Rome

Rome David Gibbins

Resenhas - Total War: Rome - Destruição de Cartago

LillyHarlley 20/03/2020

Roma
A estória é um pouco cansativa mas os detalhes históricos chamam atenção. Recomendo a leitura.

Tnan 28/02/2019

Resenha Total War - Rome - Destruição de Cartago
Um livro de ficção histórica, baseado na disputa entre Roma e Cartago pela soberania entre as nações em volta do Mar Mediterrâneo.
Conta a trajetória de Cipião Emiliano, um soldado de Roma, que possui destino ligado com Cartago através de seu avô adotivo Cipião Africano, desde sua estada na Academia militar, proposta por seu avô, até sua ascensão no exército romano. Sempre acompanhado por Fábio, seu guarda costas e camarada, Cipião vive dramas (envolvendo amor juvenil), aventuras e perseguições por ter personalidade bem marcada, o que costuma atrair esse tipo de coisa.

A narrativa possui linguagem relativamente simples envolvendo termos em latim, porém nada que dificulte a compreensão da prosa, já que o autor se preocupa em explicá-los. É necessário ter cuidado na leitura dos diálogos, já que o autor não faz, com frequência, indicações explícitas dos personagens falantes.

Wes Janson 01/04/2016

Game ou livro? Excelente!!
Livro escrito pelo já reconhecido autor de best-sellers David Gibbins, sendo inspirado num dos melhores jogos para PC de estratégia, "Rome: Total War". Devido a isso, procura explicar bem táticas e estratégias militares da Roma antiga, usando como pano de fundo ficcional a vida de Cipião Emiliano Africano, general que comandou os exércitos de Roma na Terceira Guerra Púnica, em 146 AC.
Por existirem tão poucas fontes históricas confiáveis desse período, o autor procura preencher as lacunas da vida desse grande militar e líder romano, mostrando sua trajetória em seus momentos cruciais assim como de Roma. Por se tratar de historiador e arqueólogo tudo sempre é feito com bases reais.
Leitura fascinante, que realmente nos transporta para essa grande época da humanidade!!

Bruno 22/12/2014

Carnificina e Filosofia
Quem joga Total War sabe que as batalhas são um caminho inevitável para a segurança do território. Neste livro, não poderia ser diferente. Nele é apresentado Cipião Emiliano Africano, e é detalhada sua vida desde a juventude até o cerco final a Cártago. Eu tinha uma expectativa diferente do livro, por se tratar de um "jogo", pensei que veria uma história totalmente irreal e repleta de atos heróicos, tendo em vista as resenhas um tanto quanto negativas. Mas, me arrisquei e não houve arrependimento. O livro pode ser apreciado também por aqueles que gostam de romances históricos, como Queda de Gigantes do Ken Follet. O autor ainda nos brinda com um glossário explicando o que no livro é apenas suposição, diferenciando de fatos conhecidos e como o decorrer da história os mesmos podem ter sido distorcidos pela falta de parcialidade dos historiadores antigos. Fiquei muito satisfeito com o romance, e ainda mais impressionado com a cultura romana, apresentada com uma riqueza de detalhes. A história flui muito bem, embora os nomes sejam difíceis de gravar pois as famílias patrícias eram muitas, e as intrigas no senado não fariam feio se comparadas aos escândalos de hoje em dia.
Enfim, recomendadíssimo aos amantes de história antiga e aos jogadores de Total War que ainda não entraram para o mundo literário, eu diria que é um prato cheio.

vortexcultural 18/09/2014

Total War: Rome Destruição de Cartago - David Gibbins
Por Noots

Qualquer um que utilize com frequência o transporte público, um dos poucos locais de leitura por excelência dentro dos grandes centros urbanos, deve ter percebido que, nos últimos anos, cresceu imensamente a popularidade dos livros baseados em jogos de videogame. Não é preciso andar muito ou procurar com tanta atenção para encontrar alguém com um romance situado nos universos de Assassins Creed, Resident Evil, e afins, debaixo do braço. São, em grande parte, jovens uma molecada que talvez tenha começado a consumir literatura justamente por, enfim, ter algo que realmente a interesse sendo publicado com regularidade.

Apoio completamente esse movimento do mercado, que, além de ser inteligente do ponto de vista comercial, também abre portas para que uma nova geração de leitores mergulhe no universo dos livros. Eu sou tão novo quanto a maioria desses leitores aos quais me refiro, mas me encontro do lado inverso da moeda: sou completamente ignorante no tocante a games, e tenho pouco, quase nenhum interesse nos subprodutos por eles originados. A bem da verdade, Total War: Rome Destruição de Cartago foi meu primeiro contato com essa vertente recente da literatura, e me sinto contente em constatar que não foi uma experiência de todo ruim.

Jogo de estratégia, Total War não é um das maiores franquias da atualidade, e, analogamente, esse romance escrito por David Gibbins e editado pelo selo Galera Record sem dúvida não é um dos grandes lançamentos do meio. Isso, no entanto, acaba por se tornar um ponto positivo, pois dispensa o leitor de possuir qualquer conhecimento prévio para apreciar a aventura mesmo por que tanto o livro quanto o jogo se baseiam, com altas doses de liberdade, em fatos reais. A história narrada é a de Fábio Petrônio II, um legionário romano que, com seu general, Cipião Emiliano figura que acaba por roubar o protagonismo , deixou sua marca na história militar da Idade Antiga, sobretudo no cerco de Cartago.

A obra poderia ser e em diversas passagens de fato parece ser pouco mais que uma narrativa boba, concentrada na descrição de batalhas sangrentas, entrecortadas por uma história de amor convencional entre Cipião e Júlia, membros da linhagem de César. No entanto, o diferencial do romance se encontra em um aspecto inusitado, que é seu cuidado no tratar da História: o canadense David Gibbins, arqueólogo e historiador de formação, demonstra grande domínio do assunto em cada uma de suas longas descrições da geografia do período e dos hábitos dos antigos, levando o leitor não só a crer, mas também a se interessar pelos acontecimentos narrados. Uma nota introdutória que, além de apresentar os fatos indispensáveis à compreensão do enredo, contém dois úteis mapas dos locais onde se passa a ação , e as notas finais do autor, em que é explicado o longo processo de pesquisa que levou à construção do livro, atestam sua paixão pelo tema.

No entanto, ainda que consiga tornar a leitura mais imersiva e interessante, o entusiasmo do autor funciona como uma faca de dois gumes, uma vez que, devido a sua minuciosidade, por vezes transforma o que seria um exercício literário simples, como a descrição de um murro ou de uma planície, em um texto prolixo e didático, desprovido de ritmo. Hábil em entreter-nos por mais de 300 páginas, David Gibbins consegue salvar a obra da sanguinolência descerebrada que, admito, eu esperava ao abrir o volume pela primeira vez; mas ele não consegue, infelizmente, levar essa aventura para além do campo da mediocridade. Entre batalhas e romances nada originais, Total War: Rome Destruição de Cartago é o perfeito exemplo de uma corrente contemporânea da literatura cujo maior mérito se encontra em seu poder de atrair leitores, e não na qualidade das tramas a eles entregue.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-total-war-rome-destruicao-de-cartago/
Kelly 29/03/2017minha estante
Faço minhas as suas palavras. Eu confesso que esperava desse livro uma abordagem totalmente diferente. Eu criei uma expectativa enorme pelo "confronto final" que é o ponto crucial do livro... No entanto após o término da obra me senti extremamente frustrada.
O fato do livro ser baseado em um game não é justificativa para a narração de uma batalha ser tão desprovida de emoção, descrição do embate e confronto tão minimamente resumido. Sabe-se que são poucas páginas para descrever todos os acontecimentos, porém alguns capítulos poderiam ter sido melhor estruturados para emocionar os leitores no final da "Destruição" tão aclamada na narrativa.

Thaisa 08/03/2014

Total War Rome: Destruição de Cartago, um livro que definitivamente não é para crianças
É nesse clima de intensa batalha que se passa a história de Total War: Rome – Destruição de Cartago. O romance histórico se passa na Roma antiga, no período da batalha de Pidna, na Macedônia (ano 168 a.C.) à destruição de Cartago, durante a Terceira Guerra Púnica (149 – 146 a. C.). Temos como personagem principal o jovem Publio Cornélio Cipião Emiliano Africano contando toda a sua ascensão desde tribuno militar até o comando-geral do exército romano na destruição de Cartago.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/03/resenha-total-war-rome-destruicao-de-cartago/