Círculo

Círculo Mats Strandberg

Resenhas - Círculo

Mayh 09/10/2020

Tem a quantidade exata de suspense, consegue te prender a cada folha...recomendo a leitura.

Nathi 05/09/2020

Muito legal.
História bem escrita e dinâmica. Personagens bem construídos e, mesmo sendo uma fantasia, consegue tocar em pontos muito delicados, como bullying, suicídio, solidão e outros temas fortes.

Mas, a leitura não é pesada nem sombia e a autora (e quem traduziu!!!!) foi bem cuidadosa com os gatilhos. Claro que, se você é uma pessoa com transtorno de ansiedade e depressão, eu recomendo cautela com qualquer obra que toque em assuntos difíceis como esses.

Livro show de bola, que vale cada centavo :)

jhenie 19/07/2020

Esse livro é mais um daqueles que você se envolve totalmente e é difícil parar de ler. A história é envolvente, desperta curiosidade, intriga e nos dá aquela pontada de nervosismo sobre o que está acontecendo e ainda pode acontecer. Há um misto de emoções do começo ao fim.

Como qualquer livro com muitos personagens principais, seria complicado dar uma boa atenção a todos eles. No entanto, a forma como foram abordados os poderes de Rebecka no início, Vanessa e Anna-Karin foi realmente de se bater palmas. Sem contar os poderes de Minoo, que foram revelados apenas no finalzinho e foi fascinante! Porém senti falta de uma melhor abordagem dos poderes de Ida e Linnéa. Por ser o primeiro livro de uma trilogia, pode ser que estes sejam mais abordados nos seguistes e seria ótimo, afinal.

Eu adorei essa primeira história e adoraria ler as demais. A construção do mistério sobre as mortes e quem era o culpado foi ótima, espalhando dúvidas por todos os cantos. Não diria que surpreendente quando descobri o culpado, porque tinha minhas desconfianças por, simplesmente, não encontrar um papel bom o suficiente para aquela personagem em questão se não o de um culpado. No fim, foi incrível!

Recomendo muito para os fãs de histórias de bruxas e até para quem não tem o costume e o gosto de ler. É uma leitura ótima!

Monique 30/05/2020

dnf @ 22%

apesar de ter achado mais sombrio e realista q outros ya (o primeiro capítulo chega a ser um pouco assustador e vai pra minha lista de começos favoritos) e de ter gostado dos múltiplos pontos de vista, quando as protagonistas finalmente se encontraram o encanto disso se apagou pq elas aceitam o sobrenatural e a união forçada com mt facilidade e até entusiamo. duas delas fazem piada sobre o futuro como se fossem amigas de longa data, outras duas conversam sobre um assunto banal em comparação com oq tinha acabado de acontecer, nenhuma questionando a bizarrice da noite q tiveram juntas, e isso n fez sentido pra mim. o found family so funciona na base dos trancos e barrancos.

além disso, sinto uma mary sue/chosen one coming e q minha personagem favorita vai ser transformada numa vilã patricinha superficial ou "castigada" por querer dar o troco. tb tenho quase certeza q o drama adolescente de high school gringo vai eventualmente me aborrecer num livro desse tamanho (sem contar a problemática de n ter os outros livros em pt, deus me livre ler a tradução pro inglês).

uma pena, pq tinha gostado das vozes de cada personagem até aq e amo o conceito de bruxas unidas jamais serão vencidas. talvez retome a leitura algum dia, mas agora n to afim de pagar pra ver.

Universo Celestial 24/05/2020

Circulo
Círculo é o primeiro livro da Trilogia Engelsfors lançado pela Editora Intrínseca no ano de 2013, possuindo 416 páginas dos escritores Mats Strandberg e Sara B. Elfgren ambos moradores da Suécia. A premissa do livro aborda questões locais do pais de origem dos escritores misturados com adolescência.
Na cidade de Engelsfors acontecimentos fora do normal vai juntas 7 adolescentes para descobrirem um lado sobrenatural e ainda ter que lidar com os problemas que a adolescência trás. Anorexia, popularidade ou a falta dela, e suicídios são alguns temas que vemos no desenrolar da história. 6 elementos vão ser predominantes na narrativa do livro e cada personagem vai ter seu elemento individual sendo eles: ar, agua, terra e fogo que já conhecemos e nesse universo os escritores acrescentaram mais dois, metal e madeira.
A narrativa do livro é bem fluída, e tem poderes elementais bem construídos, no entanto ele possui muito pontos ruins; existem dois personagens no decorrer do livro que não tem serventia nenhuma a não ser dão as respostas para as personagens principais, as escolhidas as vezes eram bem confusas de diferenciar e o desfecho do livro não correspondeu as expectativas.
Em suma o livro tem grande foco na adolescência, indicaria para aqueles que buscam livro jovens adultos, possui algumas cenas de mortes explicitas e sexuais que não seriam adequadas para crianças.

site: https://www.instagram.com/p/CAllWvEjRG-/

Jey Canavezes 10/05/2020

Bruxas realistas, mas história bem razoavel.
As meninas bruxas individualmente são bem apresentadas com exceção de Ida sobre a qual não sabemos nada. E isso é muito incômodo.

Dentre todas minha favorita é a Vanessa apesar de ter ficado super curiosa com os poderes da Minoo.

Achei a narrativa meio arrastada e em alguns momentos senti que enrolou. Se tivesse menos chilique e mais magia poderia ter me ganhado mais.

O livro é parte de uma trilogia por isso o pouco desenvolvimento das personagens, ainda assim achei que poderia ter sido feito mais para criarmos uma empatia com elas.

Quel 25/04/2020

Acho que uma frase vai resumir esse primeiro livro, "não subestime as pessoas".

Natália 27/02/2020

Círculo
Há pouco tempo eu estava com muita vontade de encontrar livros sobre bruxas. Não foi por acaso que me apaixonei na hora por esse quando li a sinopse em uma livraria, depois que a lombada me chamou a atenção (e só porque não tinha um "título" nela). Vi que não era tão bem avaliado aqui (sim, eu confiro as avaliações no Skoob antes de comprar um livro hahah), mas decidi levar mesmo assim. No fim, não esperava muita coisa dele; achei que ia ser mais um daqueles livros que seriam melhores se tivessem ficado só na sinopse.
Eu me surpreendi muito, e foi positivamente. Talvez tenha sido por eu adorar a temática de bruxas, mas eu fiquei encantada pela história e pelas personagens, que têm cada uma sua própria personalidade e vivências. Fiquei muito triste com alguns acontecimentos e super ansiosa pra saber o desenrolar. Teve alguns pontos que ficaram um pouquinho soltos pra mim e algumas coisas que eu mudaria, mas não deixou de ser um ótimo livro.
Algo que me decepcionou (muito) foi descobrir que a Intrínseca não traduziu The Fire e The Key, que são livros difíceis de encontrar até em inglês. Queria ler a trilogia completa :/
Sandy 17/07/2020minha estante
Eu tô muito triste com isso tbm, comprei sem saber que era uma trilogia e fiquei decepcionada por saber que não vou poder ler a continuação

Natália 18/07/2020minha estante
Simmm!! Fiquei bem chateada, gostei muto da história hahah :(

Joy.resende 04/07/2019

Ganhei esse livro de presente de aniversário em Janeiro de 2017, comecei ele na mesma época mais parei. A umas duas semanas botei ele como meta de leitura, ah, se arrependimento matasse rs. Assim que acabei o livro fiquei imaginando porque não o concluí antes, no começo fiquei meio confusa, mas fui me apegando a história e as os personagens, alguns em específico . A história é composta por 6 adolescentes na fase escolar, nenhuma delas tem ligação um com a outra, até alguns fatos misteriosos começarem a acontecer na escola e com isso ela descobre que precisam uma das outras para poder descobrir o porque destes fatos misteriosos estão acontecendo na escola, elas brigam muito entre si, mas precisam estarem juntas para poderem ser mais fortes, já que cada uma possui um poder, que precisam desenvolver para continuarem vivas...
Me apaixonei por cada detalhe desse livro, confesso que tive vontade de enforcar os autores rs, não posso falar o motivo porque será um grande spoiler. Mas é um intrigante, fascinante, principalmente pra quem gosta de poderes e magias . Recomendo !!

Biblioteca Álvaro Guerra 06/02/2019

Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka, Anna-Karin e Ida frequentam o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Elas não são amigas, mas, quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado.
Lá descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma profecia, e que uma força terrível foi libertada. Quando a pequena cidade se torna palco de uma série de suicídios de alunos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas — e ao mesmo tempo lidar com os problemas da adolescência, como pais ausentes, distúrbios alimentares, abuso de drogas e a descoberta de quem realmente são.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978580574296

Nicole Longhi 24/04/2018

Amei
Comprei esse livro numa super promoção que teve na fnac e faz um tempinho que estava na lista para ler, aí nas férias aproveitei que queria uma leitura mais sobrenatural e dei a chance e adoreeeei! Acho que nunca havia lido um livro de algum escritor sueco, mas adorei a pegada sombria que eles deram para a trama e com reviravoltas que você não esperava que acontecesse.
A trama nos envolve logo de começo, quando Elias é forçado por algo sombrio a cometer suicídio no banheiro da escola. Após esse trágico evento, sete garotas diferentes com a única coisa em comum ser o fato de estudarem na mesma escola começam a reparar que coisas estranhas tem acontecido com elas, coisas que não tem explicação alguma. Até que um dia, uma lua vermelha aparece no céu e elas perdem o controle do próprio corpo e acabam sendo levadas para um parque de diversões antigo e descobrem que devem se unir para tentar combater uma força das trevas que vem assassinando pessoas pela cidade antes que eles matem cada uma delas.

O livro foi bem confuso no começo, porque tem muitas personagens e como só algumas delas narram a história você acaba ficando meio perdido sobre quem é quem. Porém, depois de se adaptar a leitura o livro flui e você fica completamente preso nesse mundo sobrenatural. Os autores são muito detalhistas em todas as cenas, especialmente na cena de suicídio do Elias, que faz mexer com seu psicológico.
As personagens mesmo sendo várias forem super bem desenvolvidas, mesmo com características diferentes podemos conhecer como cada uma delas. Achei bem legal isso do autor juntar seis meninas que estudam juntas mas não sabem completamente nada sobre a vida das outras e não tem nada em comum. O livro é narrado por Vanessa, Minoo, Rebecka e Anna-Karin então são estas que podemos aprofundar mais, já que os autores procuraram explorar bastante o pensamento e comportamento das meninas e é disso que a maior parte do livro se trata. Eu gostei bastante da Linnéa, que parece entre todas ser a que mais sofre com as dificuldades da vida, porém continua durona mas se vê desmoronar quando seu melhor amigo Elias comete suicídio. A Ida de todas é a que menos aparece quase, mas mesmo assim tem importante papel em todos os acontecimentos.

Resenha completa em

site: https://sheisabookaholic.blogspot.com.br/2018/03/resenha-circulo.html

Moonpierre 06/12/2017

Quero ler o próximo!
Logo depois que um aluno é encontrado morto no banheiro do colégio, cujo boato diz que ele se suicidou, seis garotas que estudam no mesmo colégio, em uma misteriosa lua vermelho-sangue, acabam indo para um parque de diversões abandonados - sem realmente ter planejado isso.

É aí que começa uma trama de fantasia e suspense. Elas descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma profecia.

Ok, acho que já deu para entender a trama. Vamos aos pontos fortes e fracos.

O que eu achei muito bom nesse livro foi o modo como os personagens foram construídos. Todos tem seus defeitos e suas qualidades. Confesso, que se você ler esse livro esperando muita ação e aventura, talvez se arrependa, porque "Círculo" é uma saga, e o primeiro livro se preocupa em nos apresentar os personagens: são seis personagens principais, e, por incrível que pareça, os autores conseguem nos mostrar um pouco de cada um. Mesmo assim, eu não me importei: os personagens são tão cativantes que o que eu queria mesmo era descobrir mais sobre eles, e não ler as lutas.

Vou colocar abaixo a descrição de cada personagem para vocês, que está na orelha do livro:

"Minoo odeia ser adolescente. Ela se acha feia e não gosta das roupas que usa. Sempre foi a melhor da turma, mas toda a habilidade que lhe sobra nos debates em sala de aula lhe falta na hora de fazer amigos.

Vanessa é o oposto de Minoo: linda, atraente, loura, a garota mais sexy do colégio. Começou a namorar Wille, um cara bem mais velho, porque achava que a vida com ele seria uma aventura.

Linnéa, todo mundo sabe, é órfã de mãe e tem pai alcoólatra. Mas os boatos sobre ela vão muito além: dizem que é lésbica, suicida, traficante de drogas e até prostituta virtual.

Rebecka namora Gustaf, o atro do futebol local. Sua vida parece um conto de fadas, mas na verdade é um completo pesadelo: Rebecka sofre de distúrbio alimentar.

Anna-Karin sabe que não deve levar seu gato para o colégio, mas não se sente forte o bastante para ir sozinha. Tudo o que ela queria era ser invisível e nunca mais ouvir os sussurros maldosos que a chamam de gorda e fedorenta.

Ida, sem dúvida, é a aluna mais detestada da Engelsfors High School. Nem mesmo seu comovente discurso sobre a morte de Elias Malmgren, um colega de turma que se suicidou no banheiro do colégio, convence os outros alunos de suas boas intenções."

O final me surpreendeu. De começo, eu não achava que seria isso (e achei um tanto falso), mas aí fui acreditando.

A leitura é leve e fluída, eu nem percebi que estava lendo tanto! E quando acabou, eu fiquei ansiando pelo segundo e pelo terceiro (já que é uma trilogia).

Uma coisa que pode-se dizer sobre a tradução desse livro é que ela foi feita do inglês para o português (não o idioma original: sueco), e que há alguns nomes em sueco no livro dos quais não estão traduzidos para o português. Como, por exemplo, um livro que Minoo vê - não vou dizer onde - e o título não está traduzido para a gente saber do que se trata. De qualquer modo, isso não atrapalha a leitura.

Pelo que sei, também tem o filme desse livro, já que Sara Bergmark Elfgren trabalha como roteirista de cinema.

*No meu blog tem o trailer, caso vocês queiram ver!

Por último, só digo que gostei bastante!

site: http://lendoparaescrever.blogspot.com.br/2017/12/circulo-de-mats-strandberg-e-sara.html

Leo 14/07/2017

Comprei este título na Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2016, e foi 100% pela capa. Quase um ano após a compra, decidi lê-lo.
Bom, primeiro é necessário que saibam que este livro é o primeiro de uma trilogia cancelada no Brasil pela editora Intrínseca. Então caso, você não saiba inglês, ficará preso no começo.
Apesar de a história se fechar, a trama maior que move a trilogia apenas é introduzida.
Se American Horror Story Coven, The Secret Circle, Life is Strange e 13 Reasons Why se unissem em uma história, seria este livro.

Julia 12/07/2017

Jovens bruxas
O livro Círculo não possui diálogos manjados que em muitas literaturas transformam jovens em personagens fúteis, com vocabulários repetitivos e nada ricos em argumentação. Não. O livro na verdade explora os pensamentos das protagonistas e seus comportamentos umas com as outros. Cada uma terá que lidar com suas dificuldades do cotidiano e seus poderes. Além de apresentar uma perspectiva pessoal delas com um fundo sobrenatural.

site: http://www.oclubedameianoite.com/2017/06/resenha-circulo.html#more