A assinatura de todas as coisas

A assinatura de todas as coisas Elizabeth Gilbert

Resenhas - A Assinatura de Todas as Coisas

1 | 2 | 3 | 4

Sambook 25/12/2021

Ah, que beleza de romance ??
Aaaa como amo quando o autor faz pesquisa para uma obra ?... Elizabeth Gilbert, não mediu esforços para escrever esse lindo romance, como essa mulher se aprofundou no mundo da botânica, ciência, cultura de vários países... ela explorou o Taiti. Dissecou seus costumes e suas crenças. Que coisa mais linda de se ler. Pena que não ouço falar muito sobre esse livro. Parece que "?????, ?????, ????", foi seu único título merecedor de atenção. Uma pena!!!
Romance lindo, doce, inteligente e muito, muito bem escrito.
Já entrou para a lista de favoritos.
Com esse romance encerro minha meta de leitura de 2021!!! ???

"???????? ??? ??????? ????? ?? ????????. ???????? ??? ????? ???? ????? ? ?????? ?? ????????. ???????? ??? ?????????? ????? ?????, ? ??? ??? ????? ?? ??? ?????????? ????? ??????. ???????? ??? ???? ???? ????????? ?????????? ?? ???? ? ???? é evidente! ?, ???, ?? ?????? ?????, ??????? ???????? ?? ???? ??? ???????? ?????. ?? ? ?????? ??? ??????? ? ?????????, ??? ????? ?? ????????? ???? ?????????? ? ????."

-?. ?????????- ??

Greice Negrini 20/12/2013

Um romance de época capaz de te fazer querer estar lá!
Henry Whitaker é um homem que foi obrigado a passar por muitas privações por conta de um poderoso homem de Londres, que o fez viajar mundo afora para ir atrás de espécies botânicas que não existia naquela época em sua fazenda em Kew e como este homem era compulsivo por novas espécimes, fez Henry encarar doenças, frios terríveis e calores insuportáveis ara ir atrás de plantas que pudessem deixá-lo cada vez mais rico.

Mas Henry foi mais esperto e decidiu seguir seu próprio extinto. Juntou seus conhecimentos e o que havia colhido de espécies e primeiro rumou aos lados quentes da Ásia para criar plantações que dessem grandes lucros. Ao fazer isto, foi até a Holanda achar uma boa esposa para que criasse uma família feliz nos Estados Unidos. Conseguiu conquistar Beatrix, uma mulher inteligente e que queria ir embora de sua terra o quanto antes.

Ao chegar na Filadélfia, todos logo ficaram sabendo de Henry, o grande e rico empresário que sabia como fazer negócios e que tinha uma grande fazenda com todos os tipos de plantas. Lá criou estufas para o estudo de plantas medicinais, remédios e tudo o que pudesse enriquecê-lo ainda mais.

Foi quando Alma nasceu. A menina que aos olhos do pai era uma menina feia, desengonçada e que não chamava a atenção, mas que se mostrava completamente inteligente e com uma capacidade intelectual sem comparações. Aos poucos Alma foi aprendendo línguas, aprendendo sobre as plantas, sobre o mundo, mas sem sair de White Acre, o nome da fazenda onde vivia. Não precisava, o mundo ia até eles. Pessoas das mais famosas estavam sempre por lá. Mas Alma queria mais, ansiava por todo o conhecimento do mundo e aos poucos foi se tornando uma grande botânica.

Até o dia em que uma menina de sua idade, prestes a correr risco de vida foi adotada por sua família. Prudence não tinha seu dom nem sua inteligência, mas conquistou sua família com sua afabilidade e doçura.

Após a prematura morte de sua mãe, George Hawkes, o grande amor de Alma resolve casar-se com sua melhor amiga e partir seu coração, ao mesmo tempo em que Prudence, sua irmã, casa-se com seu professor abolicionista e quebra toda a vida da família. Alma se encontra sozinha novamente. Se dedicou imensamente ao estudo dos musgos, publicando livros e contos, mas isto não bastava.

Até que um famoso pintor surge em seu caminho. Ambrose Pike era um anjo. Logo se apaixonaram e se casaram. Mas Ambrose tinha um grande problema que foi descoberto em seguida e o que Alma poderia fazer para encobrir tudo seria mandar Ambrose para as antigas plantações de seu pai no Taiti.

Após a morte de seu pai, que resistiu aos mais de 90 anos, Alma precisava saber o que havia acontecido a Ambrose Pike, já que sua morte havia sido anunciada. Seu coração ainda batia por aquele homem. E assim Alma decidiu viajar o mundo e nunca mais voltar.

O que sobraria para Alma? O mundo fora cruel e o destino poderia revelar grandes segredos. Mas Alma estava preparada.

O que falo sobre o livro:

Este livro é bastante longo com suas 515 páginas. No início achei ele meio parado porque parecia que nada saia do lugar e que a história não iria de desenrolar de uma forma graciosa. Ele tem uma bela propaganda por ter sido escrito pela autora de Comer, Rezar, Amar mesmo eu não tendo lido este livro.

Quando aos poucos as ideias começam a se encaixarem é simplesmente impossível parar de ler o livro. Demorei acredito que uma semana para lê-lo pela quantidade de páginas e pela falta de diálogos e por ser um livro totalmente descritivo e narrado pela querida Alma. Mas como é lindo.

Inicia pelos anos de 1760 com o nascimento de seu pai e logo vai pulando para alguns anos seguintes até chegar ao nascimento de Alma. e o que mais me fascina é o quanto a autora pesquisou sobre tudo, sobre as doenças, sobre as descobertas das décadas, sobre a crise abolicionista, sobre a guerra, sobre as crises. Eu amo este tipo de história em livros e como o mundo foi percorrido durante este período.

Certamente cada personagem tem seu estilo de ser. Um pai duro e que briga com todos à volta. Uma mãe que não aceita desigualdade e uma filha que não sabe nada sobre as coisas à volta pois nunca saiu da chácara onde vive.

Tenha a oportunidade de se jogar nesta leitura e viver num momento maravilhoso. É algo para se guardar no coração. Elizabeth me conquistou e Alma me fez ver que o mundo é muito maior do que o que se tem em nossa volta!

site: www.amigasemulheres.com
Peônia 23/09/2015minha estante
Linda resenha!

Carolina2095 13/09/2023

Incrível! Maravilhoso!
Eu mergulhei nessa leitura, pra quem gosta de botânica é nota dez, desperta muito a curiosidade, a história te prende e sua imaginação vai pro espaço ? pensando em reler?

Erica.Silva 11/09/2021

Uma obra de apreciação
Não é um livro de rápida digestão ou rápida leitura. Os melhores acontecimentos estão na simplicidade dos fatos, o que torna a escrita da autora muito detalhista (até demais, rs) e cheia de sentimentos.

Sheryda 08/03/2024

Mais uma personagem maravilhosa de Liz Gilbert
Alma Whitaker é filha de um agrônomo milionário e ambicioso. Uma pesquisadora nata, interessada em botânica e que vive mergulhada em livros, lentes de microscópios e as plantas de sua propriedade. Com o tempo vai perceber que tanto as plantas quanto sua própria vida podem ser investigadas ainda mais a fundo.

Amei o romance e acho a personagem apaixonante. Gosto do modo como a autora traz informações a respeito de botânica, que ela conta em A Arte da Magia que aprendeu quando vivenciou a produção de uma horta em seu próprio quintal.

Bom para quem gosta de narrativas de época de autoras contemporâneas, personagens mulheres fortes e inteligentes e de plantas.

Patricia.Cerutti 11/04/2022

A assinatura de todas as coisas?
Elizabeth Gilbert?
Editora objetiva Ltda?
Ufa! Demorou mas terminei.?
Assim como o mês de janeiro, que foi muito longo, tive a mesma sensação com este livro. Mas não era um livro chato. Somente um livro dificil.?
Alma Whitacker nasce ao final da primeira parte do livro, filha de Henry Withacker um oportunista inglês que se torna um milionário nos Estados Unidos. Alma foi criada e educada quase sem sair da sua fazenda, White Acre, no Colorado. Mas desenvolveu uma enorme habilidade para estudar musgos. E fez isso por mais de 30 anos, entre os Estados Unidos, Taiti e Amsterdam.?
Mas uma frase do livro é, para mim, a que melhor descreve a vida de Alma:?
?A vida é uma batalha constante pela existência?. A. Wallace?
Sim, Alma lutou para ser ela mesma. Alma lutou pelo amor de um homem, mesmo o tendo perdido. Alma lutou para conhecer a história desse homem. Alma lutou para ser reconhecida, sem jamais aparecer. E por isso, a história de Alma é linda.?
Alma acredita em coisas que nos aproxima tando dela. Ela acredita que somos meio cegos, meio cheio de defeitos. Acredita que entendemos tão pouco do mundo, da vida. E o que entenderemos está errado muitas vezes. Acredita que não seja possível sobreviver a eternidade - isso é evidente! - mas, se tivermos sorte, podemos resistir aos intempérie da vida por bastante tempo. ?
E, o mais importante, na minha opinião, é que se formos pessoas sortudas ou obstinadas, até é provável aproveitar a vida.?
Ah! Essa Alma Withacker, me surpreendeu em tantos momentos desse livro.?
Minha nota?!?! 3,5???
? ?Vamos promover um mundo mais leitor! ???
??
@afetoliterario5 @radkeroberta @patricia_cerutti ?
#gostardeler #instabooks #bookstagram #livros #clube do livro #carcavelos #parede #portugal #resenha?

Hada 05/01/2021

O tipo de livro que você precisa de meses para digerir
Geralmente me afasto de livros de época por causa da raiva que certos costumes me provocam, mas esse, que me ganhou pela premissa da botânica, me provocou uma raiva boa, assim como gargalhadas, lágrimas, reflexões que precisei levar para a terapia, e assim vai. Alma é uma das minhas personagens favoritas da literatura, uma mulher tão inteligente mas que ao mesmo tempo não sabe nada - como todos nós. Me apeguei a todos os personagens e tive a honra de ler algumas das cenas mais bonitas, que contei para meus amigos como se tivessem acontecido comigo.

Elizabeth acertou tanto nessa história, deu para sentir a satisfação dela por meio das palavras. Recomendo demais!

Nathy.Braganca 11/06/2022

Intrigante
O livro é interessante.
Mas foge totalmente do estilo dos outros da autora.
Foi bacana o cruzamento da ficção com a realidade

cris.leal 07/07/2017

Um pouco cansativo...
Em uma entrevista, a escritora Elizabeth Gilbert disse que nos últimos anos se tornou uma apaixonada por jardinagem e por isso resolveu escrever um romance que abordasse a temática plantas. Pesquisou e concluiu que poderia escrever sobre a exploração e o comércio botânico que ocorreu no século XIX. Descobriu uma lista de incríveis botânicas mulheres. A botânica era a única ciência na qual as mulheres eram aceitas no século XIX, porque era considerada algo feminino. Elizabeth sentiu que tinha de escrever sobre uma botânica mulher e assim nasceu o romance "A Assinatura de todas as Coisas".

O livro conta a história de Alma Whittaker, uma mulher nascida no início do século XIX, na Filadélfia, e que dedicou a vida à botânica, dando ênfase ao estudo dos musgos. Uma mulher à frente do seu tempo, determinada, curiosa, inteligente, apaixonada por seu trabalho, desiludida no amor e muito solitária

Primorosamente pesquisado (três anos de estudos, segundo a escritora) e apresentando uma personagem principal bastante crível, o livro passeia pelo mundo: Londres, Filadélfia, Peru, Taiti, Amsterdã e ao longo do caminho vai apresentando diferentes culturas e personagens: missionários, abolicionistas, aventureiros, astrônomos, capitães do mar, sonhadores, gênios e loucos.

Confesso que esta leitura me cansou um pouco, não pela história em si (amei a protagonista!), mas pelos excessos de informações, de explicações técnicas, de nomes científicos de plantas, etc. Por isso demorei para concluir o livro. Muito diferente de "Comer, Rezar, Amar" da mesma autora, que li num piscar de olhos.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/01/eu-li-assinatura-de-todas-as-coisas.html
Aracele 24/04/2021minha estante
Estou tentando empurrar este livro goela abaixo. Muito cansativo.

cris.leal 25/04/2021minha estante
Entendo bem o q vc está passando.?

Vanessa 25/06/2020

Uma leitura adorável mas com final a desejar
A leitura em si foi muito prazerosa. Me identifiquei com Alma em muitos momentos. Torci por ela, uma leitura que realmente prendeu minha atenção, aprendi muito. No entanto, o final do livro foi um pouco decepcionante. Acho que a autora podia ter terminado em uma das mesas giratórias, com um beijo em Ambrose no além túmulo mesmo. Enfim, minha humilde opinião, que pedirei para a autora. Hahahahaha! No mais, amei, mesmo! Exceto por esse fim, eu compraria e leria outros livros da autora com toda certeza.

Lai Rocha 10/07/2020

Não sei como dizer o quanto esse livro é bom
Faz dias que venho pensando em como escrever essa resenha e ainda não me sinto capaz (risos). O que posso afirmar é que esse livro me mudou profundamente, mas fez isso de uma forma muito sutil, com quem ensina pelo exemplo, nos faz rever nossas atitudes e pensamentos. Esse é um livro absurdamente difícil de indicar, não tem grandes pontos, não tem uma grande história nem um contexto majestoso, mas é maravilhoso! Ele vai te conquistando aos poucos e no final você apenas o ama. Eu realmente não consigo me expressar ao falar desse livro kkk
Saulo.Bicalho 12/07/2020minha estante
Ei Claudia, tudo bem? Que legal sua resenha, me interessei pela leitura! Ainda não li nada dela, agora imagino por onde começar. Um abraço

Lai Rocha 12/07/2020minha estante
Vale muito apena a leitura, apesar de ser um pouco arrastada.

Pripec 05/01/2014

Uma obra brilhante!
“A assinatura de todas as coisas“ conta não somente a estória de vida de Alma Whittaker, mas também nos dá uma ótima noção de como a Ciência Natural foi se desenvolvendo no decorrer dos anos 1800 descrevendo processos científicos , teses e vários cientistas/naturalistas da época.
É nítido o quanto de pesquisa foi necessário para escrevê-lo com tamanho detalhe e envolvendo diversas culturas diferentes.
Quem leu “O garoto no convés”, vai fazer várias ligações e ter lembranças dele lendo este livro.
Para conhecer Alma, uma das personagens principais, é necessário conhecer como sua família se formou.
Muito curiosa é a história de seu pai Henry que na infância foi muito pobre e de como acumulou tamanha fortuna e conhecimento sobre botânica, de como conheceu sua mãe, Beatrix, uma holandesa muito instruída e com muito conhecimento sobre plantas também.
Elizabeth nos conta durante todo o livro a trajetória da brilhante pesquisadora, Alma,que desenvolve uma tese pioneira,após uma vida inteira estudando musgos e a experiência de viver com os taitianos. Acaba por não divulgá-la, receosa por não ser perfeita. A autora nos traz a tona Charles Darwin e faz uma comparação com os estudos e descobertas de Alma.
Existe também uma discussão sobre natureza, ciência, religião, divindade, sobrenatural, espiritual e misticismo.
É impossível não colocar apenas um trecho para dar noção desta discussão:
“Vou lhe dizer por que temos essas mentes e almas incríveis, Srta. Whittaker, ele continuou como se não tivesse escutado. “Nós as temos porque existe uma inteligência suprema no universo que deseja uma comunhão conosco". Essa inteligência suprema anseia ser conhecida. Ela nos chama. Ela faz com que nos aproximemos de seu mistério, e nos concede essas mentes dignas de nota, a fim de que tentemos alcançá-la. Ela quer que a encontremos. Quer se unir a nós, acima de tudo”.
Ao terminar o livro, fiquei com várias perguntas na cabeça e acredito que por um bom tempo não vou obter respostas. Adoro este artifício de autores que nos fazem refletir sobre processos interiores que nos traz ao autoconhecimento.
Vivi intensamente a vida de Alma Whittaker e é impossível não sentir saudades dela logo depois de ler a última página.
Foi minha primeira leitura de 2014 e com certeza estará entre os cinco melhores livros no final deste ano.

Virginia 29/01/2014minha estante
Sim, uma vida plena a de Alma, ainda que muuuuuuito pouco ortodoxa, e talvez por isso mesmo tão fascinante!!

Glétsia 29/01/2017

Primeiro livro que leio de Elizabeth Gilbert que não é em primeira pessoa e ela não me decepcionou. Como sempre uma leitura prazerosa. Uma história que causou boas reflexões. Elizabeth continua a falar sobre as agruras da vida e os mistérios nela envoltos. Sou suspeita em falar da autora porque sou super fã dela.

Claudia 15/11/2020

"Vou lhe dizer por que temos essas mentes e almas incríveis. ....Nós as temos porque existe uma inteligência suprema no universo que deseja uma comunhão conosco...."

1 | 2 | 3 | 4