The Schroedinger Show

The Schroedinger Show Carlos Orsi

Resenhas - The Schroedinger Show

MonstrosAlados 26/12/2023

Um conto de Schroedinger
O conto poderia ser bom ou ser ruim, mas isso depende da leitura do observador.
Não entendo de mecânica quântica, mas entendo os meus gostos. Por isso digo: o nome do conto me fez esperar mais do que eu recebi na leitura.
É um conto rápido, dá pra ler em menos de 5 minutos, então acho que está ok. Já li coisas bem piores e que me consumiram mais tempo.

Oscar.Valeriano 15/06/2023

Conto curto, criativo que Carlos Orsi nos brinda, brincando com a teoria de Schrödinger, levando para um futuro.

Patricia Salcides 09/06/2022

Uma comédia Quântica!
Me diverti bastante, já que o autor leva a história pelo lado cômico.
Muito boa a ideia de um "show quântico" e mais brilhante ainda o fato de na apresentação para a principal platéia ter dado errado, dando origem a vários processos judiciais. Achei a crítica ao show business maravilhosa!

Gabriel A. 27/04/2021

Um programa de auditório tem a ideia de realizar o experimento do gato de Schrödinger em rede nacional. É só isso.

Larissa1313 31/12/2020

interessante
um diálogo curto porém muito interessante e descontraído, mais um sobre quântica.

Letícia 17/07/2020

É interessante e intrigante, e agora estou a procura da coleção "contos do dragão".

Rodrigo 18/06/2020

Desapontado, tema tão bom porém mal utilizado.

Carlos Rossas 01/05/2020

Me surpreendeu para menos
Espero que o livro Contos do Dragão, do qual esse conto faz parte, seja melhor que esse conto em si.
Existe uma crítica à apropriação de tudo o que pode gerar fortuna por pessoas que são super-pop-megastar (como está nas palavras do autor).

Paulo 11/06/2017

Eu já comentei na minha resenha sobre Guerra Justa o quanto eu gosto da maneira como Carlos Orsi consegue criar uma história de ficção científica e fazer uma crítica social ao mesmo tempo. Aqui ele faz algo muito semelhante. Usando uma teoria científica como o experimento do Gato de Schroedinger ele mostra a banalidade da nossa sociedade e como somos capazes de usar a ciência como uma maneira barata de criar novas maneiras de explorar as pessoas. Um conto curioso que faz com que o leitor consiga refletir acerca daquilo que ele leu.

Para mim, Carlos Orsi é um autor que verdadeiramente entende o propósito da ficção científica e por que ela nasceu. Sim, é interessante o uso do gênero para mostrar viagens espaciais, para especular sobre futuros possíveis ou até para alertar acerca do que determinadas decisões podem ocasionar. Mas, as melhores histórias são aquelas capazes de reverberar em nossas vidas, mesmo que seja uma ficção especulativa. Philip K. Dick era um autor que conseguia fazer essa transposição muito bem. Muitas de suas melhores histórias partiam de premissas simples como Ubik ou Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas. A capacidade de especular ao mesmo tempo em que mantém os pés no chão é o que mais me fascina na escrita de Orsi. É um conto pequeno sim, mas observem os múltiplos significados presentes nas linhas.

Garanto a vocês que será uma incrível viagem quando se derem conta.

site: www.ficcoeshumanas.com

Lucas Furlan | @valeugutenberg 31/05/2017

Para fãs de "The Big Bang Theory"
Sabe aquelas piadas nerds da série "The big bang theory"? Esse conto segue a mesma linha. Trata-se de uma história divertida envolvendo mecânica quântica, teletransporte, gírias retrô e um “super-pop-megastar”.

Se você é fã de Sheldon, Leonard, Penny e companhia, com certeza vai gostar de "The Schroedinger show". Mas se você não é fã de piadas científicas, talvez tenha alguma resistência ao conto.

site: www.valeugutenberg.wordpress.com

Laís Helena 12/05/2017

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
O conto é tão curto que não tem como falar muito da premissa sem estragar a surpresa; acredito que a sinopse já explica o suficiente.

Mas gostei bastante dessa premissa. O autor reuniu a mecânica quântica e a música (algo já inesperado) para trazer uma quebra de expectativa no final. Bem original.

A narrativa tem um formato que, em um conto mais longo, teria passado a impressão de ser rasa e apressada, mas aqui funcionou bem. O tom bem humorado se manteve por todo o conto, e os poucos detalhes que constroem o futuro imaginado pelo autor foram bem colocados.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2017/05/resenha-contos-do-dragao.html

RUDY 04/05/2017

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Gosto muito de ficção e ver uma ideia original descrita em um conto, foi uma experiência boa.

A criatividade do autor foi única, porque ainda não tinha lido nada no gênero.

A única coisa que me deixou incomodada foi a escrita. Não é que não goste de gírias, o fato é que para alguém que descobriu uma experiência através de átomo e tem a ideia de usá-lo para fazer diversos shows ao mesmo tempo, não é muito condizente, concordam?

Fora isso, recomendo muito a leitura para quem gosta de ficção.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/05/resenha-30-shroeding-show-carlos-orsi.html
Michelle 24/04/2022minha estante
não sei se é meu estilo

Angela Cunha 06/02/2023minha estante
Eu juro que já tentei usar gírias rs mas não me apeteceu não.
Eu amo contos, por isso, senti bastante vontade conhecer!!!
Beijo

Vanessa 30/04/2017

Complicado
Precisei ler duas vezes pra conseguir compreender toda "quântica" envolvida. Achei a história confusa, mas a linguagem interessante. Ainda assim sempre vale a experiência da leitura.

Édipo 28/04/2017

Resenha CosmoNerd
O gênero de ficção científica geralmente entrega histórias que utilizam tecnologias que ainda não existem com comportamentos que são inerentes do ser humano. Sejam histórias longas que cabem em um livro de 500 páginas ou um episódio de Black Mirror de 50 minutos, o objetivo é sempre o mesmo: trazer uma reflexão da nossa realidade com um universo exagerado, pois talvez usando o absurdo a gente possa finalmente entender as nuances da vida.

O conto The Schroedinger Show, de Carlos Orsi não é diferente​. Nele, um grande pop star vai usar física quântica para estar em diversos palcos em vários planetas ao mesmo tempo que não está. Não vou mentir que fiquei meio perdido no começo mas é bem interessante quando você entende o conceito, o enredo se torna bem simples e esperto. O autor usou o conceito do gato que está e não está dentro da caixa ao mesmo tempo e o exagerou trazendo para o show business, o resultado é um conto divertido com um bom Twist no final caso você entenda o que ele propõe, trazendo uma reflexão sobre o mundo dos negócios.

site: http://cosmonerd.com.br/hqs-e-livros/review-hqs-e-livros/the-schroedinger-show/

Joana Masen 17/04/2017

blog Coisas que eu sei que eu sei
O conto, que faz parte dos Contos do Dragão da Editora Draco, retrata uma época futurista, onde a ciência e a física estão muito mais evoluídas que hoje, e a tecnologia é bastante avançada. Um astro pop super famoso toma conhecimento da experiência do Gato de Schrödinger, que basicamente trata de um paradoxo: o gato na caixa pode estar vivo ou morto ao mesmo tempo, só se descobre a verdade quando a caixa é aberta (O Sheldon fala sempre dela em The Big Bang Theory). Então esse mega astro que, aparentemente, é um pouco mimado, sempre conseguindo o que quer, decide por à prova o experimento e anuncia que fará um Schrödinger Show, estando ao vivo em diversos planetas da galáxia ao mesmo tempo, o que causou furor não só entre seus fãs mas também entre a comunidade científica. Chegaram a falar sobre golpe, alegando que o cantor só queria arrecadar mais dinheiro, já que não tem como estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. O final disso tudo deu o que falar.
Gostei muito do conto, desse ar futurista e do uso de gírias como se elas fossem um movimento retrô que estaria na moda. Mas fiquei muito curiosa para conhecer mais desse universo e para saber outros detalhes do pop star convencido. O conto é bem curtinho, e deixa um gosto de quero mais. O autor poderia ter aproveitado a boa ideia e desenvolvido a história, pois a impressão que fica é de que tudo termina muito de repente. Se essa foi a intenção dele, está de parabéns.

site: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2017/04/the-schroedinger-show-resenha.html