Os Espanhóis

Os Espanhóis Josep M. Buades

Resenhas - Os Espanhóis

Jaffer 08/06/2011

Terrible y majestuoso
Bom, sou totalmente suspeito de falar desse livro porque sou descendente de espanhóis, mas é justamente por isso que fiquei super interessado em lê-lo.

O livro é espetacular, fala desde a formação do país, dos povos que migraram ou existiam na região, da história do crescimento de um dos maiores e mais ricos impérios do mundo, e sua decadência. Fala das guerras, das sucessões de tronos, de famílias reais, do império ultramar, da indisposição com a frança e com a inglaterra, enfim, um prato cheio pra quem gosta de história, como eu.
Dá pra entender melhor como foi a guerra civil espanhola (uma das guerras mais cruéis da história da humanidade), e dos processos de emancipação (pais Basco, Catalunha, etc). Entender esses movimentos, entender como foi criado esse país.
Além de história, o livro trata da cultura espanhola, do jeito de ser do espanhol, principalmente do madrilenho. Dos horários diferentes do país, do gosto pela vida noturna, da maneira meio bruta de tratar as pessoas, das músicas e danças, do impacto mouro no sul do país, do flamenco e da culinária.

Enfim, é um ótimo livro pra entender esse país e sua gente. Eu mesmo entendi parte de minha família lendo esse livro.

Aguinaldo 07/02/2012

os espanhóis
Muito provavelmente você deve ter espiado este livro em uma estante de livraria e torceu o nariz, imaginando ser um pastiche qualquer para turistas de aeroporto. A capa é plastificada; o formato do livro quadrado, não convencional; ele é parte de uma série que incluí outras nacionalidades; a capa mostra típicos touros em uma arena, incrivelmente kitsh. Mas este livro é muito bem escrito e é muito informativo e instigante. É também bastante atual, pois inclui dados de até 2004 ainda que superficialmente. Resumir 2500 anos de história em 350 páginas é impossível, mas o esforço por contar uma boa história é plenamente alcançado. Para aqueles que têm curiosidade pela cultura espanhola este é certamente um bom início, pois os temas mais importantes e caros à Espanha são descritos com muita propriedade e correção. Tópicos mais específicos como as artes, as várias línguas faladas na península, aspectos econômicos e orográficos são tratados em sessões distintas. Também são descritos à parte os mitos usualmente identificados com a Espanha: O Quixote, El Cid, Don Juan, Carmem, o turismo, os reis católicos, o machismo, o ETA, as touradas, o catolicismo, o flamenco, a monarquia, as antigas colônicas, a ditadura franquista. Josep Buades é um maiorquino radicado no Brasil há muitos anos e soube fazer uma apresentação da cultura espanhola que deixa o leitor ao final bem informado para enfrentar textos mais técnicos e mais áridos. Com belas ilustrações e fotografias e, de fato, em uma edição muito bem cuidada, este livro merece mais que uma folheada despretenciosa entre uma viagem e outra de avião. A Espanha como conhecemos talvez não exista em um futuro próximo e todo aquele interessado em acompanhar os desafios que estão na pauta do povo espanhol encontrará argumentos para melhor entendê-los neste belo texto.
Os Espanhóis, Josep M. Buades, editora Contexto, 1a. edição (2006) ISBN: 978-85-7244-344-9

Celaro 02/04/2021

A Espanha em um volume
Um apanhado sobre o país ibérico ideal para quem precisa de um resumo em um único volume. Me pareceu faltar mais equilíbrio entre as seções do livro quando detalhou em demasia a fase política dos últimos séculos.