Kardec

Kardec Marcel Souto Maior

Resenhas - Kardec

1 | 2 | 3 | 4

Albuquerque 30/12/2013

O livro me decepcionou um pouco. Percebi uma visão negativa sobre o espiritismo na obra, além da falta da infância e adolescência de Kardec, que só passa a ser descrito na juventude tardia (já professor e contador). 70% dele mostra casos de charlatanismo e a repercussão na Revista Espírita de Kardec. Esse é um resumo básico do livro: Kardec fica sabendo sobre os casos das "Mesas Girantes". Investiga. Fica convencido de que os responsáveis são espíritos. Aí começa a fórmula: um caso de charlatanismo e logo após a defesa feita por Kardec. Claro que há pontos positivos, encontramos muita coisa sobre a História da Doutrina em seus primórdios. Mas a visão do autor tende ao negativo, inclusive com vários comentários sarcásticos ao longo do texto.

Acho que valeu a leitura, mas o livro poderia conter mais sobre a repercussão positiva, também. Afinal, não foi só com polêmicas que o espiritismo cresceu.
Maraysa 06/08/2014minha estante
Ganhei o livro e logo comecei a perceber que não era como eu imaginava. Estou lendo e acho que chegarei às mesmas conclusões que você. Uma pena. O livro prometia ser bem melhor, né?!

Lu 12/08/2014minha estante
Eu gostaria de ler esse livro, mas depois da sua resenha desanimei. Pensamos muito parecido e fiquei com a certeza que não vou curtir.

Albuquerque 06/11/2014minha estante
Pois é, eu acho mesmo que o autor perdeu a mão e não conseguiu se manter neutro. Ficou nítida a ideia contrária à doutrina espírita. Ele tem todo o direito de não concordar, mas a esmagadora maioria das pessoas que compraram o livro, acredito eu, são espíritas, e esperavam uma abordagem um pouco menos tendenciosa do autor.

viihast 08/09/2023

"Fora da caridade não há salvação."
Esse é um livro que eu estava MUITA ansiosa para ler e estava na minha wishlist desde o ano passado quando finalmente passei a ler livros espíritas (mesmo já frequentando uma casa espírita há 3 anos). "Kardec" foi o primeiro que chamou minha atenção, por ser uma biografia e sou uma grande fã do gênero.
É um livro bem interessante, não diria que é uma biografia 100%, pois muita coisa foi extraído de outros livros, não só sobre a vida dele mas de outros médiuns que o acompanhavam e auxiliavam.
No início, não sabia que era esse o livro que dava origem ao filme de Kardec, achei bem interessante esse fato.
É um ótimo livro para quem se pergunta "quem é Allan Kardec" ou "O que é o Espiritismo". Mesmo que existem os livros da doutrina, muita gente não pensa em começar por eles, então eu diria que esse é um excelente começo.
É um livro que correspondeu minhas expectativas, a leitura fluiu muito bem, os capítulos são bem pequenos, as partes são bem dividas e para mim essa parte das divisões foi de uma excelente escolha, até para dar um norte aqueles que não entendem sobre os assuntos, que não conhecem os médiuns que o ajudaram e também para aqueles que não sabiam, por exemplo, das Irmãs Fox, esse foi e é até hoje um marco importantíssimo dentro do Espiritismo e que precisa ser lembrado.
Quanto terminei, pude sentir aquela sensação, de quando você finalmente termina um livro que estava tão ansiosa para finalmente ler e no final queria deletar tudo da sua mente para poder sentir aquele sentimento novamente.
Enfim, recomendo bastante esse livro, e como disse lá em cima, principalmente, para aqueles que querem iniciar na doutrina sem querer começar pelos livros doutrinários.

"Não te deixas arrastar pelos entusiastas, nem pelos muito apressados. Mede todos os teus passos, a fim de chegares ao fim com segurança."

"Não te inquietes; Deus sabe o que te é preciso e saberá provê-lo."

"Podem queimar-se livros, mas não se queimam ideias; as chamas das fogueiras as superexcitam, em vez de abafar."

"Nada é inútil na natureza. Tudo tem sua razão de ser; e o que Deus faz é sempre bem-feito!"

"Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa corresponde à grandeza do efeito."

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar. Tal é a lei."

"Compreendo uma religião que nos prescreve que retribuamos o mal com o bem e, com mais forte razão, que retribuamos o bem com o bem."

"Não temais: o penhor do sucesso está nessa divisa, que é a de todos os verdadeiros espíritas: 'Fora da caridade não há salvação.' Hasteai-a bem alto, porque ela é a cabeça de Medusa para os egoístas."

felipebbarreto 06/06/2021

Ótimo livro.
Livro muito bom, de fácil leitura e entendimento.
Conta a história dos primeiros anos da Doutrina dos Espíritos por meio dos últimos anos da encanação do Codificador, com riqueza de detalhes.

Jadechemale 27/06/2020

Confesso que foi um livro repleto de aprendizados.... Não estou acostumada nem com biografias nem com livros "religiosos" (mesmo que eu acredite que esse não é de fato um livro religioso). Me supreendi a cada página. Os capítulos são breves e, além de acompanhar a vida de Allan Kardec, contam sobre casos de indivíduos que orbitavam no espiritismo (charlatanismo, histórias de medium e etc). Creio que seja um livro para quem está interessado em conhecer a doutrina, tem muitas reflexões filosóficas também, mas para quem já está habituado com o espiritismo acredito que não vai ser uma leitura muito agregadora. Ademais, passei a admirar muito Allan Kardec e repensei várias coisas ao longo da história. Dou 4,5 estrelas porque gostaria que as histórias fossem mais aprofundadas, contudo isso não me incomodou tanto.

Ana Araujo 10/01/2014

Não é bem uma biografia de Kardec
Sou espírita e fiquei bem interessada com a proposta do livro, uma biografia de Allan Kardec. Entretanto, ao longo do texto percebi que o livro descreve mais a história do espiritismo a partir dos esforços de Kardec do que realmente a história da vida dele. Mesmo assim é interessante, mas como são muitos fragmentos de relatos e acontecimentos da época, às vezes fica muito disperso.
Hester1 01/10/2015minha estante
Estava afim de comprar. Desisti!

Flavio Assunção 23/12/2021

Antes de mais nada, é importante explicar para os desavisados que não se trata, de fato, da biografia do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, e sim de Allan Kardec, a partir do momento que o docente passa a adotar este pseudônimo. Isso pode ser frustrante para quem espera acontecimentos fora do círculo do espiritismo.

Na obra, não há fatos sobre a infância do professor Rivail, sua história com a esposa Amelie e outros momentos de sua vida. O livro já começa com seus primeiros passos na descoberta da doutrina espírita. Embora excelente entender como surgiu e como o espiritismo se tornou o que é hoje, é um balde de água fria não podermos saber mais sobre a história deste grande homem.

Como citei no início, talvez o autor possa argumentar que se trata da biografia realmente de Allan Kardec, ou seja, a partir do momento em que ele passa a adotar o pseudônimo. E não do professor Rivail, o sujeito antes de se tornar o célebre criador da doutrina. Mas isso é uma visão minha que poderia justificar a ausência dos elementos mais mundanos de sua vida.

Sobre a narrativa em si, a primeira metade é incrível e emocionante. Saber os métodos de Kardec, as acusações por quais passou ou os primeiros passos com a doutrina é muito instigante. Contudo, a segunda metade é um tanto cansativa, focando principalmente nos impostores e nos questionamentos de padres católicos. Acabou que ficou repetitivo. Bastava pegar um exemplo de cada situação que contextualizaria e dava uma ideia do que acontecia.

No mais, é um bom livro, principalmente por permear todo seu conteúdo com trechos dos livros espíritas, trechos de cartas da época ou artigos publicados em revista ou jornal. Você se sente dentro daquele universo e isso é muito interessante. Fica o lamento por não sabermos mais de Kardec, sobretudo antes dos 50 anos de idade, que é mais ou menos quando a obra inicia.

Guarilha 13/06/2014

DECEPCIONANTE
Marcel Souto Maior pecou feio ao escrever esta biografia como se fosse um roteiro para o cinema. Ficou clara a sua intenção de usar o livro para a produção de um filme, a exemplo do que ocorreu com "As Vidas de Chico Xavier", esta, sim, uma excelente obra.

O livro, com 360 páginas, poderia ter apenas a metade, uma vez que seu conteúdo é fraco e inconsistente. Com uma narrativa pobre, letras grandes e espaços exagerados entre as "cenas", fica patente que se tentou escrever um livro grande com pouco conteúdo.

Quem leu "As Vidas de Chico Xavier" e, como eu, gostou, comprou a biografia de Kardec na certeza de que leria uma obra com qualidade tanto na narrativa quanto no conteúdo biográfico. Mas, infelizmente, foi decepcionante. Mesmo assim, ainda consegui ler 44% do livro. Depois, desisti. Naturalmente.

Daniel 08/06/2014

A história do espiritismo e de Kardec. Sem utopias.
Pra quem quer ler sobre o nascimento do espiritismo como REALMENTE foi, vale a leitura.

Eu, sinceramente, não entendo quem acha que, em pleno seculo XIX, numa França católica, as pessoas aceitariam de braços abertos o espiritismo. Não faz o menor sentido! O espiritismo precisava de método científico, de provas, de raciocínio lógico para nascer. E isso foi dado por Kardec durante a criação da doutrina. Ele mesmo ensinou a duvidar até que se provasse. O espiritismo, por não se forçar como única corrente filosófica, sempre dependeu do bom senso dos que o estudam e o praticam para crescer. Acho que todo praticante de espiritismo deveria entender isso.

Li numa resenha: "O livro é sobre a história do espiritismo, não sobre Kardec". E não é a mesma coisa? O professor Rivail "deixa de existir" para dar espaço à Allan Kardec. O que Kardec fez em vida? Trabalhou pra erguer uma doutrina, uma revista, defender a doutrina das injustiças e calúnias e conquistar milhões, MILHÕES, de adeptos à sua causa. Isso tudo em 15 anos apenas. Quando ia parar de trabalhar para ficar ao lado da esposa, foi chamado de volta ao mundo espiritual. De resto, "só" trabalhou.

Outro aspecto que li em outras resenhas: a infância de Kardec. De que isso importa para a doutrina? Primeiramente, Kardec nasceu junto com a doutrina espírita. Logo, não teve infância. Quanto à do professor Rivail, o livro deixa claro que sua vida, desde a infância, foi de muito estudo, com Pestalozzi. De resto, o que importa? Saber se ele jogava bolinha de gude?

Outros dizem que são histórias já conhecidas. Sim, são algumas, outras não. Se verificarem na bibliografia, verão vários livros utilizados e trabalhados pela imensa maioria dos centros espíritas. Mas a obra teve sim fatos inéditos, ou ao menos com mais detalhes. Pelo menos pra mim.

E sobre sua sua reencarnação? De que importa. O melhor presente foi o que ele deixou: uma doutrina sólida, com princípios e métodos confiáveis. O resto é o resto.

Marcel Souto Maior mais uma vez fez um excelente trabalho organizando todos esses fatos numa obra tão completa como essa. Está de parabéns!

Lara 11/09/2021

Na minha visão, esta obra mais parece um trabalho de pesquisa, na qual o autor biografa muito pouco a vida de Hippolyte Léon Denizard Rivail senão a partir do momento em que empossa o seu mundial e postumamente famoso pseudônimo, fama que ele nunca reclamou sempre esclarecendo ser o codificador/ editor/ organizador das ideias e ideais que lhe foram confiados pelos espíritos.
Passando por todo o processo de ceticismo e investigação das mesas girantes e cestos escreventes e chegando a desenvolver um manual para o desenvolvimento faculdade mediúnica, em seu segundo livro, foi grande condutor da doutrina, executado com maestria todas as atividades que se apresentavam, desde a responder cartas sanando dúvidas dos novos adeptos até rechaçar críticas difamatórias prezando pelo pragmatismo científico que impôs a habitualidade das práticas na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Essa biografia destaca, sobretudo a vida acadêmica e os meandros de ser o Fundador da Doutrina, as adversidades que foram enfrentadas por Kardec bem como suas conquistas e rotina na administração da Revista espírita. Extremamente minucioso, o livro fica até um pouco arrastado por conter tantos nomes estranhos à nosso cotidiano, o livro se fixa através das situações relatadas.

Dyme 26/03/2020

Análise de um Cético
Do ponto de vista cético, só posso falar quanto a biografia em si. Com a diferença de que o homem homenageado nasce aos 53 anos(ALLAN KARDEC), junto com sua maior obra: "O Livro dos Espíritos", tratada até hoje como sua certidão de nascimento.
"KARDEC: A BIOGRAFIA" trata, em suma, das batalhas que Allan Kardec travara ao dar início a uma nova doutrina. Uma vez que tal feito acarretou no surgimento de diversos antagonistas, ávidos a desmentir e ridicularizar a ele e suas obras.

Vitorugo 12/01/2021

Obrigado, professor!
Uma biografia leve e bem objetiva a respeito da ?vida espírita? do codificador. O início, o ceticismo, o método, o trabalho, o resultado, as perseguições e a preocupação para com o seu sucessor. Questão esta que tentei empregar uma resposta, mas confesso que não consegui (seria Chico Xavier?).

Deus é testemunha do quanto eu gostaria de poder ter uma conversa com Kardec, o ?bom senso encarnado?, homem inteligente, culto, racional, educado e humano. Responsável por aquilo que norteia as minhas atitudes (nem sempre acertadas), a terceira revelação, o Espiritismo.

Todo trabalho e sacrifício feito por Kardec merece o devido reconhecimento. E o bem mais precioso que procuro fazer por ele, é lê-lo, estuda-lo, a fim de ser condecorado com o título de ?verdadeiro discípulo de Kardec?.

Salve Hippolyte Léon Denizard Rivail, salve Allan Kardec!

Mariana 09/11/2021

Kardec - A biografia
Nesta obra, a vida de Allan Kardec como decodificador da doutrina espírita é contada de forma bastante fluida. Com capítulos breves e bem amarrados, os desafios do professor Rivail são apresentados de forma contextualizada e a leitura é muito agradável. A obra não cita muitos fatos da vida pessoal de Kardec, mas apresenta o caminho que percorrera para compreender, organizar e solidificar os preceitos da doutrina.

Bruno Mancini 22/04/2021

Sempre que saber
Mesmo que não sou espírita, mas sempre quis saber a história da vida de Alan Kardec.

Maraysa 18/11/2014

Podia ser melhor
Poxa, esse livro tinha tudo para ser um grande livro, contando a história de um grande homem que passou pela Terra. Infelizmente, deixou muitas lacunas, não trouxe notáveis fatos inéditos e deixou a desejar na abordagem dos relatos de casos emblemáticos do espiritismo. Fico me perguntando se o Marcel Souto Maior estava apressado, porque não é uma obra muito aprofundada. Praticamente tudo que ele apresentou nesse livro pode ser encontrado nas edições da Revista Espírita. Não sei o que ele tinha em mente, mas eu sei o que eu tinha e, francamente, fiquei me sentindo frustrada. Eu queria mais!
Apesar de todas as minhas queixas, a obra é interessante para presentear, porque muitas pessoas podem se interessar pela doutrina Espírita apenas com a leitura dessa obra que mostra o Espiritismo como ele é, uma consolação para pessoas que perderam entes queridos, um caminho para os que perderam a esperança, uma luz para os suicidas, enfim, se a pessoa tiver algum interesse em conhecer um pouco sobre o espiritismo, penso que esse seria um livro bacana para começar, já que apresenta uma leitura fácil e acessível.

1 | 2 | 3 | 4