A Biblioteca Perdida do Alquimista

A Biblioteca Perdida do Alquimista Marcello Simoni

Resenhas - A Biblioteca Perdida do Alquimista

Fernanda 08/11/2013

Resenha: A Biblioteca Perdida do Alquimista
Resenha: “A Biblioteca Perdida do Alquimista” de Marcello Simoni narra uma história medieval, ambientada sob pontos de vista encantadores e personagens instigantes. Este é o segundo volume do que seria uma trilogia, porém no decorrer desta leitura, acredito que não é necessário ler a primeira obra para poder acompanhar esta.

O prólogo nos remete ao ano de 1227, na Diocese de Narbonne. No ambiente, se encontrava uma freira solitária envolta em seus próprios pensamentos. Esta parte mantém um significado forte diante dos próximos acontecimentos e ainda absorve o leitor para imaginar os atos cometidos nesta realidade.

Ignazio Alvarez de Toledo é um mercador de relíquias e se viu diante do rei Fernando III. O rei conhecia as histórias das aventuras vividas por Ignazio e por esse mesmo motivo, tinha assuntos importantes a tratar com o homem enigmático. Uma missão muito importante o esperava e por isso fora convocado.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/11/resenha-biblioteca-perdida-do.html

Thay81 17/04/2020

Mistério
Confesso que foi uma narração difícil de acompanhar, tem muito jogo de palavras, porém as aventuras foram satisfatórias

CooltureNews 09/11/2013

Coolture News
Faz algum tempo que não tenho a oportunidade de ler algo da Editora Jangada, e neste mês assim que tive a oportunidade não deixei escapar e solicitei esta obra para ler, porém só depois fui descobrir que o personagem já foi protagonista de outro livro lançado pela editora. Com isso minha mente doentia quase me fez deixar essa leitura de lado até conseguir ler o primeiro volume, maldita mania de ler tudo em ordem, mesmo que essa ordem não faça muito sentido. Enfim, como podem ver, #EuVenci minha mente.

A história se passa em um cenário totalmente diferente daquele que estou acostumado, acho que as tramas que se passam no inicio do século XII são raras. E este consegue contar uma história que envolve, cativa e nos prende. Entretanto tive dificuldade em me ligar com a narrativa, ou com o narrador, bizarro, já que isso nunca me aconteceu.

Os personagens são envolventes e a história é realmente boa, entretanto demorei mais do que esperava para terminar a leitura, e o culpado é o narrador! Pegava-me lendo suas palavras, escritas de forma imparcial e em terceira pessoa, e minha mente se recusava a compreender. Realmente acredito que o livro iria ganhar muitos pontos se fosse narrado em primeira pessoa, já muito do emocional se perdeu.

O livro possui muitas referencias reais, e você deve saber disso antes de ler a obra. Confesso que somente no final, onde o autor tece alguns comentários que algumas partes adquiriram um melhor sentido para mim. Para finalizar, gostaria de ter lido o primeiro volume e conhecido um pouco mais a fundo alguns dos personagens e seu passado, mesmo que isso não tenha grande significado e importância para começar a leitura desta obra. Leitura recomendada para quem gosta de um bom livro.

site: www.coolturenews.com.br

Marina Mendes 31/10/2023

Primavera de 1227. A Rainha Branca de Castela desaparece de forma misteriosa. Estranhos rumores se espalham pelo reino e alguns falam de uma intervenção diabólica. A única pessoa que pode resolver o enigma é o mercador de relíquias Ignazio de Toledo, conhecedor de ciências herméticas e notável por sua capacidade de resolver mistérios antigos. Em Córdoba, onde Ignazio foi convocado, ele encontra um velho mestre, que fala de um livro que todos procuram e que pode dar pistas sobre o desaparecimento - o lendário Turba Philosophorum, um raro manuscrito atribuído a um discípulo de Pitágoras e que preserva o expediente alquímico mais cobiçado do mundo. Porém, no dia seguinte, o mestre é encontrado morto, envenenado. A busca de Ignazio começa imediatamente. O encontro, em seguida, com uma freira e um homem considerado por todos um possuído, conduz Ignazio ao castelo de Airagne e a um misterioso homem, o Conde de Nigredo. Nesse local se oculta um terrível segredo, mas não será fácil sair dali com vida depois que ele for descoberto...

Soraya Felix 12/11/2013

Um tratado alquímico da ficção
A Biblioteca Perdida do Alquimista, segundo livro da trilogia criada pelo autor, é um tratado alquímico em forma de ficção.
Marcello trouxe de volta o personagem Ignazio de Toledo e seu filho Uberto, e também o francês Willalme, todos de O Mercador de Livro Malditos, já resenhado neste blog.
Mais uma vez Ignazio se vê as voltas com uma trama política que mescla alquimia e adoração pelo conhecimento. Só que desta vez, ele terá que obrigatoriamente ir em busca da rainha Branca sequestrada pelo conde de Nigredo e de um antigo e poderoso livro de alquimia.
A trama se desenvolve de forma crescente, muitas vezes obrigando o leitor a não largar o livro até que descubra o que acontecerá com um ou outro personagem. Cada capítulo, como uma boa novela, tem principio, meio e fim, deixando sempre “cenas dos próximos capítulos” que nos leva a ler, ler e ler sem parar.
No entanto, A Biblioteca Perdida do Alquimista não é um livro fácil. Precisa de atenção, pois está recheado de referências alquímicas importantíssimas para a trama. De certa forma, Marcello dividiu seu livro nos estágios da alquimia que na trama está representada de duas formas: - A física e a psicológica.
A física é o tema principal propriamente dito, e que não convém ser falado aqui para que a surpresa da história não se revele antes.
A psicológica, que em primeira linha está associada ao próprio Ignazio. Assim, Nigredo, Albedo, Citrinitas e Rubedo se inserem na transformação interior do personagem.
Nigredo é a dissolução, a putrefação, e isso você percebe em Ignazio no principio da trama.
Albedo é a purificação, representa a lua. E você percebe que nosso personagem se modifica, se sensibiliza com o desaparecimento do filho, com o drama das mulheres, as béguines. Neste estágio Ignazio ainda sente dificuldade de mostrar seus sentimentos.
Depois você vê Citronitas, a transmutação dos metais. É o momento em que Ignazio está sempre entre dois opostos e o exemplo maior é quando ele se vê diante da grande biblioteca perdida e do fogo que a consomirá. Alias, este trecho do livro pareceu-me um novo processo alquímico dentro do grande processo que é A Biblioteca Perdida do Alquimista.
E no final, o pensamento dele em relação à família e o abraço fraternal com Willalme, que representam, sem dúvida, o Rubedo, a Pedra Filosofal.
Outro encantamento que Marcello Simoni usa é a mistura de fatos reais com fantasia. A maioria dos personagens existiu mesmo. Padres, rainhas, freis e todas as situações como raptos e tramas políticas podem ser comprovadas em um livro de história. O mesmo acontece com os livros de alquimia citados, inclusive o Turba Philosophorum. Então, com esta carga de verdade, fica impossível não acreditar na trama, não mergulhar no medievo.
A Biblioteca Perdida do Alquimista me surpreendeu, pela maestria e criatividade que a história foi conduzida, mesmo que o final possa ser desvendado muitos capítulos antes. Eu só vi o tema alquimia ser tratado com tanto conhecimento e força no livro da historiadora da ciência Deborah Harkness.
A Biblioteca Perdida do Alquimista é um livro independente e pode ser lido mesmo que você não conheça O Mercador de Livros Malditos. Mas, se quiser aproveitar melhor a história, lei o primeiro livro antes. Há mais sabor quando se conhece o personagem principal.

PUBLICADO NA INTEGRA NO BLOG PROSA MÁGICA

site: http://prosamagica.blogspot.com.br/2013/11/a-biblioteca-perdida-do-alquimista.html

Larissa 13/07/2021

Livro de trama simples e um pouco fraca, mas leria novamente, pois gosto do contexto histórico que o autor aborda.

Lucas 17/10/2022

Simples
Uma historia simples e divertida de ler. Quando comprei o livro nao sabia que era o segundo da trilogia, mesmo assim deu pra entender tudo. Recomendo pra quem gosta de capitulos curtos.

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
A Biblioteca Perdida do Alquimista é o segundo livro da Trilogia Mercador de Relíquias do autor Marcello Simoni, publicada no Brasil pela Editora Jangada, são livros com histórias independentes e eu não li o anterior, O Mercador de Livros Malditos, mas nem por isso fiquei perdida, consegui entender perfeitamente bem esta trama e nem mesmo senti falta de saber algo sobre o começo das aventuras do mercador Ignazio de Toledo, embora queira muito ler os demais livros.

Seguindo viagem ao lado do filho e de um fiel amigo, Ignazio tem um encontro marcado com o rei, ele nem imagina que será designado para uma importante missão, o resgate da tia do rei, Branca de Castela, também soberana de uma outra nação. O mercador foi requisitado devido a ótima recomendação de seu antigo mestre, mas na verdade salvar Branca é apenas uma desculpa para que ele viaje rumo ao misterioso Castelo de Airagne e descubra os segredos de um homem misterioso e perverso, que vem causando terror por toda a Europa, o Conde de Nigredo. Dizem que ele dominou os mais ocultos segredos da alquimia, mas o rastro de medo que os viajantes encontram onde os exércitos de Nigredo passaram, são prova que ele está indo muito mais longe. Perguntas e mais perguntas surgem, desde a verdadeira identidade do tal conde, até a verdade escondida nas profundezas de Airagne. Uma missão misteriosa, que não é revelada logo de início, o mercador acaba descobrindo sua verdadeira razão pouco a pouco. Cercado de pessoas que não são nada confiáveis, ele não sabe se chegará vivo ao seu destino.

O livro é narrado em terceira pessoa, e embora seja uma obra de ficção, traz personagens reais, personalidades de muita importância na História em meados do século XIII, ainda apresenta no decorrer da trama, além destas pessoas, fatos políticos e culturais que realmente aconteceram, então, além de uma história intrincada, temos ainda a oportunidade de aprender.

O cenário é medieval e com forte influência religiosa...

site: Leia o restante da resenha http://www.moonlightbooks.net/2014/03/resenha-biblioteca-perdida-do-alquimista.html
Lary.Momentolitera 06/09/2018minha estante
Caracaaaaa. Que resenha INCRÍVEL!!!!!!!!! Quero esse livro :-D

AndyinhA 07/02/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Sou uma fã de teorias da conspiração e sempre tento dar uma chance para livros que falem de coisas que ninguém tem muita certeza, como é o caso da alquimia, assunto tratado neste livro. Apesar de seguir uma linha diferente do que imaginei ao ler a sinopse, a história me agradou e me deixou interessada em conhecer seus detalhes.

O ponto forte do livro é toda a questão da história europeia, quem casou com quem e os motivos de tal união. Sabemos que por volta de 1000/1200, os casamentos eram por interesse, seja para ampliar reinos ou destruir/fortalecer nações. E apesar desse fato ser explicado no livro em alguns momentos, tive dificuldade de acompanhar todos os detalhes. Sou fã de história, mas esses casórios e o quem era quem da monarquia europeia sempre me passou desapercebido, por isso, esse é um ponto que vale ler com cautela e não se deixar ficar para trás quando achar que está perdido ou se perguntar porque tantas explanações sobre o assunto.

Apesar de termos muitos personagens na história que são mencionados, pois fazem alianças ou devem obediência a alguém, a história gira mesmo em torno de 3 personagens que vão em busca de um resgate que a princípio parece ser apenas para o bem do país, mas aos poucos percebemos que todos querem algo nesse tal resgate e as revelações vão acontecendo gradativamente, porém algumas explicações serão dadas apenas no final.

A narrativa é interessante, mas é um pouco mais difícil do que os livros YA que lemos, em alguns momentos se faz confusa, ora devido aos personagens mencionados, ora porque nem todas as explicações são dadas e também o interesse daquele capítulo em específico. Com isso o ritmo de leitura também varia bastante. De um modo geral, após você identificar as coisas a leitura começa a fluir de uma forma melhor.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/01/poison-books-biblioteca-perdida-do.html

Inlectus 03/12/2015

Rico.
Rico e divertido.

Kymhy 23/03/2018

A Biblioteca Perdida do Alquimista - Marcello Simoni
Para conseguir evitar que um plano maléfico aconteça, um alquimista que precisa esconder sua profissão terá aliados mais inusitados ainda, enquanto percorrem terras europeias recheadas de intrigas e disputas.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-a-biblioteca-perdida-do-alquimista-marcello-simoni/

Oswaldo 06/11/2019

Vale como entretenimento
Do mesmo autor de O mercador de livros malditos. Achei este livro melhor do que o outro. Para quem gosta de suspenses, mistérios, essas coisas. É interessante e vale como entretenimento. Ao final, o autor nos diz que, mesmo sendo ficção, o livro contém referências políticas, econômicas, culturais do século XIII.

juh_lo 24/01/2023

Título não corresponde a história
A história se arrasta por ao menos 3 das 5 partes mas só engrena do meio para o final, mas a história em si não é ruim, mas o título não dá uma luz sobre o que a história fala.
Os personagens são bons, bem construídos,fazem a gente se apegar mas a narrativa vai ficando lenta demais.

sahour 04/02/2023

comecei ler sem expectativas nenhuma, mas ao decorrer da leitura me senti mais envolvida e curiosa sobre os personagens , é uma trama envolvente e prazerosa, sem falar no quão admirável é o personagem principal.
O autor misturou ficção e realidade de uma forma formidável !

Maryna1 29/02/2024

Que trama incrível
Que livro maravilhoso. Confesso ter subestimado o livro pela forma que ele começou, mas, é um livro incrível, cheio de trâmites e descobertas chocantes. A biblioteca perdida do alquimista vai sempre te surpreender, mesmo quando você acha que tudo está resolvido.