia deixar de ler essa obra. Rose trabalha na fazendo com o Sam. Ela ajuda a cuidar na lida com os animais. Seu sentido aguçado e o mapa decorado de cada canto que percorre ajuda a avisá-la quando algum animal estranho se aproxima ou quando algum dos da fazendo está em risco. A perda de Katie afeta a vida dela que passa a esperar todos os dias por seu retorno. Conforme vamos avançando na leitura tentamos entender o ponto de vista que o autor quer nos mostrar, mas mesmo gostando e apreciando a leitura, houve partes em que não conseguia ligar as ações e pensamentos de Rose a um cão.

Não encontrei erros de revisão e o início dos capítulos com aquela sombra de cão apoiado na cerca me encantou, bela diagramação. Como notaram os personagens são bons e nos passam uma emoção de momentos tristes e felizes. A história nos mostra o quão um cão é importante para o ser humano, o quanto eles nos tornam humanizados. E que a fé, a fidelidade e o amor que eles nos dão não tem preço. Recomendo a leitura, pois passei boas horas mergulhada nessas páginas.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Karol 01/11/2013

Livros #62 - Rose na Tempestade
Jon Katz, escritor best-seller do The New York Times, é conhecido por seus livros sobre animais, vida no campo e cultura geek. É também colunista do The New York Times e da revista Rolling Stone. Começou a escrever sobre bichos ao adquirir um border collie que — segundo ele — mudou sua vida, levando-o a morar em uma fazenda. É apaixonado por cães, mas não defende o tratamento humanizado que muitos animais de estimação recebem. Acredita que tratá-los assim é esquecer-se de sua natureza animal. Vive em uma fazenda com sua mulher, seus quatro cães, duas mulas e dois gatos.

A parte gráfica do livro está muito bem trabalhada. A capa apresenta uma ligação forte com o contexto e é realmente linda. Internamente temos uma tipografia agradável, páginas amarelas e uma boa divisão de capítulos, tudo em completa sintonia com o proposto.

Em Rose na Tempestade temos Rose, resultado de um cruzamento entre um cão pastor e um border collie. Rose desde que era um filhote foi levada a fazenda de Sam, que inicialmente não gostava da ideia de ter uma cachorra para pastoreio, mas após um período, o fazendeiro descobriu o talento e dedicação da mesma, já que em pouco tempo Rose começava a mostrar autoridade e um trabalho excelente, sem nenhum treinamento.

Os anos passam e Sam e Rose formam muito mais que uma equipe, possuem um grande afeto um pelo outro. A fazenda se torna seu lar e proteger os animais uma rotina. Rose possui todo um esquema de como manter a ordem e fazer um trabalho perfeito sem ao menos ter sido treinada para isso, ela cria um mapa em sua cabeça onde tudo deve estar em seu devido lugar. Um animal morre? O mapa muda. Um animal nasce? O mapa muda. E assim, Rose consegue conhecer cada ser e cada lugar.

"Começou a sentir uma libertação, um relaxamento das pressões do trabalho, vida, responsabilidade, preocupação e até do amor. Entrava num lugar diferente, um sem tempo, nem marcações, nada além do descanso."

Durantes os anos, Rose também teve que adaptar seu mapa para uma nova humana, Katie. Que chegara certo dia na fazendo e não foi embora. De início ficou confusa e se sentiu na obrigação de defender a fazenda, não aceitando assim a presença da moça, vendo-a como uma intrusa. Mas com os dias, Katie com seu jeito, conseguia conquistar a confiança de Rose e se juntar ao mapa, portanto mais uma vez, o mapa mudara.

Mas depois de um certo tempo, Katie sumira. Inexplicavelmente. Rose procurava todo dia por ela, nos lugares que costumavam ir, na casa, na fazenda... mas nada de Katie. O que será que tinha acontecido com ela? Onde estava? Iria voltar? Perguntas frequentes na mente de Rose. Sam não falava mais sobre ela com frequência, e seu comportamento tinha mudado. Não era mais o homem feliz que era, carregava uma angústia arrasadora dentro de si. Mas isso Rose não sabia como mudar, não estava entre as coisas que sabia fazer no trabalho, tudo o que podia fazer era escutar e lhe fazer companhia.

Este era apenas um dos problemas de Rose, em um dia normal como os outros, logo pressentiu que algo estava acontecendo. Uma tempestade violenta estava por vir, diferente de todas as outras, podia escutar os animais se preparando para o pior e agitados com que aconteceria. Com a tempestade, Sam e Rose tentam de tudo para salvar os animais, a fazenda e a si mesmos. Uma tempestade que muda todo o mundo de Rose, seu mapa e tudo o que conhecia.

"Era nesses momentos que seus sentimentos por Rose cresciam com muita rapidez dentro de si, às vezes quase o oprimiam. Achou que ela conseguia na certa sentir o que ele não dizia: vamos resolver isso juntos."

Citando as personagens, Sam é um fazendeiro de sangue. Sua fazenda passou por gerações e se dedica nela dia e noite. Possui uma forte personalidade e apesar de não conseguir demonstrar seus sentimentos, é um homem gentil e prestativo. Já Katie é o sentimento em pessoa, gosta de afeto, amor, carinho e não tem medo de demonstrar isso. Logo de início podemos observar a luta para conseguir a aprovação de Rose e sua amizade.

Rose é uma cachorra inteligente, consegue cuidar de tudo na fazenda e detecta qualquer tipo de problema. Apaixonada pelo seu trabalho, o faz sempre com extrema dedicação, fazendo com que diversos fazendeiros tenham admiração e respeito por ela. Com o decorrer do livro conhecemos também Flash, um cão selvagem com a idade já avançada, que sempre costumava rondar a fazenda e com a tempestade buscou abrigo e foi acolhido. Se tornando um grande amigo de Rose e Sam. Um lugar onde voltou a amar e ser amado.

O livro realmente me conquistou. A escrita do autor é ótima e mostra o completo entendimento que possui do assunto. A cada capítulo, o leitor consegue entrar no mundo de Rose e admirar a coragem e a lealdade da cachorra com a fazenda e seus donos. São páginas repletas de amor, drama, escolhas. Até que ponto um animal vai para proteger o que acredita, o que ama? Uma leitura para refletir sobre sentimentos e companheirismo.

"Sentia-se forte, cheia de vida.
E sentia-se, pela primeira vez na consciência, leve e livre.
E não solitária."

site: http://sirjamesmatthewbar.blogspot.com.br/2013/11/livros-62-rose-na-tempestade.html

Val 31/10/2013

Livro "Rose na tempestade"
Sam tem uma cachorra chamada Rose, que é como sua administradora da fazenda. A vida na fazendo não foi a mesma depois da partida de Katie, companheira de Sam.
A vida na fazenda era complicada, principalmente com a chegada da tempestade. Os animais enfrentam uma nevasca longa e rigorosa, mas mesmo assim a dupla continuou a cuidar dos animais.
A nevasca levou muitos problemas, incluindo comida escassa e neve se acumulando no telhado. Para piorar, quando Sam vai tirar a neve, ele cai do telhado e ele e Rose são soterrados pela neve. Rose e Flash -cachorro da mesma raça de Rose que apareceu suplicando por abrigo- cavaram até achar Sam, mas ele estava muito ferido.
Sam ia ser levado para a cidade para que seus ferimentos fossem cuidados, e queria levar Rose. Mas a cachorra não aceitava e dava sinais de que ficaria pois precisava cuidar da fazenda.
Rose é extremamente e completamente leal a Sam, e vemos isso em cada atitude que ela toma.
Esse é um livro que mostra o amor e a fidelidade do animal e seu dono. O companheirismo que pode existir entre esses dois seres.. Iniciei a leitura sem saber o que esperar do livro, e me surpreendi. Sofri e me emocionei várias vezes com o laço dos dois.

Alguém já leu? O que achou?

site: http://galaxyrevista.blogspot.com.br/2013/10/resenha-rose-na-tempestade.html
Jess 31/10/2013minha estante
Já é a segunda resenhas que vejo deste livro e ainda acho que ele parece com um filme da sessão da tarde que eu assisti, só que diferente o "cachorro" era um porco kkkk era bem legalzinho, vivia passando, não sei se você já assitiu.

Maristela 01/11/2013minha estante
Como disse em sua resenha no blog, eu achei a capa do livro é linda e como amo os cães, o livro ja me chamou a atenção logo pela capa. Gostei demais da resenha e vou comprar o livro para ler.

Thayani 02/11/2013minha estante
Nossa, não achei que me interessaria tanto ler um livro apenas por uma resenha, mas você fez com que eu me apaixonasse pelo livro.. com certeza está na lista dos que pretendo ler.. obrigada :D

Beth 06/11/2013minha estante
Muito boa a história. Vou ver se consigo ler este livro.

Gy 08/11/2013minha estante
Uma história muito linda e emocionante... Mostra o quanto os animais de estimação são inteligentes e como eles realmente sabem amar...

Daniela.Calcia 09/11/2013minha estante
Muita vontade de ler, os cães nos ensinam tantas coisas!

DomDom 10/11/2013minha estante
Confesso que dos lançamentos do mês, esse foi um dos livros que não me chamou a atenção. Não sou muito fã de livros com essa pegada. Me parece ser bem emocionante, mas não é o que procuro no momento.

Line :) 18/11/2013minha estante
Que capa lindaaaaaaaaaaa..eu adoro qualquer livro que tenha bichinhos como personagens importantes e já vi que esse não será diferente... Estou louca pra ler, pq vi pela resenha que é incrível.

Gizeli 30/11/2013minha estante
Rose na Tempestade parece ser um daqueles livros
tocantes e ainda mais tendo um animal tão fofo como protagonista e ainda mais enfrentando uma tempestade,com certeza vale a pena ler!

Nina 13/12/2013minha estante
Adoro cachorros, são tão lindos *-*
Amei a capa :3
Muita vontade de ler

RUDY 13/12/2013minha estante
Achei um livro interessante, principalmente para quem gosta de animais, cachorro ainda mais. O amor dos cachorros são incondicionais e Sal pode curtir esse amor.
cheirinhos
Rudy

Dani 18/12/2013minha estante
Achei muito linda a capa e o nome me chamou bastante atenção! A história parece ser muito boa, gostei da resenha!
beijo ?

Fla 19/12/2013minha estante
Muito boa a resenha .. quero mt esse livro

J 20/12/2013minha estante
Boa resenha

Fernanda @condutaliteraria 22/12/2013minha estante
Muito fofa a história de Rose. Acho lindo o amor e a lealdade dos animais com seu dono.

Karinne 28/12/2013minha estante
Sou suspeita para falar porque eu simplesmente amo qualquer livro q envolva animais! Adorei a resenha!

Belle 29/12/2013minha estante
Interessante, amo livros que envolve animais, depois de Bob o gato de rua, esse livro está piscando na minha lista, curiosa para ler...

Dâmaris 02/01/2014minha estante
Gosto de livros e animais
Quero ler este livro *.*

Vivi 05/01/2014minha estante
Ownn este deve ser um livro mto fofo. Gostei.

Amanda Almeida 24/10/2013

Cativante!
Rosie é uma Border Collie, raça essa que tem por especialidade o pastoreio. Há quem diga que esses cães são os mais inteligentes, e preciso dizer que também concordo com tal afirmação. Rosie está com Sam desde filhote, e a fazenda onde vivem é o seu mudo, seu território. Contudo, muitas coisas aconteceram desde sua chegada; animais nasceram e morreram; uma nova humana, Katie, foi incluída em seu mapa, e ao mesmo tempo, depois de um tempo, de forma inexplicável, ela simplesmente sumiu. Muitos fatos e acontecimentos, até o dia que uma tempestade fortíssima se abateu sobre toda a região. E os fatos que se seguiram colocaram a prova todo o conhecimento dessa cachorrinha fiel e também, podemos dizer, lhe ensinaram coisas incríveis.

A leitura desse livro foi extremamente prazerosa. Como já disse, adoro cães, e a narrativa de Jon Katz me lembrou um bocado da narrativa de Jack London, em Caninos Brancos. Na perspectiva de Rose o autor soube captar a essência animal e transportá-la para a narrativa. Foi possível perceber os sentimentos dela, mas sem personifica-la, afinal, Rose não é uma pessoa, e concordo com Katz, por mais inteligente que seja um animal, ele ainda é um animal e precisamos tratá-los com respeito, mas sem esquecer-se de sua natureza.

Contudo, o único ponto que fugiu um pouco do que citei no parágrafo anterior, foram os sonhos de Rose. Em minha opinião tal característica não foi ruim nem boa, apenas fugiu um pouco, mesmo tendo um propósito dentro da estória.

Outro aspecto positivo em minha opinião foi à estrutura. Mesmo não sendo separada por capítulos, era possível perceber quando a narrativa era feita na perspectiva de Rose ou de Sam, e mesmo havendo uma mistura entre presente e passado na narrativa, essa característica não foi ruim, muito pelo contrário, foi extremamente necessária para o entendimento do enredo.

Com relação aos personagens eles possuem características bem marcantes e funções bem delimitadas. Seja a própria Rose e seu senso de responsabilidade e trabalho; Sam, um típico fazendeiro, mas que sente muita falta de sua esposa Kate e que tenta a cada dia suportar sua ausência; as ovelhas e Blackface; o Touro Brownie e as Vacas; o cachorro selvagem; o Coiote; Winston e as galinhas; todos os animais. Cada personagem tinha um papel, assim como todos os outros seres catalogados no mapa de Rose.

Enfim, Rose na Tempestade é um livro belo e que cumpre de forma maravilhosa seu propósito e com certeza merece ser degustado. Digo isso, pois a leitura desse livro pode ensinar coisas maravilhosas a quem lê, entretanto, creio eu, pelo menos para mim, não é um livro pra se ler correndo. A Editora mais uma vez está de parabéns com relação a diagramação e recomendo com toda certeza a leitura, em especial aos amantes de cães.

site: http://amanda-almeida.com.br/2013/10/24/rose-na-tempestade-jon-katz/

Fabiane Ribeiro 24/10/2013

Resenha - Rose na tempestade
“Examinou-o com atenção, o focinho virado para ele, farejando a tristeza e o sofrimento, o pesar que brotara de dentro do dono havia algum tempo e fazia agora parte cotidiana dele”.

Rose na tempestade é um livro lindo, que mexe com nossas emoções e passa lindas mensagens de amor aos animais e respeito à natureza.
Entretanto, antes que essas lindas mensagens fossem transmitidas e que a história realmente começasse a prender... 100 páginas já haviam se passado.
O começo morno e extremamente detalhado a respeito do cotidiano de Rose e do funcionamento da fazenda em que ela vive, além das mudanças repentinas no tempo e ritmo da narrativa, fizeram com que eu quase abandonasse a leitura. Seria uma pena, e ainda bem que persisti, pois a segunda metade do livro me entregou uma leitura envolvente e apaixonante.
Rose é uma Border Collie que vive numa fazenda junto de seu dono Sam, ajudando-o diariamente a cuidar do funcionamento do lugar e de todos os animais. Ovelhas, cabras, galinhas, vacas, gatos e até uma mula. Aliás, adorei o nome de vários dos personagens, como Winston, o galo; Carol, a mula; Brownie, o touro.
Como já dito, o dia a dia, as funções e o amor que Rose tem por seu trabalho na fazenda são muito bem detalhados e explorados pela narrativa, assim como a interação entre as diferentes espécies que lá vivem. No decorrer das páginas, passei a amar não apenas a Rose, mas muitos de seus companheiros. Há cenas emocionantes, com verdadeiras lições de vida, que a cadelinha divide com seus amigos, seja a mula, o galo, o cão selvagem.
Falando em cão selvagem, ele se tornou um dos meus personagens favoritos. Sua vida é descrita em poucas linhas, mas é o suficiente para que nos apeguemos ao velho cão, amigo de Rose, que vai à fazenda em busca de abrigo e alimentação durante a tempestade que se aproxima.
A tempestade em si é a grande vilã do livro, trazendo a tragédia para aquele lugar de que Sam e Rose tomam conta com tanto amor.
A grande nevasca provoca grandes estragos, mas também grandes mudanças, levando os personagens a situações extremas.
Rose é extremamente leal. Isso fica evidente em cada atitude que ela toma, assim como em seus pensamentos – que são divididos com os leitores durante a narrativa (mesmo que ela aconteça em terceira pessoa).
Apesar de o começo ter sido um pouco lento, uma vez que me apeguei aos personagens e que a história decolou, não há como negar a beleza dessa narrativa, a suavidade de suas mensagens e o bem que sentimentos ao acompanhar um animalzinho tão cheio de amor, bondade e determinação cuidar de si mesmo em meio a adversidades, mas também se preocupar com os companheiros e com a fazenda, que é seu lar.
Recomendo a leitura a todos, e, caso alguém se sinta um pouco entediado no começo, como aconteceu comigo, dê uma chance à história, ela se torna absolutamente emocionante conforme a trama avança.
Não há como não se render ao charme e à coragem de Rose e de seus amigos da fazenda. Até mesmo seu dono, Sam, que passara recentemente por uma difícil perda, e é bastante introspectivo e concentrado, tem bons momentos na história, com cenas e sentimentos valiosos que nos são passados. E meu elogio final nesta resenha fica à capa maravilhosa do livro, bem mais bonita que a versão original, com a carinha da Rose em destaque; impossível não se apaixonar.

Vivi Sioli 22/10/2013

Rose na Tempestade.
Um livro emocionante... do inicio ao fim. Quem gosta de animais vai se emocionar, com os medos e os perigos que Rose enfrenta... Vai desejar ter amor assim tao puro e sincero... Adoreiii!!!! Super recomendo!!!!

Fernanda 21/10/2013

Resenha:Rose na tempestade
Resenha: “Rose na tempestade” de Jon Katz revela uma obra impressiona sobre o companheirismo, amor e lealdade. É intrigante como a narração segue de modo envolvente e ainda motiva o leitor a querer continuar a leitura e consequentemente acompanhar a trajetória e o desenvolvimento de cada um dos personagens.

Rose veio de uma ninhada de filhotes resultantes do cruzamento de um cão pastor com border collie. Sam, o fazendeiro, sabia que era um risco ficar com um cachorro para pastoreio, porém Rose a surpreendeu desde o início, como se já estivesse preparada para esta função e soubesse exatamente o que fazia. Instinto ou não, os dois se juntaram e assim fazem uma ótima equipe, trabalhando com todos os outros animais da fazenda.

Sam nem consegue explicar o quanto Rose significa para ele, e sua esposa Katie – que veio a falecer há pouco tempo – percebia com clareza este sentimento. Muitas coisas mudaram e tiveram de ser repensadas por causa deste fato. O mais interessante é que Rosie sentia a sua falta e não entendia como Katie desaparecera, sendo que ele conseguia farejar seu cheiro e sentir a sua presença. No começo, Rose tinha certo ciúmes de Katie, porém com o tempo aprendeu a entendê-la e habituar-se com sua presença..

Rose é uma cachorra muito especial, e entende perfeitamente todos os sinais que estão ao seu redor. Ela é decidida, inteligente, ágil, alerta, desconfiada e muito perspectiva. Sob seus ângulos, é possível analisar as cenas como se estivéssemos vivenciando cada ação ou simplesmente tentando entender seus atos.

Com a aproximação de um tempestade, Rose não podia estar mais preocupada, porque independente do que viesse a acontecer, ela sabia que a fazenda e todos os seus integrantes dependiam de sua proteção, sendo que ela era como um, líder para eles. A neve só aumentava e caia cada vez mais espessa. A cachorra tinha consciência dos próximos acontecimentos, e ela só queria estar preparada, com seu poderoso e aguçado instinto protetor, já que os animais não estavam acostumados com a situação e poderiam estar assustados e alarmados.

Outro cão também entra em cena e merece seu destaque: Flash era conhecido por Sam e Rose como um cachorro selvagem, mas acabou encontro um improvável – e verdadeiro – amigo. Os próximos capítulos seguem Rose e sua desorientação, insegurança e medo à procura de seu dono, em um ambiente cercado por perigos diante de uma nevasca violenta.

Esta é uma história que reflete toda a coragem de um cão ao enfrentar os perigos da natureza, em busca da verdade e compreensão para com seu dono. Persistente e reveladora garante ainda boas reflexões sobre sentimentos vividos de união, afeto e dedicação.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Jung Angel 20/10/2013

Resenha Rose na tempestade
Eu já falei que os últimos livros que a NC, lançou tem me agrado e me causado boas surpresas??? Bom esse faz parte do ciclo!!!

A Narrativa de Jon Katz é prazerosa, e fácil de ser lida, o autor consegue falar com uma simplicidade que alcança nossos corações, nos deixando atentos a sua escrita do começo ao fim.

"Ela entendia melhor as ovelhas do que as pessoas, mesmo Sam. Este a confundia com frequência, mas as ovelhas jamais.

Então se você como eu adora essa mistura entre animal e homem, e uma linda estória conheça Rose na Tempestade.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

1 | 2 | 3 | 4