O Manipulador

O Manipulador John Grisham

Resenhas - O manipulador

Keite 03/02/2021

Esse é o segundo livro que leio desse autor, e não me cativou tanto não. Não teve emoção nenhuma.

Jão 08/07/2021

Primeiro título do autor
Sinceramente fiquei impressionado. Ganhei o livro de presente e a princípio não fiquei muito entusiasmado. Comecei então a ler e não conseguia parar. Achei a narrativa muito boa, de prender a atenção e a história vai se amarrando até o fim. Já quero ler mais desse cara.

Leandro423 24/01/2023

Esse livro é necessário duas avaliações.
A primeira é o ódio que estou pegando por esse autor, alguém deveria dizer a ele que as pessoas precisam dormir, e como ele escreve livros fantásticos, com vários diálogos que te prendem e te deixa pensando "não posso parar a gora".
A segunda, é que apesar de ser um ótimo livro, no final ele derrapou esticando demais o assunto, poderia ter encerrado o livro um pouco antes, quando começou a falar de como fugiram com ouro, nossa, que esticada foi essa. Só não acentuo um critica mais pesada pois ao final do livro ele dá uma pequena nota falando que que escreveu o livro a esmo, sem pesquisa e sem se preocupar com veracidade, somente escreveu por diversão.
Até pq vc achar que um homem aceitar ser preso somente para dar continuidade ao plano foi longe de mais... mas enfim, livro interessante de se ler.

José Carlos 02/10/2020

Bravo!!!!!
Odeio gostar de anti-heróis! Mas Grisham foi construindo Malcolm de uma forma, que você não acredita na reviravolta que acontece durante a leitura! E até onde vai o limite entre mocinhos e bandidos??? Até onde as pessoas são corruptíveis?? Excelente livro!

Vi 09/03/2021

O manipulador
Esse foi o primeiro livro que li do autor.
"O manipulador" foi um desse livros que sempre que eu ia a biblioteca, eu sempre olhava para ele mas nunca interessei de ler ou até mesmo saber do que contava o livro.
Então certo dia resolvi que ia ler e acabei colocando na minha meta, mas na verdade sem intenções de ler ele por agora. Mas acabei lendo...
No começo do livro a história é um pouco arrastada, mas no decorrer do livro a história fica boa.
No começo achei que o livro seria sobre uma investigação de assassinato mas, me deparei em uma história muito diferente; uma história sobre vingança, poder judiciário, manipulação, crimes de colarinho branco, suborno, etc.
Enfim; um bom livro. Recomendo !!!

Psychobooks 22/07/2014

- Premissa e entendendo a escrita de Grisham

Vocês já estão acostumados comigo e sabem que gosta de sempre começar a resenha contando meu contato com o autor e como foi que cheguei ao livro. John Grisham foi desses autores que sempre estiveram ali, à mão, mas eu nunca me interessei verdadeiramente em ler algo. Por quê? Boa pergunta. Não sei.

O único livro que tinha lido até agora de Grisham era "A Casa Pintada". Um livro mais intimista onde o autor conta a história de uma família que vive às custas da colheita de algodão. O enredo corre em 1952, época de colheita. E tem a casa, que será pintada durante a narrativa. O narrador é um menino de 7 anos e sua perspectiva dos fatos é MARAVILHOSA. Mais uma vez: por que demorei tanto a ler outra obra dele?
Isso aí em cima acho que foi em 2003. Ou 2002. Muitos anos para ficar afastada de um autor que me encantou tanto. E chegamos a 2013 e então me aventurei novamente - aleluia! - em uma de suas obras. Dessa vez o tema central é um thriller investigativo, área que Grisham domina muito bem, obrigada.

"O Manipulador" conta a história de Malcom Bannister. Mal vive em uma prisão federal já há 5 anos, julgado e sentenciado por crime de colarinho branco. Com ainda 5 anos de pena para cumprir, conhecemos Mal revoltado com seu destino e ao mesmo tempo resignado com ele. Nada mais pode ser feito... Até que a oportunidade perfeita cai em seu colo. Um juiz federal foi assassinado e ele, por um acaso, tem todas as informações sobre o crime: quem cometeu e o motivo. Basta agora chamar a atenção dos federais e conseguir entrar no programa de proteção à testemunha.
E então, com a premissa montada, passamos à:

- Narrativa e desenrolar do enredo

Grisham é um autor de cliffhangers. Ele ADORA cliffhangers! Ela é aficionado por cliffhangers:

Cliffhanger, na tradução literal para a língua portuguesa “à beira do precipício”, ou “à beira do abismo”, é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. Geralmente, o cliffhanger é utilizado para prender a atenção da audiência e, em casos de séries ou seriados, fazê-la retornar ao filme, na expectativa de testemunhar a conclusão dos acontecimentos.

Cada capítulo de seu livro é finalizado com alguma coisa prestes a ser revelada para então, tomarmos um banho de água gelada no início do próximo e começarmos uma nova história, do zero. Assim é sua escrita. Ao mesmo tempo que isso é irritante, é também instigante. É um artifício que não visa apenas deixar o leitor curioso para a continuação da história; seu objetivo é fornecer, por meio das entrelinhas, pistas substanciais para o desenrolar da história.
Sua escrita é um grande quebra-cabeças. Tudo se encaixa. Mas não à primeira vista. Cada peça de informação é essencial à sua história, mas só enxergamos "o grande quadro", quando ele verdadeiramente se apresenta.

A narrativa é feita em duas linhas. De início conhecemos a história em primeira pessoa, sob a perspectiva de Malcom. A narrativa em primeira pessoa dá ao leitor uma maior intimidade com o personagem e é exatamente esse o objetivo do autor. Grisham quer que conhecemos desde o início as engrenagens que movem Malcom, quais são seus anseios e o que ele busca VERDADEIRAMENTE, essa é a chave do enredo.
Numa segunda linha narrativa, temos a visão em terceira pessoa, e essa, pessoal, pode ser sob qualquer perspectiva. Qualquer. Basta que ela dê sentido para o desenrolar da trama. Sob a perspectiva em terceira pessoa, podem aguardar Grisham abordando todas as linhas possíveis dos outros personagens. A visão é ampla e completa. Mas mais impessoal, porque o objetivo de Grisham é que nossa empatia fique alocada apenas com Malcom.

- A história e seus meandros

Trata-se de um thriller investigativo e por isso, o peso de minha avaliação decaiu em quatro questões:

1) Atenção: A história está me prendendo?
2) Verossimilhança: É um thriller investigativo que tem como foco recursos e brigas em tribunais. Estou sendo convencida?
3) Pontas soltas e explicações: Ficaram pontas soltas? As explicações foram dadas satifatoriamente?
4) Finalização "UAU!": O final do livro me surpreendeu?
Lista verificada com sucesso. Todos os itens satisfatóriamente cobertos.

- Vale a pena, Alba?

Muito! Muito MESMO!
Não passarei mais tanto tempo deixando Grisham abandonado! Não vejo a hora de ler outra obra dele, e vocês deveriam fazer o mesmo!
Super-recomendo!

"O julgamento foi um espetáculo, uma farsa, uma maneira ridícula de procurar a verdade. Mas, como pude perceber, a verdade não era importante. Talvez em outros tempos um julgamento fosse um exercício de apresentação dos fatos, a busca pela verdade e a descoberta da justiça. Hoje um julgamento é um concurso em que um lado vencerá e o outro perderá. Cada lado espera que o outro se curve às regras ou trapaceie, então nenhum lado faz um jogo justo. A verdade se perde na disputa."
Página 81

site: www.psychobooks.com.br
Suelen 22/07/2014minha estante
Parabéns pela resenha,já comprei o livro e espero que eu goste

Roberta Jornalista 12/02/2018minha estante
Ótima resenha! Muito boa mesmo! Já tenho este livro e me animei ainda mais a lê-lo. Espero ler outras resenhas tão boas quanto esta e sem spoiler. :-)

LeandroCastro88 18/10/2020

Valeu a pena
Primeiro livro dele que leio. Realmente, como dizem, é uma leitura que prende. Já tô com mais dois dele na lista pra ler.

Ana Paula FZ1 10/11/2023

John Grishan nunca me decepciona.... Mais um lido, curtido e muito bem ¨aproveitado ¨ ... Sou fã demais da escrita desse autor, que é sempre tão envolvente, tão cheia de ação e de aprendizado

Aqui conhecemos a historia de Malcolm Bannister, um advogado que esta preso por crime do colarinho branco, sem nem ter tido culpa, mas que foi condenado há 10 anos e ja esta há cinco encarcerado.

Quando um juiz federal é morto e ele sabe quem é o assassino, Malcolm faz a policia e o FBI acreditarem em toda veracidade da historia que ele conta, denunciando o assassino, os motivos e a maneira como tudo foi articulado.

Ao longo de um pouco mais de 300 páginas, vamos vendo o que Bannister anda fazendo depois da denuncia que fez, depois da sua nova vida no programa de proteção a testemunha, masssss tudo que ele fez foi de caso pensado, lembrando que ele é um Manipulador ne... ( e ele é, nato ) , então acreditem, nada é o que parece

Achei que o autor se estendeu demais em algumas situações que poderiam ter sido facilmente não mencionadas, e delirei quando ele conta toda sua armação , manipulação e finalização de toda historia.

Houve momentos em que eu mau conseguia desligar da historia, mesmo quando fechava o livro, porque queria muito saber o que o autor estava aprontado, o que Bannister, Vanessa e todos os envolvidos tinham a ver com a morte do Juiz e tudo o que acompanhava esses personagens tão inteligentes

Adorei demais ... só reitero mais ainda meu gosto pela leitura dos livros desse autor :)

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Alan Proença 15/01/2021

O final é surpreendente!

Como sempre Grisham consegue prender os leitores com seus romances jurídicos.

Paula1735 11/12/2021

Um juiz é assassinado. E um advogado preso quando descobre este crime , diz que sabe quem é o assassino. Mas ele propõe uma série de benefícios e por fim propõe entrar no programa de testemunha em ele ajude a FBI.

San... 28/12/2013

Grisham é sempre uma boa pedida para quem gosta de ação, tribunais, justiça, e uma boa dose de "maquiavelice". Este tem um doce sabor de vingança justa e adequada, com um protagonista inteligente e uma prosa leve, para ser lido rapidinho. Recomendo.

Carlos.Magnun 04/09/2022

O Manipulador
O cara é um gênio!!!! A personagem principal tinha tudo tão bem planejado que foi difícil acreditar. Hahahaha

Virgílio César 03/02/2015

A história é bastante interessante, mas a condução da trama torna-se chata. Não é um dos melhores livros do Grisham.
HARRY BOSCH 06/02/2015minha estante
Realmente,em comparação com as obras anteriores do autor,deixa muito a desejar....

Adilson 12/09/2015

Bom livro
O livro é bom, porém por se tratar de Jonh Grisham, confesso que esperava mais, a história torna-se tediosa, com as tentativas de Malcom Bannister de enganar o FBI e se mudar para um paraíso fiscal.