Há 2000 Anos...

Há 2000 Anos... Chico Xavier

Resenhas - Há 2000 anos...

Mille 12/01/2010

Há 2000 anos...
Este foi o primeiro livro espírita que li. Conta uma história que ocorreu na época da encarnação de Cristo. Lia e Chorava, tamanha sensibilidade que nos transmite. É perfeito e indiscutível! Só lendo pra entender e sentir!
Recomendo a todos que acreditam que na reforma interior como o bem maior ao ser humano.

Renata CCS 02/02/2013

Nesse livro mediúnico nos sentimos participantes da história do cristianismo no século I
HÁ 2000 ANOS é um romance histórico, espírita, psicografado por Francisco Cândido Xavier, que narra a vida do senador Púbio Lentulus Cornelis, uma das encarnações de Emmanuel, o mentor de Chico Xavier. Púbio é o personagem principal, viveu na época de Jesus e foi transferido para a Judéia para ajudar no governo daquela localidade. Ele era um Senador muito orgulhoso, principalmente em relação a sua lealdade a Roma. Um pai zeloso, porém, desesperado com a doença de sua filha, Flávia Lentúlia, cujo tratamento era inexistente para a ciência daqueles dias. Sua esposa Lívia nos é apresentada como uma alma sensível e dedicada à família, uma mulher de muita fé, avessa às frivolidades e aos luxos excessivos da época. Um senador e amigo, Flamínio Severus, sugere a Públio, viajar com a família para uma estação de repouso na Palestina, em busca de melhor clima para o restabelecimento da saúde de Flávia. A família parte de Roma, passando por Jerusalém e Nazaré até se estabelecerem nos arredores de Cafarnaum, na Galiléia. É lá que a família toma conhecimento, através dos comentários dos habitantes locais, sobre as lições, as curas e os milagres de Jesus Cristo. Atendendo ao pedido da filha e com o apoio da esposa, o senador decide procurar o Profeta, mesmo contrário as suas crenças. Nesse encontro, o orgulhoso Públio se depara com profundos sentimentos, até então desconhecidos, e as lições do Mestre o colocam diante do amor e da justiça de Deus, em uma sublime oportunidade de reforma íntima. Neste livro, viajamos no tempo e conhecemos os desequilíbrios sociais e a queda moral das civilizações da época, passamos pelo julgamento de Pôncio Pilatos e todo o sofrimento do Cristo no calvário. Após a morte e ressurreição de Jesus, descreve o nascimento do cristianismo e as duras lutas para se afirmar como culto religioso e suas perseguições políticas e religiosas. Confesso que fiquei impressionada com a riqueza de detalhes da época e dos diálogos esclarecedores que nos levam a visitar o século I, como se tivéssemos presenciado a época do Cristo na Terra. A leitura de obras espíritas são sempre bastante vantajosas por nos proporcionarem conhecimentos únicos. O livro é praticamente um clássico da doutrina e merece ser contemplado por aqueles que buscam a reforma íntima.

Rodrigo 01/10/2020

Belíssima história
Lindo livro, recomendo a leitura, ensinamentos para vida toda. Nos sentimos lá dentro da história
Suzi 01/10/2020minha estante
Lindo demais! Leia os demais. São todos muito bons!

Ângela Bittencourt Cardoso 09/01/2023

Este livro é lindo
Reconhecemos hoje, portanto, que há uma lei soberana e
misericordiosa a que devemos obedecer, sem interferir no seu mecanismo
feito de misericórdia e sabedoria...

S.DEUSDARÁ 06/10/2020

lição de vida, pra vida
Neste romance a personagem principal, Lívia, dá um show de verdadeira trilha cristã. É o caminho que devemos percorrer de amor e resignação. Se passa na época de Cristo em Roma. Os personagens são fortes e cativantes.

Michelle 17/01/2022

Há 2000 anos
Um romance histórico, na visão espírita, onde acompanhamos a saga do senador Pluvio Lentulus e seus companheiros de caminhada.

"O tempo não para, o relógio da eternidade continua batendo." (cap 40)

jaaf99 07/05/2009

Excelente livro...recomendo....Conta a História da Encarnação de Emmanuel quando era senador romano e de seu encontro com o Cristo....Entre outras coisas...Para quem aprecia livros mediúnico e simplesmente imperdível....
Elis 29/04/2012minha estante
Também já li, e recomendo; Não é preciso mais comentários, pois já existem o suficientes para despertar o interesse na leitura do mesmo. Indicado para qualquer pessoa, independente de sua religião. Simplesmente perfeito.

Larissa2518 27/12/2009

Esse é um dos livros espíritas que mais gostei.

Primeiro devido o fato de que a história da vida do senador romano Públio Lentulus, o nosso querido Emmanuel, se passa ao mesmo tempo em que tinhamos o nosso Jesus encarnado aqui na Terra.

Segundo, porque é uma verdadeira lição de vida. Narrada entre pontos mínimos e máximos de emoção você se delícia com a riqueza de detalhes, tanto psíquicos quanto descritivos da cultura e região da época.

É de chorar, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Ginah 19/06/2020

Um livro para se inspirar e enxergar outro ponto de vista da vida e obra de Jesus

Georgia 13/09/2010

Romance espírita dos bons, como todos deveriam ser: o enredo delimita o ensinamento. Pode ser lido por qualquer um, pois a história é cativante.

Bina 17/04/2022

Bom livro
O livro é bom, nos ensina bastante a respeito da vida na terra. Porém acredito que poderia ter sido escrita numa linguagem menos rebuscada pois isso deixa a leitura massante.

Sudan 30/05/2009

Há 2000 anos...
Narrativa de Emmanuel, espírito mentor de Chico Xavier, a respeito de uma de suas encarnações como Senador Romano. O livro ressalta episódios da história do cristianismo no século I e momentos inesquecíveis, de grandes emoções. Disponível também em edição especial com letras maiores, diagramação moderna e papel especial.

Elaine Cristina 19/03/2021

Aprendizado e elevação!!!
?...Alma gémea de minha'lma,
Se eu te perder algum dia...
Serei tua escura agonia,
Da saudade nos seus véus...
Se um dia me abandonares,
Luz terna dos meus amores,
Hei de esperar-te, entre as flores
Da claridade dos céus.? (Emmanuel)

O que falar deste romance histórico, uma obra prima perfeita e tão rica em ensinamentos, que descreve todos os primórdios do Cristianismo Primitivo? Neste livro conseguimos identificar uma das reencarnações de Emmanuel como o Senador Públio Lentulus dotado de  uma vida austera, disciplinada, muitas vezes inflexível nos seus atos e sentimentos. Públio já era dotado na época de muita intuição, principalmente através dos sonhos, mas o seu orgulho se sobrepunha a qualquer ato que ele pudesse supor inferior aos padrões adotados na época. Acabou aprendendo e se resignando pela dor enquanto teve a oportunidade de aprender pelo amor de Jesus.

Um livro extraordinário, com muitos esclarecimentos doutrinários, mostrando a importância do amor incondicional, independente da casta social e quanto o perdão pode ser libertador. Um  livro imprevisível, mostrando todas as vicissitudes humanas, a intolerância religiosa, guerras, desrespeito à figura da mulher e tantas outras atrocidades, além dos pré-julgamentos totalmente intolerantes. O julgamento da época era com ferro ferir e com ferro ser ferido.

O poema escrito acima e psicografado por Francisco Cândido Xavier e que consta no livro é de uma beleza leve e angelical. Mostra todo o amor entre Públio e Lívia. Lívia já estava preparada nesta encarnação para perdoar, absorver as palavras do Divino Mestre Jesus e interceder pelo seu próximo, abdicando até de ser amada por Públio.

Uma leitura para ser feita em todos os tempos, onde as almas redimidas tem a oportunidade de aprender, amar o seu próximo e aceitar em Jesus Cristo a oportunidade da regeneração e evolução neste mundo.

Maria Faria 21/02/2012

Lições e muitos ensinamentos
“Há 2000 Anos...” é um romance que conta a história de Públio Lentulus e sua família. Públio era um senador romano e tinha como companheira sua esposa Lívia, mulher dedicada, respeitadora dos costumes familiares, que junto com sua amiga Calpúrnia, representava as poucas mulheres da sociedade romana que ainda conservavam o respeito as tradições e não tinham caído nas teias das prevaricações a que estava sujeita a sociedade romana daquela época. Calpúrnia era esposa de Flamínio Severus, amigo dedicado a Públio. Os fatos ocorrem no seio destas duas famílias, mas Públio e Lívia são os personagens centrais desta história. Públio leva sua família para Jerusalém, em busca de melhoras para sua filha Flávia, que é acometida por doença incurável. Em Jersusalém sua esposa conhece Jesus e se encanta por suas exortações. É com esta viagem que começam as grandes provações de Públio e Lívia, desde a perda do filho Marcus, através de um rapto criminoso até a separação do casal, que se mantiveram dentro do mesmo lar apenas para continuidade da criação de Flávia. A história é um conjunto de eventos dramáticos, que a todo momento faz uma ligação entre os ensinamentos de Jesus e os erros cometidos pelos personagens. A maior lição do livro é a de humildade. As duas famílias, Lentulus e Severus, são submetidas a uma sociedade hipócrita, crente apenas em seus deuses e riquezas. E todas as provações experimentadas pelos personagens são frutos de seu orgulho, ficando claro a todo instante que são seus próprios algozes. Traições, lutas por poderes e por paixões desenfreadas são os principais temas da obra, enriquecida pela narração da passagem de Jesus e de seus ensinamentos. A lição do livro pode ser facilmente sintetizada nos pensamentos expostos por Públio Lentulus, quase ao final do livro: “Se eu tivesse aproveitado a exortação de Jesus naquele dia, talvez houvesse alijado mais de metade das provações amargas que a Terra me reserva...” e “Toda vez que caímos ao longo do caminho, favorecendo o mal ou praticando-o, efetuamos uma intervenção indébita na Lei de Deus, com a nossa liberdade relativa, contraindo uma dívida com o peso dos infortúnios...”.

Thiago Toscano Ferrari 25/09/2021

Uma reflexão acerca da lei de causa e efeito!
Esta foi uma das primeiras obras espíritas que li por volta de 1996. Nesta releitura este ano, eu já não lembrava de tantos detalhes que percebi nesta releitura, o que marca uma série de fatos ocorridos com Publius Lentulus, provenientes da lei de causa e efeito, deflagrada de vidas anteriores, bem como ações nesta vida presente que refletiram nesta própria encarnação e que ainda irão reverberar na vida futura como Nestório, na próxima obra a reler, a saber: Cinquenta anos depois. Este é um romance permeado de ricos detalhes, numa narrariva culta e que necessita de um bom dicionário a enriquecer nosso vocabulário! O encontro do senador Publius com o mestre Jesus marca sua jornada evolutiva dali em diante, por meio de duros resgates e uma transformação moral contundente! Recomendo a leitura!