Sessão de Terapia

Sessão de Terapia Jaqueline Vargas

Resenhas - Sessão de Terapia

Raquel.Albuquerque 17/10/2023

Depois de ler o livro até me interessei em assistir a série !
Por ser do universo da psicologia foi muito boa a leitura pois muito do que foi retratado faz parte do atendimento terapêutico. A experiência se mostrou ainda melhor por ser um gênero brasileiro o que gera identificação por conta da nossa cultura e como os casos se aproximam da nossa realidade. Enfim, o livro vai relatar a vida de um terapeuta a terapeuta dele e seus pacientes e de forma bem objetiva consegue alcançar todas essas interfaces. Ao final é somente a tradução de algo que é comum a todos: a vida como ela é e como ninguém foge disso.

Rebeca_Moledo 11/01/2023

A vida de um psicólogo se torna o que acontece fora e dentro do consultório, mas muitas vezes, o que acontece dentro é o reflexo de si

Dea 20/07/2022

Tomara que a série seja tão boa quanto o livro?
17° livro de 2022. Apesar de ser um livro de ficção, traz muitos conceitos da psicologia que achei bem enriquecedores. A história é bem envolvente e não dá vontade de parar de ler enquanto não descobrimos o desfecho da vida dos pacientes e do terapeuta. O final é surpreendente. Fiquei com vontade de assistir à série. Recomendo. #tksGod #booksholic

Ana 14/09/2021

Sessão de terapia
E se o psicólogo também tivesse que ir à terapia para tratar de seus problemas? Irônico hein?
Théo é um psicólogo que, saindo da porta do seu consultório tem que lidar com muuuuuitos problemas. É o casamento que não anda bem, é a filha que está naquela fase de rebeldia.. E para aumentar um.pouquinho esse fuzuê todo, ele se apaixona pela paciente que é apaixonada por ele. E agora?? ???

Gabbie 10/11/2020

Ótimo pra quem é fã da série (e pra quem não)
O livro retrata um psicológico que com seus conflitos pessoais, acaba deixando a vida profissional desandar.
Nada mais faz sentido na vida dele, e ele vai tentando ao máximo se manter estável, e ele vai lidando com os dois lados.
Apesar de tentar ser um bom psicólogo, e analisar seus pacientes, ele tem dificuldade em fazer isso consigo mesmo.
É muito descritivo cada pensamento sobre cada conflito interno, e suas controvérsias.

Jean.Parra 25/09/2020

Psicólogo também é gente
Em "Sessão de Terapia", Jaqueline Vargas explora os acontecimentos da série de TV através dos pensamentos e sentimentos de Theo Cecatto entre uma sessão e outra, dando ênfase em seus conflitos internos e sua dinâmica com sua família e seus pacientes. Theo é um psicólogo com uma carreira consolidada, mas seu mundo entra em colapso quando sua vida pessoal cruza a linha tênue que a separa das vivências de seus pacientes.

Às segundas-feiras, Theo atende a jovem anestesista Júlia que revela estar apaixonada por ele; às terças, Breno, um atirador de elite que precisa de um aval para retomar suas atividades depois de atingir uma criança acidentalmente em uma ação; às quartas ele atende Nina, uma ginasta que se envolve em um acidente que leva o terapeuta a questionar a possibilidade de uma tentativa de suicídio; e às quintas, Ana e João fazem terapia de casal para decidir se devem ou não ter outro filho.

Depois de perder o controle na última sessão, Theo recorre a sua antiga orientadora, a psicóloga Dora Aguiar, passando a assumir o papel de paciente às sextas. No entanto, os encontros parecem ressuscitar o rancor que Theo guarda há anos de Dora por ela ter sido a responsável por fazê-lo desistir do sonho de ser um professor acadêmico. Por outro lado, Dora está preocupada que a relação de Theo com a paciente Julia e a crise em seu casamento tragam consequências desastrosas para o terapeuta.

Eu comecei a ler esse livro no começo da faculdade de Psicologia, mas acabei deixando de lado para acompanhar a série de TV, e só agora, anos depois, voltei a ler e percebo o quão machista é o protagonista em todos os seus jeitos, falas, andados e posicionamentos. No entanto, é inegável a importância desse livro na compreensão dos nossos limites quanto ser humano, pois ao lidar com as emoções e sentimentos de outras pessoas, estamos sujeitos a assumir um papel, muitas vezes, de detentor do poder sobre elas.

site: https://www.instagram.com/p/CFkR_QlDuuh/?igshid=70mtfgpdai6j

Erika.Munhato 31/05/2020

Um Psicólogo com problemas familiares como qualquer outra pessoa tenta lidar com seis pacientes e uma crise existencial de meia idade que coloca em dúvida sua atuação profissional

Victor Hugo 15/05/2020

Já não gostava da primeira temporada da série por causa de pouca sutileza dos personagens, às vezes caricatos. O livro me fez desgostar ainda mais do psicólogo, mas mais pelo estilo convencional e previsível da escrita.

A última temporada lançada no globoplay é um salto de amadurecimento e qualidade grande, além do livro ser uma experiência de narrativa transmídia muito maneira que devia ser mais explorada no Brasil

Gustavo 05/09/2015

Essencial para os fãs da série.
O livro relata a 1 º temporada da série e que na minha opinião é a melhor temporada de todas. A importância do livro pra quem é fã da série, é o fato que demonstra um lado do personagem principal que não é explorado na série.

Assim os fãs de sessão de terapia poderão ter um contato mais íntimo com os pensamentos e até mesmo a opinião do personagem Theo sobre o seus pacientes.

Ed 26/05/2015

Interessante
Livro essencial para os fãs da serie da GNT. Adorei a forma de escrita da autora, porém confesso que não gostei de alguns sumários narrativos. Achei que ela exagerou demais no uso dos sumários: na maioria dos diálogos há uma narrativa resumindo o que foi dito. Algumas vezes é bem útil, mas em todo diálogo, é ruim. Eu me sentia distanciado e desconectado das conversas às vezes por haver muitos desses resumos.
O livro foi muito bem, em minha opinião, até 2/3 dele. O final achei péssimo. Por incrível que pareça, a personagem que mais gostei foi a Clarisse pela força dramática que ela tem na trama.

"Sessão de Terapia" é uma leitura interessante e de uma narrativa muito bem feita. Mas pecou na dinâmica dos diálogos e no final, que conta muito.

Fabi Brandes 08/09/2014

Olá povo leitor e amigo, tudo bem? Então, hoje vim falar de um livro que eu queria ler há muito tempo, o Sessão de Terapia. Fiquei muito feliz por que ganhei esse livro de presente da minha irmã Juliana, que visitou o Estande da Arqueiro na Bienal do Livro deste ano. Sem dúvidas, ela acertou em cheio.

Não sei se vocês acompanham, mas eu sou fissurada pela série homônima no canal do GNT, e talvez, por eu também fazer terapia, foi o motivo de eu gostar tanto do assunto.
Cabe dizer que o livro foi inspirado na série, e que a série ( pelo menos a primeira temporada) foi adaptada de uma série Indiana.

Vamos ao que interessa então: o livro trata-se da visão do Terapeuta Theo em relação aos seus pacientes. Sempre vemos o terapeuta como aquela pessoa inabalável, porém, nesse livro, ele revela que eles são tão humanos como seus pacientes. De certa forma, ele se sente como um de seus clientes, tanto que procura Dora, sua supervisora de Terapia, a qual ele guarda um rancor enorme.
Cada dia é de um paciente, e o livro é dividido por semanas. São nove semanas em que Theo nos brinda com as angústias de cada um de seus clientes.

Na segunda-feira temos Júlia, uma mulher linda de 35 anos, que está com o que chamamos na psicologia de transferência erótica por Theo, porém, ele também tem sentimentos por ela e se crê apaixonado. Mas o que fazer? Não é ético e nem permitido apaixonar-se por pacientes, segundo os dogmas e segundo a orientadora Dora. O terapeuta passa por uma crise familiar, o que acentua ainda mais seus sentimentos pela paciente.

Terça-feira é dia de Breno, um atirador de elite cheio de razão e super orgulhoso, porém, que matou uma criança inocente em uma ação numa favela. Todos o julgam como assassino, porém, há os dois lados: ele matou a criança por conta do resvalo da bala, mas também, matou o traficante mais procurado pela Polícia. As sessões de Breno são sempre carregadas de muita dualidade e dúvida sobre quem é ele mesmo.

Quarta-feira é o dia de Nina, uma menina de 17 anos, ginasta campeã Brasileira e Mundial. Nina sofreu um acidente, e está em busca de Theo para que ele escreva um relatório ao seguro dela, dizendo que ela não tentou se matar nesse acidente, mas para isso, Theo a convence de que precisa a conhecer melhor para escrever o relatório, e durante as nove semanas, ela mesmo descobre coisas nela que seriam inimagináveis.

Quinta-feira tem terapia de casal, Ana e João. Ele, um artista fracassado, ela, uma publicitária bem sucedida. Um jogo de egos e um problema: depois de tentarem anos e anos, Ana finalmente está grávida, mas não deseja mais ter o filho. Eles vão à terapia para decidir se devem abortar ou não. Mas isso é só a raspa da casquinha povo, há muito mais em jogo do que a vida de um bebê.

Sexta-feira é dia de Theo encontrar Dora, para a supervisão de seus pacientes. Theo, às vezes, sente-se mais perturbado que as pessoas de que trata, e Dora parece a salvadora dele. Mas como o passado dos dois traz uma história forte, muitas vezes, o terapeuta resiste às opiniões dela, e se pergunta se ela está mesmo certa.

Sem dúvidas, um livro tão ótimo quanto à série, cheio de amor, angústias, sexo e dúvidas. Digo que esse livro nos leva a encontrar o nosso maior medo: nós mesmos. Indico a leitura pra todos que se interessarem em deitar nesse divã, ou melhor, sentarem nesse sofá.

Ressalto ainda que a Arqueiro está de parabéns pela diagramação do livro, que contém imagens dos bastidores da série. Deu um toque a mais. A diagramação apresenta também os rabiscos das notas de Dora, a supervisora. Dá um clima bem especial!

Por hoje é só! Abraços!

Ricardo Brandes 09/09/2014minha estante
Adorei a resenha, parabéns! P.s E a série é mesmo incrível, muito especial...