Círculo

Resenhas - Círculo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Moonpierre 06/12/2017

Quero ler o próximo!
Logo depois que um aluno é encontrado morto no banheiro do colégio, cujo boato diz que ele se suicidou, seis garotas que estudam no mesmo colégio, em uma misteriosa lua vermelho-sangue, acabam indo para um parque de diversões abandonados - sem realmente ter planejado isso.

É aí que começa uma trama de fantasia e suspense. Elas descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma profecia.

Ok, acho que já deu para entender a trama. Vamos aos pontos fortes e fracos.

O que eu achei muito bom nesse livro foi o modo como os personagens foram construídos. Todos tem seus defeitos e suas qualidades. Confesso, que se você ler esse livro esperando muita ação e aventura, talvez se arrependa, porque "Círculo" é uma saga, e o primeiro livro se preocupa em nos apresentar os personagens: são seis personagens principais, e, por incrível que pareça, os autores conseguem nos mostrar um pouco de cada um. Mesmo assim, eu não me importei: os personagens são tão cativantes que o que eu queria mesmo era descobrir mais sobre eles, e não ler as lutas.

Vou colocar abaixo a descrição de cada personagem para vocês, que está na orelha do livro:

"Minoo odeia ser adolescente. Ela se acha feia e não gosta das roupas que usa. Sempre foi a melhor da turma, mas toda a habilidade que lhe sobra nos debates em sala de aula lhe falta na hora de fazer amigos.

Vanessa é o oposto de Minoo: linda, atraente, loura, a garota mais sexy do colégio. Começou a namorar Wille, um cara bem mais velho, porque achava que a vida com ele seria uma aventura.

Linnéa, todo mundo sabe, é órfã de mãe e tem pai alcoólatra. Mas os boatos sobre ela vão muito além: dizem que é lésbica, suicida, traficante de drogas e até prostituta virtual.

Rebecka namora Gustaf, o atro do futebol local. Sua vida parece um conto de fadas, mas na verdade é um completo pesadelo: Rebecka sofre de distúrbio alimentar.

Anna-Karin sabe que não deve levar seu gato para o colégio, mas não se sente forte o bastante para ir sozinha. Tudo o que ela queria era ser invisível e nunca mais ouvir os sussurros maldosos que a chamam de gorda e fedorenta.

Ida, sem dúvida, é a aluna mais detestada da Engelsfors High School. Nem mesmo seu comovente discurso sobre a morte de Elias Malmgren, um colega de turma que se suicidou no banheiro do colégio, convence os outros alunos de suas boas intenções."

O final me surpreendeu. De começo, eu não achava que seria isso (e achei um tanto falso), mas aí fui acreditando.

A leitura é leve e fluída, eu nem percebi que estava lendo tanto! E quando acabou, eu fiquei ansiando pelo segundo e pelo terceiro (já que é uma trilogia).

Uma coisa que pode-se dizer sobre a tradução desse livro é que ela foi feita do inglês para o português (não o idioma original: sueco), e que há alguns nomes em sueco no livro dos quais não estão traduzidos para o português. Como, por exemplo, um livro que Minoo vê - não vou dizer onde - e o título não está traduzido para a gente saber do que se trata. De qualquer modo, isso não atrapalha a leitura.

Pelo que sei, também tem o filme desse livro, já que Sara Bergmark Elfgren trabalha como roteirista de cinema.

*No meu blog tem o trailer, caso vocês queiram ver!

Por último, só digo que gostei bastante!

site: http://lendoparaescrever.blogspot.com.br/2017/12/circulo-de-mats-strandberg-e-sara.html

Leo 14/07/2017

Comprei este título na Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2016, e foi 100% pela capa. Quase um ano após a compra, decidi lê-lo.
Bom, primeiro é necessário que saibam que este livro é o primeiro de uma trilogia cancelada no Brasil pela editora Intrínseca. Então caso, você não saiba inglês, ficará preso no começo.
Apesar de a história se fechar, a trama maior que move a trilogia apenas é introduzida.
Se American Horror Story Coven, The Secret Circle, Life is Strange e 13 Reasons Why se unissem em uma história, seria este livro.

Julia 12/07/2017

Jovens bruxas
O livro Círculo não possui diálogos manjados que em muitas literaturas transformam jovens em personagens fúteis, com vocabulários repetitivos e nada ricos em argumentação. Não. O livro na verdade explora os pensamentos das protagonistas e seus comportamentos umas com as outros. Cada uma terá que lidar com suas dificuldades do cotidiano e seus poderes. Além de apresentar uma perspectiva pessoal delas com um fundo sobrenatural.

site: http://www.oclubedameianoite.com/2017/06/resenha-circulo.html#more

Artax 21/05/2017

Vamos falar de um young adult BEM ESCRITO e interessante? Vamos falar sobre personagens femininas fortes, bruxas, rituais, luas sangrentas e suicídios sem explicação? Vamos falar de uma história misteriosa, cujas informações são dadas aos pouquinhos de forma lindamente calculada pra que você sempre queira ler o próximo capítulo? É isso. Ótima recomendação. Ressalto o fato de ser bem escrito e de ser narrado em terceira pessoa. E minha personagem preferida é a Minoo. E tem uma capa tão bonita! É uma trilogia, btw.

Ana - Vibe Literária 15/05/2017

Resenha: Círculo
Muito bom dia, tarde ou madrugada!!! Estou mais uma vez aqui, trazendo a resenha de um livro bastante interessante, um verdadeiro show de mistérios e suspense, que indico de verdade.

A história gira em torno de um círculo de mistérios envolvendo 6 garotas: Minoo (uma típica CDF, que se cobra nos estudos e na vida e, justamente essa pressão, a faz sentir um vazio e uma frustração muito grande); Vanessa (uma garota que é símbolo de beleza e desejo, mas que devido as péssimas companhias, um namorado sem expectativa de vida e um padrasto com quem vive em pé de guerra, sua beleza não lhe dá vantagem nenhuma); Linnéa (é a conhecida rebelde sem causa, com seu estilo gótico, vive muitos problemas e frustrações, principalmente depois da morte do seu melhor amigo Elias); Rebecka (parece ser aquelas mocinhas heroínas de filmes adolescentes que sonham em encontrar o amor verdadeiro, tudo isso realmente parece acontecer com ela, principalmente, depois de conhecer Gustaf, o amor da sua vida e atual namorado), Anna Karin (sofre com sua estrema baixa autoestima, com as brincadeiras de mau gosto do colégio e a péssima relação que tem com sua mãe) e Ida (uma tremenda mau-caráter, que vive humilhando Anna Karin, dá em cima de Gustaf, principalmente na presença de Rebecka).
Tudo começa com a morte sinistra de Elias Malmgren no banheiro da escola, até então tudo indicava suicídio, mas numa noite, misteriosamente uma força sobrenatural atrai as seis meninas para um encontro em um parque abandonado. Lá elas encontram o zelador da escola, Nicolaus, a princípio ele estranha e fica confuso com a presença de todas ali, porque segundo a lenda em que acreditava, naquela exata noite, naquele lugar, ele conheceria uma única escolhida, uma bruxa para ser treinada e lutar contra forças ocultas e sombrias que estavam rondando a cidade.

Com o passar do tempo, cada uma das garotas foi descobrindo que possuíam um determinado tipo de poder. Várias outras revelações surgiram, como a morte de Elias não ter sido suicídio, ele foi assassinado porque também era um bruxo e foi confundido com o escolhido. Agora, todas estavam em risco e para manter a segurança, deveriam treinar seus poderes secretamente, para não serem identificadas e exterminadas como Elias. Mas para isso, elas precisam trabalhar em equipe e este é um dos maiores e principais problemas.

Minoo é a única que não tem seu poder despertado e sofre com isso, mas não deixa de ajudar e investigar sobre quem possa ser o humano manipulado pelas forças do mal para eliminar a bruxa escolhida. Ela vive uma paixão secreta pelo professor Max, que parece corresponder em muitos momentos. Mas seu foco é de usar sua inteligência para ajudar as meninas, com as quais ela não se dá muito bem, principalmente, com Ida.

À medida que as peças vão se encaixando, mais o risco de vida se faz presente e a luta contra o tempo para descobrir quem é o assassino se torna uma alucinada sequência de mistérios, suspense, revelações, adrenalina e pura emoção.

Sério galera. Vocês não podem perder essa leitura. É incrível. Eu super, mega, ultra indico.

site: http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

Brenda Bremer 04/01/2017

Seis meninas sem nada em comum. Quando li o primeiro capítulo pensei que ia me decepcionar com esse livro.

Porém, o modo como as meninas tiveram que lutar para conviverem umas com as outras, cada uma com uma personalidade completamente diferente e cada uma passando por um drama pessoal.

A leitura do livro é fácil, tirando alguns nomes de personagens e cidades, e de algumas citações e frases....que estão em sueco.

Gramatura Alta 06/11/2016

aventura e magia
Seis garotas em um círculo. Seis historias unidas em apenas uma. Seis mundos unidos, mas era para serem sete.

Olá pessoal, então, como vocês perceberam, o livro de hoje é CÍRCULO, de Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren. Então, muitas pessoas não gostam de julgar um livro pela capa, mas, sinceramente, neste caso, ela praticamente estava gritando para ganhar um pouquinho da minha atenção. E ela conseguiu. Quando peguei a sinopse para ler, eu já tinha me apaixonado pela capa deste livro fantástico, e, então, ela veio e simplesmente me chamou mais a atenção, principalmente por causa do tom de mistério e magia que ela carrega e que foi meticulosamente dosado nesta história, onde perigo se encaixa como um tremendo eufemismo.

Anna-Karin, Minoo, Rebecka, Linnéa, Ida e Vanessa são o Círculo. Ou pelo menos deveriam ser. Mas a diversidade entre elas na maneira de ver a vida, vai tornar esta uma das mais difíceis batalhas que elas já enfrentaram. Elas vivem em Engelsfors, caracterizada por Minoo como uma "cidade de merda, no meio do nada". O que ela não sabia é que alguns poucos dias depois, ela e as escolhidas iriam desejar que a cidade realmente fosse só isso. Mas Engelsfors é muito mais. Imensuravelmente mais.

Basicamente, a história começa com o assassinato de Elias de uma maneira nada conveniente, não que existam assassinatos convenientes, mas este extrapola um pouquinho os casos mais gerais. E como isto ocorreu dentro do colégio onde as Escolhidas estudam, a diretora passa a averiguar a situação, e, após ter sua casa invadida pelas escolhidas, resolve começar o treinamento com o Livro dos Padrões, seguindo as ordens do Conselho, que é o que comanda pessoas como elas (elas inclui a diretora e não, isto não é um spoiler, não se preocupem). Elas terão que treinar seus poderes enquanto a batalha final se aproxima. E o destino de todos foi colocado em suas mãos. É delas a escolha, é delas a responsabilidade, é delas que depende o futuro, porque elas são a própria Escolha.

Em cada capítulo, uma das seis garotas toma frente da história e nos conduz segundo a sua maneira, mostrando a sua realidade, ou a falta dela. Nas cinco partes deste livro, você vai se enrolar cada vez mais, e, então, o Laço se tornará tão forte, que não será mais possível soltar. Eu fiquei simplesmente fascinada pela historia e por um certo professor de matemática, Max, que irá nos surpreender com uma das escolhidas, seja de maneira positiva, negativa e, quem sabe, até mesmo das duas. É uma história que está, com toda a certeza, marcada como uma das minhas favoritas e como uma das mais bonitas também, tanto pelo conteúdo, quanto pela estética.

Pra resumir: Leiam, sem sombra de duvidas e de maneira bem direta: vale a pena ler CÍRCULO.

Um pouco além da obra...

Eu tenho uma mania imensa de ler cada detalhe do livro, tanto da história, quanto da edição, e também dos autores. E uma coisa que eu amo em um livro são os agradecimentos e as dedicatórias dos autores. Esta é uma resenha sobre o Livro escrito por duas pessoas que dedicaram seu livro aos seus "eus adolescentes". Eu gostei disso,, porque no mundo de hoje se torna cada vez mais difícil se tornar um adulto sem se esquecer do que já se foi. Manter a humildade. E isto é algo que eu busco e que por isso eu me identifiquei. Os agradecimentos deste livro são verdadeiramente fantásticos. Acreditem, a gente capta um pouco da loucura destes dois autores nesta parte.

Valeu!!!!!

RESENHA ESCRITA PELA NALU DO GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2016/10/circulo.html

G. Rubbo 14/10/2016

Impossível parar de ler
Quem gosta de uma boa história com elementos sobrenaturais, enigmas, muita tensão e um pouco de ação não pode deixar de ler "Círculo", o primeiro volume da trilogia As Bruxas de Engelsfor, dos autores suecos Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren.
A história se passa na cidade de Engelsfor, principalmente no colégio onde estudam as seis protagonistas: Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebekca, Anna-Karin e Ida - garotas que aparentemente não possuem nada em comum, mas acabam descobrindo uma força misteriosa que as une.
Eu simplesmente devorei esse livro. Ele é muito instigante do começo ao fim, e depois de começar é quase impossível parar de lê-lo. Espero ansiosamente que os outros volumes da trilogia (Fogo e A Chave) sejam logo publicados no Brasil.
Em 2015 o filme homônimo chegou aos cinemas. Eu ainda não tive a oportunidade de assisti-lo, mas li críticas positivas quanto à fidelidade da adaptação.

site: https://giovannarubbo.blogspot.com.br/2016/10/meucaldeirao-especial-halloween-5.html

Barbara Nonato 27/08/2016

fascinante!
Uma história que envolve e cativa o leitor para que ele, junto aos personagens, busque chegar ao desfecho do mistério que persegue o grupo de jovens protagonistas. Como se nada na vida fosse garantia de sobrevivência para as 'escolhidas', elas precisam fazer qualquer coisa para se manterem vivas. Nesta trajetória, vagando entre o cotidiano e o sobrenatural, ninguém é confiável!
Recomendo a leitura.

Gus | @escritavo 06/06/2016

Sensacional
O livro me chamou pela capa, assim que li ele atrás, me veio PLL (série) na cabeça. Assim comprei, e não me arrependo. Julguei pela capa e me surpreendi demais, melhor do que eu esperava. Um livro gostoso de ler, sem partes chatas, com ótimos personagens e história cativante, intrigante e deliciosamente mágica. Louco para o próximo livro já, que por sinal não tem ainda no Brasil... Intrínseca, melhore (;

aiane.tosta 27/03/2016

Incrível
É um livro realmente intrigante, te faz pensar em vários aspectos. Com personagens apaixonantes, é uma história na qual todos deveriam ler. O seu suspense/terror, faz com que você não largue o livro, até completa-lo. Recomendo muito!

Joy 20/03/2016

O livro é legal, porém mediano e não irei levar nada dele para minha vida, além de não ser do meu feitio. Comprei-o na Bienal somente pela capa, sem ler a sinopse. Quando o li, de início não sabia o que esperar, por isso minha expectativa não era muito alta.

O começo é confuso porque são seis personagens principais femininas, e eu sou péssima com nomes, então tive que voltar várias vezes para a orelha do livro só para ler a descrição de cada uma. As personagens têm características bem normais de qualquer adolescente, mas todas com personalidades bem distintas.

O círculo é um grupo de seis meninas: Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. Elas são reunidas por uma força sobrenatural em uma noite de lua cheia, pois são as escolhidas para lutar contra um mal. Nenhuma delas eram amigas antes disso, mesmo todas estudando na mesma escola. O mal ao qual elas lutam não é bem descrito no livro, além do porquê elas foram escolhidas para tal missão. Há um vilão, mas o objetivo dele e o porquê de suas ações também não é muito esclarecido.

A Minoo é uma das personagens que mais gostei; ela é insegura como qualquer adolescente, mas sempre tenta apaziguar as brigas entre as meninas. A Vanessa é uma garota popular na escola, porém não é metida e é neutra entre os conflitos. A Linnéa é muito impulsiva, é a primeira que julga todas as outras e sempre arranja uma forma de despedaçá-las com palavras. A Rebecka é melhor do que a Minoo, mesmo sofrendo de um distúrbio alimentar tenta ao máximo uni-las, pois não tem problemas com nenhuma das cinco. A Anna-Karin sofreu muito bullying no passado e é a mais quieta e recolhida do grupo, porém sua autopiedade e auto-depreciação atrapalha as meninas em vários momentos da trama. A Ida é desagradável do inicio ao fim, parece que está em sua natureza ser desprezível e pensar somente em si mesma, além de ser a principal pessoa que praticou bullying contra Anna-Karin.

Este livro é o primeiro da trilogia Engelsfors, porém as continuações ainda não foram publicadas no Brasil. O desfecho é bem aberto, mas não me trouxe a vontade de ler a continuação. Parece-me que esse livro é somente uma apresentação para o universo da trama, mas os autores não nos deram informações suficientes para querermos continuar. A história ficou muito aberta, o que me desanimou, pois gosto que me expliquem o porquê de tais poderes, ações etc.

Bom, o Círculo é um livro com uma premissa boa, que não foi muito bem utilizada. Tive a impressão de que os autores não souberam misturar a realidade com o sobrenatural. A diagramação e edição são lindas, realmente o comprei porque fiquei apaixonada pelos detalhes. Pretendo procurar o e-book em inglês do segundo livro, Fire para tirar minhas dúvidas sobre a história.

Espero que vocês tenham gostado da resenha, ficou pequena porque achei o enredo muito vago.
Visite meu blog ;)

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/

Aline221 04/03/2016

RESENHA - EMP by Lilika
O livro conta a história de 6 garotas, Ida, Anna-Karin, Vanessa, Minoo, Rebeka e Linnéa, que não tem nada em comum uma com as outras, exceto pelo fato de que todas foram ao parque de diversão abandonado em uma noite de lua vermelho-sangue.
Após se encontrarem, elas descobrem que as seis são As Escolhidas e que estão ligadas ao uma antiga profecia e um poder que podem destrui-las. Ao decorrer do livro cada uma descobre seu poder, mas nem todas estão afim de descobri quem matou Elias, o sétimo escolhido desse grupo de Bruxas.
Cada uma com seus problemas, dúvidas e medos tentam ou não se ajudarem, mesmo que uma delas não tenha um poder que realmente possa ajudar com o verdadeiro mal que quer mata-las.
Um livro com capítulos surpreendentes e de fácil entendimento, facilmente te preende te levando a acreditar que fqz parte de tudo que acontece, exceto pelo fato de você ser um intruso em todas essa história.

Minha Opinião:
Apesar de ter levado quase um mês para ler, eu gostei muito. Pois eu realmente fiquei pressa na história e envolvida com as personagens e com tudo que ocorre no decorrer do livro.

Renata 18/01/2016

Círculo - Mats Strandberg, Sara B. Elfgren
O livro começa sombrio, de certa forma, mostrando o assassinato do garoto Elias logo no primeiro capítulo, totalmente misterioso e facilmente confundido com suicídio, já que este utilizou de um espelho quebrado para tirar a própria vida, mas nem tudo é o que parece.

Conforme avançamos na primeira parte, conhecemos um pouco mais de cada protagonista, que não possuem absolutamente nada em comum, o que gera uma pequena grande confusão na cabeça do leitor sobre onde a história vai chegar. Minoo é a típica nerd, melhor aluna da sala, que nutre um amor platônico pelo professor. Vanessa é a patricinha popular, que namora um cara bem mais velho, por gostar de novas aventuras. Linnéa, melhor amiga de Elias, é mal vista pela maioria, devido ao seu jeito de vestir e se portar. Rebecka é aquela que conseguiu subir socialmente na escala do colégio, namorando um garoto popular, apesar de esconder dentro de si um segredo de extrema importância. Anna-Karin é uma garota introvertida, sofredora e que leva sempre seu gato para a escola. Ida é a popular-detestável, aquela que faz de tudo para parecer superior, custe o que custar.

Durante toda a primeira parte, conhecemos um pouco mais da vida diária de cada uma das personagens, que não possuem absolutamente nada em comum, como já dito. É então, que em uma misteriosa noite, uma lua vermelha preenche o céu e uma estranha força faz as seis garotas seguirem para um parque de diversões abandonado. Lá, elas descobrem que são as Escolhidas, isto é, um grupo de bruxas que juntas, formam um círculo extremamente poderoso e capaz de derrotar as forças das trevas que ameaçam a cidadezinha de Engelsfors.

Após esse choque de realidade, as garotas percebem que realmente possuem poderes sobrenaturais e este inclusive já se manifestou em algumas. E agora, por mais que não queiram, estão unidas por um propósito maior, e devem encontrar a si mesmas enquanto se desenvolvem mentalmente, fisicamente e aprendem a controlar seus poderes.

Enquanto o livro explora a vida pessoal de cada uma das personagens, a atmosfera de mistério com relação ao núcleo sobrenatural aumenta cada vez mais, fazendo o leitor ansiar para a próxima página, capítulo e parte. Os autores não deixaram a desejar em nenhum ponto com relação a explicações de questões levantadas no início do livro, e é isso que contribui para essa magnífica narrativa.

A trama proporciona momentos de prazer, raiva, felicidade e principalmente apreensão ao leitor, enquanto este amadurece com as personagens e as vê enfrentando cada um de seus medos e superando a si mesmas, tanto com relação a coisas cotidianas, como o bullying, quanto com relação aos seus poderes e a leitura do livro dos padrões, cuja principal função é revelada aos poucos, temperando a narrativa com mistério e expectativa, combinação perfeita para prender o leitor as suas páginas.

O livro é recomendável para todos aqueles que gostam de sofrer um pouco com a curiosidade e que curtem personagens extraordinários, tais como as bruxas apresentadas aqui. Mal posso esperar pela continuação e pela adaptação cinematográfica que está por vir e saber o que Engelsfors, que parecia inofensiva, guarda para as garotas… pelo menos para aquelas que ficaram vivas!
Thacy Mendes 31/01/2016minha estante
Me disseram que esse livro é de terror e dar medo. É verdade?

Renata 07/02/2016minha estante
O livro me causou mais apreensão do que medo, é uma ótima leitura e estou ansiosa pela continuação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6