À sombra da lua

Resenhas - À sombra da lua

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rosangela Max 21/08/2022

Gostei muito!
Uma história de lobisomem contada de uma forma um pouco diferente do convencional.
Gostei do desenvolvimento dos personagens e dos cenários.
Poucos pontos não me agradaram e o principal deles é o motivo pelo qual o final aconteceu da forma que aconteceu. Achei que a justificativa foi vaga.
A escrita é ótima e me manteve interessada do início ao fim. Adoraria ler outras obras do autor.
Recomendo a leitura.

Gabs 11/05/2022

Gostei bastante da escrita do autor,gostei mais ainda por ser um autor nacional,uma história sem clichês que te surpreende pelos acontecimentos inesperados,gostei bastante tb da parte que explica sobre são Cristóvão e sobre como nasceu a lenda do lobisomem,achei q ficou bem amarrado sem nenhuma ponta solta,lerei mais coisas do autor.

Carlissom 11/04/2023

O livro foi legal, mas em alguns momentos achei um pouco chato. Fiquei triste quando o autor matou meu personagem favorito, o que me fez demorar mais para terminar a leitura. Mas gostei da história de amor. Achei legal também como o autor conto a história ao mesmo tempo sobre o personagem principal e o pai dele, foi bem interessante.

Paula Juliana 20/01/2014

'' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.'' Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito
'' Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite pela mata.''

'' É uma sombra do inferno! Depois que o sol se esconde, as trevas caem sobre esta vila e as estrelas são testemunhas de que aqui caminha um servo do demo.''

Quem me conhece um pouco sabe que uma das minha muitas paixões na vida são os livros de literatura sobrenatural. Aqueles que te contam histórias que desafiam a realidade e a razão. Os que te trazem grandes mitos, lendas e crenças. Eu AMO ISSO. Então quando comecei a ler o livro À Sombra da Lua do Autor Marcos DeBrito eu já esperava gostar por já saber mais ou menos o que esperar. Só não esperava que o livro superasse todas as minhas expectativas e muito mais.

'' Mas todo o coração tem suas tendências masoquistas e acaba procurando o amor mais difícil.''

'' - Este jardim ainda é assombrado, mas é engraçado como o medo simplesmente desaparece quando a gente cresce e para de acreditar nas histórias que assustavam a gente quando criança.
(...)
- Eu não acho que o medo desapareça, Alana. Acredito que, quando somos pequenos, temos medo do desconhecido; arbustos se transformam em monstros no jardim,sombras se tornam fantasmas nos cômodos da casa, qualquer vento que passa por uma fresta aberta de janela vira um assobio de defunto. Já quando ficamos velhos, temos medo de morrer ou de ficarmos sozinhos. Acho que o medo nunca some, só é transferido das coisas imaginárias às coisas reais que precisamos enfrentar em cada etapa da vida.''

O Autor usa de várias abordagens diferentes para criar um único e original mito sobre a crença do lobisomem. Confesso a vocês que comecei minha vida literária tendo como queridinho os vampiros e por eles serem diretamente ''inimigos natuarais'' dos lobisomens tinham um certo pezinho atrás, mas depois que começamos a conhecer mais a fundo os diferentes mitos que envolvem os lobos é difícil não se envolver e se encantar. Com essa Obra não é diferente, pois ela é muito RICA! Rica em detalhes, história, descrições, personagens e sentimentos.

'' Orfeu não o abraçava como carinho e sim guiava pelo inferno das recordações que gostaria de esquecer.''

'' Aquele que procura a companhia dos mortos no meio de um dia ensolarado como este é porque não gosta de conversar ou porque perdeu todos com quem se importa.''

O livro giram em volta da história de vida de Álvaro, que morra isolado e sobreviveu a uma grande tragédia em seu passado. Álvaro que se apaixona por Alana, que fica prometida para Vicente, que ama Alana que ama Álvaro. Alana é a melhora amiga de Flávia que ama Vicente que ama Alana! Sentiram o drama? Mais o pior que isso é uma pequena vírgula da história.

O romance intercala a história que aconteceu em 1893, no século XIX e a história que esta acontecendo em 192o no século XX. Tudo em volta da família Cesari na nossa querida Vila Socorro - que desculpem o trocadilho, mas acabou pedindo socorro mesmo!

'' Seu quarto estava repleto de livros. Parecia uma biblioteca particular com acervos raros e invejáveis...''

'' Todas as noites, antes de dormir, eu converso com alguém que acho que é minha mãe - confessou ela, encarando o infinito. - Mas o rosto que aparece na minha cabeça não tem forma e nunca é o mesmo. Sinto a presença dela ao meu lado, mas não sei se ela me escuta.''

Os personagens são incrivelmente complexos. O Leitor fica de coração partido e dividido, não sabe se ama ou odeia o protagonista. Que é uma pessoa muito boa quando está humano, e em forma de lobo se transforma em um monstros sanguinário, capaz de cometer atos horríveis, chocantes e nojentos. Chegamos a um ponto que temos pena dele, é uma maldição, um desespero, a razão selvagem e irracional do animal que sobrepõem a capacidade de amar do homem. É incrível e triste.

'' No jardim desse casal apaixonado florescia a mais bela das flores. Um amor verdadeiro, uma confidência de segredos e sentimentos profundos. Desde as noites frias de outono, que precederam um inverno dos mais rigorosos, os dois jovens esquentavam seus corações com o fogo da paixão e seus corpos na alcova da luxúria.''

O autor mescla a mitologia, com a ciência que explica a licantropia e as crenças regionais do lobisomem. Sétimo filho homem de uma família de seis filhas mulheres. Eu vivo em uma cidade onde essas crenças dos lobos, como das bruxas é muito forte aqui no folclore e foi muito gostoso ver um pouquinho disso misturado ali na história.

Outras coisas que tenho que comentar sobre a história sem entrega-la é:

1 - Não é muito romântico levar a namorada para um primeiro encontro no cemitério! Mas a cena é incrível!

2 - Uma das mortes foi incrivelmente chocante! Digna de um dos livros de Anne Rice!

3 - Meu Lado racional amou o final, achou muito bom mesmo e incrivelmente fechado! Meu lado sensível e romantizado queria um final diferente!

4 - Tinha cenas dignas de filmes nessa obra. E não só as cenas em si, mais a narração, tem uma cena que Alana está tocando piano como se para expressar sua tristeza e ao mesmo tempo que ela toca, narra o que esta acontecendo com os outros personagens no mesmo momento. Eu podia praticamente escutar o piano! Muito maravilhoso!

5 - Além de sobrenatural é um romance histórico já que se passa no século XIX e XX. AMO! E acompanhar as faces da lua em cada data narrada foi uma ideia genial!

'' - Não há vergonha na vingança, meu jovem. E, no seu caso, matar ou morrer em nome do amor é louvável. Um romantismo raro nos dias de hoje.''

O mocinho pode ser vilão, o vilão se passa por mocinho. O herói não é bem herói. O padre não tem uma grande fé. Meu personagem preferido ficou sendo seu Valêncio! As surpresas são muitas. A história é de primeira e o ditado de que '' Melhor o covarde vivo que o herói morto'' não se aplica aqui!

'' ... O carrasco que deu fim à criatura também sucumbiu à vingança do demônio.''

'' - Sabe qual a maior diferença, senhor Valêncio? (...) - Para o senhor, uma simples leitura é suficiente, mas para mim... eu quero fazer parte dos livros.''

Eu amei essa Obra, um dos melhores livros nacionais que li! Indico para quem gosta de sobrenatural e para quem não conhece e que queira conhecer. Nada de romances leves e histórias bonitinhas, aqui temos histórias complexas, com personagens complexos em um cenário obscuro e intenso. Incrível, tocante, agoniante, muito bem escrito e maravilhoso.

'' Era uma discussão sem vencedores. A crença sempre esbarraria na prepotência da razão, enquanto a lógica seria suplantada pela fé ao tropeçar no desespero de uma fatalidade sem resposta.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/
Paula Juliana 07/02/2014minha estante
Resenha postada no Blog Overdose literária!
Link:http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/as-lapides-eram-para-ele-como-livros-e.html

RUDY 11/08/2014

Resumo sinóptico
Em 1249 Licáon no norte da Grécia, posteriormente Arcádia, desafiou os Deuses com sua crueldade. Zeus desce aà Terra para constatar in loco os desmandos de Licáon que matou seu próprio filho e fez guisado dele, oferecendo à Zeus como refeição. Zeus percebe o ardil de Licáon e como castigo o transforma em um lobo monstruoso, dando origem a Licantropia.
No Século XIX a Itália passava por um intenso processo de industrialização o que trouxe a imigração do povo italiano em busca de uma vida melhor no novo continente, Brasil. Nessa leva chega Bastiano Cesari com a esposa Clemenzia Giordani e suas seis filhas no Porto de Santos, em busca prosperidade.
Bastiano era um pai amoroso e um marido dedicado, vivia exclusivamente para sua família e com o tempo e muito esforço, consegue se estabelecer em Vila Socorro. Adquiriu um pedaço de terra e lá, com as próprias mãos, construiu uma casa humilde, porém carregada de afeto e amor.
Clemenzia engravida novamente e traz ainda mais alegria à familía com o nascimento de Álvaro, o filho homem que faltava.O que destoava nesse ambiente era a partida de Bastiano uma vez por mes que passava a noite fora de casa, um hábito que tornava Clemenzia pensativa, mesmo com todas as desculpas de Bastiano que dizia ir vender os produtos da horta em cidade vizinha.
Mortes trágicas acontecem na Vila Socorro, onde animais e pessoas aparecem destroçadas com as entranhas expostas, uma verdadeira barbaridade que assusta os moradores do vilarejo.
Bastiano sai uma vez mais para vender os produtos na cidade vizinha e ao chegar em casa, a tragédia havia se abatido sobre seus familiares, a mulher e as filhas estavam estraçalhadas e Bastiano é encontrado com o machado na mão, com ar de louco e tentando matar Álvaro. É julgado e condenado. O povo revoltado acaba por linchá-lo e ele morre; é enterrado em uma parte isolada do cemitério.
Se passaram 27 anos desde a chegada da família Cesari a Vila Socorro e já é início do Século XX, década de 20. Álvaro passa a viver sozinho, isolado na casa construída pelo pai e vai alguns dias na semana vender ou trocar seus produtos na cidade. Tem pouco contato com as pessoas, entretanto, se encanta por Alana, filha do médico da cidade e herdeira de uma das famílias mais conceituadas e abastadas. Sem que ninguém saiba, e correspondido por ela, mesmo que esteja prometida a outro em casamento, Vicente, seu amigo de infância, motivo da paixão de Flávia, melhor amiga de Alana.
O povo continua revoltado com as mortes bizarras e obrigam o alcaide Magalhães, pai de Vicente e a autoridade máxima da cidade, a buscar ajuda do Estado, que envia um especialista para tratar do assunto e tentar desvendar o mistério das mortes.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/12/resenha-57-sombra-da-lua-literatura.html
Michelle 21/08/2022minha estante
bem diferente

Angela Cunha 30/08/2023minha estante
Não me recordo de ter visto ou lido nada a respeito desse livro. O enredo mistura distopia, aventura, fantasia.
Eu gosto dessa bagunça rs
Beijo

Marriete 27/05/2020

A Sombra da Lua ? Resenha Autor: Marcos De Britto
Uma lenda existente em várias culturas, provinda de um ser capaz de aterrorizar a mais valente das criaturas. A espreita na calada da noite, enlouquecido pela lua cheia, um homem transforma-se em lobo atacando tudo que se move em sua frente, seja de origem humana ou animal. Os lobos tem sua origem na cultura grega, mas, há relatos de que outras culturas tenham presenciado a sua existência.

Esse é o caso de Vila do Socorro, aparentemente uma pacata cidadezinha do interior do século xx, que tem como pilar filosófico o seu vigário, que busca manter a paz de seu povo. Com a recente abolição da escravatura, a chegada dos italianos é massiva, e, com a ajuda deles a economia do local vai se mantendo. No entanto, junto com eles veio o inesperado. Pessoas aparecem mortas das formas mais bizarras possíveis, com seus corpos destroçados, abundância de sangue e um toque de paranormalidade. Ninguém sabe que tipo de criatura seria capaz de tamanho feito e o pânico se instala. Vários são os que tentam solucionar o problema, no entanto, para chegar a raiz dos fatos faz-se necessário manter a mente aberta. Objetivo nada fácil para essa sociedade.

A Sombra da Lua tem um enredo envolvente capaz de prender o leitor desde o início, além do mistério, Marcos DeBritto inclui um certo tempero romântico a trama além de uma boa dose de terror e horror que fascinam. Sempre achei de extremo bom gosto quando o autor de um livro incute no leitor a vontade de pesquisar sobre o assunto que o livro trata; DeBritto é um desses autores, mesmo após nós trazer os fatos ali no centro do palco não nos conta de imediato as suas origens, e, um leitor um pouco mais ansioso vai buscar as suas próprias respostas. A escrita é instigante, com ritmo constante e de fácil absorção. Li em um dia, e, já quero (necessito) conhecer os outros trabalhos do autor.

Recomendo a leitura.

#ASombraDaLua#MarcosDeBritto#Resenha#MarryAquinnah#AutorNacional#LiteraturaBrasileira#LiteraturaNacional#Suspense#Mistério#Terror#Lendas#Lobisomens#AmoLer#Instabooks

Flavio A. Costa 01/10/2013

À Sombra da Lua
A trama começa retratando o auge da imigração Italiana no Brasil no final do século XIX. Entre os estrangeiros que se aventuram deixando sua terra natal para se instalar na Vila Socorro, interior de São Paulo, está a família Cesari.

O que parecia ser o começo de uma nova vida onde a esperança de dias melhores pudesse compor um futuro minimamente promissor, logo se revelará como uma grande preocupação, pois uma série de assassinatos cometidos no vilarejo esconde um terrível segredo.

Enquanto as mortes, cada vez mais violentas, continuam a acontecer, as autoridades da cidade discutem estratégias para capturar o responsável por tal matança, seja ele um lobo faminto ou um psicopata assassino. Em meio a todo esse clima de insegurança no qual vive o vilarejo, o jovem Álvaro, cujos rumores dão conta de que o pai teria matado a mãe e as irmãs a machadadas, inicia um romance com a Alana, filha do Dr. Dário, médico e um dos homens mais influentes da cidade. Mas logo esse romance secreto vivido pelo casal será ameaçado pela paixão que Vicente, um rapaz da alta sociedade local, nutre pela moça.

A busca pelo assassino sanguinário que aterroriza os moradores da Vila Socorro vai conduzir o leitor a um clima sombrio e apavorante, onde as suspeitas apontam para várias hipóteses, mas a verdade, aos poucos vai se descortinando e revelando algo aterrador.

Com a sua experiência como roteirista e cineasta, Marcos DeBrito construiu uma trama instigante e cheia de reviravoltas, capaz de nos fazer prender a respiração a cada página virada. Munido de uma narrativa absolutamente madura e consistente, o autor nos garante uma história repleta de mistério, suspense, romance e horror.

Além de Álvaro e Alana, À Sombra da Lua conta com outras personalidades peculiares. Valêncio, por exemplo, é um desses personagens que, embora em alguns momentos pareça coadjuvante, vai se revelar um homem de grandes conhecimentos e portador de alguns segredos decisivos ao desenrolar da trama. Cada personagem foi muito bem construído, retratando as mais diversas características e as ambições de cada um.

À Sombra da Lua é sem dúvida um excelente livro para quem busca uma eletrizante história de mistério pautada numa surpreendente jornada ao sobrenatural. Recomendo!

Quotes do livro:

“ Uma resposta fria e verdadeira foi o que ela conseguiu. Álvaro respeitava os mortos e não via maldade ou qualquer agouro em falar da pós-vida com naturalidade.”

“Seu peso rangia o assoalho a cada passo que dava em direção à cama.”

“ — Não é desejo, Senhor Valêncio, é a vontade divina! Suma logo daqui e leve esse seu conhecimento nefasto com o senhor antes que os santos também percam a paciência.”

“Ulisses franziu as sobrancelhas numa expressão de estranhamento. Parecia estar num labirinto, onde os múltiplos caminhos o afastavam cada vez mais do seu centro racional.”

site: http://aoutrasombra.blogspot.com.br/2013/09/resenha-livro-sombra-da-lua-marcos.html

Lina DC 03/01/2014

O livro é, de modo geral, dividido em três momentos. No prólogo, o autor nos leva à Grécia Antiga para observamos a maldade de uma pessoa e o castigo que Zeus concedeu.

"Os acontecimentos terrenos que se relacionam com as fases da Lua caminham por gerações através das crenças populares. Muito antes da ciência, esse astro era usado como guia de tempo, direção e colheita. A influência da Lua, por mais confusa que possa parecer, merece sua devida atenção". (p. 23)

O segundo momento ocorre a partir do ano de 1893, quando Bastiano Cesari e sua família, formada por sua esposa Clemenzia Giardini Cesari e suas seis filhas chegam ao porto de Santos. Bastiano é um imigrante italiano, e como tantos outros imigrantes da época veio em busca de uma vida melhor. Trabalhador, honesto, um pai e marido amoroso. Uma família que vive a felicidade plena, mesmo com a vida simples que levam.
Após conhecermos Bastiano e a sua família, a história dá um novo pulo no tempo e vamos parar no ano de 1920, na Vila Socorro, no interior de São Paulo.
Mortes violentas estão ocorrendo e o alcaide da vila, seu Ronaldo Magalhães não sabe mais o que fazer. Várias teorias são elaboradas, das mais simples até as mais fantasiosas, mas ninguém sabe exatamente quem ou o que é o responsável pelas mortes.

"De acordo com o livro de Plínio, os Cynocephali foram uma das criaturas mais monstruosas de sua época e residiram nas montanhas da Índia até a sua extinção. Apesar de viverem em sociedade, com certo grau de organização, muitos dos seus costumes eram selvagens. Latiam para se comunicar uns com os outros, vivam em cavernas, vestiam peles de animais como roupa e caçavam utilizando ferramentas primitivas". (p. 67)

A vila é composta de personagens peculiares, como seu Sebastião, um senhor de 70 anos anos e coveiro da vila, Carlos George, um dos cidadãos abastados da vila, mas que possuí uma personalidade vil, ainda inconformado com a libertação dos escravos e amante de caçadas. Seu filho, Vicente de Arruda Barros, um bom moço, muito correto mas com uma personalidade um pouco branda. Temos ainda Flávia, a melhor amiga de Alana, além da própria Alana e Álvaro.
Alana é filha do médico da vila, considerada um bom partido e seu pai já tem planos para o seu matrimônio. Álvaro, um rapaz simples, calado e muito introspectivo, não tem alto status social nem família, vive do cultivo de hortaliças. Poderia esses dois ter uma chance de um amor duradouro?
E quem é o seu Valêncio, um senhor misterioso que têm teorias bem firmes sobre as mortes, que segundo ele próprio expôs aos moradores, ocorre sempre em noites de lua cheia.
Antes de falar do lado sobrenatural em si, é importante destacar a construção dos personagens presentes na Vila Socorro. Desde aquele que exerce um papel pequeno e humilde na trama, como o coveiro, até aqueles que por serem da alta sociedade são mais influentes nas decisões, todos possuem personalidades fortes e bem delineadas. A construção do caráter de cada um, demonstra ao leitor diversas facetas que sempre existiram na humanidade: cobiça, inveja, ganância, avareza, compaixão, bondade. É essa complexidade dos personagens que contribui para que a trama seja bem desenvolvida.
O lado sobrenatural da trama traz ao leitor uma visão mais selvagem do lobisomem. A vontade da besta contra o homem. Não existe um lado racional na composição do animal, ele é apenas instintos. Graças a isso, algumas cenas são fortes e impactantes, mas muito bem escritas e descritas. Não existe um ar romanceado em torno do mito.
Em relação à escrita, trata-se de uma escrita fluida e dinâmica. O autor soube impor um ritmo agradável, onde o leitor percebe o dinamismo nos momentos de ação, mas também tem a sensação de calmaria nos momentos em que a Vila começa um novo dia.
Um outro personagem que irá ter destaque na trama é Ulisses Canaã, um enviado da capital. Ele traz consigo um tom arrogante, prepotente, um ar de superioridade.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Existem alguns detalhes no início dos capítulos que enriquecem a trama e a capa possui um ar sombrio que combina com a história.
Um ótimo livro de terror, com personagens marcantes, uma trama trágica e um final surpreendente.

"Acredito que, quando somos pequenos, temos medo do desconhecido; arbustos se transformam em monstros no jardim, sombras se tornam fantasmas nos cômodos da casa, qualquer vento que passa por uma fresta aberta da janela vira um assobio de defunto. Já quando ficamos velhos, temos medo de morrer ou de ficarmos sozinhos. Acho que o medo nunca some, só é transferido das coisas imaginárias às coisas reais que precisamos enfrentar em cada etapa da vida". (p. 32)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Naty__ 15/01/2014

À Sombra da Lua
O livro inicia contando a história sobre Zeus e Licáon, logo no prólogo. No decorrer dos demais capítulos, Marcos trata de contar sobre a cidade de Vila Socorro. O autor alterna a história no período do século XIX e o XX. No século XIX ele relata sobre a vida de Bastiano Cesari, sua esposa Clemenzia Giardini Cesari e seus filhos: seis mulheres e um homem.

O foco do livro é narrar sobre os acontecimentos no século XX. Os moradores têm sofrido com o aparecimento de diversos corpos trucidados no pequeno vilarejo, Vila Socorro, no interior de São Paulo. As constantes mortes, sejam de animais ou humanos, têm tirado o sono da população.

A história narra a vida de Álvaro Cesari, Alana, Flávia, Vicente, Valêncio e muitos outros personagens. Os que mais aparecem na obra são esses. Álvaro é pobre e o único sobrevivente de uma tragédia que massacrou sua família. Ele se apaixona por Alana, uma jovem rica, filha do Doutor Dário, um médico bastante respeitado pelos moradores daquela Vila.

“Enquanto Álvaro permanecia assombrado debaixo do enorme batente, os olhos de Alana finalmente o encontraram e seu rosto se iluminou com a visão daquele que seu coração havia eleito para amar. Mesmo ao longe, tê-lo em suas vistas já era motivo suficiente para mergulhar no romantismo” (p.57).

Alana corresponde a esse amor, mas se vê cercada por uma complicada situação: Vicente é um amigo de infância e sempre foi apaixonado por ela. Ele resolve demonstrar seus sentimentos e pede permissão ao Doutor Dário para casar-se com ela. Flávia é amiga de Alana, mas muito apaixonada por Vicente. Sabendo que seu amor não seria correspondido, ela decide aproximar Álvaro e Alana de uma forma inesperada.

Marcos mistura romance, suspense e muita adrenalina nessa obra. Ele descreve as mortes de forma fria, calculada, mas muito bem trabalhada. Todos não sabem o verdadeiro culpado de tantas atrocidades, mas desconfiam que seja um animal muito feroz. Porém, Valêncio é o único que discorda de todas as ideias. Valêncio apresenta suas teorias baseadas em livros, que levou anos de estudo. Muitos debocham e não acreditam. Até que Ronaldo, alcaide da Vila Socorro, resolve enviar uma carta ao Secretário de Defesa em busca de ajuda.

“Quando acordei, as paredes estavam sujas de sangue, os corpos em pedaços jogados no chão ensanguentado” (p.93).

Quem é o verdadeiro culpado dessas mortes não é mistério para ninguém. Até porque, quem olha a capa já subentende do que se trata. Contudo, a forma que o escritor narra todos os detalhes é assustadora, horripilante e, ao mesmo tempo, adorável. Um trabalho bem feito, com uma criatividade imensurável.

“Seu corpo começou a se contorcer violentamente e emitiu um som arrepiante de estalar os ossos. As juntas da coluna procuravam se encaixar às novas posições das vértebras, tornando suas saliências pontiagudas visíveis por toda a extensão das costas. A massa muscular do seu corpo acompanhava o crescimento brusco dos ossos, alargando com dor a sua pele, quase rasgando-a, enquanto os pelos ficavam mais grossos e rompiam a casca tênue à medida que se prolongavam e sangravam sua pele” (p.149).

A diagramação e a revisão foram impecáveis. A editora Rocco está de parabéns, como sempre. Uma leitura recomendada aos apaixonados por histórias de lobisomem, não apenas para as noites de luar, como o autor escreveu na dedicatória, mas a qualquer momento. Por mim, o livro poderia ter acabado na página 261. Contudo, as páginas seguintes foram mais mistérios para mim e meu coração quase não aguentou a pressão.

“O maior sofredor nesse caso não são as vítimas, mas aquele que carrega a culpa por permanecer vivo e não saber o que fez antes de recobrar os sentidos” (p.208).

Alineprates 27/04/2014

Eu sempre adorei histórias de lobisomem, mas raramente encontro um livro que atenda as minhas expectativas em relação ao horror e histórias bem elaboradas. Quando soube do lançamento de À Sombra da Lua,a primeira coisa que pensei foi "ual que capa macabra, se a história for tão boa quanto ela vai valer a pena", então fui logo atrás de resenhas e me deparei com muitos elogios, entrei em contato com o autor, que foi muito educado e gentil e me enviou o livro. Quando o livro chegou, ele logo pulou a fila e me preparei para um boa história de terror, porém eu estava enganada o livro não é apenas bom , o livro é excepcional! Sem exageros, eu cai de amores pela história, pela narrativa, mas principalmente pelo fato do autor não tentar romantiza a trama, mas deixá- la assustadora, ao melhor estilo Stephen King, sinistro e cruel. Esse é o livro perfeito para os fãs de terror, preparem para um história de gelar os ossos.

Tudo começa com a chegada de imigrantes italianos, em uma época em que o Brasil era uma promessa de recomeço, junto com eles chega também uma maldição.

O leitor vai acompanhar de forma alternada a chegada da família Cesari ao Brasil e os acontecimentos que estão deixando os moradores da Villa Socorro apavorados.

Vila Socorro é um pequeno vilarejo no interior de São Paulo, quem vem sendo assombrado há décadas por assassinatos macabros e violentos, ninguém sabe que é o responsável, alguns acreditam que um ser demoníaco que ronda as florestas da redondeza, outros menos crentes acho que é um maniaco ou um animal selvagem, a única coisa que a população chega em comum acordo que as mortes só acontecem durante a lua cheia e que ninguém sobrevive ao ataque.

Temos um pequeno romance entre Álvaro e Alana. Álvaro um rapaz, solitário e o único sobrevivente de uma tragédia que marcou Vila Socorro. Alana é a filha do médico da cidade. ela sabe que o pai jamais aprovaria seu envolvimento com Álvaro, devido as diferenças sociais e também ao fato de Vicente, um grande amigo da família, já tê-la como prometida.

Após um acontecimento que abala Vila Socorro, eles contratam um investigador que promete dar fim aos assassinatos, mas o que parece ser o começo da tranquilidade do vilarejo se torna o ápice de terríveis acontecimentos.

Uma das coisas que gostei muito foi a contextualização da história, que é feita de forma muito coerente e bem desenvolvida, é possível sentir-se naquela época realmente. Seus personagens também são bem elaborados, trazendo conflitos psicológicos, medos e dúvidas. A trama também é bem conduzida, corre forma rápida e instigante, não tem momentos de enrolação, o autor sabe guiar o leitor por um labirinto assustador e bem trabalhado.

Com um final simplesmente genial, o Marcos DeBrito ganhou um cantinho especial na minha estante. Ele tem o raro dom der ser um contador de histórias nato, pois sabe criar um universo, dar vida a ele e inserir o leitor sem perder o foco. Ele também não poupa detalhes, as mortes e ataques são bem descritivos e cada lua cheia deixa o leitor com um sensação de puro pavor. Eu me sentia tensa o tempo todo.

Tenho muito orgulho de ser um livro nacional. É raro encontrar livros de lobisomem que realmente foquem no terror ao estilo Bala de Prata e Um Lobisomem Americano em Londres, principalmente ambientados no Brasil, então esse livro é um achado. O autor criou uma obra única e o fez com maestria.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2014/04/a-sombra-da-lua-marcos-debrito.html#.U126QvldWpd

Bell 27/05/2014

Cativante e Apaixonante, romance, horror e suspense na medida certa!
Quando vi o livro, meu primeiro pensando foi: "Para um escritor lançar seu PRIMEIRO Livro pela editora Rocco não deve ser qualquer coisa". E, exatamente como desconfiava, minhas suspeitas foram confirmadas. Uma narrativa cativante com uma história que sabe captar o melhor de todos os sentimentos, da singela paixão entre dois jovens ao ódio e a violência de uma alma atormentada.

O autor inicia a narrativa com um pequeno conto da mitologia grega. Diz a lenda que um rei chamado Licáon, soberano de Arcádia, gostava de sacrificar seres humanos. Este rei ficou muito conhecido por sua crueldade, até que um dia o próprio Zeus resolveu conferir se tudo o que diziam era realmente verdade. Licáon desacreditou de que Zeus estivesse em seu palácio disfarçado de mendigo e resolveu provar a todos que era apenas uma farsa. Como castigo, Zeus transformou Licáon em lobo. Através desse pequeno conto, o autor introduz a crença na transformação do homem em lobo e a partir dai começa a história de verdade.

Em agosto de 1893, época da imigração italiana, a família Cesari desembarca no Brasil em busca de uma nova vida. Bastiano Cesari trabalha duro no campo para que sua esposa e seis filhas tenham uma vida boa e digna. Durante esse período no Brasil, a família é agraciada com mais um Cesari, um lindo menino chamado Alvaro.

Conhecemos também a vida de Álvaro, o ultimo Cesari, já adulto em 1920 e os horrores que o povoado da Vila Socorro vem sofrendo com as mortes misteriosas e violentas de seus entes queridos. Nas assembleias são discutidas as formas de se resolver esse problema e é em uma destas reuniões que Alvaro conhece Alana, uma linda jovem da alta sociedade e filha de um médico importante do Vilarejo. Alana, mesmo sabendo que não deve, se sente atraída pelo pobre imigrante italiano.

Após muitas tragédias o alcaide resolve pedir ajuda da capital, em resposta o investigador Ulisses Canaã vai ate o Vilarejo investigar as mortes, e aqui começa uma busca implacável por respostas. Destaque para os diálogos entre Valêncio e Ulisses, inteligentes e cheios de paixão.

O autor vai alternando os capítulos entre as duas linhas temporais e sempre inicia cada nova narrativa com a data e a fase da lua. Um recurso narrativo muito interessante e que ajudou a aumentar e muito o suspense enquanto o leitor vai gradativamente conhecendo os fatos.

Uma narrativa fluida e dinâmica, que prende a atenção do leitor. O autor descreve bem as cenas com riqueza de detalhes, principalmente as cenas violentas. Eu, particularmente, adoro isso. DeBrito sabe criar o clima certo de suspense e achei isso outro ponto positivo para sua obra.

Os personagens são bem estruturados e marcantes. Valêncio é de longe o meu favorito, um senhor muito observador e inteligente. Ele é sempre o destaque das reuniões do povoado com sua grande eloquência ao defender suas teses, sempre investigando e atras da verdade e da Justiça. Lembro que ainda nem sabia da sua importância na trama e o personagem já me conquistou na sua primeira aparição no livro.

Nota-se que o autor pesquisou muito sobre o tema antes de escrever, gostei de como ele conseguiu fazer um compilado de todas as teorias nos mostrando o leque de opções, da mitologia grega e crendices populares ate os estudos da licantropia com um foco mais cientifico, fato que o Valêncio conseguiu nos apresentar com eloquência. Diria que é uma verdadeira batalha de teorias entre o real e o imaginário, o que nos dá também a oportunidade de refletir e pensar em qual delas acreditamos.

Outro grande destaque são as reviravoltas da trama, como eu falei para o autor, teve momentos que a trama caminhava para o obvio e eu não esperava muita coisa e ai o baque, o autor simplesmente te quebra as pernas e te deixa sem chão. Lembro que tive que parar a leitura, respirei e pensei " Ou o autor me surpreende ou ele simplesmente estraga tudo o que construiu ate agora", Felizmente foi a primeira opção e trouxe uma nova perspectiva para a trama. Houveram dois momentos em que me senti assim, na metade do livro e no fim, mas o autor sabe mesmo como nos surpreender.

Quer uma dica?! Corra para a livraria mais próxima ou encomende logo com o autor, um livro que realmente vale a pena a leitura, principalmente se você é fã de lobisomens, terror e suspense sem deixar de lado o romance.

Resenha publicada no Blog Contos do Guerreiro.

site: http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/2014/05/resenha-sombra-da-lua.html

Wagner Fernandes 19/04/2022

Cuidado com o lobo!
Que reviravolta espetacular!
Ótima trama e construção de personagens, cenas incríveis.
O autor certamente é fã de Stephen King e seu livro não deixa nada a desejar do Mestre do Terror. E posso dizer que "À sombra da lua" supera muitas histórias do King (afirmo isso porque li algumas histórias do King e odiei! E amei outras).
Comparo "À sombra da lua" a "Salem" em termos de suspense e personagens. E digo mais: Marcos deve ter bebido na fonte de "Salem" e "A hora do lobisomem" (além de uma pitadinha de "A torre negra" - "À sombra da lua" tem seu "Homem de Preto". Embora não com a grandiosidade daquele).
Enfim, se você quer uma excelente história de lobisomem, eu recomendo "À sombra da lua" como a definitiva (e SENSACIONAL) versão brasileira.
Devia virar filme.
Ah, a SURPRESA nas páginas finais é de cair o queixo.
Também gostei muito da informação sobre a origem de São Cristóvão e da possível existência de uma raça humanoide na antiguidade e Idade Média que tinha características de lobo. O livro quase me faz acreditar que lobisomens realmente existem! rs

Adriano 05/09/2014

Um livro sombrio - macabro - tétrico - brutal - incrível.
Lembram da Lei de Murphy? Aquela que diz algo mais ou menos assim: "se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"... Pois é, ela me visitou constantemente tentando impedir a publicação dessa resenha. Foram muitos imprevistos e que causaram revolta, mas graças a Deus, com Lei de Murphy ou sem, vai ter resenha de À Sombra da Lua sim, e se reclamarem vai ter duas!!

Conheci À Sombra da Lua, quando li a resenha de Paula Juliana do blog: Overdose Literária. Amo livros com essa abordagem de sobrenatural e terror, mostrando monstros sanguinários. A primeira coisa que me chamou a atenção foi que se um escritor nacional estava lançando um livro pela Editora Rocco é sinal que, certamente, o livro seria muito bom mesmo! Procurei o Marcos no Facebook, propus a parceria e em pouco tempo já estava com meu exemplar em mãos!

Li o livro com muito prazer, me deliciando pela escrita do Marcos tão minuciosa, com detalhes tão fundamentais para a construção da obra e criando situações audaciosas e inusitadas nunca antes lida por mim e ao fim do livro, só pude corroborar o pensamento inicial. À Sombra da Lua é de fato um dos melhores livros nacionais que eu já li e merece o reconhecimento que tem. Inclusive, foi indicado pela Rocco a concorrer ao Prêmio Jabuti de melhor romance de 2014.
Parabéns, Marcos! E publique mais livros, seus leitores agradecem!! rs

À Sombra da Lua é ambientada em meados de 1920, em Vila Socorro no interior paulista, quando o incentivo a imigração para mão-de-obra cafeeira é dado e assim, muitos italianos vem para o nosso país. Nesse ambiente de desenvolvimento e espírito de comunidade, surgem numa cabana vários corpos trucidados e mutilados, causando assim o temor por parte de toda a população.

O único sobrevivente dessa tragédia é o jovem Álvaro, descendente de imigrantes italianos e sozinho no mundo que mostra sua afeição pelo cemitério, onde visita as lápides de sua família. Além disso, Álvaro é bastante melancólico e sombrio, dando asas a imaginação do leitor sobre o motivo dele ter sobrevivido.

''As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''

Com o tempo, novas cenas assustadoras começam a causar pânico na população de Vila Socorro e temendo pela segurança de todos, partem em busca do monstro que faz aquelas chacinas em noites de lua cheia. Quando os fatos continuam, chamam um especialista para tentar solucionar e acabar com o medo da vila.
Logo de início, vemos que o Marcos estudou bastante o mito licantrópico para fundamentar a criação da lenda do Lobisomem e compreender a natureza turbulenta da fera. De modo didático, somos enfeitiçados pela pesquisa e informações.

Eis que um dia, o Álvaro se encanta pela beleza estonteante de Alanna, filha de um imponente coronel da região e logo os dois pombinhos estão se amando. Pensei que o dilema da narrativa seria encontrar alternativas que possibilitassem o cultivo ao amor do homem-lobo para com a mulher-humana, típicos dos clichês adolescentes. Minha surpresa maior foi quando o Marcos, valorizou o lado sombrio de um monstro sem precedentes, no qual sua sina e sangue marcadamente de fera se sobrepõem a qualquer concepção de amor.

A monstruosidade que impera quando reina a lua cheia dá lugar a um ser deprimido quando esta se vai, ao passo em que as atrocidades são cometidas sem controle de quem a comete. Quando a chaga da Lua se vai, fica a certeza que aquela maldição corrói e destrói tudo.

Quando eu imaginei que tudo havia se resolvido e que a Vila Socorro caminharia para o progresso cultivando dias felizes, o Marcos me prepara uma outra surpresa ainda mais assustadora comprovando que ele é mestre na arte de brincar com o leitor e interagir com ele. Seus detalhes, suas cenas e ideias provam o quão mergulhados naquele ambiente tortuoso o leitor foi condicionado. É impossível não ficar com medo e ao mesmo tempo, deslumbrado com todas as lembranças que volta e meia a narrativa nos proporciona.

De modo geral, À Sombra da Lua é um romance sobrenatural adulto, com cenas bem criadas e costuradas na trama, com sua narrativa delicada e descritiva que só veio a calhar na trama. A construção da lenda não poderia ter reviravoltas mais chocantes e marcantes. Um livro no qual, final feliz não existe, no qual história de amor é superado pela sina e pelo que você está destinado a ser até morrer.

Se muitos recriam contos de fadas conferindo-lhes um teor adulto, o Marcos DeBrito conseguiu recriar um conto universal, dando a este características que o tornam único e particular.
O caso do Lobisomem nunca mais me será lembrado como antes.

Recomendo a leitura! Avaliei com 5 estrelas e preciso de novos livros, Marcos! Escreva mais terror :) rs

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/08/resenha-sombra-da-lua-marcos-debrito.html
Gu 14/09/2014minha estante
CARACA, CARACA, CARACA
que livro é esse, mano??? FODAAA; eu quero

Sua resenha me deixou louco pelo livro..

Abç

1 | 2 | 3 | 4 | 5