Kardec

Kardec Marcel Souto Maior

Resenhas - Kardec

1 | 2 | 3 | 4

Pedro 15/04/2024

Muito bom! Mostra um pouco de como foi desafiante a construção dessa doutrina tão edificante que é o Espiritismo. Bom livro para pessoas que não conhecem muito a doutrina e possuem curiosidade em saber como ela surgiu.

Michele 30/03/2024

Kardec por um não espírita
Leitura rica em detalhes e profunda em pesquisa que o autor, não espírita, jornalista e um investigador sensível e honesto em sua escrita fluida, clara, inteligível para vários públicos. Adorei e vale a leitura!

myhtuck 12/12/2023

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar. Tal é a lei."
"Hippolyte Léon Denizard Rivail era um professor cético, autor de livros didáticos na França do Século 19, até ver mesas girarem no ar e ditarem, ao som de pancadas, mensagens atribuídas ao além. Uma batida, letra A, duas batidas, letra B, e assim sucessivamente até se formarem frases e textos inteiros, assinados por mortos ilustres ou anônimos."

Nota: 4/5

viihast 08/09/2023

"Fora da caridade não há salvação."
Esse é um livro que eu estava MUITA ansiosa para ler e estava na minha wishlist desde o ano passado quando finalmente passei a ler livros espíritas (mesmo já frequentando uma casa espírita há 3 anos). "Kardec" foi o primeiro que chamou minha atenção, por ser uma biografia e sou uma grande fã do gênero.
É um livro bem interessante, não diria que é uma biografia 100%, pois muita coisa foi extraído de outros livros, não só sobre a vida dele mas de outros médiuns que o acompanhavam e auxiliavam.
No início, não sabia que era esse o livro que dava origem ao filme de Kardec, achei bem interessante esse fato.
É um ótimo livro para quem se pergunta "quem é Allan Kardec" ou "O que é o Espiritismo". Mesmo que existem os livros da doutrina, muita gente não pensa em começar por eles, então eu diria que esse é um excelente começo.
É um livro que correspondeu minhas expectativas, a leitura fluiu muito bem, os capítulos são bem pequenos, as partes são bem dividas e para mim essa parte das divisões foi de uma excelente escolha, até para dar um norte aqueles que não entendem sobre os assuntos, que não conhecem os médiuns que o ajudaram e também para aqueles que não sabiam, por exemplo, das Irmãs Fox, esse foi e é até hoje um marco importantíssimo dentro do Espiritismo e que precisa ser lembrado.
Quanto terminei, pude sentir aquela sensação, de quando você finalmente termina um livro que estava tão ansiosa para finalmente ler e no final queria deletar tudo da sua mente para poder sentir aquele sentimento novamente.
Enfim, recomendo bastante esse livro, e como disse lá em cima, principalmente, para aqueles que querem iniciar na doutrina sem querer começar pelos livros doutrinários.

"Não te deixas arrastar pelos entusiastas, nem pelos muito apressados. Mede todos os teus passos, a fim de chegares ao fim com segurança."

"Não te inquietes; Deus sabe o que te é preciso e saberá provê-lo."

"Podem queimar-se livros, mas não se queimam ideias; as chamas das fogueiras as superexcitam, em vez de abafar."

"Nada é inútil na natureza. Tudo tem sua razão de ser; e o que Deus faz é sempre bem-feito!"

"Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa corresponde à grandeza do efeito."

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar. Tal é a lei."

"Compreendo uma religião que nos prescreve que retribuamos o mal com o bem e, com mais forte razão, que retribuamos o bem com o bem."

"Não temais: o penhor do sucesso está nessa divisa, que é a de todos os verdadeiros espíritas: 'Fora da caridade não há salvação.' Hasteai-a bem alto, porque ela é a cabeça de Medusa para os egoístas."

Bruno 22/05/2023

"Fora da caridade não há salvação "
Já tinha ouvido falar nesse nome Allan Kardec por causa da minha admiração por Chico Xavier que foi um grande seguidor da filosofia explanada por Allan Kardec.
Foi uma leitura longa, lenta e interessante afinal. No meu ver o livro deixa de fora muitas coisas, deixa de lado a participação de várias pessoas que estavam com ele e não se aprofunda no passado do Professor Rivail pseudônimo Allan Kardec.
O livro conta mais como aconteceu o início dos primeiros anos da filosofia espírita. A vida de Allan Kardec, seu contato com os espíritos, sua vida pessoal, sua personalidade, e suas opiniões são deixados de lado. Dei 4 estrelas porque tem um material de pesquisa muito vasto, os detalhes de como foi o início tá bem explicado.
No geral mesmo assim gostei.
É bom livro sobre a fundação da filosofia e ciência espírita.
E entendo porque Chico Xavier admirava Allan Kardec, assim como ele, Allan Kardec queria que a assistência social, a caridade, o perdão, o respeito e a bondade prevalece em nossos corações e almas.
Allan Kardec não teve tempo pra por em prática isso, mas Chico teve e fez. E fica minha admiração por isso.

Gabrielsouza1378@ 12/03/2023

Podem queimar-se livros, mas não se queimam ideias; as chamas das fogueiras as superexcitam, em vez de abafar. ( Pág 192)

dieizon 02/02/2023

Nessa biografia podemos observar todas as dificuldade e luta que teve o allan Kardec em compilar e publicar as obras que são a base da doutrina espírita.

Marina 07/01/2023

?Como aceitar a injustiça de se nascer condenado à morte??
Faz algum tempo que quero estudar mais a fundo religiões, e a biografia de Kardec foi um início muito elucidativo.

Confesso que tive medo no início pelo caráter possivelmente maçante que as biografias tendem a mostrar, mas foi completamente diferente do que imaginava nesse sentido, sendo muito fluído e de continua leitura. É perfeitamente recomendável para curiosos sobre Kardec ou o espiritismo, apesar de ser capaz de abraçar grupos bem mais amplos.

Fernanda 19/06/2022

Kardec
Excelente livro, com uma narrativa e didática impecáveis, a ponto de esclarecer o início da doutrina espírita em vários pontos, mesmo para quem a estuda há muito tempo.
Para quem viu o film inspirado na obra, leia o livro, pois é muito mais amplo e muito mais explicativo. O filme tem seus encanto e seu alcance, mas sem dúvida o livro é muito mais cativante.

Keilizie.Santaroza 10/04/2022

Me decepcionei
Achei o livro interessante por mostrar a perseguição que o Espiritismo desde sua codificação por Allan Kardec. Mas não existe uma biografia em si de Kardec. Do ponto de vista de sua vida pessoal, além do espiritismo. Também achei que as palavras que o autor usava para se referir várias vezes a Kardec e ao espiritismo (e no final a Gabi tbm) eram um tanto duvidosas. Parecia que ele sempre queria se fazer duvidar das veracidade dos fatos que ele mesmo narrava. Achei bem arrastado e sinceramente me decepcionei bastante !

Gustavo.Martins 11/01/2022

Fiquei reflexivo após a leitura
Souto Maior é um biógrafo sem igual. Muitos nomes dos quais trago grande admiração, só chegaram até mim através de suas biografias escritas por ele. A leitura de Kardec me deixa um tanto reflexivo sobre os vários pontos de onde poderia ter partido a visão sobre a trajetória do decodificador da doutrina espírita. Senti falta no livro, de saber mais sobre a infância de Allan Kardec e sua trajetória como discípulo de Pestalozzi até chegar a ter os primeiros contatos com o mundo dos espíritos. Outro ponto do livro que me chamou atenção, foi o foco nas polêmicas e ações de falsos propagadores da doutrina e aproveitadores da fé alheia. O que a muitos pode trazer uma visão pessimista e até negativa da obra. Mas no geral, a escrita e a riqueza de detalhes em que Marcel Souto Maior se propôs nas linhas desta biografia, não a faz menos digna de admiração.

Flavio Assunção 23/12/2021

Antes de mais nada, é importante explicar para os desavisados que não se trata, de fato, da biografia do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, e sim de Allan Kardec, a partir do momento que o docente passa a adotar este pseudônimo. Isso pode ser frustrante para quem espera acontecimentos fora do círculo do espiritismo.

Na obra, não há fatos sobre a infância do professor Rivail, sua história com a esposa Amelie e outros momentos de sua vida. O livro já começa com seus primeiros passos na descoberta da doutrina espírita. Embora excelente entender como surgiu e como o espiritismo se tornou o que é hoje, é um balde de água fria não podermos saber mais sobre a história deste grande homem.

Como citei no início, talvez o autor possa argumentar que se trata da biografia realmente de Allan Kardec, ou seja, a partir do momento em que ele passa a adotar o pseudônimo. E não do professor Rivail, o sujeito antes de se tornar o célebre criador da doutrina. Mas isso é uma visão minha que poderia justificar a ausência dos elementos mais mundanos de sua vida.

Sobre a narrativa em si, a primeira metade é incrível e emocionante. Saber os métodos de Kardec, as acusações por quais passou ou os primeiros passos com a doutrina é muito instigante. Contudo, a segunda metade é um tanto cansativa, focando principalmente nos impostores e nos questionamentos de padres católicos. Acabou que ficou repetitivo. Bastava pegar um exemplo de cada situação que contextualizaria e dava uma ideia do que acontecia.

No mais, é um bom livro, principalmente por permear todo seu conteúdo com trechos dos livros espíritas, trechos de cartas da época ou artigos publicados em revista ou jornal. Você se sente dentro daquele universo e isso é muito interessante. Fica o lamento por não sabermos mais de Kardec, sobretudo antes dos 50 anos de idade, que é mais ou menos quando a obra inicia.

Mariana 09/11/2021

Kardec - A biografia
Nesta obra, a vida de Allan Kardec como decodificador da doutrina espírita é contada de forma bastante fluida. Com capítulos breves e bem amarrados, os desafios do professor Rivail são apresentados de forma contextualizada e a leitura é muito agradável. A obra não cita muitos fatos da vida pessoal de Kardec, mas apresenta o caminho que percorrera para compreender, organizar e solidificar os preceitos da doutrina.

MWeirich 16/09/2021

O livro é bom para se compreender como foi o início do espiritismo. Entretanto se buscas a vida de Allan Kardec, não encontrarás e isso realmente me frustrou neste livro, ao qual criei expectativas de conhecer melhor ao autor... Mas isso não aconteceu.

Lara 11/09/2021

Na minha visão, esta obra mais parece um trabalho de pesquisa, na qual o autor biografa muito pouco a vida de Hippolyte Léon Denizard Rivail senão a partir do momento em que empossa o seu mundial e postumamente famoso pseudônimo, fama que ele nunca reclamou sempre esclarecendo ser o codificador/ editor/ organizador das ideias e ideais que lhe foram confiados pelos espíritos.
Passando por todo o processo de ceticismo e investigação das mesas girantes e cestos escreventes e chegando a desenvolver um manual para o desenvolvimento faculdade mediúnica, em seu segundo livro, foi grande condutor da doutrina, executado com maestria todas as atividades que se apresentavam, desde a responder cartas sanando dúvidas dos novos adeptos até rechaçar críticas difamatórias prezando pelo pragmatismo científico que impôs a habitualidade das práticas na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Essa biografia destaca, sobretudo a vida acadêmica e os meandros de ser o Fundador da Doutrina, as adversidades que foram enfrentadas por Kardec bem como suas conquistas e rotina na administração da Revista espírita. Extremamente minucioso, o livro fica até um pouco arrastado por conter tantos nomes estranhos à nosso cotidiano, o livro se fixa através das situações relatadas.

1 | 2 | 3 | 4