O Dom

O Dom James Patterson

Resenhas - O Dom

saulomtb 05/01/2016

E aí? Bora bookear?

Na resenha do primeiro livro relatei que ainda tinha esperanças da série melhorar e isso aconteceu, não muito, mas aconteceu.
A narração desacelerou (um ponto) - alguns gostam quando as páginas passam rápido, mas no caso dessa série as páginas passam voando nem percebo quando o livro acaba, para alguns é bom, mas para mim não, gosto de apreciar a leitura. Ninguém sabe quem é do bem quem é o do mal (dois pontos) as vezes me surpreendia, e a vilania de O Único Que É Único (o vilão), pode ser pior que Hitler e Stalin juntos (três pontos).
Os personagens secundários continuaram as escondidas, teve até uma morte no começo do livro, mas isso não me afetou, por que eu ainda não me apeguei a nenhum deles. Na minha opinião quando os personagens são bem desenvolvidos acaba criando um elo de ligação entre eles e o leitor, tornando a leitura mais prazerosa.
O que espero da continuação (claro que eu continuarei a lê-los), além de melhorar o que já mencionei, é de que, a trama se desenvolva. Nestes dois livros não vi nada além de correr, fugir e lutar. E que os únicos bruxos adolescentes que aparecem são os irmãos Wisty e With. A sensação é que todos os ingredientes foram juntados - a distopia, bruxaria, fantasia, romance e aventura - e jogados ao enredo a deriva.
P.S. Vocês irão se divertir muito com a propaganda da Nova Ordem que se encontra no final de cada livro. É uma lista que possui todos os livros, filmes, bandas, palavras e programas de tv proibidos pela Nova Ordem. Ex: “O ladrão de Trovões”, “A Invenção de Bruno Genet”.

site: http://lidolendorelendo.blogspot.com.br/2015/06/cafe-livros-02-o-dom.html

Dani 07/08/2020

Esse livro não me prendeu nem um pouco,demorei horrores para termina,a leitura é de boa e os capítulos são muito curtos.O livro tem umas partes que é legal,que chega a prender,mas não dura muito,o autor acrescenta umas coisas na história que não tem nescessidade.

Carla Cristina 09/10/2015

Desgosto
Eu comecei a ler esta série exatamente por adorar o Patterson, principalmente da série mulheres contra o crime e quando comecei a ler fiquei me perguntando onde estava o escritor.
A escrita do livro é semelhante ao primeiro, com capítulos muito curtos e alternados entre os irmãos Allgood. Linguagem infantil e uma falta de sequencia lógica que chegou a assustar. É fato que alguns acontecimentos/personagens soaram em diversos momentos como desnecessários, ocasionando alguns erros da sequência. O livro ficou tão repetitivo, com os mesmos acontecimentos em cenários diferentes que achei que estava vivendo um "loop".
O fato é que independente de acontecerem certos episódios marcantes e inesperados, a trama apresentada faz com que o leitor fique atento apenas nos próprios protagonistas: Whit e Wisty.
O "cara de fuinha" podia ter sido muito melhor explorado, assim como todo o cenário em si que ficou simplesmente abandonado pelo autor.
O enredo nos remete a vários mistérios e cenas intrigantes, mas mesmo assim não consegue envolver o bastante. O Unico que é Único chega tantas vezes com a chance de matar os personagens principais que eu cheguei ao ponto de torcer que morressem logo só para terminar com essa narrativa cansada ou, pelo menos, para dar uma diferente na narrativa, já que vc já fica esperando que aconteça algo que liberte eles... assim como tantas outras vezes... aff
João 25/09/2021minha estante
Tirou as palavras da minha boca. Livro horrível

RafaCésar89 03/01/2014

Resenha - O Dom - James Patterson
Vamos lá, depois de ler tantas críticas (negativas) desse segundo volume da série Bruxos e Bruxas, não me intimidei e fui conferir. Sei que Bruxos e Bruxas foi uma decepção enorme para muitas pessoas depois de toda aquela divulgação da editora e esperávamos ainda mais decepções de O Dom. Então podem me crucificar agora, mas eu gostei de O Dom, não achei muito melhor que Bruxos e Bruxas, mas a história me envolveu mais e não acho que seja um ótimo livro, mas também não é um livro para uma ou duas estrelas, apenas é uma boa história que se perde numa escrita ruim.

Atenção, se você ainda não leu Bruxos e Bruxos essa resenha pode conter spoilers.

Após Wisteria Allgood e Whitford Allgood ou simplesmente Wisty e Whit respectivamente (adoro esses nomes) terem sido tirado de casa em uma noite qualquer sendo acusados de serem Bruxos, sem nem ao menos eles saberem disso, finalmente em o começo de O Dom eles aceitam isso e prometem lutar para achar seus pais contra o destemido Único Que É O Único, mas vão ver que não é tão simples assim, eles vão passar por poucas e boas e vão se descobrir poderosos, mas será o suficiente para destruir O Único Que É O Único?

Confesso que quando li Bruxos e Bruxas foi uma decepção, assim como foi pra quase todo mundo que leu, mas como sou um leitor otimista esperava que melhorasse em O Dom, bom não melhorou como eu esperava, mas melhorou um pouco, tendo uma história um pouco mais nítida e clara, com emoções surpreendentes e bastante adrenalina, demonstrando ser uma boa história e que ainda pode melhorar, achei o final bem eletrizante me fazendo esperar (mais uma vez) por um próximo volume e que esse seja melhor.

O que mais me irrita nessa série são os capítulos curtos, em O Dom são 100 capítulos que facilmente poderiam ser reduzidos para trinta ou vinte capítulos, sem contar que eu me perco, pois cada capítulo tem o nome de um dos irmãos, Whit e Wisty, e às vezes começo o capítulo sem ler o nome no título e só me dou conta de quem está narrando quando vejo algum pronome nas frases, ou quando eu me confundia com os nomes, pois são parecidos.

Bruxos e Bruxas e O Dom foram os primeiros livros que li do James Patterson, então não posso afirmar que ele seja um autor ruim sem ter lido os livros nos quais ele fez sucesso, mas posso afirmar que ele não foi feliz com esses, pois como já citei antes, é uma história boa, mas o que estraga é a escrita corrida. Ainda o que salva e fazem as pessoas lerem é por que ainda é livro rápido de se ler e com a ajuda da história até que flui apesar da escrita corrida.

E como já disse lá no primeiro parágrafo, eu gostei de O Dom, não é o pior livro do mundo e comigo conseguiu três estrelas, mas ainda não é o melhor, que aliás passa longe. E se eu indico os livros, realmente não sei muita gente pode não gostar, outros como eu que podem gostar um pouco, mas assim, leia e tire suas próprias conclusões.

site: http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-dom-james-patterson-e-ned-rust.html
Luan 08/01/2014minha estante
Depois que li Bruxos e Bruxas, não fiquei ansioso pra seguir com a série. Não vou abandonar, mas O Dom não está entre minhas prioridades no momento... boa resenha =D

jhonatas_nilson 06/02/2014

Trata-se de um bom livro, mas não o melhor do autor
Nesse segundo livro da série "Bruxos e Bruxas" de James Patterson, agora em parceria com Ned Rust, os irmãos Algood continuam sendo perseguidos pela Nova Ordem em uma sucessão de acontecimentos que te fazem virar a página sem piscar. Para quem já tem o costume de ler os livros do autor, sabe que ele tem o poder de fazer com que achemos que estamos em um filme: ação constante, enredo rápido e desenfreado. Mas nesse livro o que tanto me cativou nos outros títulos dele, acabou por me deixar um tanto receoso nesse.

Enquanto lia "O Dom", senti que corri, corri, corri e não cheguei á lugar algum. Os protagonistas eram presos em um segundo e no outro logo encontravam alguma forma de fugir. Os acontecimentos sucessivos pareciam deliberados demais e toda a "ação" do livro para mim tornou-se desnecessária, pois praticamente todas(senão todas) as perguntas criadas no primeiro livro não foram respondidas e ainda foram criadas outras. Ou seja: A história não andou! E ainda, os capítulos encerravam em meio a um momento de tensão e no capitulo seguinte já estamos em outra cena, o leitor ficando a ver navios.

Outro ponto que preciso tocar é que quando acompanho uma série, espero conseguir ver os personagens desenvolverem com cada novo título, mas em "O Dom" eu não consegui ver um amadurecimento significativo dos protagonistas, onde eles continuam um tanto quanto infantis e irracionais. E para acrescentar á lista de erros, os diálogos me pareceram como uma peça feita com maus atores. Tudo era forçado e irreal.

Quem me conhece sabe que sou fã do autor e que leio até a lista de supermercado dele, mas essa série foi um erro desde o primeiro livro e apesar de ter gostado de "Bruxos e Bruxas", acredito que James não deveria ter tirado a idéia do papel ou quem sabe esperado para amadurecer um pouco mais o enredo, tornando-o menos inverossímil. Para falar a verdade eu não gostei que tenha sido a editora Novo Conceito a comprar os direitos da série aqui no Brasil, pois como já tem uma grande gama de leitores, muitos acabam conhecendo os livros do James de forma errada.

No final eu acabei gostando do livro, mas porquê já estou acostumado ao estilo do autor e por ter a oportunidade de adicionar mais um título dele á minha coleção. Recomendo para crianças e adolescentes, numa leitura sem grandes pretensões ou olhar critico

Marina.Monteiro 22/10/2020

4/5
A continuação O Dom consegue ser muito semelhante ao primeiro livro na sua forma escrita e não falha em sua missão de manter o leitor curioso a cada página. Porém, alguns personagens se perdem no meio dos acontecimentos deixando alguns fios soltos que seriam muito legais de aparecer com mais profundidade. A evolução dos personagens também é um ponto positivo! Ansiosa para o próximo!

SuAlen.Pawelkiewic 06/01/2022

Bom porém um pouco confuso.
Segundo livro da série, confesso que me perdi um pouco, leitura rápida e fácil porém alguns pontos confusos, com aquele quê de falta algo...
Não me prendeu tanto quanto o primeiro livro mas gostei mesmo, a evolução dos irmãos a lidarem com os seus dons, a indecisão do fuinha de que lado ficava afinal foram interessantes.

Ana Carolina 01/08/2021

O Dom
A escrita dele é informal, o que torna o livro mais simples por assim dizer, mas não necessariamente ruim. Acho que até mesmo, a escrita foi algo que tornou o livro mais fácil de ler.

A história também é legal, só que a forma como ela é desenvolvida é muito pobre. Por exemplo, é quase impossível se apegar aos personagens, já que o livro não possui nem mesmos um parágrafo falando/explicando/mostrando sobre eles. Além disso, em alguns momentos da história fica tudo muito bagunçado e sem sentindo.

Foi legal ler, só que não é um livro que eu me apeguei e favoritei.

Felipe 06/11/2021

O Único Que É Permitido Resenhar
Eu havia criado muitas expectativas no segundo volume de Bruxos e Bruxas devido o enredo do primeiro, mas acabei achando que que o ?O Dom? deixou a desejar. Ficaram muitas pontas soltas, os acontecimentos aconteciam de maneira muito rápida e sem uma explicação. Confesso que fiquei perdido em certas passagens. Queria ter visto mais do uso e aperfeiçoamento dos Dons do Whit e Wisty.
O fim do livro vem com uma pegada totalmente diferente do resto dele, dando aquela vontade de continuar a saga para saber o que vem a seguir.

PorEssasPáginas 21/05/2014

Depois que li o primeiro livro da série, Bruxos e Bruxas, confesso que não me animei a ler o segundo. Mas é sempre bom dar uma segunda chance a uma série, nunca se sabe. Bem, no meu caso não foi muito legal…

No final de Bruxos e Bruxas temos uma cena que é um típico cliff-range, daqueles que você fica sentado na ponta da cadeira, não vendo a hora para o próximo capítulo (isso se você gostou, no meu caso, não rolou). Aí, no começo de O Dom temos uma cena completamente diferente e aleatória.

Mas enfim, temos então nesse segundo livro, como é de se esperar, os dois jovens bruxos ainda se acostumando com seus poderes e descobrindo do que mais são capazes e qual o Dom de cada um. Apesar disso, eu não senti qualquer amadurecimento por parte dos protagonistas, principalmente da Wisty. Os autores até tentaram colocar alguma cena mais dramática em determinado momento, mas não foi convincente o bastante para me cativar e fazer entender que os dois estavam amadurecendo.

Para falar a verdade, achei tudo muito forçado e talvez por isso eu considere esse livro mais atraente para uma faixa etária mais jovem (11 a 14 anos), porque me pareceu uma caricatura de uma série de desenhos animados (e deixo registrado que eu gosto de desenhos animados).

Vejam bem: temos dois jovens que são separados dos pais e se descobrem bruxos; os dois tem um poder potencial que pode derrotar a Nova Ordem – que só não proíbe de respirar porque senão ela também morre; temos um vilão estilo super-phoderoso, mas que é suficiente burro para deixar os mocinhos escaparem SEMPRE de alguma forma e temos os coadjuvantes que são amigos dos mocinhos, podem virar a casaca de repente ou podem se tornar o alvo amoroso dos mocinhos ou vice-versa (sendo correspondidos ou não).

Isso é quase uma caverna do dragão, não é não?

Os capítulos continuam curtos, narrados por Whit e Wisty, as cenas de ação são rápidas demais, ainda dando aquele toque de aventura estilo Indiana Jones, tentando também adicionar o lado cômico, a maioria das vezes estrelado pela Wisty, que tenta nos cativar com sua língua afiada cheia de sarcasmo e ironia (comigo não funcionou). Whit tem um jeito mais introspectivo e romântico, até, e também tem seus momentos cômicos, mas também não me convenceu.

Temos mais participações do Único, o vilão com o nome mais estranho que já vi, aumentando minha suspeita acima de parecer mais um roteiro de desenho animado. Além dele, eu destaco aqui o Byron, que mostra a que veio – se bem que eu imaginava outro destino para ele, mas enfim.

Como eu disse acima, as cenas de ação foram rápidas e as sequências entre capítulos às vezes podem confundir a cabeça do leitor, já que muitas vezes não eram sequenciais Então tínhamos muita coisa e ao mesmo tempo nada acontecendo, porque não havia respostas para os mistérios da trama, as dúvidas desde o primeiro livro só aumentaram, tivemos apenas a ação por ação. Foi muita ação para pouco enredo e isso me irritou.

Como o primeiro livro, os protagonistas não me cativaram e se mostraram imaturos e inconsequentes, sem amadurecimento. Foi como se os autores subestimassem os jovens de hoje em dia quanto a sua capacidade de pensar e agir.

Sinceramente, infelizmente essa série não é para mim. Eu sei que muitos gostaram, mas por enquanto eu desisto. Lendo os dois volumes, eu continuo afirmando que esse tipo de leitura seria recomendado para jovens entre 11 e 14 anos (e eu leio muito infanto-juvenil). Para quem quiser se aventurar, a Novo Conceito já lançou Fogo, mas não esperem resenha do terceiro livro por aqui, pelo menos não tão cedo.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-dom

RUDY 01/11/2013

FEITA POR ELIS
Hoje venho lhes dizer que a união entre James Patterson e Ned Rust me decepcionou. Espero que tenha sido somente um mau momento. O caso é que mesmo eu tendo adorado o primeiro volume que era novidade e acabei por me acostumar com os capítulos intercalados. Aqui parece que perdemos muito dos acontecimentos, tudo é corrido, mesmo eles dando uma resposta aos motivos, senti falta de um suspense e de uma consequência de fatos, digamos que eles abusaram um pouco da distopia.

Há momentos em que pensava como assim, isso já aconteceu, cade as outras descrições e motivos que levaram a tal ponto. O caso é que to sentindo falta de um amadurecimento no desenvolver da leitura, em vez de uma onda de fatos rápidos e imaturos. Onde foi parar o que eles aprenderam no primeiro livro? Como eles podem ser tão levianos a ponto de se colocarem em riscos absurdos? Mesmo com uns toques legais, está faltando algo. Não sei se minhas leituras anteriores foram tão boas, que ao concluir essa leitura fiquei com a sensação de que faltou muito para alcançar as minhas expectativas. A obra destoou um pouco, já que agora não temos um capítulo de cada irmão, ou a ilusão disso, já que no volume anterior pelo que recordo cada capítulo mudava para o Whit e o seguinte para a Wisty, aqui temos vários seguidos para cada um e até uns para O Único que é o Único. Fiquei pensando porque eles não uniram os capítulos seguidos e fizeram em um só. Foi cansativa a leitura, mesmo sendo rápida, a velocidade das situações cansou minha mente e atrapalhou totalmente a leitura.

Para não ser injusta, gostei da maneira que eles descobriram como aumentar o poder e o dom do Whit ter sido revelado. Algumas tiradas irônicas da Wisty também divertem, assim como o que ela aprende conforme vai descobrindo e treinando seu dom. Mas admito que perdi a vontade de continuar lendo a série, porém para não ser injusta, de repente eu leia o próximo volume para ver se melhora.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/10/resenha-46.html
Michelle 01/11/2022minha estante
não faz meu estilo

Samara.Braga 27/07/2021

comecei a ler pelo segundo, deu para intender o que estava acontecendo, a história é legal, mais muitas coisas me incomodaram fisicamente nesse livro, o fato de ele não ter orelha, as páginas serem brancas e as letras pequenas, me atrapalhou bastante, tive que forçar muito a vista o que deixou o livro cansativo

Nena 02/10/2016

Ruim
Nao aguentei ate a metade, muito misturado, não muda e sempre a mesma coisa, sem sentido
Milahh 29/10/2016minha estante
Nossa tb estou achando meio estranho ele

Nena 31/10/2016minha estante
Demais, sentido

Milahh 31/10/2016minha estante
Estou quase acabando ele vamos ver se os outros e melhor

Nena 01/11/2016minha estante
Ai vc me fala, pois eu desisti desse ai

Milahh 01/11/2016minha estante
Tá bom

Milahh 05/11/2016minha estante
Olá já acabei o dom já estou até no 3 mais mesmo assim estou achando cansativaacansativa história ?mais vou ler até o fim pra vê no que da

Nena 08/11/2016minha estante
Rsrsss que bom porque eu desisti dele, depois me fala que vc achou

Milahh 08/11/2016minha estante
Falo s

Milahh 19/11/2016minha estante
Olha terminei viu hahah depois da metade do 3 livro até o último até que fica bom eu esperava mais da série mais é meia boka mesmo

Nena 19/11/2016minha estante
Kkk te falei, pelo primeiro livro o titulo de Bruxos e Bruxas a gente espera mais.

Milahh 19/11/2016minha estante
Não até que no 3 até o 4 gostei e tals mais faltou algo a mais eu amo livro de bruxos mais faltou só um pouco pra ser ótimo

Que bom que gostou. ??

???

Nena 19/11/2016minha estante
Kkk esse corretor e cruel ia colocar kkk saiu ??

Nena 19/11/2016minha estante
Eu gosto de livros que me prendam , falam que Stephen King E ótimo so li um dele, e só cheguei na metade, não conseguiu me prender, mas vou ler a Coisa pra ver se e melhor que Insônia

Milahh 19/11/2016minha estante
Uai mandei carinhas mais não apareceu

Milahh 19/11/2016minha estante
Também gosto de livros que te pegam do começo

Russas, agora o que ta me prendendo e o A Criança Amaldiçoada

Nena 19/11/2016minha estante
Olha ai kkk ia colocar rsrsrs saiu rusas kkk sei nao

Milahh 19/11/2016minha estante
Hahaha quero muito lê mais vou lê os livros Harry todos primeiro

Nena 19/11/2016minha estante
Eu fico calada, sou fã de Harry, quando começar faz tua resenha

oariellucas 03/11/2021

Surpreendente...
É uma saga ué tá me surpreendendo bastante principalmente por causa da uebra da urra parede, logo ué eu admiro muito em livros mas quase não encontro. Perfeito. Indo para o próximo!

Gatinhaa 19/01/2022

Simplesmente perfeito, um livro bom e rápido, com muitos mistérios, e um ótimo desenvolvimento.
Sou completamente apaixonada por essa obra