Um Pouco Além do Resto

Um Pouco Além do Resto Clarissa Corrêa

Resenhas - Um Pouco Além do Resto

Thamires_ 24/01/2024

As crônicas possuem uma escrita leve e fluida despertando a reflexão sobre as mais diversas situações, em algumas eu me identifiquei com o relato, porém algumas crônicas apresentam colocações machistas e termos negativos como, por exemplo sobre o autismo isto acabou me incomodando um pouco.

JMariaChamomile 19/11/2022

Um Pouco Além do Resto
Um livro que certamente me surpreendeu, já que meu estilo de leitura realmente não é de crônicas ou particularidades semelhantes. Entretanto esta obra me deixou maravilhada, pois a escrita da autora é realmente fluida e trata de banalidades do dia a dia, incrementando os textos com um humor ácido, que pessoalmente é meu favorito.

Clarissa Corrêa criou definitivamente algo muito cativante, em razão de que quando o leitor se imerge em toda atmosfera cômica e realista das crônicas, obtém-se uma grande dificuldade de parar de ler. Senti uma imensa frustação toda vez que tinha que paralisar minha leitura, pois queria saber o que vinha no próximo texto, e no próximo, um ciclo vicioso de identificação e risadas em consequência das piadas acidificadas.

A autora soube bem como expressar suas próprias confusões, o compartilhamento de partes de si mesma, fez com que o leitor se sentisse mais próximo a ela, e assim possibilitando a geração de um vínculo bem pessoal. Me senti como uma amiga íntima de Clarissa e desta forma consegui constituir uma relação bem única com cada crônica, com as quais me identifiquei com algumas e outras nem tanto. Foi como estar perto de uma amiga ouvindo histórias de vida, das quais eu mesma poderia retirar minhas devidas conclusões e lições.

Me identifiquei com a mania de Corrêa com o tapete da cozinha e também com a essência independente e feminista que ela possui, contudo também de identifiquei com partes mais profundas, que me fizerem me questionar muito durante a hora antes de dormir, principalmente quando a mesma filosofou sobre sonhos e felicidade: "[...] uma coisa é certa: a gente vai viver buscando, por mais feliz que esteja. A outra coisa certa é que ainda bem que a gente é assim. A vida não teria graça se a gente não tivesse alguma meta. Os sonhos estão aí justamente para irmos atrás. Se ele fica na palma da mão deixa de ser sonho. E na vida o que nos move é isto: a vontade de melhorar cada dia."

Certamente este livro me trouxe diversas constatações, e me ajudou muito a entender meu próprio eu, a minha ansiedade e meus anseios. Foi por meio desta leitura que passei a ver a escrita como um escape de sentimentos, além de perceber a cada crônica lida que não estava só, e que com toda a certeza houve e haverá muitos outros leitores de "Um Pouco Além do Resto" que tiraram ou tirarão epílogos da própria vida igualmente a minha pessoa...

PS: Amei que a autora é gaúcha, assim como eu.

jadepegas 29/07/2022

Bem..
Eu lia muito a autora quando era mais jovem e amava (acho que a proposta do livro é justamente o publico mais adolescente mesmo). Porém, dando uma nova chance para leitura atualmente, me pareceu extremamente cansativa, dramática e com algumas falar/ideias problemática (machistas). Enfim, acho que adolescente curte mais esse tipo de drama de amor e a leitura não me pegou.

Bea Oliveira 30/09/2020

Resenha: Um pouco além do resto , de Clarissa Corrêa
Um pouco além do resto é um livro de crônicas que falam de amizade, relacionamentos, dúvidas, escolhas, sentimentos e dos conflitos internos pelos quais todos passamos na vida.
A leitura abrange de tudo um pouco, amigos, trabalho, saudades dos que já se foram, decepções, amores errados, os erros que cometemos, saudades de situações que vivemos, mas o foco do livro ainda é o AMOR.
Essa é a segunda vez que leio Clarissa Correa... e dess vez ela conseguiu me atingir em cheio! No fundo mesmo... Era como se a leitura fosse direcionada, como se autora falasse diretamente comigo.
E novamente digo.... mexeu comigo!!

"Não sou difícil, só tente me ler direito, com a alma aberta." (página 20)

Carol Abrantes 05/02/2018

Um pouco de nós...
"Um pouco além do resto" é uma obra de Clarissa Corrêa. Ela é escritora e redatora publicitária. Além de escrever seus livros e ser colunista do site da revista TPM, faz freelas dentro e fora da propaganda, produz conteúdo para inúmeras mídias. A autora nasceu em Porto Alegre no ano de 1981.
Essa obra está recheada de crônicas que aborda sobre diversos temas, como por exemplo: relacionamentos, amor, atualidade, família, aceitação, homens, mulheres, escolhas etc.
"Um pouco além do resto" foi a primeira obra que li de Clarissa, e confesso que estava na minha lista há muito tempo, então, a expectativa era altíssima. Eu dei 3.5, porque não concordei com alguns pontos de vista dela em suas crônicas, mas tirando esse fato, o livro tem uma linguagem simples. Os capítulos são curtos, ou seja, quando você se dá conta...está na metade do livro. Algumas histórias descritas por Corrêa são engraçadas o que torna a leitura leve.
"Não sou difícil, só tente me ler direito, com a alma aberta." (página 20)
"A vida é curta e intensa demais para tantas regras." (página 83)
"A felicidade está naquelas coisas que acontecem todos os dias e você não dá a menor importância, pois são corriqueiras demais." (página 206)

JulianaSchreave 23/09/2017

Amei cada linha! Me peguei muitas vezes sorrindo, em outras vezes refletindo e em alguns momentos até prendendo o choro...

ELB 18/05/2014

Every Little Book
Quando lemos um livro, buscamos de alguma forma, algo que alcance a gente, que nos toque, que no faça refletir ou simplesmente viajar, sonhar, rir. É por isso que existem tantos estilos literários, você acaba escolhendo o que mais lhe faça se sentir bem. Essa é a segunda crônica que leio da Clarissa Correa... muito especial por sinal, pois ganhei de presente. E novamente ela conseguiu me atingir.. me atingiu em cheio! No fundo mesmo, perfurou e marcou minha pele...meu coração. Durante a leitura você vai ser apresentado a essa jovem, talentosa e excêntrica escritora, que mostra na transparência e com identidade, seu coração, sua alma, quem realmente ela é..sem medos, sem constrangimentos. E é justamente ai que o livro cativa, porque na verdade, várias daquelas situações nós já passamos ou senão passamos,ficamos nos perguntando..o que eu faria? como eu reagiria?

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Helaine, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/01/resenhaum-pouco-alem-do-resto-clarissa.html
Becky.Neves 11/11/2016minha estante
Essa escritora me inspira