O Clã dos Dragões

O Clã dos Dragões Ilkka Auer

Resenhas - O Clã dos Dragões

João 24/01/2023

Gostei desse universo
Uma série que começou muito bem, os personagens ainda sendo apresentados começando a história bem devagar, mostrando o universo dessa narrativa. A Nonna é uma personagem que sofreu bastante mas que tem o destino marcado como alguém muito importante e que salvará o clã dos dragões negros, existe uma revelação muito importante sobre os poderes dela. Sobre a mãe e a família, muita coisa acontece com ela e seu companheiro inseparável Fenris um urso do gelo. Eles passam por muita coisa juntos já nesse primeiro livro

Nami 02/04/2022

Nonna, a queridinha dos Deuses
Eu realmente amo como o autor dá vida a tudo ao redor com suas descrições.
Lendo o livro me senti transportada a florestas e muuuuuuuita neve.

Amo o Eu urso de Fenris que é ao mesmo tempo um ser da natureza mas por dentro tem um ser pensante e inteligente.
Nonna maravilhosa, suas ações de respeito aos Deuses me cativa. Garotinha simples e corajosa.

Quero muito ver Nonna mais desenvolvida, senti falta disso as vezes.

E será que teremos Nonna na forma de dragão? Ou a Veremos apenas como bruxa poderosa? Estou animada para o resto da história.
O primeiro livro foi muito bom.

Escrevendo está resenha já lendo o segundo!

Isabelle.Barcelos 22/01/2022

NÃO DA
Gente simplesmente não dá, a proposta é boa mas muito mal desenvolvida, enchendo muita linguiça. Parece um D&D que está sendo mestrado de uma forma porquíssima e jogado de forma pior.

Vitor.Lyra 29/12/2021

Muito fraco
Quase abandonei o livro nas primeiras páginas, mas continuei, o livro da uma melhorada entre as páginas 100 e 200, quando nonna se junta ao grupo de sigwulf, gostei bastante. Porém o maior problema para mim foi que é um livro bem YAzão, bem inocente, onde os problemas se resolvem de maneira muito simples e os mistérios são muito pouco explorados...

Geisiany 31/01/2021

A história traz mitos, deuses e lendas bastante interessantes, assim como a cultura mágica abordada em pontos do livro que além de um certo suspense, surpreende bastante.Entranto achei que essas coisa foram mal exploradas ao longo do livro.
Senti durante a leitura, que todos os fatos eram muitos urgentes, levando a mudar o rumo da história o tempo todo sem apresentar muita coisa ao leitor e fazendo de tudo um grande mistério, de modo a crer que algo maior estava sempre por acontecer, mas ao chegar no climax acabava sendo algo facilmente resolvido ou superado.
Acredito que por tudo isso, não consegui me conectar com os fatos nem com os personagens e portanto, não aproveitei muito da leitura.

Nat 15/11/2017

Nonna era meio diferente das crianças de seu vilarejo. Filha de Grunhilde e Radulf, o chefe do clã, ela tinha como guardião um urso do gelo chamado Fenris. Sua rotina muda quando um ataque de Gerhard, antigo pretendente recusado de sua mãe, ataca e mata todos, incluindo seu pai. Noona é levada como prisioneira, enquanto sua mãe consegue se esconder. Fenris acorda de sua hibernação sentindo algo muito estranho e parte em busca de Noona para resgatá-la. Eles acabam sendo perseguidos, mas conseguem escapar de Gerhard. A partir daí, a menina e seu urso partem em aventura atrás de aventura, levando Noona a descobrir muito mais sobre seus antepassados.

Eu estava com as expectativas muito altas para esse livro. Desde a primeira vez que vi, gostei da capa e o fato do autor ser vencedor de um prêmio da Tolkien Society finlandesa foi o fator decisivo para que eu o comprasse. De início sai arrastando demais a leitura, me perdia nos nomes dos lugares. Só fui pegar o embalo mesmo depois que Noona consegue fugir. A partir daí, a história se acelera um pouco e dá para gostar de acompanhar a menina nas aventuras até o encontro com seu antepassado dragão (a melhor parte!). Não acredito que será um livro que eu manterei na estante, mas valeu muito a pena ler.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/11/o-cla-dos-dragoes-ilkka-auer-52-weeks.html

Bárbara 03/06/2016

Frio!
O Clã dos Dragões, de Ilkka Auer, um escritor finlandês (sim, que diferente!) conta a história de Nonna e seu fiel companheiro, Fenris, um urso branco do gelo. Tudo começa quando seu povoado é atacado e destruído e ela se vê capturada pelo inimigo. Ao tentar escapar, ela descobre muitas revelações sobre seu passado e quem ela realmente é (uma menina muito especial, claro, como nossas protagonistas sempre são).

Durante a leitura, aventurando-me por reinos antigos congelados, florestas misteriosas cheias de gnomos, trolls, espíritos, fadas e montanhas habitadas por... dragões!, eu me senti como se estivesse ouvindo um conto nórdico diante da fogueira de um acampamento com o vento fustigando meus cabelos. A descrição dos cenários é perfeita e cada passo da nossa heroína na neve nos faz tremer de frio, mas não junto dela, porque Nonna tem uma afinidade especial com o gelo.

A mitologia por trás da história do livro foi muitíssimo bem pesquisada e construída, mesclando os mitos dos antigos reinos nórdicos e celta. Para mim, como uma leitora que não teve muito contato com esse assunto (porque mitologia nórdica é recente na coleção do Tio Rick Riordan e eu ainda não li porque me cansei dos livros dele), foi tudo muito surpreendente e instigante. Meu fraco por florestas cheias de mistérios também me ajudou a gostar ainda mais.

Contudo, todavia, entretanto, temos alguns defeitinhos em O Clã dos Dragões. Cenário perfeito, enredo perfeito, okay, mas a construção dos personagens e o envolvimento da trama deixaram um pouco a desejar. Primeiro, os diálogos, quando presentes, são bem fracos e vazios. As personagens se esforçam para serem cativantes, você as sente tentando, mas foram construídas de um modo muito plano e vazio, suas personalidades são pouco exploradas e isso acaba nos decepcionando, porque terminamos gostando delas e querendo nos sentir mais próximos, sem conseguir. Segundo, a junção dos capítulos é bastante fragmentada, mostrando vários pontos de vista dentro da história sob o olhar de personagens que só aparecem uma única vez e, embora aquele momento narrado seja importante, você se sente irritado por sua aleatoriedade aparente. Também, muitas decisões e ações de alguns personagens são incoerentes, sem base que as justifique ou dê razão e isso enfraquece a trama e desestimula o leitor.

Mas então por que eu gostei de O Clã dos Dragões? Pela história em si. Apesar de ela não ter sido bem contada pelo autor, ela por si mesma é muito divertida e emocionante. Quem não gosta de dragões, guerras, feiticeiras do gelo, fortificações antigas com masmorras misteriosas e uma aventura épica no meio de tudo isso? Pois é. Acho que o cenário e enredo fazem valer a pena o esforço de aguentar algumas falhas. Recomendo para quem ache que vai ter paciência para isso e goste muito de sentir um pouco de frio no meio de densas florestas congeladas à procura de dragões desaparecidos!

DaniRun 22/04/2016

Fantasia rica
Um livro de fantasia incrivelmente rico em conteúdo, com detalhes que tornam a história tão densa que nos transporta para a estória. A leitura é lenta e não pense que terminará de ler o livro entendendo de tudo. Não mesmo. Porém, o amado escritor nos fez um favor de fornecer anexos ao final do livro para iluminar nossa cabecinha confusa. Devido a complexidade, disponibilizarei a sinopse para os apreciadores do gênero. A edição está linda e não vejo a hora de ler a continuação. Quero ver essa garota reinaaaarrrrr rsrsrs.

Sinopse:
"Nos tempos antigos, o reino de Noridium era governado pelos temíveis dragões negros. Durante séculos, na fria região de Caldia, circularam lendas sobre a Bruxa do Gelo, que seria a descendente cruel e imortal dessas criaturas. Porém, tais lendas se tornarão realidade para a adolescente Nonna e para seu protetor, o urso polar de estimação, Fenris. Depois de ver sua Aldeia atacada e destruída, ela é forçada a deixar sua casa e sua vida para trás. Os rumores de que os deuses antigos voltaram à Terra aumentam a cada dia, e tudo começa a mudar. O grande temor é de que o clã dos dragões recupere seu domínio. Nonna se vê, então, em meio a uma luta pelo poder, e ameaçada por um grande mal. Ao procurar defenderâse, descobre mais sobre seus ancestrais, mas percebe que está mais envolvida com o futuro do reino do que poderia imaginar."

BEmpoeirada 03/06/2014

Apaixonante!
Imagine uma fantasia diferente de tudo o que você tem lido ultimamente. Imaginou? Pois bem, é isso que você vai encontrar em O clã dos dragões.

Nonna é uma menina que nasceu em uma região gelada da Escandinávia, em sua aldeia uma tradição faz as mulheres e crianças colherem flores no início do verão, durante a comemoração, um ataque inesperado faz de Nonna prisioneira de um homem que quer vingança. Sem entender o que ele quer, ela espera para ser resgatada por Fenris, seu urso de gelo, seu protetor.

O que ela não sabia é que esse sequestro desencadearia uma série de eventos que a faria descobrir mais sobre ela e sobre sua família. Nonna traz em si um poder oculto. E só uma viagem cheia de perigos poderá desvendar qual é a missão de Nonna e sua ligação com Fenris.

Inicialmente o que me chamou atenção nesse livro foi ele ter ganho o prêmio de melhor fantasia pela Tolkien Society da Finlândia. Essa informação me levou a comprá-lo, porém o início da leitura se mostrou pouco proveitoso e prazeroso e isso é uma informação importante. Esse livro foi traduzido direto do finlandês pela editora Gutenberg e, sem nenhum motivo aparente, tem uma separação de períodos que torna o texto cansativo. Ele é cheio de vírgulas e leva certo tempo para nos acostumarmos com ritmo quebrado da narrativa.

Eu li as três primeiras páginas várias vezes, deixei a leitura do livro de lado em muitas ocasiões e só o que me fez continuar foi a certeza de que seria uma história extraordinária. E tinha razão.

O clã dos dragões é bem diferente de tudo o que já li, é totalmente imerso no folclore escandinavo e tem uma estrutura diferenciada. Os capítulos não são muito longos e o autor intercala informações de personagens diferentes.

Você pode terminar a leitura de três capítulos que falam seguidamente de Nonna e se ver lendo um quarto que te fala de outro personagem, e no quinto voltamos para Nonna mais uma vez. Parece estranho no início, mas ao longo do livro percebemos que esses capítulos intercalados trazem informações pequenas e importantes e mudam o ritmo do que é contado.

Muita informação e muitas coisas para ficarmos em dúvida, são quatro livros e, com certeza, você não vai encontrar explicação para metade delas nesse primeiro. Em muitos momentos estava tão curiosa que me irritava com Nonna por não fazer as perguntas que eu queria.

A mistura de ursos e dragões dá um tom extremamente místico, nesse livro temos deuses, espíritos e uma diversidade de criaturas estranhas. As criaturas conhecidas do grande público ganham uma nova roupagem e fogem do padrão visto nos livros de fantasia atuais.

O cenário também é algo novo e foram do comum para nós, é difícil lermos livros onde toda a história se passa em regiões frias. Nonna vive em uma região onde a neve está sempre presente e durante o livro viaja cada vez mais para o norte. Chega a dar frio ler as descrições.

Fica difícil explicar o quanto gostei desse livro e o quanto ele me causou estranheza. Algo bem diferente de tudo que eu estava acostumada a ler. Fugindo do cenário da fantasia atual e mostrando um tipo de fantasia mais ligada ao folclore desconhecido de uma região que nos é tão distante que esquecemos que pode ter histórias interessantes.

Espero muito que a editora Gutenberg não desista dessa série e continue a lançar os três livros restantes, mas também espero que cuidem um pouquinho melhor do texto para que ele se torne mais fluido.

Eu poderia escrever uma resenha gigantesca falando sobre esse livro, mas acredito que só lendo vocês serão capazes de entender, o pouco que eu contei da história não é nem 1% de tudo que o livro traz, o livro é mais que recomendado para os amantes da fantasia e para os que gostam de jogar RPG.

Só posso dizer que fiquei totalmente apaixonada por essa história.

site: http://bibliotecaempoeirada.com.br/2014/06/resenha-o-cla-dos-dragoes-ilkka-auer/

AndyinhA 11/05/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Pode parecer meio clichê, mas em um título chamado ‘O Clã dos Dragões’, eu espero ver os bichinhos por todas as partes na história e confesso que me chamou atenção porque há tempos não li nada sobre eles, a última história foi com Seraphina.

Bem, se você acha que vai vê-los a torto e a direito, já tiro logo seu cavalo da chuva, eles aparecem sim, mas bem menos do que gostaria, aliás, eles só começam a aparecer quase no fim do livro, antes, são lendas, coisas antigas que as pessoas passam de boca em boca, mas ver, ninguém nunca os viu.

A trama se concentra muito na pequena Nonna e toda a sua jornada pelo mundo gelado onde se passa a história e seu fiel Urso de Gelo, Fenris. Na verdade o livro tem mais a ver com os mistérios sobre a menina e suas raízes, o que torna a leitura bem cansativa, pois além de arrastada, são páginas e páginas narrando a mesma coisa monótona.

O mundo criado pelo autor é interessante, mas vou confessar que é um livro que realmente me deu sono e muito, era começar a ler e poof, um sono imortal e anormal se apoderava de mim, foram longos seis meses para conseguir chegar à sua conclusão e sinceramente, não tenho animo para ler os outros três livros da série. Acho que o autor poderia ter sido mais sucinto, essa narrativa esticada misturada com um enrolar de informações rende uma leitura muito lenta e pouco animadora.

PARA SABER MAIS, ACESSE:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/04/poison-books-o-cla-dos-dragoes-ilkka.html

Quatro Amigas 22/02/2014

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Eu sei, eu sei, o nome do livro é O Clã dos Dragões mas tem um urso polar na capa é isso mesmo??
Essa foi a primeira pergunta que minha prima me fez quando me viu lendo esse livro. Confesso que eu mesma fiz essa pergunta quando vi a capa pela primeira vez, mas acredite, ela faz jus a história e contém diversos elementos da aventura de NONNA pelos reinos da trilogia Terras de Neve e Gelo da editora Gutenberg.

A nossa protagonista é a ainda menina Nonna, que é bem diferente da maioria das crianças de sua idade por ser extremamente madura, e que tem como melhor amigo e animal de estimação, FENRIS, um urso polar com quem tem uma preciosa conexão de mão dupla (Tai explicado o porque do urso polar na capa). Moradora do vilarejo Nascente Negra, Nonna logo no começo do livro vê seu vilarejo por completo ser atacado por homens desconhecidos quando todos estavam reunidos nas grandes várzeas em um ritual em comemoração ao primeiro dia de verão.

Tirada de seu vilarejo no reino de Bariadia, e levada a força para o Forte do Campo Negro no reino de Nawyr, Nonna junto com Fenris descobrirá cada vez mais sobre a história de sua família e a sua própria em uma terra de fantasia com direito a gnomos, trolls, fadas e que um dia já fora governada por dragões.

O primeiro livro da saga de quatro volumes do autor finlandês Ilkka Auer, traz uma história única e muito bem trabalhada com reviravoltas de 360º em uma narração intricada e que não deixa pistas para trás! O livro é narrado em terceira pessoa, o que é ótimo e só acrescenta a história com riquezas de detalhes e visão ampla dos diversos personagens, e até mesmo com visões sob a perspectiva do urso Fenris em certas situações.

Eu adorei como o autor soube desenvolver os personagens e os elos criados na história como amizade de Nonna com Fenris que é emocionante de se ler já que o vínculo entre eles fala mais alto até do que as necessidades físicas de ambos, como foi o caso de Fenris que atravessou praticamente todo o reino de Bariadia sozinho enfrentando inclusivo o verão, para ir atrás de Nonna quando pressentiu que esta estava em perigo. Nonna por sua vez é uma protagonista bem forte para uma criança e por diversas vezes quis entrar no livro e abraça-la. Gostei bastante do modo como o autor desenvolveu o personagem que é bem decidida em momentos cruciais do livro para proteger aqueles que ama.

Apesar de tudo O Clã dos Dragões tem seu ponto negativo e foi o que me levou a dar uma classificação final de 3 estrelas, o que pra mim equivale a uma leitura BOA. Eu demorei bastante para pegar um ritmo adequado na narração por ser bastante detalhada, daquelas que descrevem praticamente todo o cenário ao redor. Ela é enfadonha? NÃO. Porém por riquezas de detalhes o tempo em que geralmente levo para ler umas 100 folhas, em O Clã dos dragões eu lia umas 40/50 folhas. Esse fator apenas incomoda aqueles que como eu, preferem uma narração concreta e sem furos porém bem mais objetiva.

A história é dividida de uma maneira bem diferente, e isso também contribuiu para que eu demorasse a pegar o ritmo e me acostumar, já que num mesmo capítulo o autor interrompe ele para pular de um lugar para o outro, alternando também os personagens sob o foco da narração e inclusive o ano do acontecimento da narração que pode dar uns pulos grandes de tempo. É aquele famoso "Enquanto isso em tal lugar e em tal ano..." das séries de tv e dos filmes.

O outro fator negativo foi a falta de uma mapa logo no começo do livro para a localização dos lugares que eram citados durante a história, e acredite eram muitos. O que amenizou um pouco esse problema foi que no final do livro a editora brilhantemente acrescentou uns ANEXOS aonde você pode tirar duvidas sobre pessoas, deuses, lugares, criaturas... assim eu fiquei bem menos perdida na história.

O Clã dos Dragões traz uma história de amizade, vingança e muita fantasia. Esse é um livro que eu recomendo sim, porém para aqueles que gostam de uma narração detalhada, de uma história bem intricada, desenvolvida e de personagens fortes. Termino essa resenha dizendo apenas mais uma coisa: Senti uma saudade terrível de Nonna quando fechei o livro

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/02/resenha-o-cla-dos-dragoes-ilkka-auer.html

Lina DC 10/01/2014

"O Clã dos dragões" é o primeiro livro da série "Terras de Neve e Gelo" e é o início de uma jornada maravilhosa de uma jovem e um urso polar.
O livro é repleto de elementos inesperados mas que graças a escrita e criatividade do autor conseguem trabalhar em conjunto para levar ao leitor a uma história repleta de aventuras. Narrado em terceira pessoa, o livro traz aos leitores
Gerhad não soube lidar com a rejeição e após alguns anos busca a vingança destruindo a aldeia onde vive Nonna. Quando ele destrói a aldeia e leva Nonna, não tem ideia do impacto que suas ações acabam gerando.

"Ela, porém não imaginava o que esperava por eles e o que teriam que enfrentar a seguir". (p. 181)

Desde o início da leitura é possível perceber que Nonna é especial. É uma garota extremamente inteligente e madura para sua idade, que prefere a companhia de Fenris ao invés das outras crianças da aldeia. A sua capacidade em não demonstrar medo é extraordinária, principalmente ao levarmos em consideração sua pouca idade. É uma protagonista carismática tanto pela sua força quanto sua inteligência.
A relação entre Fenris e Nonna é cativante, pois podemos observar o verdadeiro laço de amizade entre os dois. Quando Nonna se encontra em perigo Fenris inicia o seu resgate, mas esse é só o início: os dois se vêem envolvidos em uma profecia que pode colocar em risco o mundo que eles conhecem. E é nesse instante que a vida de ambos muda para sempre.
Vários outros personagens são inseridos na trama, mas o que realmente destaca-se é a capacidade do autor em tornar os cenários por onde Nonna e Fenris passam tão "vivos" que acabam se tornando personagens no enredo.
A escrita do autor é viciante. A capacidade que ele possui em descrever cenários estonteantes, criaturas magníficas e em alguns casos assustadoras é impressionante.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é linda e chama a atenção dos leitores, contendo diversos elementos da trama.
Um livro cheio de aventuras, mas que fala de amizade, lealdade, família. Da importância de se descobrir a verdade e cumprir o seu destino.

"Eles se entreolharam. E como a responder uma pergunta sem palavras de Fenris, Nonna levantou os ombros e torceu os lábios, expressando ignorância". (p.121)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Leitor Sagaz 18/11/2013

"Sentimentos profundos de amizade e proteção surgem"
Logo de início o que nos chama a atenção é esta bela capa, tão cheia de significado: O que faz uma garota com um Urso do Gelo? A diagramação do livro é muito boa, as páginas em tom amarelado que nos fornece uma leitura mais fácil pois não cansa a vista.

Nonna uma garota de 11 anos, diferente das outras crianças de seu vilarejo, não gosta muito de brincar com as outras crianças e sim prefere passar todo o seu tempo livre com seu amigo e guardião o urso do gelo Fenris, tudo em sua vida corria muito bem até que em um fatídico dia os fantasmas do passado resolvem aparecer e acabar com tanta tranquilidade.

No passado sua mãe Gunhilde havia sido cortejada por Gerhard, mas ela rejeitou tal cortejo e fugiu para as terras de Bariadia com Radulf, seu atual esposo e líder de seu clã, mas Gerhard jurou vingaça e esse dia chegou!
Seu vilarejo foi atacado brutalmente, praticamente todos morreram, Gunhilde conseguiu escapar mas Nonna foi sequestrada, Gerhard a pegou. Nonna nem conseguiu distinguir o que a atingiu e nocauteou, já acordou em uma terra desconhecida e onde ela não entendia um palavra do que era dito.

"Sentimentos profundos de amizade e proteção surgem"

Fenris pressentiu algo errado e acordou de sua hibernação, rapidamente partiu em busca de sua amiga e protegida Nonna, ele pediu ajuda a todos os seres conhecidos da floresta para achar o caminho que levasse a Nonna, teve que atravessar o mar revolto a nado para em fim chegar a costa e resgatá-la.
Nonna muito guerreira não deixava transparecer de maneira alguma seus medos, ela sabia que logo em breve alguém chegaria para resgatá-la, aguardou pacientemente os dias até que finalmente envolto em uma névoa que fazia com que todos dormissem o urso Fenris chega para resgatá-la, mas o perigo não acabou!

Estes são os acontecimentos iniciais que já demonstram a força da amizade entre Nonna e seu urso Fenris, em uma jornada em busca de respostas eles enfrentaram todos os tipos de perigos: Trolls, Gnomos, Fantasmas, Florestas Negras e muito mais. Uma espécie de profecia é o que leva Nonna em seu início de viagem, a profecia diz que em determinado momento os 3 Deuses Dragões que um dia dominaram a terra irão retornar e o Clã dos Dragões retomara seus domínios. Ela quer muito saber o que isso significa e vai descobrir que ela esta mais envolvida do que imagina nesta história.

Uma aventura cativante, Auer conseguiu colocar cores em um mundo de gelo, este livro me prendeu em sua leitura de uma maneira muito boa, a narrativa começa lenta e vai crescendo de uma maneira que no fim já me peguei falando:
Onde está o segundo volume, quero lê-lo agora mesmo?

Nós como leitores temos que agradecer a Editora Gutenberg por trazer uma história tão rica aqui pra gente do Brasil! Entrem nesta aventura, descubram tudo sobre os Dragões do gelo e o que eles tem haver com a garotinha Nonna.

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/11/resenha-premiada-o-cla-dos-dragoes.html