Aventuras na História Nº 123 (Outubro de 2013)

Aventuras na História Nº 123 (Outubro de 2013) Editora Abril



Resenhas - Aventuras na História - nº 123


2 encontrados | exibindo 1 a 2


z..... 07/11/2021

Outubro de 2013
"Morte de JFK"
Em 2013 completou 50 anos e a edição abordou o caso segundo as teorias conspiratórias.
O relato oficial tem Lee Oswald como o assassino, unanimidade para a maioria dos investigadores, porém, permanece mistério se agiu de maneira solitária ou no contexto de alguma conspiração, já que também foi assassinado sem muito responder. É aí que entram as teorias...
No achômetro que todos tem, sei lá se agiu sozinho ou não, porém, parece que foi conveniente para os EUA reconhecer ação solitária de maluco desiludido do que ação bem sucedida de grupo em seus domínios. Seria atribuir vitória à KGB, Fidel Castro, máfia, comunistas, indústria bélica, entre outros, além de impacto à nação (segundo ainda as teorias da conspiração) como planos da CIA ou de políticos do país.
A morte foi vexatória diante do mundo no que se refere à segurança do presidente da maior potência e a repercussão seria mais negativa na admissão de vitória de inimigos ou que mostrasse desestruturação da poderosa democracia.
As teorias propostas seriam sobretudo insatisfação com orgulho ferido em que um maluco deu cabo do presidente, o homem mais poderoso, com relativa facilidade.

"Meu reino é deste mundo"
Mais uma do racionalismo científico, desconstruindo sobre Jesus.
No parecer de alguns pesquisadores, nada de Messias ou Salvador, só mais um revolucionário, como outros de seu contexto, na luta pela libertação de Israel do domínio romano. O relato bíblico seria ideologia criada principalmente pelo apóstolo Paulo... Basicamente o teor da reportagem.
Ô povo incrédulo! Não creem e incentivam a cegueira em outros. A oportunidade a nós um dia cessará...

"O segundo templo de Jerusalém"
Abordagem do infográfico que, em verdade, mostrou o segundo templo (reconstruído no século 5 a.C) com as reformas de ampliação de Herodes no ano 19 a.C.
Entre os aspectos interessantes, informes de que deste templo ampliado restou apenas parte do muro mais externo (o muro das lamentações) e que os judeus não adentram o lugar onde existiu o templo propriamente dito no monte (que está sob jurisdição dos muçulmanos, apesar destes permitirem acesso), por leis próprias, como não pisar acidentalmente onde se localizou o Santo dos Santos. Registros no infográfico...
Ah, esse templo ampliado foi destruído pelo general Tito em 70 d.C, restando só o que hoje é o muro das lamentações, onde os judeus não se privam do acesso, com orações rotineiras como a reconstrução do templo (essa história vai longe em desdobramentos... sobre o significado da reconstrução... no que vai ser o terceiro templo...).
comentários(0)comente



Wander Blaesing 29/09/2013

50 anos da morte de JFK - Os fatos, as suspeitas e as fantasias sobre a maior de todas as teorias de conspiração.

Jesus era um nacionalista judeu.

Os mistérios de O Pensador de Rodin.

A linha do tempo dos revolucionários russos.

Brasileiros, Go Home!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR