A Agenda

A Agenda João Varella

Resenhas - A Agenda

Fernanda 23/10/2013

Resenha: A Agenda
Resenha: “A Agenda” de João Varella possui uma narrativa muito simples e ágil, assim que o leitor começa a ler não consegue parar mais, devido a sua originalidade, diálogos dinâmicos e personagens reais. O conjunto da trama é complexo e a sinopse não revela nem a metade das ocorrências geradas na história. Portanto, é possível dizer que este livro é uma grande surpresa e revela um escritor com perspectivas fortes e analistas.

Sandra é diretora de marketing da empresa Germano Thomas S.A, e é uma personagem comum/contemporânea e bem verídica, é aquelas pessoas que a gente sempre lembra de alguém parecido. Ela está em uma fase de sua vida que não se deixa envolver por qualquer coisa, é distinta, pensa com cautela e já é bem vivida. E claro... ela prefere livros que tenham utilidade, e sua agenda é sempre cheia de compromissos.

O enredo é sutil e busca o discernimento de mensagens sobre relações em toda sua compreensão. Todos os personagens são animados e conferem um incremento maior na trama, recheada de mensagens importantes, anseios reflexivos e planos nem um pouco banais.

O leitor conhece a relação de Sandra com um surfista e o estagiário Felipe. De outro lado, há também o personagem Carrano, um mendigo que antes de mais nada é um poeta. E é ele que vai apresentar a poesia para Sandra. Aos poucos, é possível perceber que Sandra não é tão forte como representa: ela também sofre por amor e tem vários desentendimentos com a filha. No decorrer das cenas, a relação dela com Felipe ainda ganha um destaque maior ainda e surpreende por sua improbabilidade.

Quanto à Carrano, há uma abrangência de sua vida, da relação com seu sobrinho Binho, além de todas as suas dificuldades e sonhos. Apesar de estar num momento de sua vida, ele não desiste e busca apoio em versos. Os caminhos desses personagens se intercalam a partir do momento que Sandra perde sua agenda, ao qual mantém anotações de sua vida pessoal e profissional. Ela ficou desesperada, mas não demorou muito para que a encontrasse novamente. Carrano devolveu a agenda encontrada, e Sandra teve uma grande surpresa ao virar as páginas que se encontravam rabiscadas com diversas frases. No começo nenhuma delas fez sentido e Sandra tentou ignorar, porém com o tempo começou a entender o significado das palavras e foi então, absorvendo as emoções.

Por fim, Sandra realmente acabou se identificando com tudo e consequentemente mudou bastante seu jeito de pensar e de levar a vida. “A Agenda” cria expectativas e redireciona para um ambiente perplexo e ao mesmo tempo normal demais. O destaque está no inacreditável e nas reviravoltas. Impossível parar de ler justamente por isso e claro, a diagramação da Editora Novo Conceito ajudou bastante neste processo.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-agenda-joaovarella-novoconceito.html
Beth 21/12/2013minha estante
Parece ser bem interessante, mas ainda não sei se vou ler. Quem sabe mais adiante.

Naty 04/06/2020

Gostei muito da forma em que a história é narrada! A leitura é gostosa e agradável, foi muito divertido e prazeroso acompanhar os desdobramentos da história!

Val 18/12/2013

Livro "A agenda"
O livro conta sobre a vida de Sandra, que tinha uma vida comprometida com o trabalho, e uma filha que não ligava muito para ela.
Ela conheceu um surfista, e estava gostando de passar as noites com ele, até ele sumir e não ligar mais.
Sanda é organizada e tem tido tudo que precisa fazer anotado em sua agenda, até dietas e “cafezinhos de comemoração”, mas isso só até ela perder sua agenda.
Um homem não tão bem de vida que vende seus poemas de mão em mão na rua acaba ficando com a agenda dela ao ser expulso de um taxi, o mesmo taxi em que ela havia esquecido sua agenda.
Ele foi ao prédio dela devolver, e alguns poemas acabaram indo no meio do que restava da agenda.
Os textos, do homem que ela não conhecia, parece que a ajuda a seguir os dias, o que a fez ir atrás dele para descobrir quem era. Ela acreditava que um livro com as palavras ajudariam pessoas com problemas.
E o que tudo parecia perfeito e sendo encaminhado, de repente virá tudo de cabeça para baixo e a vida de Sandra vira uma bagunça e ela só vê problemas em sua frente.
Eu não esperava muito do livro, e ele me surpreendeu em vários aspectos! A narrativa é bem madura, e quando você acha que não está entendendo muito, você simplesmente pega o ritmo e não consegue largar mais.

Você já leu o livro? O que achou?

site: http://www.revistagalaxy.com/2013/12/resenha-agenda.html
Fla 19/12/2013minha estante
Nunca li, gostei da resenha ..

Dani 20/12/2013minha estante
Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas parece muito bom! Achei a história muito chamativa, ótima resenha!

J 21/12/2013minha estante
*-*

Fernanda @condutaliteraria 22/12/2013minha estante
Esse livro não tinha chamado minha atenção, mas pela resenha parece ser interessante, vou dar uma chance a essa leitura. Boa dica!

Gy 22/12/2013minha estante
Achei bem bacana essa história...

Beth 26/12/2013minha estante
Muito interessante a história. Vou ver se consigo ler este livro.

Karinne 28/12/2013minha estante
Super interessante essa história! Adorei a resenha

Belle 29/12/2013minha estante
Gostei muito, nunca tinha visto e lido a resenha desse livro, achei muito bom, só queria ser organizada como ela, minha agenda é um desastre...

Gizeli 30/12/2013minha estante
Não vi nenhuma divulgação sobre esse livro. Achei a capa tão fraquinha =\
Adorei saber sua opinião, parabéns pela clareza nas palavras.

Vivi 05/01/2014minha estante
Gostei muito!! Sério, não conhecia este livro, mas parece o meu tipo. =)

Ju 02/11/2013

A Agenda
Sandra é a coordenadora de marketing de um grande grupo empresarial. Uma mulher que não gosta de literatura de ficção, prefere ficar com seus "livros úteis", todos ligados a sua área profissional. Está cercada de relacionamentos supérfluos. O trabalho é a motivação principal de sua vida.

Carrano é um poeta que ultimamente não tem inspiração. Mas não desiste de vender seus versos. Ama profundamente o que faz e, apesar de ser um homem pobre e ter uma vida bem simples, está disposto a qualquer coisa para dar alguma felicidade a seu sobrinho, Binho.

A vida desses dois se cruza quando Sandra perde a coisa mais sagrada para ela: sua agenda. A partir daí, o comportamento dela muda radicalmente.

Li A Agenda em poucas horas, e foram horas muito bem gastas. Passaram voando e, no fim, fiquei querendo mais. A fonte do livro é maior do que o padrão da editora, e isso fez a leitura fluir mais ainda. Fizeram um trabalho gráfico muito bom. Os capítulos são numerados de uma forma meio estranha, rs, com números, letras, algarismos romanos... uma loucura!! Mas isso é explicado no decorrer da história.

No prefácio, Gustavo Piqueira diz que a leitura o fez atingir "o mais alto grau de prazer que posso extrair de um livro: o prazer de me sentir um completo idiota." E destaca que prefere os livros que o obriguem a ler em si mesmo suas arestas, seus erros. Eu também.

O primeiro momento em que me senti uma completa idiota foi... não posso contar. Seria um spoiler muito grande. Só posso dizer que foi pouco depois do meio do livro. Quase não me perdoei por não ter percebido antes! rs...

"A gente só esquece o que quer."

O segundo momento em que isso aconteceu foi no final da história. O autor soube trabalhar muito bem a narrativa para que nós acreditássemos numa coisa... e depois nos considerássemos imbecis! rs... Mas Gustavo tem mesmo razão, não tem prazer maior que esse. O prazer de se envolver completamente com uma história, deixa-se levar e acabar sendo enganada pelo autor.

E dá gosto ser enganada por um livro tão bem escrito e tão inteligente. Um livro que faz a gente pensar na vida e nas nossas atitudes com alfinetadas bem discretas. Recomendo demais a leitura e espero que venham mais livros do João Varella por aí!

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-novo-conceito-agenda.html
Lore 03/11/2013minha estante
Depois que terminei de ler sua resenha fiquei morrendo de vontade de ler o livro Ju! Primeiro achei estranho uma pessoa mudar só porque perdeu uma agenda, achei até engraçado akjalkdsjd no entanto, o fato de o livro, segundo suas palavras, ser muito bem escrito, e ter um enredo que te surpreende me deixou me coçando para lê-lo, de verdade :)

Jess 03/11/2013minha estante
Você disse que: "A fonte do livro é maior do que o padrão da editora, e isso fez a leitura fluir mais ainda. Fizeram um trabalho gráfico muito bom." acho que ela esqueceu de trabalhar melhor a capa, ela me parece aquelas capas de paradidático e mesmo a história sendo boa isso afasta muita gente sem nem dá a chance de ler a sinopse. Comigo teria sido assim se eu não tivesse lido a resenha.

Cris 04/11/2013minha estante
Adoro quando me surpreendo com a leitura. É muito bom quando o autor consegue nos impressionar.Este livro não parece ser tão interessante, a sua resenha fez enxergá-lo de outra forma.

Leilane 04/11/2013minha estante
Fiquei super curiosa por esse livro, ou seja, também quero me sentir uma idiota rs...
Os autores sempre deixam muitas pistas e eu normalmente percebo com facilidade a direção da história, mas é difícil pegar um livro atualmente no qual o autor deixa pistas que nos enganam. Quero muito ler um dia.
Amei a resenha!
Beijos

Juh 08/11/2013minha estante
Poxa Ju que legal, também gosto d elivros assim, que me fazem sentir uma completa idiota, heheh, é bom quando o autor engana a gente, eu particularmente detesto livros que eu começo ler, prevendo o que vai acontecer no enredo todo e que acaba realmente acontecendo!! Fiquei curiosa quanto ao autor: Ele é autor nacional??????? rsrs, mas amei. Já add no Skoob, quero muito ler!!!

Thaís 09/11/2013minha estante
Que livro legal Ju! Eu ainda não havia visto esse livro na Novo Conceito. Parece ser uma história bem elaborada eu quero ler! haha Principalmente para sentir o gostinho de ser enganada ;)

dricagallo 22/10/2013

Resenha - A Agenda
Confesso que não esperava me surpreender tanto com a narrativa de João Varella tendo como referência para a leitura, somente a sinopse do livro, mas me surpreendi com a trama feita pelo autor e espero deixar você morrendo de vontade de aventurar-se neste drama/suspense!

O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de Sandra, uma mulher "madura" formada em publicidade e propaganda que trabalha como diretora de marketing na empresa Germano Thomas S.A.
Sandra é uma mulher muito solitária, tendo como fonte desta solidão a ida de sua filha para o exterior em busca de um trabalho bem remunerado e os inúmeros desastres amorosos.

"O poema da agenda, contudo, foi como um persistente vinho de má qualidade, que deixa seu gosto na boca por mais tempo que o desejado." - Pág. 113

O início e término rápido de uma relação amorosa com um professor de surf e com seu estagiário Felipe, merecem e têm destaque especial na narração, pois tais fiascos amorosos e decepções apresentam participações em inúmeros reflexos sobre as ações e acontecimentos futuros na vida de Sandra.

Em outro ponto da cidade se passa a história de um mendigo chamado Carrano, onde o mesmo tem como fonte financeira a venda de seus poemas durante a noite em bares situados na região onde mora com seu sobrinho Binho.

Em uma certa manhã indo para o trabalho, Sandra acaba esquecendo sua agenda onde estão anotados todos os seus compromissos mais sérios até mesmo as datas de suas aulas de Pilates, e é nesta manhã que a vida de Sandra e Carrano se cruzam.

"Para Carrano, escrever poesia era uma necessidade tão natural quanto a fome. Sandra aparentava ter vontade de comer. Mas comer o quê?" - Pág. 182

Durante o desaparecimento de sua agenda, Sandra se torna uma pessoa totalmente desorganizada, até que Carrano a encontra em meio aos seus pertences e devolve a mesma ao porteiro da Germano. A agenda retorna as mãos de Sandra, mas sua vida após abrí-la não será mais a mesma.

"Fazia semanas que Sandra não dormia com alguém só abraçada. Sentia que a conexão com Carrano ia além da carnal e estava sinceramente feliz com isso. Estava disposta a largar tudo pelo primeiro projeto em que acreditava de verdade em sua vida." - Pág. 209

E aí, vai deixar de ler 'A Agenda' e ficar na curiosidade de saber realmente o futuro não muito promissor de Sandra?! Espero que não, pois o livro é excelente, tendo como ponto positivo a leitura rápida (gastei um pouco mais de 3 horas na leitura) e a narrativa viciante de João Varella.
Gostaria imensamente de contar para você o final desta história, mas não posso! :)
A diagramação realizada no livro pela Editora Novo Conceito foi super interessante, onde no início de cada capítulo a página é preta no centro e amarelada nas laterais!
Leitura super recomendada, não abandone a oportunidade de leitura! Espero e quero ler mais livros deste autor nacional!

site: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br/2013/10/resenha-agenda.html

jacdeoliveira 03/11/2013

"Foi, talvez, o último pensamento sensato antes da garrafa de vinho, do celular e da solidão voltaram com tudo." - PÁG 84

Sandra é uma mulher já vivida e que trabalha com Marketing. Sua vida é bem agitada. Ela tem uma filha, com quem não se dá muito bem e está saindo com um cara mais jovem do que ela.
Certo dia, ao chegar em seu escritório, conhece Felipe o novo estagiário da empresa.
Em paralelo conhecemos a história de Carrano, um poeta e seu sobrinho, um menino que adora jogar vídeo game.
Aos poucos, a história de Sandra vai se estendendo, e a vemos sofrer pelo amor, mais uma vez, a vemos perder sua agenda. Tudo sobre sua vida pessoal e profissional está nesta agenda e também vemos seu relacionamento com Felipe surgir.
Já Carrano, sua história se desenvolve também, principalmente quando algo surge em sua vida.

" - Digamos que você quer passar a dedicar ais tempo a ler livros. Aí uma amiga te liga e você fica conversando por um tempão mais do que o necessário, sobre abobrinhas." - PÁG 199

Após o desaparecimento da tal agenda, Sandra fica desesperada atrás dela e coloca anúncios de "PROCURA-SE", contudo ele não precisou ser tão eficiente, já que pela manhã alguém a devolveu misteriosamente.
E a história vai acontecendo, com esse toque de mistério nos poemas, a pitada de romance no ar e a curiosidade para saber quem encontrou a agenda e ajudou Sandra com suas belas palavras.

"Faz um dia que ontem foi hoje." - PÁG 234

Fofura!
É esta a palavra escolhida para descrever este livro.
Assim que a caixa da NC chegou aqui em casa, não resisti e tive que ler este livro. Ler não, devorá-lo, já que eu o li na ida para a faculdade e finalizei na volta.
Gostei bastante de como o autor apresenta os fatos escritos, mesmo deixando a desejar em alguns momentos nos detalhes. Os personagens principais foram bem desenvolvidos, o que deixou a história com aquele toque especial.
Outro ponto que acho relevante citar aqui é a forma simples com que o autor escreveu. Deixou a leitura rápida e fluída, o que facilitou o entrosamento com os personagens.
O charme do livro foi que, todas as primeiras páginas dos capítulos são pretas, o que acredito deixou um ar de mistério e curiosidade. Acredito que tenha sido por isso que este livro fora o primeiro escolhido a ser lido.
Dei 3 estrelas para o livro. E confesso que no fundo gostaria que o livro tivesse uma continuação, para saber o que ocorreu após todo o drama no final. rs

PLAYLIST:
Jamie Campbell Bower - Better Man
Jamie Campbell Bower - Waiting
Michael Bublé - Feeling Good
When I Was Your Man - Fifth Harmony Feat Boyce Avenue

site: http://behind-thewords.blogspot.com.br/2013/10/resenha-agenda-joao-varella.html
César 02/03/2014minha estante
ESPLÊNDIDO!

Saleitura 09/11/2013

O acaso tem suas próprias regras
Sandra Macedo é uma grande diretora de marketing da conceituada empresa Germano Thomas S.A. Com uma gravidez precoce, ela conseguiu terminar seus estudos, criar sua filha, e se tornar uma grande profissional bem sucedida e competente. Sua vida sentimental é meio que vazia. Quando gostava de alguém sempre acabava chorando no final. ra um motivo que a levava a se dedicar mais ao trabalho e conseguir seu objetivo.

No auge dos seus 40 anos, Sandra se tornou uma diretora solitária. Com a chegada de Felipe, jovem universitário que vem estagiar na Germano. Eles vão se envolver tanto no trabalho como em um relacionamento pessoal
“(...) Felipe descobriu que tinha algo em comum com sua chefe: ambos não liam ficção. Preferiam livros úteis. “
Sandra tinha uma agenda que era sua vida, todos os compromissos pessoais e do trabalho estavam ali. Jamais um conseguiria se separar ou viver sem ela. Até que um belo dia ela perde sua agenda, transformando a sua vida em um verdadeiro caos. Começa a procurar por toda a cidade.

Carrano, um pobre mendigo que ganhava a vida vendendo poesias em bares da cidade, acha a agenda de Sandra e resolve devolvê-la. A partir daí, umas séries de acontecimentos ocorrem que fazem Sandra agir de modo impensado, contrariando a sua forma de pensar e tudo o que já fizera um dia.
"Sentia que a conexão com Carrano ia além da carnal e estava sinceramente feliz com isso. Estava disposta a largar tudo pelo primeiro projeto em que acreditara de verdade em sua vida." página 208/209

E agora o que será que irá acontecer com Sandra? Será que algum acontecimento inesperados poderá acabar com essa felicidade?

Uma leitura realista, prática, com textos bem elaborados e simples. O final me surpreendeu, tendo que deduzir alguns pontos que ocorreram. Deixarei para que vocês tirem suas próprias conclusões.

O autor João Varella mostrou que é sábio com as palavras sabendo como envolver o leitor com sua narrativa.

Resenha por Michelle Manhães

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/11/resenha-do-livro-agenda-de-joao-varella.html

Nita 11/11/2013

''Sandra não sabia mais dizer o que tinha imaginado e o que era real daquele final de conversa arrasador, que a fez se sentir esmigalhada. Chorou''
No livro A Agenda, somos apresentados a uma executiva muito atarefada. Sandra representa em minha opinião a mulher moderna, com seus muitos compromissos, tarefas, trabalho... Pouco tempo para a vida pessoal. Acredito que por ela se tão ocupada e tão autossuficiente, não consegue se adequar a homem algum. Sua filha já adulta e vivendo em outro país é seu orgulho, assim como uma de suas fraquezas.
Imagino que no começo ela achava estar certa, mas percebemos com a leitura que Sandra está definitivamente vulnerável, insegura com relação a ter alguém compartilhando sua vida. Junte uma mulher carente, mais um dedo podre para homens e o resultado = Sandra.

A ''Agenda'' é como o fil de equilíbrio na vida dela, seguindo todos os seus compromissos passo a passo ela nunca se perde. Seus problemas começam quando ela esquece a agenda em um táxi. Neste momento você percebe que junto com a agenda, vai toda uma vida muito bem estruturada rala a baixo.

Primeiro temos um surfista, um cara ainda sem vida resolvida já na casa dos ''50 anos'' um completo fracasso para ela, no entanto essa relação só termina porque ELE da um pé nela. Ô_o

Depois temos seu estagiário, um garoto novo cheio de empolgação e que vê na Sandra uma boa oportunidade na carreira.

Percebem? Uma furada atrás da outra... Isso sem mencionar os problemas que podem surgir numa relação dessas.

Eis então que o diário não estava tão sumido assim, Carrano, um poeta/mendigo/cheio de segredos o encontrou e devolveu. Quando tudo ia por água a baixo eis que o ''poeta'' ajuda Sandra com sua poesia, ou seria melhor dizer, eis que o ''poeta'' a ferrou de vez?

Eu devo dizer que não curti muito esse livro, o achei meio confuso, o final foi do tipo ''WHAT?'' Achei meio frustrante esse final.
Estou até agora tentando compreender a proposta do autor. Não foi um drama, muito menos uma comédia, não foi bem um romance... #Confusa

Achei legal o mostrar da mulher moderna, que por mais evoluída, inteligente, e independente que seja. Basta um cara fracassado aparecer para ela conseguir ruir todo o castelo de uma vida.
Agora falando em diagramação... Sempre impecável! Achei a capa muito bonita, gostei da parte interna do livro com algumas folhas pretas dividindo os capítulos e contando trechos da história por outros personagens.
As folhas são amareladas, letras de bom tamanho. Apesar de não ter me agradado recomendo o livro, se trata de um nacional e a qualidade de escrita do autor não está sobre critica alguma, tudo é muito bem escrito, foi apenas a ‘’estória’’ que não agradou-me.

site: http://paposobrelivros.blogspot.com.br/2013/11/resenha-agenda-o-acaso-tem-suas.html#.UoEOhnC-opc

Literatura 10/11/2014

Um pedaço da história

A agenda, de João Varella, Novo Conceito, 240 páginas; me surpreendeu, pois, de certa maneira, fugiu um pouco do que vinha lendo da NC. Acredito ser um livro que possa agradar jovens e adultos. Um nacional, para meus olhos rabugentos, mais maduro.

A rica estrutura linguística do texto, nos apresenta a uma história nostálgica e maravilhosa para uma tarde quando não queremos nos aborrecer e precisamos de algo prazeroso para relaxar. A diagramação é perfeita, o tamanho da letra torna a coisa agradável. Os capítulos são curtos e a história acelerada. A Agenda é uma teia de aranha onde vidas e destinos cruzam o tempo inteiro. Não ficamos presos apenas a Sandra Macedo, personagem central. A maneira de narrar, do João, por vezes, fez-me confundir quem era a personagem central, pois ele trata todos com sua devida importância.

Os personagens não são futilidades na vida do outro, que não sabemos, na verdade, o motivo de eles estarem ali. Estão humanizados, cruzam nosso destino e nos moldam, participam das nossas mudanças. Lembrando o efeito borboleta. Uma agenda fictícia, mas que se molda tranquilamente as nossas vidas.

A capa me pareceu apropriada, como disse no início, mais uma vez trazendo um diferencial para o que já havia visto da NC. As capas de livros são sempre tão parecidas, que quando chego nas livrarias, não consigo ver nada. Então, procuro o diferente. É uma capa de livro que lembra o meu tempo de adolescente, os livros da época.

Acho que devo discorrer um pouco sobre a história (risos). Sandra é uma mulher de 40 anos, madura e respeitável no trabalho. Ela possui uma agenda para controlar todos os seus passos. Sua vida pessoal não é das melhores, logo no início do livro, ela tem um caso com um surfista muito sem futuro. Depois, terá um caso com o estagiário da empresa onde trabalha e é respeitada e admirada por todos. #tenso

site: Leia mais em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-nacional-a-agenda-joao-varella-um-pedaco-da-historia/#.VGFPxvnF8xI

Carolina332 12/07/2023

Comprei pensando que ia ser uma leitura legal e fluida, por ser um livro que retrata o cotidiano e a "correria" dos personagens. Confesso que não gostei, mas leria de novo, talvez com uma outra perspectiva e cabeça sobre o tipo de leitura.
BArbara975 12/07/2023minha estante
Tive a mesma sensação com a experiência desse livro e pretendo tbm dar uma segunda chance.

liz 21/02/2022

Méh
Eu comprei esse livro porque achei a sinopse bastante interessante e fico meio chateado de dizer que ele não me agradou tanto assim. Poderia ter sido melhor, sei lakk

RUDY 13/12/2013

ANÁLISE FEITA POR RUDYNALVA:
Confesso que o início do livro foi um tanto maçante e sem grandes atrativos, quase desisti da leitura, mas... como sou persistente, resolvi ir até o fim e foi bom porque o livro melhora um pouco após o 3º ou 4º capítulo, trazendo um drama até certo ponto interessante.

O enredo é inusitado, disso não tenho dúvidas, porque nunca li ou ouvi falar de um conteúdo desse tipo. Não sei se o considero um romance genuíno, pois as relações e envolvimentos são superficiais, entretanto, o quanto uma vida pode ser mudada por meros pensamentos lidos em uma agenda diariamente e o equívoco cometido por Sandra, por sua falta de cultura em outros assuntos que não o de sua área de atuação profissional, faz com que pensemos e repensemos sobre as atitudes precipitadas que tomamos diariamente.

O final totalmente inusitado e surpreendente é que dá valor ao livro. Não tem como não ficar chocado e surpreso, por isso e pelos lindos pensamentos de autores renomados expostos no decorrer da leitura, valem a pena dar uma oportunidade de leitura ao livro.

Deixo clara que essa é minha opinião pessoal, outras pessoas podem achar o livro muito bom, na minha humilde opinião é de médio para bom, mas a leitura é válida pelas experiências únicas vividas no livro.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/12/resenha-59-agenda-literatura-nacional.html
Michelle 20/10/2022minha estante
que livro diferentão

ricardo_22 21/11/2013

Resenha para o blog Over Shock
A Agenda, João Varella, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2013, 240 páginas.

Sandra Macedo trabalha na área de marketing de uma empresa e se destaca por ser competente e uma ótima líder, servindo de referência para todos os demais funcionários. Como qualquer mulher independente, Sandra segue sua vida se focando nas obrigações de seu emprego, até porque a filha, que está em outro país, não lhe dá a mínima atenção.

Justamente por ser o que podemos chamar de workaholic, Sandra não consegue se envolver emocionalmente com outra pessoa, mas tudo começa a mudar quando ela perde a agenda onde anotava tudo de sua vida profissional. Isso não apenas muda a rotina da mulher, como também a aproxima de outras pessoas, que podem mostrar que “o acaso tem suas próprias regras” e que sua vida está prestes a mudar.

“Seu decote não deixa nada para a imaginação, a não ser a promessa de onde não se deve aventurar”, ou uma cafajestice poética do gênero, foi o golpe de misericórdia à resistência de Sandra ao charme do gran líder da noite. Se beijaram. Sandra sentiu que estava sob o domínio de um conhecedor de mulheres como poucos. (...) O arrependimento se iniciara quando ela se deitou na cama de sua casa e viu o teto girar e só cessaria no final do ressacoso dia seguinte” (pág. 83).

Se fosse preciso dizer algo sobre A Agenda não seria necessário pensar antes de dizer que o livro de João Varella foi uma grande surpresa. Vale ressaltar que isso acontece mesmo que, após a leitura, tenha ficado pensativo em relação ao enredo criado pelo escritor e também da mensagem passada por sua personagem principal.

Classificado como um escritor que cria personagens reais e que podem ser facilmente encontrados na atual sociedade, o jornalista surpreende por sua narrativa ágil, que possibilita a leitura em questão de horas, e também pela reflexão sobre nós mesmos. Mas nem de longe esses foram os detalhes responsáveis pela surpresa causada por esse romance contemporâneo.

Mesmo se passando dentro de uma empresa específica, são as pessoas com qualidades e defeitos normalmente encontrados nos tempos de hoje que começam a deixar a obra com sua própria característica. O uso de personagens que aparentam não ter importância, mas que aos poucos ganham destaque, também não pode ser ignorado, já que é o responsável pela existência de não apenas um protagonista, mas de várias personagens que unidas dão consistência ao desfecho.

No entanto, a existência de personagens tão distintos e reais causa a falta da exploração em alguns momentos. Personagens que têm muito a dizer são explorados superficialmente, como é o caso de Carrano, fundamental para a totalidade de A Agenda. Carrano é o tipo de personagem que sim, aparece em vários momentos, mas que mesmo assim poderia ganhar um livro próprio, tamanha a sua complexidade.

site: http://www.overshockblog.com.br/2013/11/resenha-192-agenda.html