Círculo

Círculo Mats Strandberg

Resenhas - Círculo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Flavs Machado 08/12/2013

Muito suspense, informação dada em conta-gotas
Círculo é um livro bem sombrio, onde todos os aspectos ajudam neste fator. Desde sua capa, até a sua coloração mais escura, passando pelas ilustrações etc. O suspense está presente a cada página e foi uma leitura um tanto surpreendente. O fato da sinopse da capa e contra capa serem tão vagas, apenas ajudam a manter o mistério, de fato que é não é tão fácil descobrir do que o livro se trata durante um bom tempo, o que acaba tornando tudo interessante. No entanto, devo afirmar que as doses de informações tão escassas, acabam deixando a leitura um pouco cansativa.

O livro tem uma grande quantidade de personagens consideradas principais (sete no total) e a narrativa ocorre em terceira pessoa, focando cada momento em uma personagem, no entanto duas delas não temos o "ponto de vista", o que parece ser de propósito, especialmente uma delas que mal aparece e não é nem um pouco aprofundada. Parece ser de propósito, mas confesso que deixou uma espécie de vazio não saber praticamente nada sobre uma personagem tão importante, enquanto conhecemos profundamente todas as outras.

A informação toda dada na história, parece ser dada com um conta-gotas, aos pouquinhos e nada é o que parece. Confesso que isso me deixou confusa em alguns momentos e quando alguma coisa era revelada, eu fiquei até o final com uma pulga atrás da orelha porque talvez, a escolha dos autores de revelarem tão pouca coisa, tenha resultado nessa eterna desconfiança.

Círculo é uma leitura bem sombria (como já citei acima), além de todo o enredo de fantasia, ainda há o lado real, onde nos deparamos com depressão, drogas, bullying, distúrbios alimentares etc, o que trouxe uma visão diferente de livros do gênero (especialmente YA), onde tais coisas ou são excluídas, ou pouco aprofundadas e raramente afetam as personagens principais que tendem a seguir um padrão. É um livro bem interessante, mas acredito que seria muito melhor e bem aproveitado se não enrolasse tanto para dar informações vitais para o enredo ao invés de se focar tanto nos problemas pessoais das personagens principais, essa exploração poderia ser feita de maneira melhor.

É um bom livro, apesar dos defeitos citados acima e deve agradar aqueles que gostam de suspense, terror com uma boa dose de drama.

site: http://psychoreader.wordpress.com
Carol 12/06/2014minha estante
vc por aqui rs

Carol 12/06/2014minha estante
pelo que vc escreveu me lembrou o livro fallen da lauren kate, excesso de suspense até o fim, chega a enervar

Ana Júlia 14/01/2021

O principal motivo que as une: o Círculo
Trata-se de um livro no qual busca retratar a vida de 5 adolescentes.
De início, Elias usuário de tóxicos é encontrado morto no banheiro do colégio. As circunstâncias indicam que Elias se suicidou.
Entretanto, sua melhor amiga Linnéa, afirma veementemente que Elias foi assassinado.
Fenômenos estranhos acontecem com Linnéa e outras cinco meninas do mesmo colégio, as quais percebem que estão sentindo uma força sobrenatural agir em seus corpos. Ainda há muito a descobrir sobre como lidar com as forças sobrenaturais, com a morte de seus amigos, e com seus poderes antes que a batalha se inicie.
As amigas tentam descobrir quem está por trás do assassinato de Elias e de sua amiga.
Anoto uma ressalva, o livro possui uma história bem "teen" envolvendo conflitos com as emoções, com famílias e amigos e acaba deixando de lado o principal motivo que as une: o Círculo.

Lari 24/10/2021

O círculo, um livro de bruxaria, suspense e romance, que reúne 7 adolescentes, que estudam na mesma escola, mas tem vidas opostas, mesmo assim, são obrigadas a se unir.
No começo foi bem confuso, era muitos personagens e da minha parte, poderia ter uma separação mais nítida, de quando muda de uma personagem para outro, isso lido direto é confuso. São muitas informações, algumas desnecessárias, algumas repetidas várias vezes e outras ocultas que senti muita falta. Exemplo? Personagem Ida, é bem irritante, mas fundamental, queria saber da sua vida e de seus pensamentos da mesma forma que os autores expuseram os de Minoo, Vanessa etc ..
Mas o livro é bom, isso é certo, é algo que te prende e você quer terminar logo, a ação em si é bem detalhada e isso é bom, o pós ação que é o grande pecado, deveria contar a reação das meninas e tudo mais, perderam muito tempo com pensamentos e esqueceram de outros que seriam mais ricos.
O final foi lindo ao meu ver e minha cabeça está explodindo agora, ao saber que tem mais dois!!!! SOS

Piter 23/06/2022

LINNÉA DIVA GÓTICA REPRESENTANDO A GENTE!!!!!
6 meninas são convocadas por uma força misteriosa a irem para um parque de diversões abandonado durante uma lua de sangue. Suas vidas são absurdamente diferentes e elas não suportam conviver no mesmo espaço. Mas agora devem trabalhar em grupo: além dos poderes estranhos que começaram a aparecer, alguém forjou o su1c1d10 de um dos seus colegas, e aparentemente está atrás delas também.

Minha atração por Círculo começou num vídeo de indicações do canal da Beatriz Paludetto. Ao ouvir a premissa, a curiosidade cresceu e o match foi instantâneo. Meu amor por tramas adolescentes de suspense sobrenatural vem desde TVD.

O livro combina temas distintos de forma coesa e inteligente. A história é sobre bruxaria e não é; a profundidade nos dramas das garotas toma toda cena. E que dramatização! Os autores se arriscam na escolha de tantos personagens principais, porém sabem como construir cada arco, dando o espaço devido para todos. No início, até pensei que a escrita objetiva e rápida da obra seria um problema no desenvolvimento, mas ela casou bem com a divisão de capítulos; igualmente curtos.

A história retrata os adolescentes do jeito que são: impulsivos, mas espertos quando necessário, com problemas ocultados pela expectativa social sobre eles. Quantas realidades não existem num lugar tão pequeno? Engelsfors, a cidade aqui montada, pode ter suas casas contadas, porém abriga uma atmosfera angustiante. O realismo da obra explora o fato da família ser tão acolhedora quanto problemática, o colégio como um espaço tóxico onde as classes se confrontam, a adolescência sendo uma fase de riscos e decisões.

Eu me vi na pele das garotas, tão descrito como se retornasse aos quinze. Minoo é meu lado metódico e acovardado, Linnéa, a sombra que emana de meus trajes e a ousadia que me falta. Rebecka vive o sonho do namoro que invejo, Vanessa, as coisas que quis fazer e nunca consegui. Não me conectei da mesma forma com Anna-Karin e Ida, embora também sejam uma parte fundamental da catarse.

Círculo é dotado de uma densa visão social. Não inova na peça, porém sabe explorar as camadas de seus atores. Cobro mais ação da luta no final, mas levo em conta toda a magia do resto. Vale à pena!
ThayAvalon 21/07/2022minha estante
Acabei de terminar a leitura e corri pra assistir a adaptação, você sabia ? achei bem fiel. Se for assistir procura por Círculo Engelsfors.

Piter 29/07/2022minha estante
Sim! Eu assisti esses dias e achei muito fiel também. Amei a caracterização da Linnéa.

ThayAvalon 29/07/2022minha estante
siiim que pena que não veio as continuações

Dara.Werle 20/06/2021

Legalzinho
O livro é bom, achei gostosinho de ler. Mas ele se alonga muito e as 400 páginas podiam ser reduzidas a metade. O livro enrola muito e o final acaba sendo previsível. Fora isso, to bem chateada porque não sabia que tinha continuação e a trilogia foi descontinuada pela intrínseca, ou seja, os outros dois livros só tem em inglês ?. Ficou com deus.
eu.karoliny 20/06/2021minha estante
Ficou com Deus kkkkkkkkkkkk
Amém ???

yass 20/08/2022

poderes sobrenaturais misturado com suspense...
tava enrolando pra ler esse livro a um tempão.
eu gostei bastante da construção de algumas personagens(pq tem outras q eram sim as principais mas foram as esquecidas do churrasco)
o final foi meio xoxo capenga, enrolado dms e nada mto "UAU!!"
enfim, leiam se estão procurando algo relacionado a:
? meninas q se detestavam virando amigas
? escola maligna/sombria
? casos de suicídios mal resolvidos
? uma mistura de "temos q achar o assassino" e "temos que treinar nossos poderes"

ThayAvalon 21/07/2022

6 Garotas, muitos poderes, e 1 mal à enfrentar.
Vamos lá:
Ensino médio, 6 garotas que não tem nada em comum, uma morte, poderes que surgem do nada um vilão. A primeira parte do livro é mais apresentação das personagens seus dramas, e a dura vida adolescente que todo mundo sabe que não é fácil, a capacidade de você se identificar com os personagens principalmente se você se encontra nessa fase é grande e natural. As garotas acabam se unindo, revelando seus defeitos, medos e aflições, treinando seus poderes ancestrais para derrotar algo ou alguém que esta usando dos poderes ocultos para tentar matá-las. O diferencial aqui é que cada um tem um super dom, uma consegue ficar invisível, a outra ouve pensamentos, uma tem domínio de fogo, a outra água, transforma matéria, podem trocar de corpo e de alma, é sem limites pra magia aqui. Assisti a adaptação e é bem fiel ao livro, eu descobri esse livro a um tempão atrás quando a Beatriz Paduletto fazia videos sobre livros com o tema de bruxas, anotei e descobri que as continuações não possuíam nem ebook, no entanto ele pode ser lido como livro único, pois a história se fecha super bem, a edição é lindíssima, tem um mapa e é muito bonito. Indico muito vale super a pena a leitura se você gosta do tema.

Não é o Gabriel 21/02/2022

Mortes e mais mortes
Tipo assim, se tu curte poderes mágicos e grupos de amigos que estão atrás do ser maligno, esse livro é pra vc, tipo, é super pra vc.
Eu praticamente devorei ele. Vai [*****], segundo livro não vem pro Brasil nunca, vai se
fudeeeerr.
Enfim, leiam, ou não leiam, tô nem aí.

Ina 28/08/2021

Bruxas
Achei o livro bem divertido, mesmo tendo ficado um pouco confusa em alguns momentos da história. A trama em si é bem interessante e eu amei que todas as protagonistas eram meninas. E meninas bem construídas tbm! Histórias bem complexas e diferentes entre si, mas que no final formam um conjunto muito legal.
O desenvolvimento da irmandade e da maturidade é bem visível e fiquei satisfeita com a escrita.
Recomendo bastante se vcs querem uma leitura mais leve e divertida!

RAMON SOUZA 24/05/2020

Circulo
Círculo é o primeiro livro da Trilogia Engelsfors lançado pela Editora Intrínseca no ano de 2013, possuindo 416 páginas dos escritores Mats Strandberg e Sara B. Elfgren ambos moradores da Suécia. A premissa do livro aborda questões locais do pais de origem dos escritores misturados com adolescência.
Na cidade de Engelsfors acontecimentos fora do normal vai juntas 7 adolescentes para descobrirem um lado sobrenatural e ainda ter que lidar com os problemas que a adolescência trás. Anorexia, popularidade ou a falta dela, e suicídios são alguns temas que vemos no desenrolar da história. 6 elementos vão ser predominantes na narrativa do livro e cada personagem vai ter seu elemento individual sendo eles: ar, agua, terra e fogo que já conhecemos e nesse universo os escritores acrescentaram mais dois, metal e madeira.
A narrativa do livro é bem fluída, e tem poderes elementais bem construídos, no entanto ele possui muito pontos ruins; existem dois personagens no decorrer do livro que não tem serventia nenhuma a não ser dão as respostas para as personagens principais, as escolhidas as vezes eram bem confusas de diferenciar e o desfecho do livro não correspondeu as expectativas.
Em suma o livro tem grande foco na adolescência, indicaria para aqueles que buscam livro jovens adultos, possui algumas cenas de mortes explicitas e sexuais que não seriam adequadas para crianças.

site: https://www.instagram.com/p/CAllWvEjRG-/

-natalia 27/02/2020

Círculo
Há pouco tempo eu estava com muita vontade de encontrar livros sobre bruxas. Não foi por acaso que me apaixonei na hora por esse quando li a sinopse em uma livraria, depois que a lombada me chamou a atenção (e só porque não tinha um "título" nela). Vi que não era tão bem avaliado aqui (sim, eu confiro as avaliações no Skoob antes de comprar um livro hahah), mas decidi levar mesmo assim. No fim, não esperava muita coisa dele; achei que ia ser mais um daqueles livros que seriam melhores se tivessem ficado só na sinopse.
Eu me surpreendi muito, e foi positivamente. Talvez tenha sido por eu adorar a temática de bruxas, mas eu fiquei encantada pela história e pelas personagens, que têm cada uma sua própria personalidade e vivências. Fiquei muito triste com alguns acontecimentos e super ansiosa pra saber o desenrolar. Teve alguns pontos que ficaram um pouquinho soltos pra mim e algumas coisas que eu mudaria, mas não deixou de ser um ótimo livro.
Algo que me decepcionou (muito) foi descobrir que a Intrínseca não traduziu The Fire e The Key, que são livros difíceis de encontrar até em inglês. Queria ler a trilogia completa :/
Saan0 17/07/2020minha estante
Eu tô muito triste com isso tbm, comprei sem saber que era uma trilogia e fiquei decepcionada por saber que não vou poder ler a continuação

-natalia 18/07/2020minha estante
Simmm!! Fiquei bem chateada, gostei muto da história hahah :(

jheniverso 19/07/2020

Esse livro é mais um daqueles que você se envolve totalmente e é difícil parar de ler. A história é envolvente, desperta curiosidade, intriga e nos dá aquela pontada de nervosismo sobre o que está acontecendo e ainda pode acontecer. Há um misto de emoções do começo ao fim.

Como qualquer livro com muitos personagens principais, seria complicado dar uma boa atenção a todos eles. No entanto, a forma como foram abordados os poderes de Rebecka no início, Vanessa e Anna-Karin foi realmente de se bater palmas. Sem contar os poderes de Minoo, que foram revelados apenas no finalzinho e foi fascinante! Porém senti falta de uma melhor abordagem dos poderes de Ida e Linnéa. Por ser o primeiro livro de uma trilogia, pode ser que estes sejam mais abordados nos seguistes e seria ótimo, afinal.

Eu adorei essa primeira história e adoraria ler as demais. A construção do mistério sobre as mortes e quem era o culpado foi ótima, espalhando dúvidas por todos os cantos. Não diria que surpreendente quando descobri o culpado, porque tinha minhas desconfianças por, simplesmente, não encontrar um papel bom o suficiente para aquela personagem em questão se não o de um culpado. No fim, foi incrível!

Recomendo muito para os fãs de histórias de bruxas e até para quem não tem o costume e o gosto de ler. É uma leitura ótima!

Mila 21/06/2021

O universo criado é bom, mas...
Sabe aquele livro cuja história tem tudo para ser excitante, mas, por falta de desenvolvimento de personagens, acaba diminuindo suas expectativas a cada página? Esse foi o meu problema com Circulo.

A premissa é incrível! Quem não gosta de um ambiente sombrio mesclado a temáticas que cercam o universo adolescente? Só de ler a sinopse fiquei empolgada.
A mitologia do universo, o sistema de magias, a forma como cada elemento se relaciona com a personalidade dos personagens, não vou negar, é muito bom!

Mas, como dito anteriormente, o problema foi a falta de desenvolvimento dos personagens. Não senti empatia por nenhum deles, o que considero algo grave e que prejudicou a minha leitura. O desenvolvimento da relação entre o grupo principal também foi pouco explorado.

Fabricio~Raito 31/01/2014

Suecos, vocês são incríveis.
Quando vi a capa de Circulo foi tiro e queda. Me apaixonei. E ter lido a sinopse, me arrebatou. Mas muita gente se queixa: Qual a razão de uma sinopse tão pequena, sem muitas informações? A resposta é: o mistério já começa por ai, e se sua curiosidade não foi atiçada, talvez este livro não seja para você.
7 adolescentes, de uma pequena cidade na suécia. 7 universos diferentes, de roupas e cabelos diferentes, de gostos e complexos diferentes, com apenas uma coisa em comum: estudam na mesma escola. Quando uma série de suicídios começa a acontecer, e uma misteriosa lua vermelho-sangue surge no céu, estes 7 se descobrem que mais do que apenas adolescentes normais e juntos, terão que descobrir e desvendar o mistério que paira sobre a sua cidade.
Os autores possuem uma narrativa intrigante. Nada complexa, flui de forma natural e não é cansativa. Os personagens são cuidadosamente construídos e apesar de serem muitos, estão presentes o tempo todo durante a leitura. A maneira como os atritos entre o novo grupo que precisa se unir também é natural, crível, e todos se identificarão com um dos 7. Tudo é construido de forma muito sucinta, o desenvolvido é perceptível assim como a história em si. E não é por serem protagonistas que estão isentos da morte. Os autores não poupam mortes, mesmo dos mais importantes.
Apesar do tema central ser bruxaria, o universo criado por Mats Strandberg e Sara B. Elfgren é diferente de tudo aquilo que já havia lido sobre. Parece que houve pouca ação neste primeiro livro, mas levando em conta que é uma trilogia, é completamente normal este processo, onde o primeiro livro se preocupa mais com a apresentação dos personagens e construção de um enredo forte e de conteúdo. Suecos possuem uma visão única na construção de obras fantasiosas. É meu quarto contato com autores suecos e cada vez mais me vejo envolvido neste incrível jeito impar de escrever.
A Intrínseca novamente apresentou um trabalho eficiente, de qualidade, sem qualquer ponto negativo (apenas quatro ou cinco erros de digitação). A capa se manteve como a original, com o título deslocado para a parte superior da mesma. É um excelente livro, repleto de mistérios.

Gislaine 22/01/2022

Uma sessão da tarde com morte e poderes
Eu tinha uma grande curiosidade de ler esse livro a muito tempo, mas sempre deixei pra lá por conta de ser uma série que não teve seus outros livros lançando no Brasil. Mas no final das contas até que dá pra ser lido como um único, apesar de que eu gostaria de saber o q acontece em seguida.
Gostei dessa leitura, foi bem vibe sessão da tarde com uns pontos diferenciados, do tipo bruxas procurando o assassino delas. A trama te prende e as personagens são interessante e diferentes entre si, vc entende cada uma delas e vê suas falhas e qualidades. Enfim eu curti bastante, foi uma leitura gostasinha de fazer, amo quando o livro tem essa vibe meio de suspense com poderes.
Não é o Gabriel 21/02/2022minha estante
Amg foi essa vibe msm, sessão da tarde kk mas divertido

Gislaine 21/02/2022minha estante
Sobre isso kkk foi divertido

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6