A Agenda João Varella

Resenhas - A Agenda

Carolina332 12/07/2023

Comprei pensando que ia ser uma leitura legal e fluida, por ser um livro que retrata o cotidiano e a "correria" dos personagens. Confesso que não gostei, mas leria de novo, talvez com uma outra perspectiva e cabeça sobre o tipo de leitura.
BArbara975 12/07/2023minha estante
Tive a mesma sensação com a experiência desse livro e pretendo tbm dar uma segunda chance.

liz 21/02/2022

Méh
Eu comprei esse livro porque achei a sinopse bastante interessante e fico meio chateado de dizer que ele não me agradou tanto assim. Poderia ter sido melhor, sei lakk

Arlete.Lety 11/11/2021

Fraquinho
Este estilo literário não faz o meu gênero. Achei a história vazia, não impactante e sem graça. Enfim, não recomendo.

Naty 04/06/2020

Gostei muito da forma em que a história é narrada! A leitura é gostosa e agradável, foi muito divertido e prazeroso acompanhar os desdobramentos da história!

Literatura 10/11/2014

Um pedaço da história

A agenda, de João Varella, Novo Conceito, 240 páginas; me surpreendeu, pois, de certa maneira, fugiu um pouco do que vinha lendo da NC. Acredito ser um livro que possa agradar jovens e adultos. Um nacional, para meus olhos rabugentos, mais maduro.

A rica estrutura linguística do texto, nos apresenta a uma história nostálgica e maravilhosa para uma tarde quando não queremos nos aborrecer e precisamos de algo prazeroso para relaxar. A diagramação é perfeita, o tamanho da letra torna a coisa agradável. Os capítulos são curtos e a história acelerada. A Agenda é uma teia de aranha onde vidas e destinos cruzam o tempo inteiro. Não ficamos presos apenas a Sandra Macedo, personagem central. A maneira de narrar, do João, por vezes, fez-me confundir quem era a personagem central, pois ele trata todos com sua devida importância.

Os personagens não são futilidades na vida do outro, que não sabemos, na verdade, o motivo de eles estarem ali. Estão humanizados, cruzam nosso destino e nos moldam, participam das nossas mudanças. Lembrando o efeito borboleta. Uma agenda fictícia, mas que se molda tranquilamente as nossas vidas.

A capa me pareceu apropriada, como disse no início, mais uma vez trazendo um diferencial para o que já havia visto da NC. As capas de livros são sempre tão parecidas, que quando chego nas livrarias, não consigo ver nada. Então, procuro o diferente. É uma capa de livro que lembra o meu tempo de adolescente, os livros da época.

Acho que devo discorrer um pouco sobre a história (risos). Sandra é uma mulher de 40 anos, madura e respeitável no trabalho. Ela possui uma agenda para controlar todos os seus passos. Sua vida pessoal não é das melhores, logo no início do livro, ela tem um caso com um surfista muito sem futuro. Depois, terá um caso com o estagiário da empresa onde trabalha e é respeitada e admirada por todos. #tenso

site: Leia mais em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-nacional-a-agenda-joao-varella-um-pedaco-da-historia/#.VGFPxvnF8xI

Isabella Pina 23/03/2014

Que estreia, hein?
Quando eu li a sinopse desse livro, eu esperava uma determinada história, mas assim que comecei a ler, fui surpreendida, porque a realidade é que essa sinopse nos mostra um pouco apenas do mundo em que se passa A Agenda.

Com uma narrativa ótima, rápida e ao mesmo tempo, nada ordinária, é fácil ler rapidamente o livro, mesmo que não seja recheada de acontecimentos emocionantes ou revelações surpreendentes. Achei isso um ponto positivo, afinal, é um livro sobre o cotidiano de pessoas normais e comuns e conseguir construir uma narrativa tão gostosa sobre um assunto que facilmente cairia no “tedioso” é um ponto positivo sobre a escrita de Varella.

A história em si conta sobre a vida de várias pessoas, que trabalham num escritório de uma importante empresa do ramo da educação, mas, mais especificamente sobre Sandra Macedo, uma executiva muito bem sucedida profissionalmente, mas com uma vida pessoal terrível, afinal, não é próxima da própria filha e seus relacionamentos amorosos são todos supérfluos e passageiros.

Além da história de Sandra, somos apresentados a Carrano, um homem que adora escrever e com uma condição de vida precária, vivendo com seu sobrinho, uma criança inteligente e esforçada. Aparentemente a história dos dois jamais se cruzaria, vista a condição de cada um, mas graças a uma agenda – sabiamente colocada como o título – duas pessoas de mundos diferentes se conhecem.

A escrita de João Varella é, sem dúvida, a melhor parte desse livro. Ele consegue dar um tom leve e ao mesmo tempo consciente, aos acontecimentos do livro, sem de fato julgar ou querer pegar o caminho fácil. O prefácio é uma grande explicação dessa habilidade de Varella, aliás, tudo o que lemos lá faz sentido após terminarmos a leitura do livro.

Varella não espera um mundo perfeito, com pessoas que mudam por amor, ou que se tornam melhores. Ele encara o mundo como ele é, ainda, infelizmente, mas longe de ser uma narrativa melancólica e depressiva, A Agenda é um livro muito interessante que pode revelar mais sobre nós mesmos do que pensamos.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2014/03/resenha-agenda-de-joao-varella.html

Vanessa Sueroz 06/02/2014

Neste livro iremos conhecer Sandra uma diretora de marketing de uma escola que adora sua vida profissional e ignora totalmente sua vida pessoal e que metodicamente anota tudo que irá fazer em sua agenda, isso para que ela tenha controle absoluto de sua vida e não deixa nada passar, porém em um belo dia Sandra perde sua agenda e com ela sua vida inteira detalhada, compromissos e etc.

Sandra desesperada pede ajuda para Felipe, o novo estagiário, para encontrar a agenda, porém Felipe lhe dá de presente uma agenda nova o que Sandra agradece e se forma um primeiro contato entre eles.

Dias depois que a nova agenda já está sendo preenchida, Sandra recebe sua agenda volta, mas tem um grande susto quando percebe que alguém escreveu poesias nela, o que sensibiliza Sandra que começa a ler os poemas. Claro que Sandra quer conhecer o poeta por traz das poesias e começa uma busca e descobre Carrano, um homem humilde que cuida de seu sobrinho e vende poesias nos bares da cidade.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-agenda/

Mari 04/02/2014

“Poucas coisas me causam tanta náusea quanto a redenção através da fofura”

A primeira impressão que tive do livro era que seria uma leitura totalmente surpreendente, ainda mais depois de ler o prefácio, escrito pro Gustavo Piqueira. Neste livro João Varella nos conduz ao cotidiano de Sandra Macedo, uma diretora de marketing da empresa Germano Thomas. Aos 40 anos, ela é uma mulher super organizada, e que tem uma vida profissional ótima, ao contrário de sua vida amorosa, que anda um fiasco. Ela, obcecada por anotar todos os acontecimentos e compromissos de sua vida em uma agenda, se vê perdida quando perde a tal agenda em um táxi.

O sumiço até que dura pouco, já que a agenda é entregue a Sandra em um curto espaço de tempo, porém a agenda já não é mas a mesma. Além de amassada, ela está repleta de poemas sem sentido, mas que poderiam até estar relacionados a sua vida. Quem escreveu esses poemas? Quem poderia saber tanto sobre ela? Sandra tentará descobrir, mas ela só não esperava que isso seria um caminho negativo.

O quote com a qual iniciei a resenha é de Gustavo Piqueira, auto do prefácio do livro, que por sinal, é uma ótima forma de se iniciar a leitura de "A Agenda". Admito que no inicio da leitura, enquanto estava conhecendo ainda a personagem, fiquei um pouco decepcionada, já que demorei um pouco para achar a história interessante. Um pouco antes da metade do livro, a leitura se tornou não só interessante, como surpreendente. Sandra é uma personagem solitária, que depois de viver muitos amores errados, acaba se envolvendo com um que vai lhe custar sua carreira.

A narrativa de João Varella se torna fluente, agradável e rápida ao longo da leitura. Os capítulos são curtos, o ritmo é calmo e interessante, e o autor faz com que nos sintamos parte da história. Quando chegamos no final, ficamos tão impressionados com a forma inusitada como tudo ocorreu, que parece que não lemos aquilo na realidade. Eu mesma tive que voltar, e ler novamente para ter certeza que aquele era realmente o final.

Eu sou do tipo de leitor que compra sim o livro apenas pela capa, mas se fosse o caso deste livro, acho que eu iria buscar opiniões antes. Acho que todo esse enredo ótimo e impressionante merecia uma capa ainda melhor, mas a diagramação está impecável. Gostei da forma como cada capítulo se inicia, e achei brilhante a ideia do autor de às vezes "juntar" dois capítulos (como vocês podem ver na imagem acima).

CONTINUE LENDO EM: http://www.magialiteraria.net/2014/01/resenha-agenda-jorao-varella.html

Neiva 17/01/2014

O livro A Agenda me surpreendeu de uma forma muito positiva. Comecei a lê-lo pela tarde e não consegui largar até chegar a última página. Sim, li em apenas algumas horas, sem pausa sequer para ir ao banheiro. Se me perguntarem exatamente o que me prendeu, talvez eu não saiba responder. Mas, acostumada a ler livros tão parecidos e com temas praticamente iguais, onde mudam apenas os nomes dos personagens, me deparei com um livro onde tudo o que você pensa que vai acontecer nãoa acontece, e aquilo que você nunca imaginou ser possível, de repente te surpreende.
São duas histórias paralelas. A da quarentona chefe de marketing de uma grande empresa que não lê ficção e entre quatro paredes não tem medo de ser ela mesma... E a história de Carrano, uma espécie de poeta hippie que tem um sobrinho para criar e vive de sua poesia impressa em folha A4 que tenta vender para se sustentar.
Sandra, a quarentona que não lê ficção, é uma excelente profissional e não desgruda de sua agenda de compromissos por nada no mundo. Ela precisa da agenda até para tarefas corriqueiras como começar uma dieta. Mas um belo dia, com a vida agitada e corrida, ela acaba esquecendo a agenda dentro de um táxi e quase tem um ataque de nervos por isso.
Ao ser devolvida a agenda a suas mãos, está completamente rasurada e isso muda a vida de Sandra. Muda mesmo...
E não posso falar mais nada porque tudo o que eu dissesse a partir de então seria spoiller. O fato é que o final me fez dar boas risadas e me senti uma tola, uma completa idiota, mas no bom sentido. Você só vai entender se ler.
Eu achei o livro bem objetivo. Não sou muito fã de livros muuito grandes, porque normalmente o escritor começa a encher linguiça, o que não foi o caso de João Varella. Ele conseguiu sugar minha atenção escrevendo uma história incrível, cheia de emoções sendo objetivo. Parabéns ao meu conterrâneo gaúcho.

Livretando 16/01/2014

Resenha A Agenda
Em “A Agenda” João Varella nos apresenta a vários personagens dando maior destaque a Sandra, uma bem-sucedida diretora do departamento de marketing de uma escola, que se dedica de forma incansável à sua vida profissional, mas que parece ter se esquecido de fazer o mesmo pela pessoal.

Todos os compromissos de Sandra são anotados metodicamente em sua agenda, que guia a sua vida, mas em certo dia ela perde a sua agenda e ver todo o seu controle ir junto com ela. Ela então pede ajuda ao seu mais novo estagiário Felipe para encontrar a sagrada agenda e ele acaba presenteando-a com uma nova o que causa mais aproximação entre eles. Passado alguns dias a agenda é devolvida na portaria do seu prédio e ao abria-la Sandra percebe que alguém havia escrito várias poesias. A personagem que até então só lia livros técnicos se deixa sensibilizar pelo o poder da poesia.

Aqui Sandra inicia a busca pelo autor daqueles poemas que viraram uma espécie de devocional e que foram responsáveis por trazer mais leveza ao seu dia-a-dia. Este autor é tudo que Sandra não imaginava ser, Carrano, um homem humilde, tutor de seu sobrinho e que vende suas poesias nos bares da cidade para conseguir sustentar sua casa.

O que mais me chamou atenção ao pegar esse livro é o fato dele envolver poesia. Não sou a mais entendida do assunto, mas posso me considerar uma admiradora. No entanto este não é foco principal do livro. Varella conseguiu reunir em todo o seu texto reflexões sobre a nossa vida profissional, pessoal e ainda nos faz refletir sobre a sociedade bem como as diferenças que a regem em um texto que além de ter esse poder reflexivo, consegue nos entreter e divertir.

Outro ponto positivo para o livro é que os personagens são pessoas reais, isso está cada vez mais comum na literatura, mas não deixa de ser um ganho. Todos têm seus medos, não existe nenhum super-herói, seus defeitos e qualidade. Além do mais, todos os personagens têm a sua própria história, e assim conhecemos um pouco de cada um. O final do livro é algo totalmente inesperado, e aqui talvez esteja um ponto que eu não consigo definir se é positivo ou não, eu ainda estou tentando me acostumar com ele.

João Varella é um autor contemporâneo que conseguiu mostrar que ainda hoje é possível fazer uma narrativa que consiga nos fazer pensar e ainda assim divertir o leitor. Certamente irei ler outras obras dele.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/11/a-agenda-joao-varella.html

ThaisTuresso 15/01/2014

A Agenda
Alguns livros contêm enredos mirabolantes, cenários estonteantes e criaturas nunca antes imaginadas. Outros contêm um enredo simples, enxuto, mas que discutem questões do dia-a-dia, dos sentimentos ocultos que achamos que mantemos em segredo do mundo. "A agenda" do escritor nacional João Varella pode ser considerada uma obra simples, sem muitos atrativos à primeira vista, mas é a composição e complexidade dos personagens que leva o leitor a apreciar o livro.

O livro é de rápida leitura, com capítulos curtos e linguagem fácil e fluida. A trama gira em torno principalmente de três personagens: uma mulher que lida diariamente com a necessidade de controle, tendo uma agenda em que anota todas as informações possíveis do seu cotidiano. Enquanto a sua vida profissional é exemplar, sua vida pessoal é solitária. Um homem que fará de tudo graças a sua ambição profissional. Sua necessidade de conseguir chegar ao topo chega quase ao ponto de uma obsessão. E um homem que vende seus poemas nas ruas, não sendo financeiramente bem sucedido mas emocionalmente feliz. A interação entre esses três personagens, graças a agenda perdida, trará ao leitor uma análise profunda do comportamento e emoções do ser humano.

A narrativa é envolvente, os personagens carismáticos e a trama é muito bem desenvolvida, coesa e complexa. Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.

Por Carol Duraes para o Viaje na Leitura

site: http://www.viajenaleitura.com.br/2014/01/resenha-agenda-o-acaso-tem-suas.html

Lina DC 10/01/2014

"O sorriso fazia com que os olhos fechassem em algumas passadas. Essa parecia ser a simbolização máxima da verdadeira felicidade". (p. 227)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Julia G 09/01/2014

A Agenda
“– Melhor eu ir agora. – O surfista deu um beijo em Sandra e caminhou para o elevador.
Sandra acompanhou da sacada o surfista indo embora. Sentiu que seu ego havia sido jogado do edifício. O maldito roupão com âncora no peito foi deixado para trás em meio à correria. Para piorar, a peça estava impregnada com o cheiro dele.
Cerca de duas semanas depois, Sandra já estava com a agenda cheia de compromissos, sem parar para pensar em nada que não fosse interessante em termos de desenvolvimento pessoal e profissional.” (p. 35 - 36)

Sandra era uma executiva de marketing de uma grande empresa. Seu profissionalismo e sua eficiência eram reconhecidos por todos, o que fazia dela bastante respeitada. Sandra nem mesmo gostava de literatura e poesias; somente lia os livros “úteis”. E parte de tudo o que construiu era consequência da agenda, já que nela Sandra conseguia organizar todas as minúcias de seu dia a dia.

Mas enganado aquele que pensa que tudo eram flores na vida de Sandra. Se seu lado profissional era milimetricamente organizado, a vida pessoal em nada se assemelhava: sozinha depois dos quarenta e tendo como família apenas uma filha que morava em outro país e quase não mandava notícias, Sandra parecia perder o equilíbrio. E tudo se agravou quando Sandra perdeu a agência e, tempo depois, ela foi devolvida com rabiscos de outra pessoa.

João Varella colocou em A agenda elementos cotidianos que poderiam acontecer na vida de qualquer um. A história, até certo ponto, é rotineira, simples, o que pode torna-la sem graça para aqueles que esperam grandes emoções. Mas não é cansativa; os capítulos em geral são curtos, a linguagem é objetiva e tem um quê de ironia, além dos vários núcleos que, a princípio, parecem não ter qualquer relação, mas que fazem a trama ainda mais rápida.

Por outro lado, a objetividade impede o envolvimento com os personagens, o que influencia para um distanciamento com a história como um todo. Além disso, vale o aviso: citei que a história é cotidiana, mas isso não significa que todos que passassem por aquelas situações chegariam ao mesmo ponto, especialmente porque foi Sandra quem tomou as decisões que a levaram até lá. E, acreditem em mim, ela não é uma pessoa muito equilibrada.

Para mim, o problema de Sandra é querer levar sua vida da maneira mais racional o possível; até em seus envolvimentos amorosos não havia sentimentos. Contudo, tal conduta não faz dela imune. Sandra é carente de amor, de um homem, da filha... e é essa carência que a faz tomar decisões impensáveis que levam a um final fora do comum.

A agenda é um livro nacional curto e inteligente, mais semelhante a uma crônica do que a um romance, que pode agradar bastante os que curtem esse estilo de leitura.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2014/01/a-agenda-joao-varella.html