Círculo

Círculo Mats Strandberg

Resenhas - Círculo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

C.B. 26/09/2014

"...o Círculo é a resposta."
"Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo.Não confiem em ninguém. Nem nos pais, nem nos irmãos e irmãs. Não confiem em amigos e amigas. Nem no amor de sua vida. E lembre-se : o Círculo é a resposta." pág.78

Eu fiquei uns bons minutos só olhando para a tela do computador sem saber o que escrever sobre esse livro.Tem tantos detalhes e tantas descobertas que estão balanceadas durante todo o livro que eu não sei como falar sobre Círculo sem dar spoilers.

"Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos.
Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho.
Linnéa tem pai alcoólatra e é mal falada na escola.
Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar.
Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível.
Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos.
Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors."

O suicídio de Elias Malmgren no colégio choca todas as pessoas... Mas Linnéa e outras garotas sabem que não foi um simples caso de suicídio...
Durante uma noite de Lua Cheia, que é vista por algumas pessoas como Lua Vermelho-Sangue,uma "força misteriosa" comandou Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka e Anna-Karin contra suas vontades. Todas as garotas são forçadas a caminhar até um parque de diversões que foi a muito tempo abandonado e encontraram lá o zelador estranho do seu colégio, no qual se apresentou pelo nome Nicolaus.
Nicolaus conta para essas garotas que elas são as Escolhidas de uma profecia e seu papel é guia-las para seus destinos.

"Assim como irmãos não se escolhem, as Escolhidas também não se escolheram.E, assim como irmãs, elas têm que aprender a viver juntas." pág. 406

As Escolhidas tem várias diferenças entre si.
As Escolhidas terão que confiar uma nas outras.
As Escolhidas terão que aprender a controlar seus poderes sobrenaturais.
Se isso não acontecer o mal vai vencer a guerra.
E atacar o mundo todo.

Se quiser continuar lendo acesse:

site: http://entreloboseursos.blogspot.com.br

Luana_Corazza 14/10/2014

Não conseguiu misturar magia com realidade
Adorei o livro, é o tipo de livro que eu começo a ler e não consigo parar, mas às vezes eu paro e não tenho vontade de voltar. (contraditório mas é a verdade).
Não dei 5 estrelas pois não me ensinou muitaaa coisa, não dei 4 pois os autores não souberam mesclar magia com realidade, não gostei do jeito que misturaram as duas coisas...
Dei 3,5 pois mesmo com esses pontos negativos o livro me prendeu, conseguiu me deixar com medo em algumas partes, tem personagens muito cativantes, e meu Deus, quantas reviravoltas ein!
Linnéa e Vanessa são personagens que eu gosto muito, me identifico bastante com Vanessa ~n acho que ela seja vagabunda~ e o jeito sombrio de Linnéa da uma coisa legal no livro.
O jeito que elas tem que se unir mesmo sendo tão diferentes, para mim, é a maior lição deste livro.
Enfim, a leitura vale pelas ironias, pelo sarcasmo, pela diversão e pelo suspense. Louca pelo 2!

Jade 19/10/2014

Show de bola
Gostei bastante, não estava esperando grande coisa desse livro e de fato não recebi isso.

Não estou falando que o livro é ruim, pelo contrário, é muito bom! Não chega a ter tudo para ser ótimo, mas quase chega lá.

Tudo que faltava para eu dar 5 estrelas e não 4, é por causa da narrativa. Eu me vejo escrevendo esse livro. Sério. De tão fácil que é o narrar da história.

A história é empolgante, com revelações surpreendentes!

As personagens me irritaram de início, mas depois me apeguei a cada uma delas, até mesmo à Ida, que é a mais chatinha e..Meio falsa.

Recomendo? Sim! Quando não estiver muito exigente para algum livro, principalmente quanto à narrativa, eu recomendo que leia Círculo.

Sheila 13/12/2014

Resenha: "Círculo - Trilogia Engelsfors" (Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren)
Por Sheila: Oi pessoas! Tudo bom? Eu estou super, hiper, MEGA empolgada com essa nova trilogia. E que é sueca! Depois de "Os homens que não amavam as mulheres", do também sueco Stieg Larson, não tinha visto mais nada que me "enchesse os olhos" da mesma forma. Até receber "Círculo" da editora Intrínseca para resenhar.

Em primeiro lugar, um aviso: NÃO LEIA, mas em HIPÓTESE ALGUMA a sinopse disponível no skoob NEM o hostsite oficial. NEM a orelha do livro. Desculpe, mas vocês entregam mais do que deveriam da história, a acabam tirando boa parte do mistério do livro e parecendo deixá-lo tão ... comum.

Afinal, quando cheguei mais ou menos nessa parte do livro, fiquei um pouco decepcionada. Todo o mistério e aí, os caros autores me apresentam isso? Bom, mais uma vez (recentemente eu andei fazendo isso em outras leituras) eu estava errada. E como fiquei feliz por estar!

Se querem um conselho, fiquem apenas no que diz atrás do livro. Eu, pelo menos, fiquei fascinada com essa sinopse.
Certa noite, quando uma incomum lua vermelho-sangue preenche o céu, seis garotas vão parar em um parque de diversões abandonado, atraídas até lá por uma força misteriosa. O que elas têm em comum? Estudam na Engelsfors High School. E isso acontece logo depois que um aluno é encontrado morto no banheiro do colégio. Os boatos dizem que foi suicídio. Mas elas sabem que á verdade é outra.
Eu comecei a ler o livro após ter entrado em contato apenas com esta sinopse. E praticamente devorei o livro até um pouco antes da metade, que é um pouco depois da cena antes narrada. Quem são estas seis garotas? Não fica claro, durante a narrativa, quem elas serão. Afinal de contas, essa é a parte mais interessante do livro: elas não são as típicas heroínas dos romances.

Na verdade, não poderia haver grupo mais homogêneo. Ou mais conflitante. Ou uma história mais maluca. Ou um drama mais carregado. Afinal de contas, nem sempre as coisas dão certo. Algumas pessoas morrem, e não há garantia nenhuma de quem permanecerá até o final.

Da mesma forma, é difícil saber em quem confiar, já que coisas estranhas começam a acontecer, sem que elas entendam que tipo de poder as levou a tornarem-se mais do que apenas colegas de escola. A verdade é outra. Mas saberão elas que verdade é essa? Aliás, quem está falando a verdade, de todas as pessoas que supostamente devem orientá-las? Afinal de contas, em seu primeiro encontro, o que recebem de conselho é cautela.

Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo. Não confiem em ninguém. Nem nos pais, nem em irmãos e irmãs. Não confiem em amigos e amigas. Nem no amor de sua vida. E lembrem-se: o Círculo é a resposta.

Eu adorei o livro! (pronto falei de novo). Um pouco da minha insatisfação proveio do fato de que, lá pela metade, os autores pareceram inserir um Deus Ex Machina na trama, que chegou com todas as respostas, prometendo "assumir as rédeas da situação". Acabou-se o mistério, os conflitos internos, e os conflitos umas com as outras.

Cheguei a ficar muito braba. E deixar o livro de lado, colocando outros na frente. Mas realmente me equivoquei! Na verdade as coisas só começam a ficar mais e mais confusas. E misteriosas. E alucinantes. Afinal, um garoto já morreu dentro da escola. A questão, acaba sendo justamente esta: quem será o próximo?

No fim, tudo parece um grande e bem elaborado jogo, no qual o leitor se vê totalmente enrolado! Ou seja, as páginas praticamente se viram sozinhas, e eu estou completamente LOUCA pela continuação deste primeiro livro. Não preciso dizer que recomendo não é? Abraços.

PS: Ah, não deixem de conferir o booktrailer do livro!

site: http://www.dear-book.net/2014/12/resenha-circulo-trilogia-engelsfors.html

Cami Nyx 08/01/2015

Denso, sombrio, misterioso e envolvente
Tudo começa, quando Elias, um garoto que sofre bullying por causa da maneira como se veste, é forçado por uma voz em sua mente a cometer suicídio dentro do banheiro da escola onde estuda. Quando seu corpo é encontrado por Minoo e Linnéa, melhor amiga dele, no dia seguinte, todos acreditam que ele realmente tirou a própria vida, menos a sua grande amiga. A partir daí, a narrativa em terceira pessoa acompanha a rotina de quatro garotas – Minoo, Rebecka, Vanessa e Anna-Karin – que não têm nada a ver uma com a outra, senão o fato de estudarem no mesmo colégio e possuírem alguns probleminhas pessoais. De repente elas começam a sentir e fazer coisas estranhas, cada uma a sua maneira, tendo em comum os sonhos estranhos e o cheiro de fumaça impregnado em seus cabelos.
Quando chega uma noite de lua-de-sangue, elas são atraídas por uma força misteriosa a um parque de diversões abandonado. Além delas, Linnéa, melhor amiga de Elias, e Ida, uma garota metida e praticante de bullying no colégio, também são levadas até o parque. Lá elas descobrem que são as Escolhidas, assim como Elias também era, e que juntas formam um círculo que só será fortalecido se elas se unirem para enfrentar o mal que está caçando por elas. Mas não vai ser tão fácil unir essas garotas tão diferentes, enquanto elas não entenderem o tamanho do perigo que as ronda.
Não vou falar mais para não dar spoilers. A sinopse já tinha me deixado interessada no livro, mas essa coisa meio colegial tinha me deixado meio receosa de começar a leitura, então veio desafio, e eu resolvi acrescenta-lo na lista. E só me arrependo de não ter lido antes. Quase não o larguei nesses dois dias e meio de leitura.
Círculo é bem mais sombrio do que aparenta. Não sei se foi porque eu comecei durante a madrugada, no meio do escuro do meu quarto (li pelo celular), mas eu senti um certo medinho no início, a ponto de sonhar com ele. Principalmente na hora em que a voz ataca Elias e ele comete o “suicídio”. Depois de um tempo (ou melhor dizendo, à luz do dia), eu me acostumei com aquela sensação e foi ótimo. Além disso o mistério paira sobre todas as linhas, envolvendo cada vez mais o leitor na trama. Isso se deve muito a narrativa densa, que fica muito marcada no psicológico das quatro personagens em que o narrador foca.
Sem contar que além de toda a história de treinar seus poderes e descobrirem quem está por trás da voz que as perseguem, elas têm que lidar com os seus problemas pessoais. Vanessa pode até ser a garota mais sexy do colégio, mas em casa ela enfrenta problemas com o padrasto e a mãe que sempre o apoia, e namorar um cara mais velho que não quer nada com nada também a deixa muito insegura. Minoo tem a família que todos querem, é a garota mais inteligente da turma, mas não consegue fazer amizade e entre as Escolhidas é a única que ainda não apresentou nenhum poder específico. Anna-Karin passou a vida inteira sendo humilhada por pessoas como Ida e ouvindo as reclamações da mãe que parece odiar o mundo, mas agora que ela tem um poder que pode mudar isso, ela acaba se perdendo num jogo perigoso onde só ela tem a perder. Rebecka não era tão popular, mas depois que começou a namorar o garoto mais popular do colégio, isso mudou. Mas isso não foi suficiente para tirar dela o fantasma do transtorno alimentar que a perseguiu durante um longo tempo e que ainda a persegue. Linnéa, embora não seja muito abordada, sempre foi excluída por se vestir e agir diferente, por andar no grupinho dos alternativos, além de ter um pai alcoólatra. Ida não é muito abordada também é muito excluída entre as escolhidas, principalmente por todas as coisas ruins que ela faz, mas também ela é a única que consegue fazer grandes avanços nos treinos.
Foi essa complexidade das personagens e o clima sempre denso da história que me conquistaram. Você acaba se identificando de alguma maneira com essas garotas, com os seus problemas. No fim, a história acaba não sendo apenas sobre magia, mas também sobre preconceito e família.
Embora tenha tido alguma resolução no final, as maiores dúvidas ainda ficam para os próximos livros. O Conselho é confiável, ou não? Que força oculta é essa que pode causar a destruição do mundo? Qual é o papel de Minoo e do seu misterioso poder? Com alguma ação, o livro acaba sendo mais uma introdução tanto às personagens quanto ao enredo da trilogia. E se você está à procura de uma história de bruxas sombria, densa e misteriosa, pode ter certeza de que o você vai encontrá-la em Círculo.
Infelizmente a Intrínseca ainda não tem previsão de quando lançará os demais livros da trilogia, mas pra quem não sabe, a adaptação cinematográfica do primeiro livro chega aos cinemas suecos em fevereiro. Como ainda não há previsão de estreia em outros países, o jeito vai ser esperar que o filme caia na internet com alguma legenda. Quem quiser dar uma olhada no trailer é só entrar aqui.
Beijos!!!
Camila Nyx *-*

site: http://blogconexoesliterarias.blogspot.com.br/2015/01/resenha-circulo-trilogia-engelsfors-de.html

Gramatura Alta 06/11/2016

aventura e magia
Seis garotas em um círculo. Seis historias unidas em apenas uma. Seis mundos unidos, mas era para serem sete.

Olá pessoal, então, como vocês perceberam, o livro de hoje é CÍRCULO, de Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren. Então, muitas pessoas não gostam de julgar um livro pela capa, mas, sinceramente, neste caso, ela praticamente estava gritando para ganhar um pouquinho da minha atenção. E ela conseguiu. Quando peguei a sinopse para ler, eu já tinha me apaixonado pela capa deste livro fantástico, e, então, ela veio e simplesmente me chamou mais a atenção, principalmente por causa do tom de mistério e magia que ela carrega e que foi meticulosamente dosado nesta história, onde perigo se encaixa como um tremendo eufemismo.

Anna-Karin, Minoo, Rebecka, Linnéa, Ida e Vanessa são o Círculo. Ou pelo menos deveriam ser. Mas a diversidade entre elas na maneira de ver a vida, vai tornar esta uma das mais difíceis batalhas que elas já enfrentaram. Elas vivem em Engelsfors, caracterizada por Minoo como uma "cidade de merda, no meio do nada". O que ela não sabia é que alguns poucos dias depois, ela e as escolhidas iriam desejar que a cidade realmente fosse só isso. Mas Engelsfors é muito mais. Imensuravelmente mais.

Basicamente, a história começa com o assassinato de Elias de uma maneira nada conveniente, não que existam assassinatos convenientes, mas este extrapola um pouquinho os casos mais gerais. E como isto ocorreu dentro do colégio onde as Escolhidas estudam, a diretora passa a averiguar a situação, e, após ter sua casa invadida pelas escolhidas, resolve começar o treinamento com o Livro dos Padrões, seguindo as ordens do Conselho, que é o que comanda pessoas como elas (elas inclui a diretora e não, isto não é um spoiler, não se preocupem). Elas terão que treinar seus poderes enquanto a batalha final se aproxima. E o destino de todos foi colocado em suas mãos. É delas a escolha, é delas a responsabilidade, é delas que depende o futuro, porque elas são a própria Escolha.

Em cada capítulo, uma das seis garotas toma frente da história e nos conduz segundo a sua maneira, mostrando a sua realidade, ou a falta dela. Nas cinco partes deste livro, você vai se enrolar cada vez mais, e, então, o Laço se tornará tão forte, que não será mais possível soltar. Eu fiquei simplesmente fascinada pela historia e por um certo professor de matemática, Max, que irá nos surpreender com uma das escolhidas, seja de maneira positiva, negativa e, quem sabe, até mesmo das duas. É uma história que está, com toda a certeza, marcada como uma das minhas favoritas e como uma das mais bonitas também, tanto pelo conteúdo, quanto pela estética.

Pra resumir: Leiam, sem sombra de duvidas e de maneira bem direta: vale a pena ler CÍRCULO.

Um pouco além da obra...

Eu tenho uma mania imensa de ler cada detalhe do livro, tanto da história, quanto da edição, e também dos autores. E uma coisa que eu amo em um livro são os agradecimentos e as dedicatórias dos autores. Esta é uma resenha sobre o Livro escrito por duas pessoas que dedicaram seu livro aos seus "eus adolescentes". Eu gostei disso,, porque no mundo de hoje se torna cada vez mais difícil se tornar um adulto sem se esquecer do que já se foi. Manter a humildade. E isto é algo que eu busco e que por isso eu me identifiquei. Os agradecimentos deste livro são verdadeiramente fantásticos. Acreditem, a gente capta um pouco da loucura destes dois autores nesta parte.

Valeu!!!!!

RESENHA ESCRITA PELA NALU DO GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2016/10/circulo.html

Hugo 08/03/2015

O clima sombrio, do início, toma conta de quase toda a história
O Círculo é a resposta. O Círculo é a arma.

O primeiro volume da trilogia Engelsfors é o Círculo.

O livro começa de maneira bem sombria, com o assassinato de Elias. Uma voz que estava dentro dele dizia o que ele tinha que fazer e era obrigado a fazer, não conseguia resistir. Dessa forma, Elias tem sua morte no primeiro capítulo da trama.

O Círculo é formado por seis garotas.

Minoo é a garota inteligente que sempre sabe o que responder para o professor e nas aulas, mas seu único problema é fazer amizades. Minoo não consegue ter facilidade para fazer amigos, não sabe o que dizer para a pessoa.

Vanessa é a garota popular do colégio, a típica loira bonita. Namora um cara chamado Wille que é bem mais velho que ela, mas acha que a vida com ele seria mais legal.

Línnea não tem mãe e seu pai mora na rua e é um alcoólatra. Vive sozinha e correm vários boatos sofre ela, dentre eles: drogada, lésbica.

Rebecka é uma garota que vive bem a vida, tem um namorado, Gustaf, que é astro do futebol. Seu único problema é aquele que abala várias meninas de sua idade, o distúrbio alimentar. Mesmo sabendo que tem e não contando para ninguém, nem para o namorado, correm boatos por todo o colégio.

Anna-Karin é a garota-alvo das pessoas, está sempre sofrendo no colégio. Pessoas passam por ela, a insultam, a envergonham e destroem sua vida. Por sorte, pode contar com seu gato, Pimenta, que é o amigo dela e ela o leva todos os dias para o colégio.

Ida é a garota insuportável do colégio, fala mal de todos, envergonha todos e faz da vida deles um inferno. Todos a odeiam e nem quando finge ter boas intenções, acreditam nela.

Todas elas têm apresentado umas sensações estranhas e alguns poderes que não conseguem explicar.

Certa noite, a lua está vermelha, e uma força misteriosa invisível transporta as seis para um parque de diversões abandonado. Lá descobrem que além delas, o zelador do colégio também está presente.

Ida é erguida ao ar e supostamente uma entidade entra em seu corpo e fala por ela. As garotas descobrem que são as Escolhidas, que juntas formam o círculo e que existe uma profecia por de trás do círculo e o zelador é o guia delas nessa missão.

As personagens são bem intensas, estão sempre passando por vários sentimentos e a maioria das vezes vários sentimentos juntos.

Descobrem que o suposto “suicídio” de Elias, não era tão suicídio assim, e cabe a elas, descobrir a verdade por detrás desse mistério. Descobrem também que cada uma tem um tipo de poder e ele está ligado com o tipo de elemento que cada uma delas está ligada.

Porém com personalidades diferentes, nem todas concordam com opiniões de outras, porém foi dado a elas que precisam trabalhar em equipe para conseguirem derrotar o mal que está se aproximando.

Com tantas características diferentes e opiniões divergentes, elas tem que trabalhar em equipe, pois uma depende da outra. Será que conseguiram se unir para vencer a batalha?

Durante todo o livro, é um turbilhão de sentimentos de uma vez. Não há um momento de sossego, sempre tem algo acontecendo.

Os autores relatam vários problemas que estão presentes no cotidiano de todos, sendo assim, tendo a fácil identificação com o livro e deixando-o mais real.

Além do desenvolvimento da história do livro, existe a história de cada menina que vai se desenvolvendo também. Ao mesmo tempo em que você quer saber o que vai acontecer no final do livro, também quer saber qual é o final da vida pessoal de cada uma das meninas.

O clima sombrio, do início, toma conta de quase toda a história com questões do tipo: “Quem está fazendo isso?”, “Por que estão fazendo isso?”.

Os autores usam a artimanha de acabar com as suas esperanças. Quando a história a história está começando a tomar um rumo e tudo está indo bem, eles te surpreendem e estragam todas as possibilidades existentes.

Depois de muitas emoções e descobertas, chega o fim de Círculo. O que será que está por vir?

site: www.dreamdropdistance.com

Ana Luiza 24/05/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - http://www.mademoisellelovesbooks.com/
Elias não era exatamente um estudante modelo, entretanto, quando ele é encontrado morto no banheiro do colégio, toda a pequena cidade de Engelsfors se comove. Apesar do que indica as evidências, Linnéa sabe que seu melhor amigo não se matou e a irrita ver até mesmo os estudantes que importunavam e praticavam bullying com ela e Elias de repente fingirem que se importam.

É em uma noite iluminada por uma lua vermelho-sangue que Linnéa conhece a verdade: Elias foi assassinado pelas mesmas forças malignas que agora perseguem ela e mais cinco colegas: Minoo, Vanessa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. As garotas não poderiam ser mais diferentes, mas são as Escolhidas, o Círculo, um grupo de bruxas ligadas por uma profecia e poderes mágicos.

Com o auxílio apenas de Nicolaus, o zelador do colégio e o guia das Escolhidas, cujas memórias sobre sua missão ainda são vagas, as garotas devem aprender a manipular seus poderes, descobrirem o que exatamente diz a profecia e quem, ou o quê, está as perseguindo e, além do mais, se unirem, o que será a tarefa mais difícil.

“Seis pessoas que não têm nada em comum, unidas por algo enorme e incompressível. De repente é natural elas estarem juntas. Como se devesse ser assim desde sempre.” Pág. 79

Linnéa é órfã de mãe e vive sozinha. Apesar dos boatos horríveis sobre ela, sua aparência e comportamento agressivos escodem uma garota doce e dedicada, mas que agora está tomada pelo desejo de vingança. Ida é odiada por toda a escola, consequência de seu comportamento irritante e provocador. Entretanto, humilhar os outros é apenas o modo que ela encontrou para esconder seu próprio medo e defeitos.

Vanessa é a garota mais sexy do colégio e está louca para viver aventuras, motivo pelo qual começou a namorar Wille, um cara mais velho e totalmente irresponsável. Mas, no fundo, ela sente que sua vida é vazia e têm medo de acabar como a mãe: casada e submissa ao marido desprezível. Já Rebecka aparentemente tem a vida perfeita. Ela é linda e namora Gustaf, o astro de futebol da escola. Contudo, a garota luta com a sua própria aparência e sofre de distúrbio alimentar.

Minoo também têm ares de perfeitinha. De família rica e culta, a garota é a mais inteligente do colégio e tem um futuro promissor. Mas, todas as suas muitas horas de estudo não foram capazes de fazê-la ter mais amigos ou mesmo conquistar o seu professor gato, por quem é secretamente apaixonada. Anna-Karin também não tem amigos, mas, diferente de Minoo, ela odeia a escola e quer apenas tornar-se invisível diante os sussurros e as pessoas que a chamam de gorda e fedorenta.

As vidas de Linnéa, Minoo, Vanessa, Rebecka, Anna-Karin e Ida estão em risco, mas será que elas conseguiram superar as diferenças antes que mais alguém morra? O Círculo deveria ser a resposta, a salvação, mas quando ele não se mostra nada disso, as garotas resolvem procurar suas próprias soluções e sua força.

Eu desejei Círculo, primeiro livro da trilogia Engelsfors, desde o seu lançamento e fiz questão de não voltar da Bienal de São Paulo de 2014 sem ele. Entretanto, depois de adquirir o livro, acabei esquecendo-o na estante. Mas, recentemente, acabei tomando vergonha na cara e pegando esse livro para ler. O resultado? Amei e me arrependi de ter esperado tanto para conhecer as Escolhidas.

O livro já começa sangrento e misterioso, do jeitinho que gosto, com a morte de Elias. Entretanto, o que me conquistou mesmo foi as nossas protagonistas Linnéa, Minoo, Vanessa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. Em geral não gosto de livros com muitos personagens, mas os autores de Círculo souberam dar espaço suficiente para todos e desenvolvê-los com mesma profundidade.

A partir de estereótipos típicos de romances adolescentes, Elfgren e Strandberg criaram seis personalidades únicas ao mesmo tempo em que desconstruíram os clichês iniciais das nossas protagonistas. Identifiquei-me bastante com Linnéa, por ser a mais rebelde, entretanto, minha favorita, que é a que mais parece comigo, foi a Minoo. Entretanto, todas elas provocaram em mim diversos sentimentos: de compaixão à raiva.

A trama de Círculo é extremamente envolvente e bem desenvolvida. O livro não me surpreendeu em muitos momentos, mas mesmo os desdobramentos já esperados foram impactantes. A narrativa em terceira pessoa é bastante fluída e consistente. Essa é uma obra sombria e irresistível, com pitadas de drama e romance, mas principalmente mistério e magia. Gostei bastante de Círculo e estou insanamente curiosa pelos próximos volumes da trilogia.

Quanto a edição, tenho apenas elogios. A tradução está perfeita e a diagramação divina. Amei o mapa de Engelsfors na orelha do livro. A capa é simplesmente maravilhosa, ela tem uma textura diferente dos livros normais, é áspera ao toque e combina perfeitamente com a história sombria. Também adorei o desenho sangrento e lindo do Livro dos Padrões, que é importante dentro da trama.

“Eu sou vocês. Vocês são eu. Somos uma. O Círculo é a resposta.” Pág. 79

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/05/resenha-circulo-mats-strandberg-e-sara.html

Elisa 31/08/2015

muito chato!
Achei a história chata, muita enrolação, demorando muito para acontecer alguma coisa. E quando acontece é super bobo... Detestei. sem nenhuma vontade de continuar lendo os outros volumes. ( que eu só descobri que haveria continuação quando acabei de ler)

AndyinhA 07/02/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Exclusão, bullying, mudar a vida e poderes sobrenaturais... o último tem realmente um Q de fantasia, mas os outros três itens são mais reais do que podemos imaginar e Círculo além de falar do sobrenatural – bruxas, na verdade – prepara o terreno contando quem são os protagonistas, a maioria sofre bullying na escola devido ao jeito de vestir ou aonde mora, uma cidadezinha do interior da Suécia.

Hei... o livro não se passa nos EUA, então bora comemorar e entender um pouco mais de outros países?

Falando da Suécia, eu tenho muitas dificuldades com nomes que têm milhares de consoantes, é como se na minha cabeça na hora que imagino o personagem mentalmente, ele não conseguisse se formar porque eu não consigo pronunciar seu nome (ou sobrenome) e até isso deslanchar a leitura meio que dá uma empacada. Nem preciso dizer que foi a mesma coisa para os lugares onde se passa a história.

O livro tem cinco partes, e a primeira e talvez a mais lenta e arrastada é falando sobre quem é quem, porque sofrem bullying, como se comportam e por aí vai. Vale avisar que cada capitulo tem milhares de visões, nem sempre todos os personagens aparecem no mesmo capítulo ou suas versões, mas sempre sabemos de mais de um deles.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/01/poison-books-circulo-mats-strandberg.html

Maressa 06/02/2014

Círculo - Mats Strandberg, Sara B. Elfgren
Recentemente uma quantidade significativa de livros com a temática que envolve jovens bruxos chegou ao mercado literário. Esse tipo de representação se afasta do estereótipo comum atribuído às bruxas: criaturas malvadas, de aparência sinistra e praticantes de magina negra. A imagem de uma velha senhora praticando feitiços em seu caldeirão foi substituída pela experiência de jovens aprendizes inábeis, que começam a despertar para um mundo fantástico, sobrenatural. Assim é "Círculo": o primeiro volume da trilogia Engelsfors conta a história de seis adolescentes de uma mesma escola que após serem atraídas para um parque local no meio da noite descobrem que são bruxas.

Nesse livro, a ideia de ser uma bruxa não corresponde necessariamente a ser uma criatura maligna. Aqui, as jovens recebem a missão de salvar o mundo de uma guerra feroz que está por vir. Além do fato de que pesa sobre as jovens a jurisdição de um conselho que impede que elas utilizem seus poderes a seu bel-prazer e conforme vontades egoístas. A missão de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida não é fácil. Ao contrário de um outro título já bem conhecido entre os leitores, em "Círculo" não há uma escola especializada no ensino de magia e bruxaria. As garotas dispõem de pouquíssimas informações sobre a profecia que as une e em alguns momentos agem por impulso ou intuição.

Confesso que senti alguma angústia ao perceber que o livro transcorria, o perigo se aproximava e não havia ninguém que orientasse bem as jovens. A consciência de grupo e a formação do "Círculo" de fato só vem muito depois, quando determinados acontecimentos ameaçam a vida de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida.

Recuando ao começo da narrativa, vale a pena dizer que com tantas personagens vivendo num mesmo cenário e a princípio vivenciando o mesmo tipo de experiência, tive certa dificuldade de diferenciar cada uma das garotas nas primeiras páginas (mas o problema logo foi resolvido). O livro é dividido em cinco partes, dentro de cada parte há ainda outras divisões que sinalizam a mudança de personagem. Essa possibilidade de acompanhar a rotina das garotas de maneira separada permitiu que aos poucos eu conseguisse distinguir Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida.

Minno é super inteligente, Linnéa tem um pai alcoólatra e mora sozinha, Vanessa é conhecida por sua beleza, Rebecka sofre com a sombra de um distúrbio alimentar, Ida é bastante arrogante, não faz questão de ser agradável. Anna-Karin é reclusa e já sofreu muito com o bullying de colegas, adora animais e muitas vezes dá indícios de que prefere a companhia deles a companhia humana. Ela também tem problemas com a mãe mas felizmente tem o avô afetuoso por perto.

A personalidade de cada uma dessas personagens segue uma linha um pouco clichê. Minno por exemplo é a nerd da história, Linnéa e Anna-Karin dividem o posto de garotas "esquisitas". Vanessa e Rebecka fazem parte da lista de mais belas da escola e Ida é uma garota popular e patricinha. Perfis tão diferentes acabam se confrontando e a relação entre algumas delas não é lá muito amigável. Pra dizer a verdade, estava esperando o momento em que faíscas sairiam das páginas de "Círculo". Me identifiquei em diversos momentos com alguma das meninas. A narrativa permite que o leitor não só saiba como os fatos se desenrolam mas dá a ele o poder de entrar na cabeça de cada uma delas, conhecer traumas, entender as ações que vão sendo tomadas, enfim, permite ver cada uma em sua individualidade.

"Círculo" aposta em vários elementos: mistério, suspense, investigação, questões familiares, amizade, relacionamentos amorosos, etc. Os autores foram bem criativos ao sugerirem que existem mais elementos além dos quatro que já conhecemos (terra, fogo, água, e ar), só não vou contar em que contexto isso se insere para não dar um mega spoiler!

No primeiro volume muita coisa ainda não ficou clara e a expectativa sobre o destino de Minoo, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin, Rebecka e Ida permanece. Os próximos livros da trilogia são Fire (Fogo) e The Kay (Chave). Segundo informações de um site, "Círculo" (The Circle) vai ganhar uma adaptação cinematográfica. As gravações devem começar em 2014, na Suécia. Encerro dizendo que a leitura foi bem agradável. A edição lançada no Brasil pela Intrínseca tem uma diagramação super bacana - destaque para o mapa de Engelsfors na orelha do livro.

site: http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/2014/02/resenha-circulo.html

Renata 18/01/2016

Círculo - Mats Strandberg, Sara B. Elfgren
O livro começa sombrio, de certa forma, mostrando o assassinato do garoto Elias logo no primeiro capítulo, totalmente misterioso e facilmente confundido com suicídio, já que este utilizou de um espelho quebrado para tirar a própria vida, mas nem tudo é o que parece.

Conforme avançamos na primeira parte, conhecemos um pouco mais de cada protagonista, que não possuem absolutamente nada em comum, o que gera uma pequena grande confusão na cabeça do leitor sobre onde a história vai chegar. Minoo é a típica nerd, melhor aluna da sala, que nutre um amor platônico pelo professor. Vanessa é a patricinha popular, que namora um cara bem mais velho, por gostar de novas aventuras. Linnéa, melhor amiga de Elias, é mal vista pela maioria, devido ao seu jeito de vestir e se portar. Rebecka é aquela que conseguiu subir socialmente na escala do colégio, namorando um garoto popular, apesar de esconder dentro de si um segredo de extrema importância. Anna-Karin é uma garota introvertida, sofredora e que leva sempre seu gato para a escola. Ida é a popular-detestável, aquela que faz de tudo para parecer superior, custe o que custar.

Durante toda a primeira parte, conhecemos um pouco mais da vida diária de cada uma das personagens, que não possuem absolutamente nada em comum, como já dito. É então, que em uma misteriosa noite, uma lua vermelha preenche o céu e uma estranha força faz as seis garotas seguirem para um parque de diversões abandonado. Lá, elas descobrem que são as Escolhidas, isto é, um grupo de bruxas que juntas, formam um círculo extremamente poderoso e capaz de derrotar as forças das trevas que ameaçam a cidadezinha de Engelsfors.

Após esse choque de realidade, as garotas percebem que realmente possuem poderes sobrenaturais e este inclusive já se manifestou em algumas. E agora, por mais que não queiram, estão unidas por um propósito maior, e devem encontrar a si mesmas enquanto se desenvolvem mentalmente, fisicamente e aprendem a controlar seus poderes.

Enquanto o livro explora a vida pessoal de cada uma das personagens, a atmosfera de mistério com relação ao núcleo sobrenatural aumenta cada vez mais, fazendo o leitor ansiar para a próxima página, capítulo e parte. Os autores não deixaram a desejar em nenhum ponto com relação a explicações de questões levantadas no início do livro, e é isso que contribui para essa magnífica narrativa.

A trama proporciona momentos de prazer, raiva, felicidade e principalmente apreensão ao leitor, enquanto este amadurece com as personagens e as vê enfrentando cada um de seus medos e superando a si mesmas, tanto com relação a coisas cotidianas, como o bullying, quanto com relação aos seus poderes e a leitura do livro dos padrões, cuja principal função é revelada aos poucos, temperando a narrativa com mistério e expectativa, combinação perfeita para prender o leitor as suas páginas.

O livro é recomendável para todos aqueles que gostam de sofrer um pouco com a curiosidade e que curtem personagens extraordinários, tais como as bruxas apresentadas aqui. Mal posso esperar pela continuação e pela adaptação cinematográfica que está por vir e saber o que Engelsfors, que parecia inofensiva, guarda para as garotas… pelo menos para aquelas que ficaram vivas!
Thacy Mendes 31/01/2016minha estante
Me disseram que esse livro é de terror e dar medo. É verdade?

Renata 07/02/2016minha estante
O livro me causou mais apreensão do que medo, é uma ótima leitura e estou ansiosa pela continuação.

Barbara Nonato 27/08/2016

fascinante!
Uma história que envolve e cativa o leitor para que ele, junto aos personagens, busque chegar ao desfecho do mistério que persegue o grupo de jovens protagonistas. Como se nada na vida fosse garantia de sobrevivência para as 'escolhidas', elas precisam fazer qualquer coisa para se manterem vivas. Nesta trajetória, vagando entre o cotidiano e o sobrenatural, ninguém é confiável!
Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6