Quando Tudo Volta

Quando Tudo Volta John Corey Whaley

Resenhas - Quando Tudo Volta

Carolina165 17/04/2019

Uau, que livro doido! Surpreendente!
Olhando a capa e a sinopse desse livro temos a impressão de que se trata de um Young Adult fofo e gostosinho de ler. Nada disso. O livro é bem mais profundo do que se pode imaginar. É um livro denso, com muita tensão e suspense.
Os capítulos são intercalados entre os narrados em primeira pessoa pelo protagonista; e os narrados em terceira pessoa, que contam uma história que a princípio nada tem a ver com a do protagonista.
O começo é meio monótono e quase me fez querer parar de ler. Ainda bem que não fiz isso, porque chegou um momento em que não consegui mais largar a leitura; o mistério me fisgou por completo e eu queria muito descobrir o que estava por trás de tudo aquilo e qual era a ligação entre as histórias dos personagens que aparentemente nada tinham a ver uns com os outros. Fiquei me perguntando aonde o autor queria chegar, e devo dizer que ele me enganou direitinho e adoro quando isso acontece.
Conseguimos sentir a angústia de Cullen durante todo o livro, e as partes tristes são mesmo dolorosas (a história de Benton Sage realmente doeu muito, muito triste).
Quando finalmente entendemos o que está acontecendo e o que aconteceu, tudo faz sentido, todas as pontas são amarradas e ficamos refletindo como tudo está perfeitamente entrelaçado e como coisas tão distantes podem se interligar.
Esse livro deu um nó na minha cabeça e ainda estou processando tudo que li, não é fácil, pois é um livro triste, com uma história complexa e muito bem estruturada que não agradará a todos, somente aqueles que são capazes de perceber nas entrelinhas as mensagens por trás das metáforas utilizadas pelo autor (o próprio pássaro é uma metáfora).
O final foi genial, pois ao mesmo tempo que foi um final fechado o autor conseguiu dar margem para outra interpretação. Incrível.

"Então, comecei a pensar no que me tornava diferente dele. [...] .Eu não tinha um futuro de verdade. Não tinha objetivos. Não tinha aspirações. Não tinha vontade de fazer nada além de esperar que algo grande acontecesse, que algo milagroso ocorresse. Talvez Oslo tivesse se sentido da mesma maneira [...] Mas ele estava errado. Eu também estava? Ficar esperando pelo impossível? E a tia Julia estava certa? Todos nós voltaríamos a ser bebês quando morrêssemos? Se era assim que começávamos a vida, não fazia sentido pensar que voltaríamos à forma original? Que seríamos totalmente inocentes de novo? Que não conheceríamos tristeza, solidão nem tédio?" Pág. 110
Maria4043 10/03/2024minha estante
É um dos meus livros favoritos da vida!

Carolina165 10/03/2024minha estante
Meu tbm Maria ?

Fabio 11/03/2024minha estante
Carolzinha, minha querida, resenha impecável!!!????????????
Adorei!

Carolina165 11/03/2024minha estante
Obrigada Fábio, meu amigo!! ???

Aelita Lear 26/07/2020

Leitura agradável.
Confesso que comecei o livro já com um certo preconceito, pois tinha ouvido muitas críticas. Mas o livro me surpreendeu. Embora seja um pouco confuso em algumas partes, a história é boa e a leitura é agradável. O fim também foi bem amarrado e bonito. Gostei bastante e recomendo a leitura!
ana 21/01/2022minha estante
é um dos meus favs. eu gosto muitoo

Fernanda 18/03/2014

Resenha: Quando Tudo Volta
“Quando tudo volta” é inovador em diversos aspectos, primeiro por sua maneira consistente de apresentar os fatos e personagens, e principalmente porque há aquela interação essencial com o leitor. A capa deste livro é muito bonita e de acordo com a história.

O protagonista se mostra forte desde o princípio, e fica aquela dúvida se ele tenta ser dessa maneira ou se realmente é o que demonstra. Cullen Witter trabalha alguns dias da semana em uma loja de conveniência, tem uma vida entediada, deslocada e sem grandes novidades ou emoções. É um adolescente bem comum, levando em considerações todos os seus pensamentos sarcásticos e ações peculiares.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/03/resenha-quando-tudo-volta-coreywhaley.html

Bianca 09/10/2022

Memorável
Acredito que seja minha leitura favorita, foi um dos meus primeiros livros lidos na pré adolescência. Queria poder ter a experiência de ler ele pela primeira vez novamente.

Eliane 17/06/2022

Ele voltou?
Gostei do livro e de como as narrativas se encontram, porém o final deixa a desejar. Gosto de histórias contadas por jovens.

Taynah9 17/09/2023

Sendo sincera nao indicaria, fiquei até a metade do livro pensando "vai chegar a parte interessante calma" e nada.

jani // vicca 16/10/2021

sem desenvolvimento
Criei coragem para finalmente terminar esse livro, gostei da ideia de cada capítulo ser o ponto de vista de uma pessoa diferente, e eu não imaginaria o plot de como o Gabriel sumiu.
Mesmo assim achei que faltou desenvolvimento durante todo o livro, muitos fatos foram apenas jogados na história.
O final também me decepcionou. Esperava mais...

Dry 04/08/2020

Apesar de ser um livro muito lento no início e os personagens terem personalidades mas não serem bem construídos, o livro em si é bom, a vida dos personagens consegue se entrelaçar fazendo assim um final surpreende e sem pontas soltas, nós fazendo perder a esperança até o último capítulo, quando derepente somos surpreendidos.

Shadai.Vieira 19/12/2020

emula o apanhador no campo de centeio mas sem profundidade
o começo é tão mais do mesmo de romances jovens adultos que lia poucas páginas por dia, mas quando acontece o sumiço passei a ler mais páginas de uma só vez, terminando em 2 dias rapidamente.

infelizmente, o autor não soube dar profundidade aos personagens, principalmente ao antagonista, é muito corrido as coisas que acontecem na vida dele fazendo mudar sua personalidade, o livro carece de mais páginas para desenvolver melhor esse personagem, ou ao menos poderia ter tirado o protagonismo do personagem missionário já que ele logo seria descartado e dado mais enfase a esse que citei.

o protagonista é muito cópia barata de o apanhador no campo de centeio, só que muito mal definido. primeiro ele parece ser um outsider zero à esquerda, logo depois se mostra o maior "pegador" sem esforço do escritor para mostrar como ele consegue. e que medo do autor de cenas de sexo, hein? ele consegue a garota pelo qual era apaixonado mas não há nenhuma cena decente que mostra os 2 juntos.

um bom livro, mas que poderia ter sido melhor.
e gostei do final, (apesar de?) me fazer relê-lo algumas vezes para ver se entendi mesmo.

Annie 10/04/2022

É uma Brisa Louca
Assim, vou ser breve. O livro até que é rápido de ler, mas eu já estava ficando de saco cheio de ler sobre imaginação de zombie e sobre um cara que é fanático religioso e nada do que realmente importava.
As vezes tinha a sensação que o Cullen tinha tomado umas ou se drogado, por esse livro é uma brisa muito louca, e acho bom que o personagem faça terapia, porque está precisando mesmo.
Se você tem 15 anos, ou está de ressaca literária, esse livro talvez seja o ideal para você, mas eu me arrependo de ter lido, porque o final foi muito nada haver com nada, na minha humilde opinião.

E isso não é spoiler, pois está na sinopse do livro.

Ane 03/08/2020

Quando tudo volta
É um livro com um leve suspense que nos leva a ver outras perspectivas além dos personagens principais, mas teve um desfecho legal e as pontas ligadas, mas não foi o que eu achava que seria do livro. "Quando tudo volta" mostra que pode ser algo bom que você tanto espera mas também pode ser ruim, diferente do que desejamos, e até ser irrelevante para você... Ou não!

Marcos 13/12/2022

Uma morte por overdose ??. Um fanático estudioso da Bíblia?. Um pássaro lendário?. Pesadelos com zumbis????????????. Você concorda que coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa?

Collen Witter tem uma vida sem graça. Ele Trabalha em uma lanchonete e busca compreender as garotas se espelhando em seu irmão mais novo, Gabriel, que é um exemplo de play boy e centro das atenções.

Cullen não sente ciúme de seu irmão por esse ser o mais-mais, ele o admira pelas qualidades e virtudes de ser tão bom em tudo ?

Em um dia qualquer, Gabriel desaparece do mapa ?? sem deixar nenhum vestígio, os únicos momentos em que é visto, foi levando o saco de lixo ? de casa para a porta, e depois.... puf... No mesmo período, um pássaro exótico vira obsessão da sociedade que não liga para o desaparecimento de Gabriel e sim conseguir ao menos uma foto do tão falado pássaro viril.

Collen então buscará compreender a sociedade em que vive e ao mesmo tempo tentar achar seu irmão, mostrando o valor de uma amizade e a força da união de uma família. Particularmente eu gostei do livro, li ele em um momento bom da faculdade e que me trouxe boas reflexão e gargalhadas, por isso eu nomeeio esse livro com ?????

Railgun 22/01/2021

Voltou?
Uma leitura até que agradável, mas com personagem construídos muito superficial, senti falta de aprofundar na vida dos personagens, teve um começo até que confuso, mas no fim, tudo volta.

Yasmin 24/09/2014

Diferente, uma forma única de falar do ser humano, suas escolhas e fantasias.

Quando soube que a Novo Conceito lançaria o livro fiquei muito feliz porque ele era um daqueles muito elogiados tanto pela crítica quanto pelo público. Livros assim estão se tornando raro, ainda mais com histórias que passeiam entre o adulto e o jovem. A história de John Corey Whaley é singular. Não estava certa do que iria encontrar e só o que me vem à mente é a palavra singular. Um personagem diversos pontos de vista e uma história que aparenta ser mais de uma.

Cullen Witter, o rapaz que leva uma vida de cidade do interior, que tem uma irmão mais novo muito parecido com ele e que vê o primo morrer de overdose. Cullen está nos últimos momentos do ensino médio e acompanha como um observador a vida, seja na sua família ou na sua cidade, Lily em Arkansas. Enquanto o primeiro de Cullen morria, John Barling, um observador de pássaro jurava que havia visto um pica-pau Lázaro, que todos acreditavam estar extinto desde a década de 40 e Benton Sage chegava a África para sua primeira missão da igreja na Etiópia onde descobre que levar a palavra de Deus é algo diferente do que ele imaginava. Em um dia comum Cullen Witter estava com seu melhor amigo Lucas Cader quando conheceu Alma Ember e também um dia comum quando Benton Sage conheceu Cabot Searcy em um quarto na universidade. É a partir dessa cadeia de acontecimentos e encontros que a história de como Gabriel, um garoto excepcional demais para uma cidade tão pequena, desaparece sem deixar rastros é contada em meio a uma cidade em polvorosa por um pássaro que pode ou não estar de volta.

Preferi fazer um parágrafo de apresentação diferente porque a história merece. Desde os primeiros capítulos ficamos na dúvida sobre aonde o autor quer nos levar com sua história e esse fato é o que move o leitor capítulo a capítulo. A curiosidade genuína que surge a partir de pontos de vistas tão diferente e aparentemente sem um rumo específico. A narrativa é ótima, a voz que o autor imprime a cada um de seus personagens é curiosa e bastante diferente. Cullen é o melhor dos narradores e seu humor irônico leve preenche as páginas com uma fluidez espantosa. As descrições é um acessório a mais para essa história tão singular.

Se você me perguntasse sobre o que esse livro é não poderia responder com sinceridade sem estragar a surpresa. Esse livro por trás da trama é sobre pessoas, segundas chances e o modo como elas podem agir. Corey Whaley tem um modo muito único de contar um drama de forma tão leve e natural, que soa como um daqueles casos que ouvimos no interior. É uma bela história, que vai surpreender o leitor de uma maneira ou de outra. O verdadeiro X por trás do sumiço de Gabriel é algo que não imaginei nem de longe. Muitas pessoas podem não compreender a forma como o autor conta sua história. O problema é que a beleza da história está na forma como ela foi contada. Eu achei o fim ambíguo, fica duas possibilidades no ar e adoraria saber o que o autor pensou na verdade. Existem finais felizes ou não?

Leitura rápida, que flui em um ritmo agradável e que vai cativar o leitor pela sua singularidade. Uma história para ser lida e sentida, não totalmente entendida. John Corey Whaley capta com precisão o clima de cidade pequena e a complexidade do ser humano. O autor troca de primeira pessoa para terceira pessoa quando Cullen está imaginando coisas que não estão acontecendo e essa é uma dica que deixo para você ver o final de outra forma. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2014/04/resenha-quando-tudo-volta.html
Jay 04/12/2015minha estante
O que tem a me dizer sobre os zumbis, achei vago e sem conexão, mas estou precisando de alguns argumentos para montar uma resenha para o youtube. E ai?

Dud 24/08/2020

Quando peguei o livro na biblioteca, muitas pessoas haviam me dito que o livro é ruim, porém ao ler, fiquei impressionada, a história do livro é muito boa, super recomendo