Contos Novos

Contos Novos Mário de Andrade

Resenhas - Contos Novos

Sofidajaca 26/03/2024

Útil e confortável
"Contos novos" foi meu primeiro contato com Mario de Andrade e como uma coletânea modernista, encontrei fluidez nas palavras e sentimentos nas ideias.
É uma leitura tanto útil, em contos como o do trabalhador no 1 de maio e também é uma leitura gostosa e confortável, em contos como vestida de preto e o meu favorito, o da estrela do mar.
É incrível ver a genialidade do autor em tratar contos da infância com as palavras, demonstrando o eu lírico ser msm uma criança. Isso gera um contato e uma verrosimilhança emocionantes.
Gostei ?

TalesVR 22/03/2024

Escrita
O que mais me chamou atenção foi a forma de trabalho do Mário de Andrade. Ele escrevia, escrevia, escrevia, escrevia muito e guardava aquela montanha de papéis. Depois de 2/3 anos ia relendo e descartando a maioria por não concordar mais em nada com o conteúdo ou estilo do texto. Quando não descartava, reescrevia, mexia em tudo que fosse possível. O maior exemplo desse livro é o conto Frederico Paciência, que começou a ser escrito em 1923 e só foi publicado pela primeira vez em 1942.

Quanto ao conteúdo é notável que Mário percebeu, ainda na década de 20, que a urbanização brasileira estava sendo e seria ainda mais catastrófica para a sociedade com o passar do tempo. A desigualdade social já era gritante por todos os lados. Um dos pontos em comum de todos os textos reunidos nessa sua obra da maturidade é justamente um individuo sufocado por um contexto maior que não consegue escapar. As narrativas seguem o fluxo de uma só pessoa, mas ao redor sempre tem algo relacionado com a falta de dinheiro, poder ou respeito: o rapaz que teve o relacionamento negado com seu amor de infância por não ser rico o suficiente para a família dela, o filho que é confrontado com a sombra do pai mesmo com ele já morto, outra vez um filho que começou seu processo de revolta interna ao ter os cabelos cortados quando tinha 3 anos de idade, uma mulher reprimida sexu@lmente que encontra em igrejas um certo tipo de aventura intima que só ela sabe o que está acontecendo, um estranho bebendo em mesa de bar e tendo sua vida inteiramente dissecada por fofoqueiros aleatórios que não tem certeza de nada do que estão falando, um patrão autoritário que não consegue sequer conceber a ideia de que um funcionário pudesse se demitir e não o contrário.

E por fim, a cereja do bolo seria o título que não foi colocado, então não teve cereja. Mário queria pregar uma última peça nos críticos e jornalistas que sempre que ele lançava algo novo vinham falar que tal obra antiga era muito melhor, essa nova não era tão boa. A ideia original era, então, chamar esse livro de Contos Velhos: já que eram velhos teriam necessariamente que ser bons.

Lu Reis 27/01/2024

'Publicados postumamente, em 1947, os contos desta obra trazem personagens, espaços e tipo de trama reveladores de um Mário de Andrade que acreditava na produção cultural como denunciadora da realidade, sem perder suas características artísticas e estéticas."

Joyce.Barbosa 24/01/2024

Delicadeza masculina
Foi aterrador cair de cara na Literatura completamente brasileira de Mário de Andrade. Ele mergulha completamente nos hábitos e linguajar do povo brasileiro, sem receios.
Para além disso, Mário se aprofunda nos sentimentos e emoções humanas, dos mais puros aos mais impuros. Temos contos sobre amor, desejo, amizade, apego, luto, masculinidade e entre outros.
Os contos que mais me tocaram foram Vestida de Preto (o primeiro amor mais puro e genuíno que não se perdura completamente), O Peru de Natal (com o renascer após o "luto"), Frederico Paciência (as nuances de uma amizade entre homens) e por fim, fechando com chave de ouro e me rendendo lágrimas, Tempo de Camisolinha, onde a dor de ser menino e homem cresce, mas sem perder sua essência.

Maria3427 04/01/2024

Me peguei lendo as resenhas desse livro e o que me parece é uma dicotomia muito grande de gostos. O que acontece com a obra Contos Novos de Mário de Andrade é que são contos, em sua maioria, recortes, fragmentos de vida desses personagens, e muita das vezes nada de muito especial acontece na vida deles (assim como nas nossas). Daí advém a sensação de proximidade e identificação que muitos leitores podem sentir. Nos enxergamos em alguns momentos, sentimentos, emoções, ações...
Para mim foi o conto Peru de Natal. Me vi inteiramente naquele personagem principal e se perguntarem o que ele tem de especial? Nada. E ao mesmo tempo, tudo.
Alguns contos eu sofri para terminar, outros foram mais fluidos. Irei destacar um que para mim foi uma obra prima: Frederico Paciência. Deveriam fazer um filme unicamente desse conto. Amei do início ao fim.

Jaque Dias 30/12/2023

Contos de um gênio!
Não tenho muitos livros de contos, mas quando tive de ler este, acabei me apaixonando! São contos ótimos e que conversam entre si em alguns momentos. Realmente Mário de Andrade foi um gênio da literatura!

Mariana 22/12/2023

Gostei de dois ou três contos, os outros fui arrastaaaando pra conseguir terminar. quem sou eu pra falar de mário de andrade, acho que esses contos só não eram pra mim kkkkk

Rachel 25/11/2023

Lido
Li por causa do vestibular. Legalzinho, os contos serem pequenos ajuda a leitura fluir. A linguagem tbm nao é tão rebuscada o que também ajuda

Beatriz 26/10/2023

Muito bom!
Em “Contos Novos”, Mário de Andrade consegue, além de retratar diversas questões sociais, criar um universo próprio, apresentando traços autobiográficos e construindo interligações entre diferentes textos. Leitura tranquila e até bastante humorada.

Recomendo para todos os admiradores de contos. Destaque para “Frederico Paciência”, “O Ladrão” e “O peru de Natal”.
Vania.Cristina 26/10/2023minha estante
Preciso reler esse livro. Na época não me cativou mas acho que eu não tinha bagagem suficiente

Beatriz 26/10/2023minha estante
recomendo muito, Vania! vale procurar alguns vídeos no youtube sobre interpretações dos contos, assisti alguns bem interessantes, talvez ajude a te instigar :)

-M 23/10/2023

O melhor conto com certeza foi "Frederico Paciência", não conseguia parar de lê-lo, principalmente com a minha suspeita que depois foi confirmada (??????)

Rafael1906 19/10/2023

Mário, o gênio.
Aqui encontramos alguma dos contos do autor que foram publicados após sua morte. Histórias que narram a vida cotidiana, relações sociais, amizades coloridas, amores entre primos, trabalho, desigualdade. O autor desenvolve todas as nuances de uma época tão diferente. É sempre necessário visitar os grandes nomes do Modernismo.

portgasfav 04/09/2023

Alguns contos são de fato legais porém achei o livro muito arrastado e confuso. tiveram muitas coisas que eu não entendi e a leitura é muito cansativa. mas as histórias eram interessantes

Luiz1240 26/06/2023

Minha primeira experiência com Mário de Andrade
Realmente, acho que conto é um gênero literário que não combina muito comigo, todas as experiências que eu tive com contos foram medíocres. Com este livro, não foi muito diferente, mas acho que o problema foi mais pelo fato de serem contos do que a história em si. Alguns contos confesso que achei sem nexo, foram poucos que realmente aproveitei. Mas como é uma leitura obrigatória de vestibular, o importante é entender a história e sua importância para a literatura e a arte nacional.

Carla.Cerqueira 17/06/2023

Leveza...
Li esse livro a noite, um capítulo por dia. Suas histórias me divertiram e mostraram o dia a dia de uma época mais leve